Responsabilidade seletiva nas crises no Flamengo: Quem são os culpados?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Depois de algumas semanas afastado por problemas pessoais eis que volto as colunas semanais e o faço em um momento que já vinha se antecipando ainda antes da minha ausência forçada: A demissão do ZR e o recomeço do trabalho em um momento delicado. E o período que antecedeu a troca do comando trouxe uma questão deverás interessante, que seria “trending tópics” numa rede social só da Nação e que, na minha opinião, é respondida de forma incorreta na maioria das vezes: Quem é o culpado por nossa má fase?

O “mordomo” da vez é sempre o mesmo no Brasil 😮 técnico. Ao visitar as redes sociais, mesmo que de forma rápida, logo se vê que a maior parte da responsabilidade cai na conta do técnico anterior, assim como muito da esperada melhora é jogada quase que exclusivamente nas mãos do novo técnico, um “messias colombiano” na visão de alguns. Isso é um engano monstruoso, em ambos os casos. E é algo nocivo ao novo trabalho, inclusive, colocando uma pressão excessiva em um técnico que vai encontrar diversas dificuldades, desde a adaptação a uma nova cultura até a ansiedade de uma torcida ávida por títulos e decepcionada com o “ano 1” no que diz respeito aos resultados de um time de fato com um bom elenco e estrutura competitiva.

E não é como se não houvesse responsabilidade do ZR nos insucessos do Fla. Certamente há. Principalmente em não conseguir manter o psicológico do time e em não conseguir dar segurança a zaga, que de uma hora pra outra, se tornou uma autêntica peneira. Contudo, por mais má vontade que se tenha, acho muito tranquilo ver que, em algum momento do ano, esse time do Flamengo mostrou um futebol equilibrado, organizado e consistente. Taticamente esse time funcionou em diversas ocasiões. E em diversas ocasiões falhas individuais, das mais casuais até as mais bizarras, colocaram bons resultados a perder. Dessa forma é absolutamente injusto jogar 90% da responsabilidade sobre o técnico.

Também vejo muita gente criticando o Bandeira, a comissão técnica, o Rodrigo Caetano… como se não houvesse cobrança alguma dentro do clube ou pior, como se os jogadores fossem crianças de 5 anos de idade no maternal, onde precisam ser orientadas e vigiadas em tempo integral para que executem as suas tarefas de forma adequada. Ou pior, como se cobrança fosse apenas bater na mesa

Até pra torcida sobra nessa “caça as bruxas”. De um lado são taxados de de culpados os “acomodados”, “conformados”, “bananas”, os “ricardetes”. De outro também são acusados os “cornetas”, os “barulhentos”, os “oportunistas”, os “malucos” . E ambos obviamente se apropriando de um termo de péssimo gosto, o tal do “verdadeiro Rubro Negro”, seja para enaltecer o seu grupo ou para denegrir o grupo rival, rivalidade essa estabelecida meramente pela visão que cada um tem de futebol e do Flamengo no momento. Uma grande presepada isso tudo, por sinal.

A verdade é que “tragédias” via de regra não são causadas por um único fator. Geralmente existe uma conjunção de fatos que ocasiona a adversidade. Além disso, sou da teoria que em um esporte como o futebol, frutos e reveses devem ser divididos, claro, de acordo com seus feitos, mas divididos de forma justa. Dessa forma, tem responsabilidade pra todos os personagens na nossa situação atual. Contudo, aqueles que mais deveriam ser de fato cobrados, são, em linhas gerais, poupados. Os jogadores.

Ah, mas o Márcio Araujo é defenestrado pela torcida“. “O Vaz, o Muralha, o Arão e o Gabriel também“. Obviamente existem os escolhidos como bode expiatório. E pra esses toda a ira e o fel. O Mármore do inferno e raiva de uma insatisfeita torcida. A situação é tamanha que arranjaram culpa pro MA até no pênalti tosco cometido pelo Trauco em Minas. Como se o MA já não tivesse outros pontos para se criticar, precisa inventar?

No mais, eu me pergunto: e quanto a outros jogadores que também não vem entregando bom resultado técnico e individual? O que dizer da quantidade imensa de gols perdidas pelo Fla? Gols esses que mudariam a história de muitos jogos e até mesmo dariam mais confiança ao time, algo em falta faz tempo? O que dizer da atuação bisonha do Trauco contra o Atlético Mg?

Eu poderia passar a coluna falando de erros individuais que em momentos capitais que foram providenciais para o fracasso do Fla nos seus principais objetivos do ano de 2017. Mas esse não é o objetivo. Assim como também não posso corroborar com malucos que agridem e afrontam jogadores em aeroportos ou jogam objetos em carros. O Objetivo é dizer que, entre todos os responsáveis por esse momento ruim e pelos resultados abaixo das nossas expectativas, aqueles que de fato são os maiores culpados e aqueles que realmente podem nos dar uma resposta são os bem alimentados, bem pagos e bem tratados jogadores. O grupo de jogadores, como um todo e não 1 ou 2 pegos como bode expiatório. Desejo, do fundo da minha alma Rubro Negra, a melhor sorte pra eles e para o nosso novo comandante, Rueda, na missão de tentar fazer 2017 um ano no qual o Fla levante alguma taça relevante. E, principalmente, de podermos ter um 2018 no qual as grandes expectativas da nossa torcida sejam enfim atendidas. Amém.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada Master: Carta aberta da oposição para o Rueda: Alguém que faz uma carta dessa, em um momento delicado como esse, direcionada ao novo técnico não pode estar pensando no Flamengo. Só pode estar pensando em aparecer e no próximo pleito. Só acho que a “pele Rubro Negra” deveria se sobrepor a cor da chapa nas eleições. 31Absolutamente lamentável. Fica a pergunta: Oportunista? Sim ou certamente?

Pixotada: Roger Machado. Assusta saber que o técnico que não foi solução no time do Atlético Mineiro a coisa de um mês seria a solução para o Flamengo. Um técnico que tem características parecidas com algumas que a torcida odiava no ZR. Ainda bem que ” Deus escalou ” e o Roger negou as 2 propostas do Fla. Ufa.

Pixotada: Maracanã. Me parece um erro levar o jogo da semifinal da Copa do Brasil para o Maracanã. Além do estado lamentável do gramado na nossa última apresentação por lá tem uma questão relacionada a postura institucional no caso. Algo mudou na relação com o consórcio, com o Estado e com os rivais quando o assunto é Maracanã? Continuaremos levando esse estádio nas costas e sendo espoliados com isso? Por outro lado…

Golaço: Maracanã. Por outro lado é inegável que o Maracanã lotado de Rubro Negros é uma marca de varias das conquistas em nossa gloriosa história. Sem falar que, dependendo do acordo fechado, os cofres Rubro Negros podem agradecer o reforço de caixa. Situação complexa. Eu não levaria o jogo pro Maracanã, de toda forma.

Golaço: Bandeira. Muito se falou nos últimos tempos sobre atitudes e situações nas quais o Bandeira esteve envolvido. Em algumas eu mesmo critiquei ele. Contudo, sua postura de manter o ZR até quando foi possível, mostrando convicção do trabalho que vinha sendo feita é elogiável. Infelizmente não deu certo como se esperava. Mas a atitude de evitar a rotatividade de técnicos é louvável. É um passo a frente na gestão do futebol. Que exista essa mesma paciência com o novo comandante.

Golaço: Rueda. Em que pese todas as dificuldades de adaptação que um técnico estrangeiro pode ter por essas bandas. Em que pese o péssimo momento do ano em que ele chega. Em que pese a falta de tempo para treinar e dar a cara dele ao time. Admito que foi uma solução ousada, apesar de ter sido uma segunda opção. Vamos torcer pra dar certo. Não no curto prazo, que se acontecer é lucro. Mas no médio e longo prazo. Por um 2018 melhor.

Seção Gato Mestre: Botafogo 0x1 Flamengo. Jogo fora de casa. Adversário num momento bem melhor. Estréia de um técnico novo. Tudo conspirando contra. Via de regra, nesses momentos, o Flamengo cresce. Isso sem falar que o faísca tem dificuldades de propor o jogo. Vale a torcida.

Luiz Henrique Amorim
contato@colunadoflamengo.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vou assinar embaixo, Luiz Henrique Amorim. Pq tenho a sensação que tb escrevi esse texto. SRN

    • Kkkkkkkk
      Muito obrigado.

      Abraços!!!

  • Luiz,

    eu até o momento que acabei de ler o que você colocou a cima, estava desacreditado no que poderia acontecer com o nosso FLAMENGO. Felizmente eu acabei vendo um pouco de esperança diante do exposto, muito obrigado por ser um dos torcedores coerentes ainda existentes por aqui, a anos não se via uma gestão no FLAMENGO como essa, levantou um time que só vivia em dívidas, até então a nossa grandeza era taxada como somente histórica, pois apesar de ganhar um título ali outro depois de muitos anos, sempre houve problemas na gestão, sempre houve problemas políticos que sempre deixava um nosso time como um clube “pequeno”, nos somos grandes, temos alma grande, nossa historia é grande e diante disso devemos nos fazer maior ainda, devemos passar por uma evolução para que sejamos a cada dia um time melhor. Essa gestão devolveu esse sonho ao nosso FLAMENGO, e infelizmente existem pessoas que querem destruir isso e mais infelizmente ainda tem torcedores comprando essa ideia…. Não sei se é por falta de inteligência ou pelo simples fato de querer ajudar essas pessoas a destruir o futuro desse TIME. Não podemos aceitar mais ser assim, o futuro nos espera e se a torcida acreditar nisso o FLAMENGO será maior que ontem e menor que amanha, se a gente acreditar nesse futuro ele chegará o mais rápido. Sei que temos uma cultura de querer tudo de imediato, sei também que ninguém muda de uma hora para outra, mas como torcedores de um time deste tamanho não podemos aceitar somente o que tivemos até hoje e sim acreditar que podemos ser maior a todo tempo, em dias de mudanças é um turbilhão de sentimentos, acontecimentos, queremos resultados rápidos, mas também devemos ter paciência e amanha ganharemos o mundo… Se continuar assim como estamos hoje, não haverá um futuro digno de FLAMENGO e sim vamos continuar sendo o que eramos a 2 anos atrás. FAÇO UM PEDIDO A MAIOR TORCIDA QUE EXISTE NESSE PLANETA……O FUTURO QUE NOS ESPERA DEPENDE DE NÓS MESMOS, DEPENDE DE ACREDITAR, DEPENDE DE APOIAR, DEPENDE SIM TAMBÉM DE COBRAR…MAS NÃO PODEMOS DEIXAR QUE PROBLEMAS QUE NÃO EXISTEM EM NOSSO TIME, AFETE ESSE FUTURO. VAMOS NOS FECHAR, VAMOS SABER ESPERAR PORQUE O AMANHA SERÁ O MELHOR PARA ESSE TIME GIGANTE… AS MUDANÇAS AS VEZES NÃO SÃO TÃO PERFEITAS NO INÍCIO MAS O FUTURO DEPENDE DE UM COMEÇO COM APOIO.

    • O que você critica se deve muito que torcida é algo muito passional… muito emocional. Então, principalmente em momentos ruins, a maior parte das pessoas “vê” as coisas com o coração…ou com o fígado…

      No mais, é por aí mesmo!!

      Abraços e muito obrigado!!!

  • Tava todo mundo esperando vc escrever a coluna “A Insanidade na Demissão de Zé Ricardo.” rs

    • Que maldade…rs

      A demissão do ZR se fez necessária, muito mais por conta do jogo do Vitória, onde ele mostrou que já não tinha mais segurança para implementar suas ideias do que por qualquer motivo. Além da “espiral de coisas”, da negatividade e da pressão que já existia sobre ele.

      Abraços!

  • Bom Dia, Luiz.

    Seção internet tem sempre razão:

    Fiquei curioso com a expressão mármore do inferno que você usou e fui pesquisar. Não sei se a informação procede mas existe uma explicação que diz que o mármore do inferno na realdade é, ao contrário do que muitos pensam, um lugar rico e próspero, localizado nas profundezas do Reino de Satã Negão, mais exatamente no Enésimo Círculo, o “Lar, Doce Lar” da zelite do Lado Negro da Força.

    Brincadeiras, ou falta do que fazer da minha pessoa, à parte, eu tenho curiosidade para saber o Organograma e “job description” da parte gerencial do Departamento de Futebol do Flamengo.

    Seria muito interessante também, ao final do ano, que fosse feito um balanço de forma a que pudéssemos entender o porque do discurso ter ficado tão longe da prática ao longo do ano em especial à utilização da base.

    O Flamengo tem investido continuamente na infra estrutura e formação de sua base. Mas qual é o objetivo final?

    – Vender jogadores.
    – Ser um Clube com mais chances de captar jogadores,
    – Ter jogadores para completar os 10 jogadores finais de um elenco de 35 a 38;
    – Ter no time titular pelo menos 40% de jogadores oriundos da base.
    – Outras ideias;

    SRN

    • Comentário nas colunas também é cultura…kkkkkkk

      Achei a sugestão pertinente.

      Sobre um dos objetivos… um elenco com 35 a 38 jogadores não é muito numeroso?

      No mais existem erros que precisam ser corrigidos e também existe o imponderável do futebol para explicar nossos resultados tão abaixo das expectativas.

      Mas acho fundamental lembrarmos que estamos no caminho certo. E que, cedo ou tarde, seguindo essa forma de gestão, chegaremos as muitos títulos.

      Abraços!!!

      • Luiz,

        Eu também acho 35 jogadores muita gente, mas não é mais ou menos esse o número médio que o Flamengo rodou até agora no ano?

        Veja que tem uma ironia na minha colocação. Eu disse os 10 jogadores finais do elenco. Em outras palavras, aquela opção só quando der tudo muito errado como por exemplo:

        Léo Duarte depois da saída repentina, mas bem vinda, do Wallace.
        Jorge só quando deu tudo errado na esquerda.

        O imponderável é do jogo, concordo, mas vejo o Flamengo sem ter definido realmente o que quer. Me passa a impressão de que estão todos aprendendo as funções ou visões maiores do Futebol.

        SRN

        • Ponto compreendido!!!

Comentários não são permitidos.