“Craque o Flamengo faz em casa”. Esta frase, imortalizada pela geração de 1980, ficou algumas décadas esquecida. Com problemas financeiros, o Flamengo não investia na base, e, com isso, não desenvolvia grandes jogadores de qualidade.
A realidade mudou com Vinicius Jr. Com apenas 16 anos, já “assombrava” os amantes do futebol. Rápido, finalizador e com rara habilidade, o jovem chamou atenção do Real Madrid-ESP. Por mais de R$160 milhões, se tornou galático.
Como só pode se transferir para a Espanha quando tiver 18 anos, os Merengues deixaram o garoto continuar no Mais Querido. Devido à exposição, o atacante foi alçado ao time profissional.
Logo na estreia, contra o Atlético-MG, na abertura do Campeonato Brasileiro, o camisa 20 entrou. No debute, sentiu a pressão e não foi tão bem. De lá para cã, são 18 jogos, com três gols, uma assistência e o desejo do torcedor de vê-lo mais vezes como titular.
Em 102 dias como profissional, Vinicius teve que percorrer um longo caminho de preparação física, nutricional e psicológica, para entrar no mesmo nível dos demais. Blindado por Zé Ricardo nos momentos mais conturbados, o garoto evoluiu, a ponto de brigar pela titularidade na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, contra o Botafogo.
“Eu vinha tendo oportunidades, já. Estou preparado para tudo que vier no momento. Jogando, ganho bastante confiança e com isso melhoro nos treinamentos e nos jogos”, celebrou o garoto no último sábado, quando disputou a sua quarta partida como titular da equipe.
A evolução do atleta é perceptível para a diretoria a também para o novo técnico Reinaldo Reuda.
“Com o mesmo cuidado de agora, ele vai seguir progredindo. Tem boa cabeça. Isso é fruto de um trabalho conjunto, da base da comissão anterior e dos que chegaram agora”, disse o diretor executivo, Rodrigo Caetano.
“Tem potencial para seguir crescendo. É muito positivo a confiança que ele ganha com os jogos e os gols. Tem um grande futuro para ele, para o Flamengo, e para o futebol brasileiro”, completou Rueda.
Veja mais:
- Fisiologia em ação: Flamengo “corre” para liberar atletas lesionados
- Apesar da preferência, Valência não mandou propostas por Paquetá
- Ex-goleiro da Seleção revela desejo de jogar no Flamengo
- Conca coloca foto do Vasco, mas explica: “Erro de postagem da empresa”
Vinicius Júnior é cotado para substituir Berrío, que saiu lesionado da partida de ida da Copa do Brasil. A bola rola às 21h45, no Maracanã.
Deixa o menino brincar!
Pra cima deles, o garoto está muito bem mesmo, e pode ser a peça chave para a nossa dificuldade em furar defesas fechadas, em 2018 com mais preparo físico e entrosamento com o time titular poderemos ver muitos dribles e gols.
17 anos apenas, não podemos tratar esse garoto como medalhão com vejo em alguns torcedores e parte da imprensa.
Uma pena que quando virar realidade não estará mais no clube.
RONALDO RUEDA, RONALDO !!