Notícias

Renato Maurício Prado: “Acorda, Bandeira”

Eduardo Bandeira de Mello é um homem de bem. Além disso, trata-se, indiscutivelmente, de um rubro-negro apaixonado. E, ninguém pode negar, tem feitos, nos seus cinco anos à frente do Flamengo, um trabalho de recuperação econômica admirável, digno de todos os elogios e e da gratidão eterna daqueles que torcem pelo clube mais querido do país. Seu calcanhar de Aquiles, porém, continua a ser o futebol – o mais valioso dos ativos do Fla.

Se, do ano passado para cá, começaram a chegar ao Ninho do Urubu reforços de qualidade (Diego, Éverton Ribeiro, Rhodolfo, Diego Alves etc), os resultados práticos continuam deixando a desejar. E é impossível não relacionar tal frustração às falhas no comando do futebol que, desde a saída (por prisão) do ex-vice de futebol, Flavio Godinho, está nas mãos do próprio Bandeira, assessorado diretamente pelo CEO Fred Luz – ambos sem nenhuma vivência nos meandros do “velho e violento esporte bretão”. Espécies de “freirinhas inocentes” convivendo num ambiente de sórdido lupanar… E eles não aceitam mais a interferência de ninguém, nem dos vice-presidentes do clube.

Um bom exemplo dessa “ingenuidade” aconteceu, recentemente, quando o presidente foi ao “Aqui com Benja” (programa de entrevistas de Benjamin Back, no Fox Sports) e declarou, enfaticamente, que Muralha, Rafael Vaz, Gabriel e Márcio Araújo (quatro dos maiores perebas do atual elenco) eram seus “protegidos”. Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado…

Dias antes, após a primeira derrota para o Santos (4 a 2, na Vila), o executivo de futebol rubro-negro, Rodrigo Caetano, tinha soltado os cachorros, no vestiário (com inteira razão), cobrando o grupo pela quase tragédia (faltou apenas um gol para a eliminação da Copa do Brasil). E Rafael Vaz tinha sido o seu principal alvo, pela jogada irresponsável que acabou possibilitando um dos gols santistas. Pois o atrapalhado zagueiro foi pouco tempo depois nomeado protegido por Bandeira… Durma-se com um barulho desses…

O que o dirigente pretendia, na verdade, era garantir a autonomia do técnico Zé Ricardo (seu maior queridinho). Ou seja, se esse quiser continuar insistindo com os pernas-de-pau que a torcida não suporta mais (exatamente, os “protegidos” de Bandeira), que siga escalando-os, apesar das vaias e protestos das arquibancadas.

Atitude típica de quem não é do ramo. Ao partir para o confronto com o seu maior patrimônio, os 40 milhões de rubro-negros espalhados pelo país, o presidente pavimenta o caminho para o próprio cadafalso.

Zé Ricardo é um estudioso e pode até, no futuro, vir a ser, de fato, um bom técnico. Por enquanto, não passa de um estagiário, com pouco mais de um ano no cargo e apenas um título estadual. Andrade e Jayme de Almeida, em menos tempo e sem o seu marketing, conseguiram bem mais. Ambos ganharam títulos nacionais: o Brasileiro de 2009, de Andrade, e a Copa do Brasil de 2013, com Jayme. E nem por isso se tornaram grandes treinadores, tanto que não conseguiram emplacar em nenhum outro lugar.

Se houvesse no Flamengo um vice-presidente de futebol do ramo e de pulso, ele já teria chegado para Zé Ricardo e avisado que não dá mais para aturar Márcio Araújo (ainda mais agora que Cuellar passou a jogar bem), nem Vaz, nem Gabriel, nem Muralha – que ideia estúpida foi aquela de lançá-lo no jogo decisivo contra o Santos, após tanto tempo de inatividade?

Infelizmente, não há e, pelo visto, Bandeira não está nem disposto a procurar por um, pois na sua arrogância (uma das marcas de sua personalidade) acha que ele e Luz (outro neófito futebolístico) podem resolver tudo com Rodrigo Caetano e … Zé Ricardo.

Os resultados estão mostrando que não podem. A eliminação na fase de grupos da Libertadores foi vergonhosa, a série de fracassos contra os clubes de cima da tabela já eliminou as chances reais, no Brasileirão, e restam apenas a Copa do Brasil e a Sul-Americana para salvar a temporada.

O Flamengo precisa de um vice de futebol do ramo e de um treinador de verdade (eu traria, para o próximo ano, o colombiano Reinaldo Rueda). Poderia ter contratado Abel, no passado, e Cuca, no início desse ano e comeu mosca com os dois, porque Bandeira e Luz acreditam em Zé Ricardo…

Diante das pisadas de bola do estagiário, me arrisco a dizer que se ele tivesse sido trocado, recentemente, por Dorival Jr., Levir Culpi ou mesmo Marcelo Oliveira, o Flamengo teria saído no lucro. O time atual é o espelho do seu treinador: apático, diante de qualquer reação do adversário, e sem o elã típico da história rubro-negra.

A esta altura do campeonato, o presidente precisa refletir, seriamente. Porque se, ao final do ano, não tiver ganho nada expressivo, deixará o cargo lembrado apenas como um bom gerente administrativo. E presidir o Flamengo é muito mais que isso.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

    • Concordo. Se não tivesse tantas "figurinhas carimbadas" no time, estaríamos menos frustados. Mas...
      FORA ZÉ - FORA MA - FORA VAZ.
      E OBRIGADO JUAN, POR TUDO QUE FEZ NO PASSADO, MAS ADEUS!!!!!

      • Acredito que Vaz poderia compôr elenco e jogando sério, vindo do banco, mas Araújo e Gabriel nada brincando, sérios, concentrados são ruins mesmo, sobre Juan reserva ou 4° opção, atrás de Rodolfo, Rever e Léo Duarte! e fora Zé já que não muda nada!

  • Lembrem-se sempre que sem o Bandeira o Flamengo a esta altura já teria ido à bancarrôta. Teríamos falido com mais uma gestão de qualquer uma das personalidades que já presidiram o nosso amado clube. Se tivesse algum técnico bom no mercado, um que esteja à altura do Flamengo... Me desculpem, Rueda não é um grande técnico porque ganhou a Libertadores no ano passado. Quem vamos colocar no lugar do Zé Ricardo, à essa altura da temporada? Para o ano que vem, sim, se faz necessária uma mudança no comando. Agora, com a carruagem andando, seria um tiro no pé.

    • Sem o bandeira? Que eu saiba, quem começou essa restruturação não foi o Bandeira. Tá falando merda. Bandeira foi convidado pelo Wallin e Bap.

      • Vc que tá falando merda amigão. Bandeira merece uma estátua na gávea. Vc deve ser o cacau cotta disfarçado. Vai ganhar não cotta. Aceita cara. Kkk

        • Deixa de se exaltar, todos falando pra o bem do EBM, só na mudança no futebol, não de caráter, todos são flamenguistas como você!

    • Olha todos nós que criticamos o Bandeira sempre dizemos a mesma coisa " No financeiro nota 10 mas no futebol nota 0" ou seja, em momento algum deixamos de reconhecer a sua importante participação na reestruturação financeira do clube mas não podemos usar um acerto e passar por cima de um erro. É como VC tirar as piores notas esse ano e no final justificar com as notas boas q tirou ano passado . Um acerto nao pode ser passado por cima de um erro. Bandeira é fraco no futebol e precisa ser cobrado.

    • Se não fosse EBM, seria outro da chapa azul, então não fez sozinho!

  • o bandeira jamais deveria te assumido a pasta VP. mas paciencia

  • Acorda porra nenhuma, deixa esse fdp se fud.... bastante. Dessa forma ninguém que ele indicar vai ganhar em 2018. Nunca mais quero ver esse arrombado comandando o Flamengo.

  • Quem ????? O cara que achou lindo a entrada do Wallace com a bandeira do flamengo em Brasília deixando um monte de crianças no vácuo ???...o cara que por ele o Wallace ficaria um bom tempo no flamengo ????....o cara que quando fala logo após os jogos do flamengo nunca é sensato é só fala merd.. ??? O cara que fala abertamente que os piores jogadores do time são seus protegidos ????? O cara que tem sangue de barata ???
    Quem tem que acordar e você Renato Maurício prado por fazer esses pedidos !!!!!!!

    • Wallace deixou crianças no vácuo na entrada dos jogadores na Arena Amazônia.

      • Deixou as criança e de quebra a nossa honra no vácuo também. O desgraçado só vez foi dar pano pra manga de arcoírista safado. Não gosto nem de lembrar daquela presepada master, Vinícius.

  • SÓ ACHO que o flamengo precisa de PROFISSIONAIS MELHORES pra comandar o futebol
    PQ UMA DIRETORIA QUE RENOVOU COM MA E GABRIEL NÃO POSSO ACEITAR

  • A torcida é a grande culpada dessa palhaçada toda, aqui mesmo uma boa parte escutava vascaínos e apoiavam essa mediocridade. Não vi ninguém pedindo para não renovar com esses perebas que já eram conhecidos.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk que piada. Mermão, você é novo no Coluna. Como pode afirmar algo sem estar presente no ocorrido? E outra, você está muito, mas muito enganado a respeito da torcida ter sido à favor da renovação dos perebas. A coluna encheu de comentários de torcedores querendo cancelar o ST e dizendo ser afronta a torcida a renovação do MA, Gabriel e Leandro Perebão. Somente alguns eram a favor da permanência dos perebas para compor elenco, por não comprometer, por terem sido "essenciais" na campanha "maravilhosa" de 2016 etc. A torcida só não fez um protesto mais efetivo, se limitou a fazer o questionamento nas redes sociais, mas dizer que a maioria apoiou é piada.

  • Essa teimosia do Bandeira na manutenção do Zé Ricardo é inexplicável, deve tá ganhado algo com isso não tem outra explicação!!!!

  • EBM ditador vascaíno FDP...mantem um treineiro e jogadores de Merda para afrontar a torcida e mostrar que quem manda é ele...Careca FDP quem manda no clube é o seu maior patrimônio...A TORCIDA!!!!

  • Primeira vez que concordo com o Renato mauricio prado. Kk. Mas errou ali ao dizer dos 40 milhões de torcedores no brasil. O certo seria no mundo. Mas de boa. Concordo, marcelo oliveira e levir culpi que são antigos no futebol seria melhor. Mas agora não da mais. Eu tentaria Paulo autuori. Ja que Renato gaúcho, marcelo oliveira e levir estão empregados, mas na próxima temporada ninguém sabe como estará a situação dos técnicos. Ze Ricardo ano que vem com Marcio Araújo de titular e sem um vice de futebol que entenda do assunto é assinar a propria sentença de morte.

    Espero que o próximo presidente siga a linha de pensamento do bandeira em relação a adm geral do clube mas que tbm seja humilde ao ver um erro no trabalho do principal motivo do Flamengo existir: O futebol.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024