
Há 4 meses escrevi uma coluna sobre a Fórmula do fracasso na qual tratava os motivos pelos quais o projeto de Flamengo e Zé Ricardo era fadado ao fracasso. Hoje tudo o que eu retratei, aconteceu. Infelizmente o treinador não conseguiu abrir mão das convicções que acabaram minando o seu trabalho.
A fórmula do fracasso consiste em querer agradar a todos, o treinador nunca tentou agradar a todos, e quando o fez, foi de forma desordenada e tresloucada.
A teimosia de Zé Ricardo em manter peças nulas não só tecnicamente mas também taticamente foram vitais para sua demissão. Ficou Evidente também a dificuldade do técnico em gerenciar o vestiário, com a relação construída após o bom Campeonato Brasileiro de 2016, entre treinador e jogadores, ficou difícil separar a cobrança da gratidão.
Zé Ricardo conseguiu durante o ano passado dar um padrão de jogo e competitividade a uma equipe que vinha capengando após a saída de Muricy Ramalho, porém esse ano com tantas opções em seu elenco o treinador ficou preso às suas referências de sucesso que se mostraram ineficientes para o Flamengo atual.
O fracasso da gestão de Zé Ricardo no atual elenco é uma perda sentida pelo departamento de futebol rubro negro visto que o técnico era uma aposta que, se obtivesse sucesso, traria aplausos a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, por bancar o treinador após a fase turbulenta e conseguir dar a volta por cima.
Mesmo com o título carioca Invicto Zé Ricardo não conseguiu fazer com que esse elenco recheado de boas opções apresentasse um futebol à altura da exigência da torcida, o time além de se mostrar por muitas vezes confuso teve no despreparo psicológico o seu maior revés.
Nos momentos em que teve sobre si grande pressão o time sucumbiu aos adversários e não obteve êxito em seus resultados, a Libertadores foi o maior exemplo disso, e agora essa sequência de resultados ruins só corroborou esse fato.
Zé Ricardo pode ter um futuro glorioso no futebol desde que aprenda a discernir a necessidade de abrir mão de certas convicções, entre convicção e teimosia existe uma linha muito tênue da qual o técnico não conseguiu se manter do lado correto. Assim como conseguir separar o pessoal do profissional. Futebol não premia os bonzinhos, e sim os competentes.
A saída de Zé Ricardo demonstra uma grande fragilidade no projeto rubro-negro de conquistar grandes títulos, visto que o a troca de treinador é um duro golpe na visão de gestão a longo prazo que a diretoria apregoa.
É importante ressaltar que Zé Ricardo não é o único problema do time rubro-negro, a falta de um vice-presidente de futebol é sentida por todos, assim como a de profissionais que tenham mais bagagem e conhecimento de futebol dentro do departamento.
Será necessário agora uma grande e avaliação da estrutura do departamento de futebol visando um respaldo para o próximo treinador que vier, assim como uma reavaliação de alguns profissionais que fizeram parte do insucesso de Zé Ricardo.
Infelizmente o projeto fracassou e não deve ser comemorado esse fracasso e sim corrigido para que não aconteça novamente. O Flamengo precisa sair do ciclo vicioso de rotatividade de técnicos, mas para isso é necessário contratar alguém com capacidade de gerenciar crises, liderar na essência da palavra e principalmente alguém com o currículo vitorioso que consiga dar a esse elenco personalidade e cara de vencedor.
Sofre Zé Ricardo por não ter conseguido extrair o melhor desse elenco, sofre o Flamengo por não conseguir manter um trabalho de longo prazo com um treinador, sofre a torcida que anseia por grandes títulos e vê no elenco atual a grande oportunidade de alcança-los.
Que venha o novo treinador e que consiga fazer desse Flamengo um time vencedor! Afinal é isso que a nação rubro-negra merece!
SRN!
Jerônimo Simeão Júnior
#ColunaDoJJ
Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!
Com Pedro e Samuel Lino de volta, Leonardo Jardim fecha a preparação do Flamengo O…
Críticas públicas de Filipe Luís a Pedro marcaram a temporada de 2025 A temporada de…
Messi não joga mais pela Seleção Argentina Lionel Messi se despediu da Seleção da Argentina…
Pedro Henrique fez último jogo pelo Paysandu no domingo (04) Reforço do Flamengo para as…
Ministro Joel Ilan Paciornik acolheu argumento da defesa sobre o prazo de seis meses, mas…
Árbitro do quadro da FIFA comanda o duelo da 31ª rodada na Fonte Nova Wilton…
Ver comentários
É um técnico promissor ainda, porém precisa estudar mais, ainda falta muito pra ser um técnico de primeira linha.
um texto que se inicia com "há 4 meses atrás..." não tem como ser lido. Aula de português, já!
O projeto de coluna fracassou kkkk
Hiçu! Boa!
Apenas uma redundância...nada demais Pasquale!
Rapaz não acho q fracasso seja a palavra certa,acho q desgosto seria uma palavra mas aceitável para esse tal projeto q começou certo e está terminando de maneira melancólica e pra mim rubro negro enjoado q brigo com tudo e todos por causa de uma derrota estou me sentindo derrotado esse deve ser o sentimento de todo rubro negro. Zé Ricardo ao trair seus princípios e mostrar para torcida" tá vendo aí,tudo q vcs queriam eu fiz e perdemos" ele deu um tiro no pé.. Ninguém vai resolver o problema do Flamengo q hj é a falta de brio,falta de vontade de vencer o Flamengo está se acostumando a perder e estar tudo bem no dia seguinte não concordo com torcida cobrar em CT,aeroporto e etc e cobrar jogadores errados....Diego ( sou fã de seu futebol) mas não tem jogado absolutamente nada e tem sido ovacionado pela torcida porque isso? Guerrero corre faz gol sofre falta se entrega e um idiota faz cobranças a ele..porque não cobra o Diego? Perdeu um gol sem goleiro praticamente e um pênalti q nos tiraram duas vitórias...porque tanto cuidado com ele?
Concordo que o rendimento do Diego está baixo, MAS, o Guerrero joga este futebol todo?
É que por isso que é dificil agradar a todos no futebol, pois, cada um vê o jogo de um modo diferente.
Para mim diversas peças não tem rendido bem, tais como:
- Diego Alves, chegou agora, mas, não passa o minimo de segurança;
- os 02 laterais direitos são horriveis;
- a nossa zaga é um pesadelo com qualquer formação.
- os nossos volantes são um caso a parte: Cuellar vinha bem ou vinha mal? Caramujo é aquele mistério.
Arão é homem de contenção ou atacante?
Romulo e Ronaldo devem ter sido abduzidos da Gavea, pois somem.
O nosso meio-de-campo querendo ou não querendo conta com 02 talentos, porem não estão bem. Diego e Everton Ribeiro.
Já o ataque é aquela ladainha de sempre.
Seja com Guerrero, antes com Damião e agora Vizeu o nosso ataque não define jogos.
Quero abrir um parenteses para citar os jogadores agua-com-salsicha que o Flamengo tem e que auxiliam o peruano a ter uma marca de gols feitos tão ruim.
São jogadores que raramente driblam, raramente dão uma assistência, raramente realizam um cruzamento correto, raramente finalizam correto para gol. São eles:
- Everton;
- Gabriel (quando joga);
- Berrio;
- Geovanio (chegou agora).
Enfim temos um elenco com baixo poder de finalização.
A sorte do Zé Ricardo , guerreiro e outros é que a turma do espeto de churraco é pequena (não são torcedores e sim bichos macacos de imitação agressivos) os tercedores do Flamengo reclamam mais não agridem nem ofende as pessoas de bem. Vou deixar uma pergunta para os videntes quem será o próximo a ser secado.
Não acho que a torcida o odeia, ele foi um ótimo técnico, tem tudo pra dar certo. Mas chegou um momento que a sua filosofia não surtia efeito e isso gera cobrança. Para sua primeira equipe profissional são números significativos, Desejo todo sucesso ele. Agora espero que a diretoria esteja com um bom nome engatilhado.
o desempenho do elenco caiu muito...perdeu eficiência na defesa, meio e ataque....goleiros, só água.....Fácil, se Rueda não der certo, Jorginho, Diniz ou Roger, contrato curto até dezembro, melhor que o Jayminho ou Mozer inteirinos...monta um time mais travado, melhor marcação, chega de tomar tanto gol, joga só com 2 atacantes, 442 ou 352, se o técnico der certo até dezembro, faz outro contrato de 1 ano.
Aqui é um grande país de merddddaa, uma nação de merrdaaa, tudo é imediatismo, tudo é para ontem..projetos de longo prazo é utopia!!
Barca:
Equipe de performance
Equipe de preparação física e de goleiros
Departamento Médico e psicológico
MA
Vaz
Gabriel
Mureta
Mancu
Começa o ano de novo depois do meio de ano......
Análise assertiva.
Boa reflexão. Zé Ricardo ainda no começo do caminho falar em convicção é complicado. Zé é um aprendiz, que achou que poderia ser o "professor". Faltou mais discernimento e até humildade em algumas ocasiões em que ele nunca admitia as suas falhas e vinha com um papo manso que dava dó. Promissor, pode ser, pois tem potencial, mas para dirigir um time do tamanho do Fla, com as ambições que tem hoje o time profissional é muito para ele. A prova está no seu próprio trabalho, que não mostra evolução, variação, e de convicção não tem absolutamente nada, muito ao contrário. Que fiquem as lições e que ele amadureça, ai quem sabe mais a frente, mais rodado, com mais lastro possa vir a trabalhar no Flamengo novamente. Ele teve tudo o que nomes como: Luxa, Muricy, Oswaldo...não tiveram. Só para ilustrar. Isso que deve estar doendo em BM, pois o fracasso do projeto Zé Ricardo respinga nele mesmo. SRN.
ZR só sabia jogar no 4 3 3 com pontas abertos desde que treinava o juniores, não sabia montar uma equipe com variação para o 4 4 2.
Se o 4 3 3 dele não encaixasse no jogo do adversário era sempre o mesmo sofrimento.
ZR pode pegar experiência e depois voltar ao flamengo e vencer títulos, mais no momento era insustentável a permanência dele, eu que sempre apoiei, desisti desde o jogo da copa do brasil contra o santos, naquela partida ele se superou, só não foi pior por que não fomos eliminados e ontem foi a cereja do bolo, jogar no 4 1 4 1 com ARÃO ao invés de CUELLAR e GEOVANIO ao invés de BERRIO.
Na verdade ele deveria jogar com 2 volantes e 2 meias, mais não, ele queria sacanear e fazer birra por não escalar o Marcio Araújo, aí deu no que deu, perdemos em casa, passamos vergonha e ele foi demitido.
Demorou...
Agora soh falta demitir o retardado e incompetente do Vp de Futebol.
Na verdade ele deveria ter sido demitido muito antes do Zeh.
Talvez, com um VP de Futebol com meio neuronio, poderia ter sido diferente
O VP de futebol é o presidente EBM, ele acumula a função desde a prisão do ex.
Perfeito.