Guerrero se lesionou no início do mês em partida contra o Santos, pela Brasileirão. Era uma lesão grau 2 na coxa direita, o que não é um problema simples.
O Flamengo correu para deixa-lo em condições de atuar em pelo menos um dos jogos das semifinais da Copa do Brasil e deu certo. Guerrero atuou os 90 minutos e foi eleito o melhor da partida.
Ao globoesporte.com, o médico do Flamengo, Dr. Márcio Tannure detalhou como foi a recuperação de Guerrero. Ele destacou o profissionalismo do atacante e a qualidade da estrutura do clube.
Veja mais
PROGRAMAÇÃO
Primeiro fizemos uma programação da fisioterapia, do controle da lesão, para depois começar a aliviar a dor e iniciar um trabalho de cárdio. Depois ele iniciou uma transição gradual, no campo, a fim de fazer os movimentos exigidos no campo para irmos testando a aptidão dele.
Como sempre falamos, não gostamos de conceder prazos, mas sim etapas. Posso afirmar que ele conseguiu realizar todas as etapas num tempo mais curto do que poderíamos esperar. O profissionalismo dele foi fundamental, indo para o CT fim de semana, tratando em tempo integral.
Além disso, nada seria possível sem o excelente serviço prestado pelos nossos fisioterapeutas Fred Manhães, Mário Peixoto e Walteriano, dos médicos Dr. Gustavo Caldeira, Dr. Serafim (Borges) e João Marcelo e do preparador físico Roberto Oliveira, o Betinho.
RECUPERAÇÃO
Quando um atleta nosso está na fisioterapia, trabalhamos a parte aeróbica e cárdio do atleta para ele não perder muita performance, não ficar completamente parado. Foi o que aconteceu com o Guerrero. Nossos profissionais do Centro de Excelência em Performance não só o recuperaram 100% como o deixaram em condições de atuar os 90 minutos logo no primeiro jogo após o retorno.
Então, durante a recuperação da lesão na coxa, fazíamos, por exemplo, trabalhos na piscina, que tira o impacto. Ele exercitava os membros superiores na academia, entre outras coisas. Enfim, deu o resultado esperado.
PROFISSIONALISMO DO PERUANO
A ajuda externa que tivemos foi do próprio atleta. No Flamengo, hoje, o elenco encontra tudo que precisa, com profissionais capacitados para a melhor recuperação. E também sempre orientamos e estimulamos os atletas para que continuem com os mesmos hábitos fora do CT.
O Guerrero é extremamente profissional, fez por onde, seguiu o que foi programado e o obteve o êxito no final.
EXAMES E TRANSIÇÃO COM PREPARADOR FÍSICO
O trabalho de recuperação foi baseado nos exames clínicos e funcionais, junto com os de imagem, que tínhamos do atleta. A partir daí, nós médicos, os preparadores físicos, os fisioterapeutas e o consultor da Exos conversamos na nossa reunião diária e traçamos um plano de retorno gradual em função da lesão dele.
Depois, um de transição (para o campo), que é a parte realizada após a fisioterapia, com o preparador físico Betinho, responsável por esta importante função, que serve para diminuir a incidência de retorno da lesão, fato que não ocorre há muito tempo no clube.
Gabigol irá deixar o Flamengo ao final desta temporada O atacante Gabigol anunciou que está…
Léo Ortiz é bem avaliado pela comissão técnica da Seleção Brasileira, seja como zagueiro ou…
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…