Mauro Cezar: Presidente do Flamengo foi convencido a demitir Zé Ricardo

Compartilhe com os amigos

A demissão de Zé Ricardo passou por longo processo. Enquanto crescia o número de torcedores que pediam a saída do técnico, o mesmo ocorria entre os vice-presidentes. Mas Eduardo Bandeira de Mello insistia na permanência. O mandatário acreditava que a simples manutenção do treinador bastaria para que, com o tempo, o time entrasse naturalmente nos eixos.

O diretor executivo, Rodrigo Caetano, tinha a mesma opinião. Mas os últimos resultados e as fracas atuações, com a equipe não apresentando evolução, o fizeram mudar de ideia. Isso foi importante para que o presidente fosse convencido de que era preciso trocar de técnico. Algo como ser favorável à continuidade de trabalho de um treinador, mas não a uma espécie de continuidade eterna.

Zé Ricardo teve tempo, recursos, estrutura, elenco. Simplesmente não conseguiu dar um segundo passo à frente depois do primeiro, bem-sucedido. Durante 2016, em meio a viagens, jogando pelo Brasil, com um grupo de jogadores inferior ao atual, assumindo como interino e herdando uma equipe totalmente desestruturada, chegou a lutar pelo título brasileiro e terminou em terceiro lugar.

Para este ano chegaram Diego Alves, Rhodolfo, Trauco, Renê, Rômulo, Conca, Geuvânio, Everton Ribeiro e Berrío. Nove jogadores para todos os setores do time, do gol ao ataque. A única baixa foi a saída de Jorge, titular ano passado na lateral-esquerda, para a qual contrataram dois atletas de diferentes características.

Além disso, etapas importantes do Centro de Treinamento foram concluídas, dando ao departamento de futebol condições muito superiores para o dia a dia. Rotina que não teve mais o time itinerante, com jogos da Copa Libertadores no Maracanã e já no Brasileiro na Ilha do Governador, onde o Flamengo preparou o estádio da Portuguesa para abrigar os seus compromissos.

Apesar de tantos avanços, o time regrediu. Dificuldade para definir jogos, velho defeito do ano passado, o que levava a muitos cruzamentos, falta de repertório nas ações ofensivas, saída de bola preocupante e fragilidade defensiva foram defeitos vistos nos últimos jogos. Só o Santos fez sete gols em uma semana na defesa rubro-negra, quatro de jogadas aéreas, deficiência de 2015, que reapareceu.

Antes da derrota para o Vitória o sistema defensivo do Flamengo sofreu seis tentos nas cinco partidas anteriores pela Série A, com os atacantes entrando facilmente entre os homens na linha defensiva e arrematando cara a cara com o goleiro. A defesa firme de tantos jogos em 2016 deixou de existir e a ela foram somados velhos e novos problemas em outros setores.

Não havia o menor sinal de que o time voltaria a atuar bem. Além disso, alguns jogadores eram subaproveitados, como o jovem Ronaldo, Mancuello, Rômulo e Felipe Vizeu, até a saída de Leandro Damião. Também era o caso de Donatti, que acabou negociado.  Zé Ricardo é promissor, pode recolocar a carreira numa boa rota. Mas não estava pronto para tamanho desafio.

Fonte: Blog do Mauro Cezar Pereira | espn.com.br

Veja mais:

Além de Zé Ricardo, auxiliar técnico também é desligado

Chega ao fim a era Zé Ricardo no Flamengo

Jayme de Almeida deve comandar o Fla contra o Palestino

Não satisfeita com atual momento, torcida protesta em redes sociais

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse Mauro fritou o Zé Ricardo. Pede renovação, e queima os treinadores novos. Incoerência total.

    • Ele fritou? Alguma critica dessa foi injusta?

      Aproveitamento de 62%, mas tire o carioca e veja cm fica. A diretoria demorou demais pra tirar o ZR.

      • Vdd Ltom!

  • Mauro tem razão, a realidade é essa aí.

  • O problema é esse aí, Eduardo Bandeira de Mello mandando e desmandando no futebol. Ele e o Diretor Geral, que entende menos ainda de futebol do que ele.

  • O careca vaidoso na presidência nos fez perder meses preciosos porque colocou na cabeça que ia repetir o caso do Corinthians, que não demitiu o Tite e foi campeão depois, pra depois jogar na cara de todo mundo.

    Só que o Tite é o Tite, e o paneleiro é o paneleiro, e o careca não sabe nada de futebol. Se tivesse demitido no fiasco da Libertadores, teria mais opções de técnicos no mercado e mais tempo pra se recuperar no campeonato.

  • ainda esta incompleto. Fala a demissao do VP. Mais imporANTE DO QUE A SAIDA DO ZEH Eh a saida do VP de futebol. Um completo imbecil

  • Acho também que Rodrigo Caetano deveria ter ido nesse barco pois muito do que ZR fez se não teve o apoio mas teve a conivência do Rodrigo, sem falar nas contratações de jogadores que sempre estavam encostados nos seus clubes

  • Culpo o bandeira, por sua teimosia perdemos o título brasileiro.
    Zé Ricardo deveria ter caído após a eliminação vexatória na libertadores.

    • Na pior das hipoteses apos perder para o SPort

  • Só acho que agora precisamos de um técnico pronto, experiente … e que traga um preparador de goleiros … porque é inadimissivel compreender que o Muralha tenha desaprendido algo, que o Thiago não saiba sair do gol, e que o Diego Alves seja esse “mão de alface” que se demonstrou …

  • O Mauro manda muito bem, ótima análise!

    • Muito bem, mas nem sempre.

  • Quem não está com pena do “ótimo” trabalho do Zé esse ano, deixa um like.

  • Um time sem volantes com poder de marcação nunca ganhará de ninguém, sem falar na lateral esquerda com Trauco q tbm não tem nenhum poder de marcação… outra merda é a insistência nos atacantes acompanharem lateral, da pena ver Everton Ribeiro correndo atrás de lateral até a linha de fundo, Diego tbm… outra coisa q não tá dando certo é Diego e Everton Ribeiro no mesmo Time, acho q é um ou outro no meio… tragam o Luxa

  • Ninguém é perfeito nem este rapaz com cara de odio .

  • Sou fã do meu xará, um cara que fala o que pensa, sem medo de A ou B. Forte personalidade. Só aho meio chato essa perseguição como MA. Mas tranquilo. Ninguém é perfeito. Se eu falar para ele que senti falta do MA ontem, ele vai querer me matar. Mas aquela escalação de ontém, só muito treinada e com os jogadores com 100% da sua forma fisica. Não existe. Qd liguei a TV e vi, pressenti que daria m… Geovânio para o Gabriel com farol de milha e rodas de Magnésio. Um bando em campo. Que venha alguém mais experiente. Já disse no outro post, tirem a aposentadoria do Autuori. Se chamar, ele vem ! SRN

  • Devido as características do elenco e o atual momento a melhor opção é realmente o Rueda, nada de Jorginho este é bem fraco. O Rueda é um cara campeão, estudioso e experiente não apenas ganhou tudo no Atletico Nacio fez um inconcebivel de levar a seleção de Honduras a uma Copa do Mundo e treinou tbm a Colombia. Ademais, deveria mandar embora o treinador de goleiros e o Jayme, Meu Deus! Só em olhar a cara do Jayme me dar azia é a personificação do fracasso e nomes com MA e Vaz.

    • Também acho que o Rueda é o melhor entre os citados, mas não gosto de contratação de treinadores que nunca trabalharam no brasil. Não temos tempo para adaptações, precisamos de um técnico pronto. Em relação ao Jayme, poderiam relocá-lo fazendo com que faça a função de transição de jovens ao elenco principal. Ele tem um instinto protetor e muita paciência para mostrar como deve ser feito, perfil perfeito para esta função. Nosso treinador de goleiros conseguiu destruir a ascensão de todos os nossos goleiros, até o treinador da base deixa os goleiros em melhor forma que este que aí se encontra.

  • De um problema nos livramos.

    Falta resolver o problema de quem contratar.

  • Off topic ironia do destino no dia que Diego Alves sofre um gol de penalty Paulo VItor pega um penalty no gremio rs, este Vitor Hugo treina penaltys com seus goleiros?

  • Ze Ricardo ate começou bem, afinal pegou um bando (que Muricy deixou) e transformou em um time eficiente e afeito a contra golpes, conseguiu implantar o esquema de pontas com jogadores como Cirino, Fernandinho e Gabriel mais começou pegando mantendo o Marcio Araujo ressucitando o Gabriel, em outubro o excesso de viagens pagou o preço seja no fisico seja no tatico porque faltava variações e os outros times ja sabiam como anular o flamengo terminamos em terceiro no brasileiro ja muito mal e ainda tivemos uma eliminação vergonhosa na sul americana.
    Veio 2017 novos reforços mudanças de esquema deveria ter sido feito, variações taticas ultilizadas, ganhamos um carioca numa formula exdruxula e fomos elimados na libertadores, mais a gota dágua foi o inicio do brasileiro deveria ter mandado ele embora apos a derrota contra o Sport ao esperar ate a 19 rodada vamos apenas brigar no brasileiro pelo G6.
    Fim da era ze ricardo e a hora de pensar em novos tecnicos, e ai o bicho pega Jorginho (pastor/tecnico) Wanderley Luxemburgo (o homens dos pojetos que a anos so fracassa) Fernando diniz ( o revolucionario que foi rebaixado no campeoanto paulista este ano).
    Sou a favor de tentar o Rueda mostrar ele um projeto serio afinal temos um otimo elenco um CT de otima qualidade, salarios em dia, chamar o seu auxiliar tecnico do Aletico nacional e tambem o preparador fisico do atletico nacional e convidar o preparador de goleiros do Diego Alves da pra ganhar a copa do brasil e a sul americana e ainda preparar o time para 2018 esquecendo o brasileiro e usando ele para testes para saber quem tem condições de ficar pro ano que vem inclusive usando a base.

    • O problema que ele se apegou demais ao seu começo.

      Deu gratidão demais a quem só estava cumprindo minimamente seu papel.

      O time era um trem desgovernado

      • Analisando direito ele só pensou no cargo e não na instituição FLAMENGO, pois continuava insistindo em.jogadores sem condição de atuar no clube em detrimento de opções melhores. Foi soberbo e pagou o pato.

        • Entendo que a pessoa nao possa fazer tudo que a torcida quer, mas não a escuta-la nunca é fe uma burrice impar. Ela que manda no clube.

          • Além do mais todo mundo já dizia que não dava mais e mesmo assim continuavam os mesmos erros. Sem torcida o time não é nada.

          • Culminou com o time ontem que no papel era o time dos sonhos pra frente mais que treinou apenas dois dias, era apenas um calate boca na torcida, se ele treinasse o time desde o inicio do ano esta formaçao de ontem ou pelo menos apos a eliminação na libertadores teriamos um time forte ofensivamente que poderia pecar na parte defensiva e entrosada, montar aquele time ontem foi contra as proprias conviccções e o resultado e oq ue vimos.

            • E foi covarde. Porque na ansia de vencer o carioca (primeiro titulo), nao treinou as opções de jogo e nem deu experiência a base.

              Enfim caiu por méritos.

  • Nossa que notícia surpreendente.

  • Não mesmo. A diretoria fez uma aposta, e essa se transformou em um erro fatal. O Brasileiro foi, A liberta já tinha ido, e ia perder a CDB e Sul Americana, pelos mesmos argumentos do Mauro em seu texto. Falta de evolução, estagnação, e vivendo de lampejos de jogadores diferenciados: Diego, Everton Ribeiro, Guerrero…isso não tem cabimento. O Fla vinha tomando gols em todas as partidas, as linhas da defesa jogam muito abertas e falta a compactação, fora a manutenção injustificável do ruim com o pretexto de que ele fazia a proteção para a zaga, como se vê pelos números de gols sofridos, cai por terra essa lenda urbana. No início veio com boas ideias, mas que simplesmente “caducaram” e ele manteve a mesma e estagnou, ai meu com o tempo os adversários já manjaram a ideia única e já sabiam como marcar o Fla e o Zé nada fazia para mudar e teimava em seguir a velha e vencida receita. Não tinha mais como ele ficar, não tinha mais nada a oferecer e não adianta se apegar a “falácias e enganações”. Boa sorte ao Zé e que ele consiga retomar o seu caminho. Vida que segue.

    • Triste é ver o time perder jogos e parecer um.bando em.campo para diretoria tomar um posição que todos já tinham visto. Pior de tudo é jogar o ano no lixo com todo esse investimento, espero que ainda der tempo de melhorar uma.coisa e.quem sabe ganharmos um título.

  • Ze ricardo cavou sua própria cova. Insistiu demais com jogadores medianos como vaz, marcio araujo, wiliam arao, gabriel e everton e nao escala a os melhores. Além de repudiar jogadores como Ronaldo, cuellar mancuello, Donatti, Tiago Santos. Deixou promessas saírem como cafu e Trindade. Enfim, fez muitos erros e foi teimoso a ponto de repensar e procurar melhoras. Morreu abraçado com suas convicções

    • Quando um técnico começa a falar “minha convicção isso minha convicção aquilo”. Pode ter certeza q ele n sabe mais oq tá fazendo e n sabe como tirar mais da equipe

  • Contratado! EBM fecha com o anão.. Tiryon Lannister sera o novo tecnico… depois de conquistar os sete reinos de Westeros.. o Flamengo dominara o mundo!

    • Ta certo.

  • Sei la essa diretoria são ótimos administradores mas me parece q não entede nada de futebol não passa segurança,fico imaginando o técnico q trara,isso o técnico interino não ganhar duas ou três partidas e a torcida começar pedir e mesmo ficar no comando.

Comentários não são permitidos.