Reinaldo Rueda tem pela frente um jogo importante. Neste sábado, às 19h, encara o Atlético-GO, na Ilha do Urubu, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os goianos são o lanterna da Série A, e precisam desesperadamente da vitória.
Mas, qual a importância deste confronto para o Flamengo? Há algumas respostas. Uma delas diz que o time precisa voltar a pontuar no Brasileirão. São quatro jogos sem vitória, com um empate e três derrotas. Conquistar os três pontos em casa pode dar moral para equipe, que na próxima quarta-feira (23) decide passagem às finais da Copa do Brasil, diante do Botafogo.
Entretanto, em contrapartida, o confronto deste final de semana pode ser importante para Rueda testar a equipe para o clássico. Sem poder contar com jogadores contratados no meio do ano, e provavelmente sem Berrío (lesionado), a peleja contra o lanterna pode ser uma boa oportunidade para lançar a equipe que pensa levar a campo contra o alvinegro.
Há outras saídas também, como poupar os titulares, colocar time misto, dar chances aos jovens, etc. Com um elenco numeroso, as opções são as mais variáveis possíveis. Por isso, perguntamos para o nosso time de analistas o que eles fariam se fossem Reinaldo Rueda. Confira:
Jerônimo Júnior
“Sábado, contra o Atlético Goianiense, Rueda deveria colocar um time misto. Temos um elenco numeroso e qualificado para isso. Em seu lugar iria com Thiago (para ganhar ritmo e confiança), Rhodolfo e Léo Duarte (pode ser importante na CB), Pará e Renê. Ronaldo, Rômulo, Mancuello, Everton Ribeiro e Conca (parece recuperado), Vizeu (precisa jogar e fazer gols).
É um jogo para rodar o elenco e para Rueda conhecer as opções que tem em mãos. O jogo com o Botafogo deve ser priorizado. Temos que passar!”
Matheus Brum
“Acredito que seja o momento de Rueda testar a equipe que pensa levar a campo diante do Botafogo. Por quê? Com o calendário apertado, não vai ter chances de treinar de forma satisfatória a formação que vai decidir a vaga na final da Copa do Brasil. Além disso, o Atlético-GO deve oferecer à equipe algumas características presentes no time de Jair Ventura: retranca e saída nos contra-ataques.
Testar a formação, então, seria interessante para já poder visualizar erros e eventuais problemas, tendo assim, um treinamento para corrigí-los. No banco, deixa os jogadores que normalmente seriam titulares, se não fosse a presepada da CBF de não permitir a inscrição dos contratados na última janela. Se alguém cansar, ou o jogo se complicar, colocam eles em campo.
Até porque, sem Berrío, o treinador não deve colocar Vinicius Júnior, contra o Botafogo, por dois motivos. Primeiro: o garoto não tem boa recomposição; segundo: a decisão pode pesar. Para suprir a ausência do velocista, deve deslocar Arão para a direita, ou então apostar em Mancuello. Em qualquer uma das opções, mesmo que opte pelo camisa 20, haverá mudança tática. Testá-las, em jogo, é essencial”.
Leonardo Santos
“Com o título brasileiro cada vez mais distante, acredito que o Flamengo deva priorizar 100% as competições com chance de conquista: a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Diante desse cenário, a melhor escalação para enfrentar o lanterna Atlético GO em casa, seria a de um time praticamente reserva, utilizando somente os atletas que não entraram em campo contra o Botafogo, com exceção do goleiro Thiago, que precisa voltar a pegar ritmo para estar pronto para a decisão da próxima quarta-feira, e de Felipe Vizeu, por falta de outros centroavantes no elenco.
Jogo excelente para pormos à prova a qualidade desse elenco que tanta gente julga ser um dos melhores (se não o melhor) do Brasil.
O time que eu escalaria: Thiago, Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz, Renê, Rômulo, Mancuello, Éverton Ribeiro, Geuvânio, Vinícius Jr e Felipe Vizeu”.
Wesley Paulo
“Reinaldo Rueda deveria levar um time totalmente reserva, e deixar o titular treinando e focado na partida contra o Botafogo.
A explicação é que, como Rueda acabou de chegar, cada dia de treino é precioso para implementar o seu trabalho”.
Luiz Henrique Amorim
“O ideal é que o Rueda levasse um time completamente reserva, na minha opinião. Isso daria mais tempo para ele treinar o time para o jogo de quarta, que é o jogo que realmente importa. Manda um time completamente reserva e com o Jayme na beira do campo. Assim, o Rueda poderia se dedicar integralmente até o dia da semifinal da Copa do Brasil”.
Anderson Alves
“Definitamente, eu entraria com o time misto contra o Atlético-GO. Embora, sempre visando a partida de quarta-feira. Exemplos: como o Muralha não pode ser o goleiro, entraria com o Thiago para dar ritmo de jogo; entraria com o Rhodolfo no lugar do Juan, para descansar o zagueiro; também entraria com o Mancuello na meia direita, na função que fez no começo do ano, pensando numa possível substituição de Berrío (não sei as condições físicas do jogador, mas se ele estivesse bem, também pensaria em colocá-lo de centroavante no segundo tempo), e testaria Vinícius Júnior no segundo tempo, como outros jogadores que podem atuar na partida de quarta-feira, como Conca e Lucas Paquetá”.
E você? Concorda com algum dos analistas? O que faria se fosse Reinaldo Rueda? Deixe sua opinião nos comentários.
Veja mais:
Ver comentários
Diego Alves, Rhodolfo, Geuvanio e Everton Ribeiro precisam jogar.
Coloca o time reserva com o Tiago no gol pra ir pegando ritmo, um time com Éverton Ribeiro, Geuvanio e Vinícius Jr é mais do que suficiente pra ganhar do lanterna do campeonato!
Só tem um problema se o Thiago machuca ai fudeu
Tem que lembrar ao erônimo Júnior que o Trauco foi expulso e não pode jogar essa rodada !!
Na minha opinião Vinicius Jr precisa jogar, assim como o Thiago o Conca e o mancu !!!
Diego - Rodinei - Rever - Rodolpho - Renê - Cuellar - Arão - Diego - E.Ribeiro - Vizeu - V.Junior.
Deveria poupar o Everton para o jogo de volta contra o chorafogo.
V.Jr precisa jogar ...e dar pra descansar Diego Juan Rever e Everton
Creio que o Paquetá estará no time, o Rueda ia colocar ele no lugar do Vizeu contra o chorafogo.Vj deve jogar tb, pq além de tudo Rueda ficou "em dívida" com ele. Mancu deve pintar, e TOMARA que ele veja as qualidades do Ronaldo e escale o garoto além do Leo Duarte tb.
Assino embaixo. Só de ver Paqueta sendo opção ao invés de Gabriellllllllll na quarta já fiquei feliz. Sinal que já deve ter visto ambos jogar em algum momento.
não tem que priorizar porra nenhuma
já estamos fora da liberta pelo brasileiro, tem que conquistar pontos pra voltar pra zona de classificação
jogar pra ganhar contra todos os times
e o técnico tem que se preparar pro ano que vem
se for pra poupar... pouparia o juan e o arão
Poupa o Marcio Araújo novamente.
Se possível até o fim do Contrato !
Eu iria c essa escalação:
Diego Alves ou Tiago
Para
Rodolfo
Vaz
Renê ( trauco esta suspenso)
Cuelar
Arão
Éverton Ribeiro
Mancuelo ( na função do Diego)
VJ
Giovanio (como atacante)