Saiba quais foram as etapas da recuperação de Guerrero para atuar contra o Botafogo

Compartilhe com os amigos

Guerrero se lesionou no início do mês em partida contra o Santos, pela Brasileirão. Era uma lesão grau 2 na coxa direita, o que não é um problema simples.

O Flamengo correu para deixa-lo em condições de atuar em pelo menos um dos jogos das semifinais da Copa do Brasil e deu certo. Guerrero atuou os 90 minutos e foi eleito o melhor da partida.

Ao globoesporte.com, o médico do Flamengo, Dr. Márcio Tannure detalhou como foi a recuperação de Guerrero. Ele destacou o profissionalismo do atacante e a qualidade da estrutura do clube.

Veja mais

PROGRAMAÇÃO
Primeiro fizemos uma programação da fisioterapia, do controle da lesão, para depois começar a aliviar a dor e iniciar um trabalho de cárdio. Depois ele iniciou uma transição gradual, no campo, a fim de fazer os movimentos exigidos no campo para irmos testando a aptidão dele.

Como sempre falamos, não gostamos de conceder prazos, mas sim etapas. Posso afirmar que ele conseguiu realizar todas as etapas num tempo mais curto do que poderíamos esperar. O profissionalismo dele foi fundamental, indo para o CT fim de semana, tratando em tempo integral.

Além disso, nada seria possível sem o excelente serviço prestado pelos nossos fisioterapeutas Fred Manhães, Mário Peixoto e Walteriano, dos médicos Dr. Gustavo Caldeira, Dr. Serafim (Borges) e João Marcelo e do preparador físico Roberto Oliveira, o Betinho.

RECUPERAÇÃO
Quando um atleta nosso está na fisioterapia, trabalhamos a parte aeróbica e cárdio do atleta para ele não perder muita performance, não ficar completamente parado. Foi o que aconteceu com o Guerrero. Nossos profissionais do Centro de Excelência em Performance não só o recuperaram 100% como o deixaram em condições de atuar os 90 minutos logo no primeiro jogo após o retorno.

Então, durante a recuperação da lesão na coxa, fazíamos, por exemplo, trabalhos na piscina, que tira o impacto. Ele exercitava os membros superiores na academia, entre outras coisas. Enfim, deu o resultado esperado.

PROFISSIONALISMO DO PERUANO
A ajuda externa que tivemos foi do próprio atleta. No Flamengo, hoje, o elenco encontra tudo que precisa, com profissionais capacitados para a melhor recuperação. E também sempre orientamos e estimulamos os atletas para que continuem com os mesmos hábitos fora do CT.

O Guerrero é extremamente profissional, fez por onde, seguiu o que foi programado e o obteve o êxito no final.

EXAMES E TRANSIÇÃO COM PREPARADOR FÍSICO
O trabalho de recuperação foi baseado nos exames clínicos e funcionais, junto com os de imagem, que tínhamos do atleta. A partir daí, nós médicos, os preparadores físicos, os fisioterapeutas e o consultor da Exos conversamos na nossa reunião diária e traçamos um plano de retorno gradual em função da lesão dele.

Depois, um de transição (para o campo), que é a parte realizada após a fisioterapia, com o preparador físico Betinho, responsável por esta importante função, que serve para diminuir a incidência de retorno da lesão, fato que não ocorre há muito tempo no clube.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também