Quatro jogos, três vitórias e um empate. Cinco gols marcados, nenhum sofrido, sequência que parece ser animadora, mas nem tanto quanto os mitos derrubados por Rueda em seus primeiros passos no Flamengo.
Reinaldo Rueda, o técnico que muitos comentaristas esportivos viraram a cara e disseram que não daria certo no Flamengo, chegou e vem conseguindo acertar o sistema defensivo, garantindo resultados importantes para o Flamengo, e principalmente destruindo os mitos criados.
Mito 1: Márcio Araújo é imprescindível para proteger a defesa do Flamengo.
Marcio Araújo nem marcava e nem apoiava, na verdade parecia fazer o papel de somar número para garantir os 11 iniciais necessários para a bola rolar. Rueda desde que chegou só utilizou o volante como titular uma vez, e com o time reserva. Como um passe de mágica o Flamengo parou de sofrer defensivamente. Prova de que o volante não era tão vital assim, não é?
Mito 2: Cuéllar não é primeiro volante.
Poderia não ser para ZR, mas é para Rueda! E o que isso custou ao Flamengo e ao treinador, todos nós já sabemos. Rueda reparou uma injustiça que vinha sendo realizada há muito tempo e, enfim, passou a titularidade para o colombiano, que desde então tem se destacado e passou a ser um dos pilares do time. Cuéllar é o tipo do volante moderno, que sabe defender, passa muito bem e de vez enquanto aparece para concluir na frente.
Mito 3: A zaga do Flamengo é lenta, precisa de um zagueiro rápido.
Precisava em meio a bagunça que era o setor defensivo do Flamengo, onde os laterais subiam “À la vonté” e os volantes eram nulos na proteção. Hoje o Flamengo tem uma linha defensiva bem postada, com laterais que sobem de forma alternada e com comprometimento defensivo de todo o time. Em quatro jogos sob o comando de Rueda, o Flamengo sofreu pouquíssimos sustos e nossos goleiros pouco foram exigidos.
Mito 4: O Flamengo tem que ir para cima do adversário pois é melhor tecnicamente.
Rueda entendeu que o futebol brasileiro atual está mais em cima dos erros do que nos acertos. O Flamengo mantém a posse de bola como em outros tempos, mas erra menos. Em alguns momentos nesses jogos, o Flamengo esperou o adversário vir para cima para sair no contra-ataque, e quando o fez saiu de forma ordenada sem deixar espaços na zaga. Quando tem a posse de bola o Flamengo é mais paciente e assertivo, rifa menos a bola e parece saber exatamente o que fazer. Não deixa de buscar o ataque, mas o faz de forma organizada.
Mito 5: Berrío é um Cirino com grife.
Berrío em menos de um ano de casa já se mostrou muito mais efetivo e eficiente que Marcelo Cirino. Fez gol em sua estréia, fez gols nos rivais em clássicos e tem se mostrado um jogador interessantíssimo para o time do Flamengo. Embora às vezes esbarre em sua falta de técnica, têm feito grandes jogadas na linha de fundo e infernizando às zagas adversárias. Não à toa, parece ter assumido a titularidade com Rueda.
Mito 6: Everton é o motorzinho do time.
Everton era o homem do contra ataque, da retomada rápida, da transição do time de ZR. Rueda conseguiu compactar o time de forma que as linhas estão tão próximas e bem postadas que não há mais necessidade de Everton ser o desafogo do time. Embora ainda seja uma opção interessante de velocidade pelas pontas, Everton aparece menos na transição e mais nas triangulações junto ao ataque. E no esquema atual, começa a ver a sombra de Vinicius Jr cada vez mais próxima nessa briga pela ponta esquerda.
Mito 7: Willian Arão não serve mais para o Flamengo.
De todos os volantes que o Flamengo tem, Willian Arão é o que mais se assemelha à um meia. Aparece como poucos no ataque e auxilia na armação do meio de campo. Com Márcio Araújo em campo, os dois eram peças nulas, pareciam perdidos. Com Cuéllar, Arão voltou a ser um jogador decisivo. Aparece à frente para finalizar e participa das triangulações com Rodinei e Berrío. Parece estar recuperando o futebol que o levou a seleção.
Mitos, histórias, convicções, mentiras contadas tantas vezes que se tornam verdades absolutas. Pouco a pouco Rueda vai exterminando todos esses mitos e fábulas que habitaram o imaginário rubro-negro nos últimos tempos.
Enfim, Rueda vai mostrando sua cara e alimentando a expectativa dos torcedores de que ainda podemos ter um ano vitorioso. Será que tem mais mitos à serem quebrados, Como o que diz que treinador estrangeiro não dá certo no futebol brasileiro? Os próximos jogos dirão!
SRN!
Jerônimo Simeão Júnior
#ColunaDoJJ
Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Lá vamos nós... &;-D
Rapaz....RESPONDE DIRETO....NA LATA E SEM MIMIMI OU FALSAS JUSTIFICATIVAS.....QUEM É MELHOR CUELLAR ou M.Araújo ????? E explica o motivo de sua escolha por favor......obrigado
Cuellar. &;-D
Cuellar. É mais alto e forte, além de dispor de mais combatividade em vista do seu porte físico e ter um passe mais aprimorado. Estes são os requisitos essenciais para um volante no futebol atual. O M. Araújo não se compara à ele nesse contexto, mas possui algumas qualidades interessantes que o tornam uma peça de elenco fundamental: cobertura, velocidade, bom passe (apesar de ser para os lados) e senso de posicionamento. Defendia a sua escalação em vista das necessidades táticas do esquema do Zé Ricardo, mas com a chegada do Rueda e o reposicionamento do sistema defensivo (especialmente os laterais), o Cuellar encontrou um sistema mais propício para o seu estilo de jogo. Satisfeito? &;-D
Ainda é cedo pra avaliar o trabalho, mas o time melhorou bastante, tem muito torcedor torcendo contra pra justificar ZéRuela e MA KKKKKKKKKKKKKKKK
Com certeza. E pensar que o estagiário gostava de lançar quatro laterais de uma vez só.
O Everton (ou quem jogar pela esquerda) terá de dar profundidade e posse de bola com qualidade, por dentro e por fora.
Me preocupo menos com isso. A cada jogo, nem sempre os 11 iniciais jogarão o que podem. O importante é o time.
E por último, e mais importante: como um primeiro volante que jogue futebol faz falta no futebol de hoje, não é mesmo? Aparece pro jogo, triangula, chuta a gol, lança, raçudo.
O Ednei, uma hora dessas, deve estar se perguntando qual espécie de Márcio Araújo colombiano é essa que vem jogando.
Deixem sua risada a ele abaixo.
NÃO ME ACORDEM!
Tem que dar méritos pro Ednei, é um dos poucos defensores do Zé e do Caramujo que não tomou chá de sumiço e continua ai tentando defender seus devaneios
Nada, tem vários aí que não tomaram o chá de sumiço. Eu mesmo não queria demissão depois de cair na libertadores. Depois da derrota contra o Sport, aí já ficou difícil kkkk
Ednei não é maluco. Ele até gosta de futebol, só não entende muito. Igual eu vendo Master chef, ate acho legal, mas não entendo muita coisa.
Tem uns outros poucos ainda, mais muitos sumiram
Eu tbm não achava que devia demitir depois da Libertadores, mas é porque eu achava que o tombo iria servir pro Zé Ricardo aprender alguma coisa... mas mesmo depois do show de horrores contra o Atletico-GO na copa do brasil o Zé continuou com as suas "convicções", ai eu comecei a entregar os pontos
Eu acho legal ter alguém como o Ednei, pontos contrários sempre adicionam nas discussões, e o Ednei é um dos reis do contrario
Sobre o Master Chef, tamo junto nessa ai
Cara, eu apoiei o cara no início, mas no fim do brasileirão do ano passado, quando vi que ele havia montado uma panela com os piores eu já fiquei bolado. Aí, nesse ano a coisa degringolou e logo na libertadores eu já não tinha confiança nenhuma nele e me convenci que o melhor seria sua saída e dos seus apaniguados perebas. Agora vamos torcer e apoiar o Rueda.
Eu apoiei até onde deu, dps qndo “convicção” virou “teimosia” eu joguei a toalha...mas confesso que duvidei mto q um estrangeiro fosse conseguir fazer esse time jogar bola. Ainda bem q estou quebrando a cara.
o CARA FEZ UMA EXCELENTE COPINHA, chegou ao profissional, pegou um time sem armadores e defensores por pouco tempo, de repente chegou reforços, deu uma de quem entende, no 2° turno foi uma bosta atrás doutra, deixou escapar o Brasileiro, início do ano Diego falou que ia ser mais difícil, não errou! Congelou a base, Ronaldo e Vizeu, por fim priorisou os perebas! Tchau ZR, obrigado por ter caído, antes tu que meu Flamengo! Vasco não cai, pois ZR é estável, tipo, não dá para ganhar, vamos pelo menos empatar! Nunca ouvi vontade de ser campeão, nosso objetivo é fazer um bom trabalho! Pensa ele que futebol é sala de aula ou pelada amigável!
O horror começou ano passado contra o cruzeiro, só q a desculpa era pre-temporada, tempo, veja aí o Rueda! ZRUELA, quem entende de futebol saca rápidinho um elenco tão qualificado como o do Flamengo!
É um medalhão atrás do outro chegando e ZRUELA optava pelos piores!
Verdade, Ednei é um bravo guerreiro kkkk
Vixe, esse que tu respondeu eu dei um block por ser puxa saco do ZRUELA AFFFFFFFF...
Bullying contra o Ednei kkkkk
Na parceira, bullying saudável kkkkkk
O Ednei Pênis de Melo é o verdadeiro rubro negro! Nós somos falsos Flamenguistas. Viva Ednei Pênis de Melo e seu Emoticon Sagrado!
Emoticon padrão!
KKKKKKKKKKKKKKK
Parabéns, Jerónimo, mais uma vez provando ser o melhor colunista daqui, com um texto pertinente e singular.
Creio que agora o mais importante é dar um padrão tático, rodar o elenco (dentro dessa organização em campo) e dar inteligência emocional aos jogadores, que é algo que ele vem fazendo aos poucos.
Lembremos que são apenas quatro jogos e algumas experiencias estão previstas.
Elvis Obrigado pelo elogio. Temos um time de grandes colunistas, eu só sou mais um torcedor que gosta de escrever do Mengão. Fico lisonjeado pelo elogio e pela constante participação em minhas colunas. Grande abraço, SRN!
Perfeito Gerônimo, esses pontos eram negativos no time do zr, agora foram corrigidos
Valeu Luiz! Rumo ao tetra! SRN!
Com nosso falecido Zé, a segunda feira era o dia do
"Esse elenco é superestimado"
"não tem zagueiro"
"MA é o único marcador do time"
"Não tem atacante"
"Juan é ex jogador"
Mais apesar disso, boa sorte pra você na serie B Zé
Ainda tem mais um, "Everton desnecessário ribeiro"
Acho que o Zé não comanda o Vasco na Série B, pois se ele for bem, o Vasco não cai, e se cair, o ZR será demitido, ainda mais com aqueles discursos dele depois dos jogos, imagina um clube caido pra Série B e o técnico parabenizando a equipe dele e do adversário, falando que o time dele tá no caminho certo, etc...
É com textos assim, objetivos e didáticos, que a gente aprende um pouco mais sobre futebol. Parabéns e obrigado.
Poxa legal Caio, obrigado você por participar e me dar esse feedback. Grande abraço! SRN!
Boa análise...o time vem crescendo de produção aos poucos,e nós torcedores vamos fazer nossa parte que é apoiar e acreditar...o BR17 ainda não acabou, ninguém levantou a taça ainda,e dia 7 comparecer em peso ao maraca no primeiro jogo da final da CB...vamos que vamos!!!!
É isso aí Richard! Vamos lotar o Maraca! Tmj! SRN!
pra mim o Everton Rb, vai entrar nesse time justamente no lugar do corredor
Jerônimo se tornando mito.
Que análise precisa e direta...
Que isso BVZ, nem fala de mito senão o Rueda derruba! Rsrsrs Obrigado pelo feedback e pela participação meu amigo! SRN!