Ah, o famigerado mês de Julho. Muito bem, meus amigos Rubro Negros, o mês decisivo veio e nos atropelou. Vencemos contra os que tínhamos obrigação moral de vencer (SP, Palestino, Vasco e Coritiba), empatamos contra alguns que não deveríamos empatar (Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians) e ainda perdemos dois jogos. Friso o número mais alto de derrotas dessa vez. O aproveitamento é de 55,55%. Muito pouco.
Com clareza, à medida que formos avançando na Copa do Brasil e Sulamericana as derrotas podem se tornar mais frequentes, o que não quer dizer que devam. Sermos derrotados num mata-mata é bastante factível, onde se tem um jogo dentro da casa do adversário empurrado por sua torcida e um em nossos domínios. Qualquer derrota por 2×1 fora, se transforma em classificação ao fazer 1×0 em casa. Mas é claro que devemos jogar para ganhar sempre!
Fizemos 16 gols e levamos 12. Destaque para o número alto de gols que tomamos e o jogo contra o Santos é bem o fiel da balança. Não se pode tomar tantos gols num jogo como aquele em que a classificação estava em jogo. Me parece bem claro que Thiago tem deficiência em bolas enfiadas em que ele tenha que sair do gol para abafar e Muralha pelo alto. Diego Alves chegou e levou um gol defensável, mas está fora de ritmo e hoje se apresentará muito melhor do que domingo. Ritmo é essencial.
Os artilheiros do mês são Guerrero e Berrío com três gols cada, Everton Ribeiro vem logo atrás com dois, mas é o assistente do mês com três. Everton com dois gols e duas assistências merece a menção nos quesitos. Nota-se que, para um time que cruza muitas bolas, apenas um gol partiu de um cruzamento de lateral. Algo está muito errado nestes treinamentos. Foram 12 cartões amarelos, dois para Guerrero, Mancuello e Baidu. O Peruano inclusive já ficou fora de partida pelo terceiro cartão. Precisa melhorar no quesito. Fez falta no jogo contra o Grêmio.
A base foi utilizada neste mês em sete jogos, excetuando Thiago, embora por pouquíssimos minutos. Vizeu 32, Sávio 58, Vinícius 31, Léo Duarte 48 e Paquetá 19. Thiago se tornou titular no mês anterior e chegou a fazer 7 jogos. Estranhamente perdeu o posto nos últimos dois jogos. Temos falado há algum tempo, é preciso ter planejamento para lançar a base. Ficar esperando Rhodolfo se lesionar para lançar o menino Léo Duarte que só havia feito um jogo completo no ano é o cúmulo da perversão. Só chamando assim alguém que espera para lançar um jovem zagueiro que nunca joga contra o Vasco em São Januário. Resultado da inocência? Lesão.
Agora vem o mês de agosto. Este mês sairemos de casa apenas em duas ocasiões das 9, eu disse nove, partidas que faremos. Vou-lhes ser extremamente franco. Para mim o campeonato brasileiro acabou domingo. A manutenção da vantagem do Corinthians em relação ao Flamengo é um banho de água fria. Quer dizer que temos que jogar a toalha? Não! Mas quer dizer que temos quatro campeonatos ainda, em três deles o clube tem reais chances de ser campeão e tem que priorizá-los. Vamos jogar o brasileiro e ver o que acontece, porque prever o resultado ultimamente tem sido difícil.
“Mas logo você, otimista. Está desistindo”? Eu nunca desisto do Flamengo, mas preciso ser o máximo analítico, sobretudo nesta coluna em que tratamos de resultados. Ficamos muito atrás no nosso planejamento de pontos e os paulistas estão muito à frente do planejamento deles. Minha solução é rodar o elenco, que temos bem farto, e ver o que acontece. Se você já me acompanha há algum tempo, sabe que rodar o elenco para mim não é jogar com o time reserva, mas com no máximo três jogadores “não-titulares”.
Vamos analisar por competição para entender a lista de prioridades este mês e facilitar. Teremos dois duelos contra o Botafogo no Rio e estas partidas seriam o topo das prioridades no mês. A última partida contra o Botafogo foi um 0x0 pobre na Ilha do Urubu. Não é possível que isso aconteça. Temos melhor time e precisamos demonstrar isso em campo com força. Me lembro da goleada em 2013 também na Copa do Brasil, outra, vai levantar o moral para uma final. Não podemos nem pensar em não classificar.
Segunda em nossa lista de prioridades seria o brasileirão. Santos hoje e Atlético Mineiro são os jogos fora de casa e justamente aqueles que mais precisamos nos esforçar para vencer. O Galo está em má fase, enquanto o Santos está se reestruturando com Levir. Os outros jogos são em casa e contra times lá de baixo e a obrigação é vencer. O duelo contra o Atlético Mineiro é o que mais preocupa, pois antecede a primeira partida contra o Botafogo na CB. Conca está sendo preparado para o jogo contra o Palestino que é na quarta anterior, se for bem deveria ser aproveitado contra o Galo, assim como pensar no aproveitamento de Thiago para criar ritmo para a seminifinal. Temos que estar cientes da recuperação de Rhodolfo e Geuvânio para poder planejar direito. Ambos não jogam a copa do Brasil. Noutro momento o Mais querido poderia perder para Santos e Galo, mas se ainda quiser alguma coisa no campeonato é preciso vencer. 100% de aproveitamento no campeonato brasileiro é o que se espera. Inverossímil.
A terceira na nossa lista é a Sulamericana. Me explico: os 5×2 nos deu uma vantagem absurda e eu entraria com poucas mudanças no time titular. Diego Alves é o nosso goleiro com a defesa com Juan e Réver mesmo. Trauco e Pará, que já não vivem grande fase poderiam ser poupados, ou perderiam vaga. Na volância entraria com Mancuello que precisa jogar. E meu atacante pela esquerda seria o Vinícius. “São muitas mudanças, Anderson”. Se você considerar que Diego, Rodinei e Renê ganham a vaga naturalmente será apenas mudanças necessárias. Acho que Pará e Trauco estão a frente dos atuais reservas, mas vivem má fase e cobramos meritocracia. Simples assim.
Por último a Primeira liga. Como já falei no programa Papo de Boteco, a organização da competição não quis valorizá-la. É uma competição que tinha tudo para ser maravilhosa, mas não é. Então com pouca cerimônia afirmo: Time reserva. E olha que poderemos passar bem fácil do poderoso Paraná, e já nem sei se isso será bom ou ruim. Ah, só para não dizer que eu esqueci de mencionar, mas teremos datas Fifa este mês. Cuéllar, Berrío, Guerrero e Trauco devem/podem desfalcar o Flamengo nos jogos finais da primeira liga.
Não sei se ficou claro, mas basicamente propus uma sequência de oito jogos de vitória. E você? O que acha disto? Vamos prosear.
Anderson Alves, O otimista.
Follow @alvesotimista
Ai vai lá na Vila arranca um empate aos 48 minutos do segundo tempo, já era os 100% no primeiro jogo e aparece uma galera chorando de alegria com a alta capacidade do Zé Ricardo e mandando todo mundo deixar ele trabalhar
deixa ele trabalhar
TRABALHAR PRA QUE PERDER TUDO
UM JUMENTO E MAIS TECNICO QUE ELE
fala baixo cara… pra que gritar?
Assim como você eu tenho certeza que são meus comentários que estão impedindo o Zé Ricardo de ser o melhor técnico do mundo…. vou ficar uns dias sem falar mal do Zé e assim parar de atrapalha-lo para que assim ele consiga atingir seu potencial
faca isso!
SRN
Você é um mala, pior que é mala que tem ideias interessantes, apesar de quase nunca concordar com suas ideias mas fica claro pelos seus comentários que leio em outra matérias que você acredita no que fala e sabe se expressar
Vou dar uma semana pro Zé, dois dias pro MA, dois minutos pro Vaz e 10 segundos pro Gabriel e pro Muralha… espero que eles aproveitem
kkkkk boa.
Francis, eu andei sumido pq estava viajando…
vejo seus comentarios aqui tb (a foto no perfil ajuda muito a nos identificar).
discordamos sempre, mas se tratando com respeito nao vejo problema nenhum nisso.
ps. apesar de nao estar achando o Ze um genio utimamente, nao vejo ninguem disponivel no mercado brasileiro p/ fazer o time melhorar… apenas isso.
Estrangeiro no meio da temporada seria botar tudo a perder.
sem mais.
Grande Abraco.
Deixa o ZR estagiar, mas tbm até hoje eu nunca vi notícias de que impediram ele de entrar em seu local de trabalho (estágio, sei lá), no caso o CT do Flamengo.
Mas o brasileiro termina, a não ser que o Corinthians comece a perder tudo
Risco só com o Atlético Mineiro
Santos e Mineiro, dos grandes o Flamengo não ganha.
Aí o tom da coluna de setembro será de fracasso.
Anderson, o único time do top 10 que vencemos foi o va2co, talvez hoje o time faça uma atuação convincentemente e vença o Santos, mas contra os grandes o time ainda não convenceu.
Gostaria de saber: Qual o time que está brigando pela ponta que o Flamengo conseguiu vencer nesse campeonato Brasileiro? Não consegui encontrar nenhum. Espero que hoje acabe esse sofrimento. Se bem, que com esse treinador de time infantil as chances diminuem.
A esperança é que ele faça boa campanha e ganhe a cb e aula. Difícil a vida de quem torce para Zé Ricardo.
Ótimo texto com analises bem coerentes…pena que o Zé é o nosso técnico kkkk
Verdade. Espero que ao menos na cb ele atenda
hora da arrancada, dois fora e 4 jogos em casa no brasileirão. a hora e agora.
Anderson,
Retirado do texto:
“A última partida contra o Botafogo foi um 0x0 pobre na Ilha do Urubu.”
Foi em Volta Redonda.
Contra o Palestino não seria também uma boa colocar o Vizeu para jogar?
SRN
Beleza, André?
Duvido que Guerrero iria querer. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esperar que Zé faça isso é difícil
Tranquilo por aqui Anderson.
Esperar do Zé eu já não espero muito mais mesmo, infelizmente.
Mas o Guerrero não jogou a partida de ida e precisa fazer o trabalho físico de uma semana de tempos em tempos. Esse é o jogo da classificação garantida (ou vexatória) então tem tudo para ser um jogo para colocar Vizeu, VJr., Ronaldo, etc.
SRN
Zé tem sua parcela de culpa, mas a zaga é a principal culpada por esses resultados negativos, tomando gols idênticos sistematicamente…
Prezado, se ele não corrigiu os erros da zaga, ele 100% culpado
Tomar gols ridiculamente iguais seguidamente é por falta de treino.
Zaga lenta não marca em linha, mas no Flamengo marca.,
Isso é problema tático.
Boa teoria mas na prática…
Eu creio q conta o Palestino, ele deva ir c este time: Diego Alves, Rodinei, Leo Duarte, Vaz, René, Romulo, Cuelar, Éverton Ribeiro, Berrio ou Giovanio , VJ e Vizeu
2 tempo: Conca
Isso é sério? Olha como ficou o site:
Para Primeira liga, sinceramente acho q ele vá montar uma espécie de time C:
Tiago
Rodinei
Leo Duarte
Vaz
Rene
Ronaldo
Paqueta
Mancuelo/ Conca
Gabriel
VJ
Vizeu
esquece Ronaldo não vai se usado até os donos venderem a porcentagem dele pro Flamengo ter 70 a 80% do passe caso contrario acho que ele vai ficar encostado la no clube até o final do contrato
Zé Empate vai fazer o seu trabalho e empataremos todos os jogos. E as ricardetes estarão felizes por não termos perdido.
bem isso mesmo aqui ta cheio de comodista que se contenta com qualquer coisa
Contra o palestino da para ir com reservas e primeira liga também
Uma coluna que não focou em ZR ou Baidu… Será que foi ele mesmo que escreveu?
SRN!
Ué. Geralmente foco neles?
Flamengo vai ganhar 6 desses jogos todos aí… se continuar do jeito q tá
Pessoal,alheio ao tema do post…tava vendo no verdade em vermelho e preto,dirigente garante que f.mello não vem..um dos motivos é: se com o cuca um treinador tarimbado e vencedor,o f.melo bateu de frente,inagina com Zé Ricardo e sua proposta de jogo ou substituições…ou seja,os caras concordam q temos um treinador pífio e ainda o protegem…
Só pode ser brincadeira…
próximo desafio agosto. o de julho foi um fiasco. o autor está esperando muito da comissão técnica e mesmo essa maioria de jogos em casa, se continuarmos apresentando o futebol que temos apresentado, não será vantagem. como sempre vou torcer pelo flamengo. SRN
Mais um texto arrogante com discurso de obrigação de ganhar! Saudade quando flamenguista era sinônimo de geraldino no Maracanã contente com o que via, mesmo que o time não fosse mais o do Zico.
Obrigado pela participação. SRN
Bandeira e Zé Ricardo são uma piada!