Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor: “Nem só de pontas vive o Flamengo…”

Redação
Redação
Publicação: 08/08/2017
44 Comentários
Atualização: 08/08/2017
Compartilhar

Acredito que todos os treinadores devem ter suas convicções e preferências por alguns jogadores. Tantos Profissionais se perderam no caminho por lealdade às suas convicções, e Zé Ricardo não foi diferente.

O Flamengo de 2016, precisava de um sincronismo entre defesa, meio e ataque, e apesar de termos no elenco jogadores ofensivamente improdutivos como Márcio Araújo e Gabriel, ambos faziam o feijão com arroz no preenchimento dos espaços da tão sonhada compactação.

Inacreditavelmente o Flamengo sem casa própria e com jogadores medianos no time titular, conseguimos o 3° lugar no campeonato brasileiro. E aí veio 2.017, o time mesmo que se reforçando no meio da temporada (vejo como erro de planejamento no início do ano), só ganhou o carioca (escrevo em minúsculo o nome dos campeonatos, porque são presididos por bandidos), graças à um regulamento esdrúxulo, onde incrivelmente os campeões dos turnos são estuprados e não fazem as finais, mas esse estadual serviu para manter Zé Ricardo até o último domingo no cargo.

Planejamento correto seria demiti-lo após a queda da Libertadores, para que um novo técnico e nova filosofia de trabalho fosse implantado. Mas onde acredito ter sido o erro maior? Nas convicções do Zé Ricardo, como em 2.017 mesmo contratando ao longo da temporada, com os jogadores atuais o Flamengo tinha a obrigação de jogar mais, de jogar melhor. E onde vejo esses defeitos?

1° Na manutenção de jogadores inúteis como Márcio Araújo intocável.

2° Falta de rotatividade do elenco, afinal o Flamengo tem Mancuello, Ronaldo, Viseu, Paquetá, Vinicius Jr., entre outros, mas ele preferiu insistir nos jogadores marcados pela torcida e rodou o elenco na quarta-feira errada.

3° Na ausência de no mínimo variações táticas, o time de Zezinho só sabe jogar no 4-3-3, toda equipe tem de no mínimo ter 2 esquemas táticos, e a previsibilidade do Flamengo ficou evidente, bastava os adversários fechar os espaços e jogar no contra-ataque entre zaga e laterais, visto que nosso “cão de guarda Araújo” ou estava mau posicionado, ou não marcava, recordem o segundo gol do Santos na última quarta-feira.

Enfim, pela lista dos nomes citados, não vejo saída, se o Flamengo ganhar uma das copas já estaremos no lucro. Roger não é esse técnico gabaritado, Jorginho sofre rejeição da torcida, e sinceramente para perder o ano com esses nomes, eu traria o Rueda, no mínimo já projetaria 2.018, com uma mente diferente das que já estamos acostumados a ver.

Kadú Dicapprio.
Saudações Rubro-Negras.

 

Quer ver sua coluna publicada aqui? Envie para o e-mail redacao@colunadoflamengo

Assuntos:Flamengojogadores
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
44 Comentários
  • José Barboza disse:
    08/08/2017 às 13:56

    Um técnico estrangeiro, que não conhece o plantel do Flamengo, será uma inércia desnecessária a vencer. Jorginho seria uma boa opção, Roger também, os dois têm conhecimento e poderiam recuperar a trajetória de bons resultados rapidamente. A garotada, me desculpem, não é páreo para Everton Ribeiro, Geuvânio, Aarão. Até o MAraujo poderia render mais, não fosse a perseguição da torcida, que deve deixar qualquer um inseguro.

    Reply
  • José Barboza disse:
    08/08/2017 às 13:56

    Um técnico estrangeiro, que não conhece o plantel do Flamengo, será uma inércia desnecessária a vencer. Jorginho seria uma boa opção, Roger também, os dois têm conhecimento e poderiam recuperar a trajetória de bons resultados rapidamente. A garotada, me desculpem, não é páreo para Everton Ribeiro, Geuvânio, Aarão. Até o MAraujo poderia render mais, não fosse a perseguição da torcida, que deve deixar qualquer um inseguro.

    Reply
    • DefendaSeuDinheiro disse:
      08/08/2017 às 14:01

      O elenco tem bastantes estrangeiros, não será tão difícil do Rueda se adaptar, além de poder nos ajudar a faturar a sulamericana, quiçá copa br e liguinha, além de ficarmos no G6…chega de ficar só no cheirinho…

      Roger não vem mais…Jorginho não teve boa passagem pelo clube já na gestão EBM, mas tb considero uma boa opção, fez bom trabalho com elencos limitados de vasco e ponte preta.

      Reply
    • Francinei Castro disse:
      08/08/2017 às 14:17

      Vc só pode está brincando, nem deve saber que o Rueda fala português.

      Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    08/08/2017 às 13:59

    Abobrinha, ZR rodou todo elenco, toda base, todo mundo teve oportunidade, tem jogado para torcida nos últimos meses, mas o time não tem correspondido, caiu muito de produção, culpa dividida entre ZR, comissão técnica(performance, médica e psicológica) e jogadores, claro, da diretoria que poderia ter sido mais incisiva.

    Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    08/08/2017 às 13:59

    Abobrinha, ZR rodou todo elenco, toda base, todo mundo teve oportunidade, tem jogado para torcida nos últimos meses, mas o time não tem correspondido, caiu muito de produção, culpa dividida entre ZR, comissão técnica(performance, médica e psicológica) e jogadores, claro, da diretoria que poderia ter sido mais incisiva.

    Reply
    • Francinei Castro disse:
      08/08/2017 às 14:16

      Ele deu poucas oportunidades vc quer dizer, não rodou o elenco. Fale! os fatos

      Reply
    • Almir Ribeiro disse:
      08/08/2017 às 15:00

      A é…botar jogador os 35″, 40″ do segundo tempo isso é dar “rodagem”. Tá de sacanagem né. Desculpe, mas ai parei.

      Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    08/08/2017 às 14:01

    O elenco tem bastantes estrangeiros, não será tão difícil do Rueda se adaptar, além de poder nos ajudar a faturar a sulamericana, quiçá copa br e liguinha, além de ficarmos no G6…chega de ficar só no cheirinho…

    Roger não vem mais…Jorginho não teve boa passagem pelo clube já na gestão EBM, mas tb considero uma boa opção, fez bom trabalho com elencos limitados de vasco e ponte preta.

    Reply
  • Pepe Anjos disse:
    08/08/2017 às 14:16

    Escrever que não rodou o elenco é brincadeira né. Até M.Sávio teve oportunidades , talvez o único que teve pouquíssimas oportunidades foi o Ronaldo.

    Reply
  • Francinei Castro disse:
    08/08/2017 às 14:16

    Ele deu poucas oportunidades vc quer dizer, não rodou o elenco. Fale! os fatos

    Reply
  • Pepe Anjos disse:
    08/08/2017 às 14:16

    Escrever que não rodou o elenco é brincadeira né. Até M.Sávio teve oportunidades , talvez o único que teve pouquíssimas oportunidades foi o Ronaldo.

    Reply
    • Francinei Castro disse:
      08/08/2017 às 14:17

      Então não rodou.

      Reply
    • Francinei Castro disse:
      08/08/2017 às 14:18

      Viu o G.Batista jogar?

      Reply
  • Francinei Castro disse:
    08/08/2017 às 14:17

    Vc só pode está brincando, nem deve saber que o Rueda fala português.

    Reply
  • Francinei Castro disse:
    08/08/2017 às 14:17

    Então não rodou.

    Reply
  • Francinei Castro disse:
    08/08/2017 às 14:18

    Viu o G.Batista jogar?

    Reply
  • Francinei Castro disse:
    08/08/2017 às 14:19

    Ótima análise, parabéns pelo texto descrevendo os fatos, realidade! O Fla precisa melhorar, ser mlehor treinado! Vamos pensar positivo!

    Reply
  • Francinei Castro disse:
    08/08/2017 às 14:19

    Ótima análise, parabéns pelo texto descrevendo os fatos, realidade! O Fla precisa melhorar, ser mlehor treinado! Vamos pensar positivo!

    Reply
  • Mario Campos disse:
    08/08/2017 às 14:38

    Kadu, boa análise. Mas não consigo mais escutar sobre Zé Ricardo. Ele segue sua vida, e o Flamengo também. Temos que ficar em cima da diretoria pra não fazerem outra lambança. O Jorginho está no mercado, já escutei que eles acham uma boa opção. Se depender desta diretoria, vamos ficar com o Celso Roth.

    Reply
  • Mario Campos disse:
    08/08/2017 às 14:38

    Kadu, boa análise. Mas não consigo mais escutar sobre Zé Ricardo. Ele segue sua vida, e o Flamengo também. Temos que ficar em cima da diretoria pra não fazerem outra lambança. O Jorginho está no mercado, já escutei que eles acham uma boa opção. Se depender desta diretoria, vamos ficar com o Celso Roth.

    Reply
    • Almir Ribeiro disse:
      08/08/2017 às 14:57

      Exatamente. Página virada meu!!! Já era acabou.

      Reply
  • Marcos Tremonti disse:
    08/08/2017 às 14:50

    Temos de

    Reply
  • Marcos Tremonti disse:
    08/08/2017 às 14:50

    Temos de admitir que nosso grande problema é defensivo,pois levamos muitos gols nas últimas partidas,acho que o último 0 que tivemos foi contra o SP. O técnico que vir tem ajeitar a defesa.Infelizmente ou jogamos com 2 volantes, ou com 3 zagueiros(que me agrada até, pra atual situação).Não estamos no melhor momento dos nossos laterais ,e temos bastante meias.um 3-5-2 pode parecer loucura mas acredito que poderia ajustar.a variação do esquema que é o segredo,podendo ser 3-5-2 disfarçados de 3-4-3,3-6-1,5-3-2 até, depende se precisa atacar,ou defender.Vou colocar o que poderia rolar de opções

    Reply
    • Almir Ribeiro disse:
      08/08/2017 às 14:56

      ?????????????????????

      Reply
      • Elias disse:
        08/08/2017 às 15:32

        kkkkkkk
        Fiquei tontinho

  • Almir Ribeiro disse:
    08/08/2017 às 14:53

    A ideia é mudar a mentalidade, metodologia, tudo, não é… Rodrigo Caetano: ” vamos seguir o que o Zé vinha fazendo…”kkkkkkkkkkkkkkk. Só pode ser piada. Para o Flamengo se arrumar no futebol, tem que começar do zero. TUDO NOVO. Se mantiver as “convicções” ERRADAS, do outro, o que adianta? Querem dar moral ao cara de qualquer jeito…cara aceita que foi um erro e página virada. ORGULHO NÃO LEVA A NADA. E vão agradecer à torcida que fez pressão, pode apostar.

    Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    08/08/2017 às 14:53

    A ideia é mudar a mentalidade, metodologia, tudo, não é… Rodrigo Caetano: ” vamos seguir o que o Zé vinha fazendo…”kkkkkkkkkkkkkkk. Só pode ser piada. Para o Flamengo se arrumar no futebol, tem que começar do zero. TUDO NOVO. Se mantiver as “convicções” ERRADAS, do outro, o que adianta? Querem dar moral ao cara de qualquer jeito…cara aceita que foi um erro e página virada. ORGULHO NÃO LEVA A NADA. E vão agradecer à torcida que fez pressão, pode apostar.

    Reply
    • Cleverson Augusto disse:
      08/08/2017 às 15:02

      Se quer dar continuidade do trabalho do Zé, não o tivesse mandado embora kkk
      Se o Rueda for confirmado, ele não vai sofrer sobre o esquema tático, especialidade dele e o 4-2-3-1 ou 4-4-2

      Reply
    • Adriano Furlaneto disse:
      08/08/2017 às 15:05

      Ele estava se referindo a forma de jogar (propondo o jogo, sendo ofensivo) é a forma de lidar com a comissão técnica, departamento médico, preparação física e demais envolvidos. Isso é o que foi planejado no início do ano. Só não deu muito certo rs

      Reply
    • Ruan Pedro disse:
      08/08/2017 às 15:36

      Achar que tudo está errado e nada serve também não é nada benéfico. Tem que ter leitura e dissernimento de potencializar o que precisa ser melhorado, e deixar de insistir nos erros evidentes que existiam.

      Se for pra fazer tudo novo, então tem que mudar a ideologia de jogo novamente, passar a ter um jogo reativo? Dar a bola pro adversário em casa e jogar nos contra ataques? Consegue ver o Flamengo jogando assim?

      Eu não consigo. Prefiro insistir e ter muito mais trabalho em permanecer com o trabalho que vem sendo construído desde a contratação do Muriçoca. É o mais dificil de ter consistencia? Na minha opinião, sem sombra de dúvidas.

      Mas é o melhor.

      Na minha opinião, claro. Há quem tenha prazer de ver o Corinthians jogar e queira seu time com a mesma ideia de jogo.

      Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    08/08/2017 às 14:56

    ?????????????????????

    Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    08/08/2017 às 14:57

    Exatamente. Página virada meu!!! Já era acabou.

    Reply
  • Almir Ribeiro disse:
    08/08/2017 às 15:00

    A é…botar jogador os 35″, 40″ do segundo tempo isso é dar “rodagem”. Tá de sacanagem né. Desculpe, mas ai parei.

    Reply
  • Cleverson Augusto disse:
    08/08/2017 às 15:02

    Se quer dar continuidade do trabalho do Zé, não o tivesse mandado embora kkk
    Se o Rueda for confirmado, ele não vai sofrer sobre o esquema tático, especialidade dele e o 4-2-3-1 ou 4-4-2

    Reply
  • Adriano Furlaneto disse:
    08/08/2017 às 15:05

    Ele estava se referindo a forma de jogar (propondo o jogo, sendo ofensivo) é a forma de lidar com a comissão técnica, departamento médico, preparação física e demais envolvidos. Isso é o que foi planejado no início do ano. Só não deu muito certo rs

    Reply
  • Marcos Tremonti disse:
    08/08/2017 às 15:09

    3-5-2 (Clássico)
    ——-DiegoAlves
    Rever,Rodolfo,Jualn
    ——Ronaldo-Cuellar-
    PD—Diego—-Everton (PE)
    ——–ER7—GUERRERO–
    Zaga Lenta,porém alta,por isso 2 Volantes rápidos.Ponta direita não sei,pode ser Berrio, ou até o Arão,e Ponta esquerda Everton.

    Reply
  • Marcos Tremonti disse:
    08/08/2017 às 15:09

    3-5-2 (Clássico)
    ——-DiegoAlves
    Rever,Rodolfo,Jualn
    ——Ronaldo-Cuellar-
    PD—Diego—-Everton (PE)
    ——–ER7—GUERRERO–
    Zaga Lenta,porém alta,por isso 2 Volantes rápidos.Ponta direita não sei,pode ser Berrio, ou até o Arão,e Ponta esquerda Everton.

    Reply
  • Elias disse:
    08/08/2017 às 15:32

    kkkkkkk
    Fiquei tontinho

    Reply
  • Ruan Pedro disse:
    08/08/2017 às 15:36

    Achar que tudo está errado e nada serve também não é nada benéfico. Tem que ter leitura e dissernimento de potencializar o que precisa ser melhorado, e deixar de insistir nos erros evidentes que existiam.

    Se for pra fazer tudo novo, então tem que mudar a ideologia de jogo novamente, passar a ter um jogo reativo? Dar a bola pro adversário em casa e jogar nos contra ataques? Consegue ver o Flamengo jogando assim?

    Eu não consigo. Prefiro insistir e ter muito mais trabalho em permanecer com o trabalho que vem sendo construído desde a contratação do Muriçoca. É o mais dificil de ter consistencia? Na minha opinião, sem sombra de dúvidas.

    Mas é o melhor.

    Na minha opinião, claro. Há quem tenha prazer de ver o Corinthians jogar e queira seu time com a mesma ideia de jogo.

    Reply
  • mtakh disse:
    08/08/2017 às 17:12

    Gostei do tom do texto.Todos treinadores tem suas teimosias e convicções, mas sobretudo plano A ou B.Jogar de acordo com adversário ou ter uma surpresa, isso europeus, fazem tranquilamente. Todo mundo sabia que o Flamengo, vinha propondo o jogo,usa muito as pontas,então era muito previsível ,menos pro Zé, que acreditava que mesmo sabendo que o adversário sabia, jogava assim. Virou um cantor de um Hit só. Achava que a fórmula funcionaria todo jogo.Deu no que deu.

    Reply
  • mtakh disse:
    08/08/2017 às 17:12

    Gostei do tom do texto.Todos treinadores tem suas teimosias e convicções, mas sobretudo plano A ou B.Jogar de acordo com adversário ou ter uma surpresa, isso europeus, fazem tranquilamente. Todo mundo sabia que o Flamengo, vinha propondo o jogo,usa muito as pontas,então era muito previsível ,menos pro Zé, que acreditava que mesmo sabendo que o adversário sabia, jogava assim. Virou um cantor de um Hit só. Achava que a fórmula funcionaria todo jogo.Deu no que deu.

    Reply
  • Fred Cabral disse:
    09/08/2017 às 01:37

    O texto fala algumas coisas que eu concordo, mas que texto mal escrito, usa algumas verdades pra falar, mas é totalmente tendencioso, escrito por alguém com raiva, não um cara que sabe escrever e analisa o que está sendo escrito, esse texto é todo emoção, com razão consequente da ruindade do Zé, hahahaha. Enfim… SRN

    Reply
  • Fred Cabral disse:
    09/08/2017 às 01:37

    O texto fala algumas coisas que eu concordo, mas que texto mal escrito, usa algumas verdades pra falar, mas é totalmente tendencioso, escrito por alguém com raiva, não um cara que sabe escrever e analisa o que está sendo escrito, esse texto é todo emoção, com razão consequente da ruindade do Zé, hahahaha. Enfim… SRN

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo x Cruzeiro: veja datas, preços e como comprar ingressos para jogo da Libertadores

1

Flamengo no mercado: veja salário de Thiago Almada no Atlético de Madrid

10
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

28 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Internacional acerta contratação de Matheus Cunha, goleiro revelado pelo Flamengo

10 8

A despedida de Da Mata, joia do Flamengo, para jogar no Konyaspor, da Turquia

14 5
Brasileirão

Brasileirão: Chapecoense anuncia ingressos esgotados para jogo contra o Flamengo

5 2

Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão

8 2
Libertadores

Conmebol anuncia 5 novas regras para a Libertadores, mas ignora ‘Lei Vini Jr’

2 6

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18
Comentários Recentes
  1. [email protected] em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Nunca jogou nada.

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo