O ex-jogador e atualmente comentarista da ESPN, Zé Elias analisou a atual situação do Flamengo, levando em conta o fator histórico, comparando ao Corinthians, com o sucesso que o time paulista tem feito.
– O Corinthians nos últimos 9 anos, entre Mano Menezes e Tite, teve uma filosofia, uma forma de jogar, quando tentou mudar, nós vimos o que aconteceu no ano passado, com Cristóvão, com Oswaldo. Quando voltou o Carille, voltou aquela maneira de jogar, e nós estamos vendo resultados. O Flamengo tem por filosofia, na história, times mais técnicos, que jogam mais futebol, do meio pra frente com muita qualidade, aquele jogo bonito… – disse ele.
Zé Elias ainda falou sobre como acha que o Flamengo deve se portar em campo na atual situação.
– O momento do Flamengo hoje é o momento de botar o time ‘de qualquer jeito’ (jogando avançado) ou de colocar o time lá atrás? […] primeiro ‘vamos’ ter um pouquinho de segurança, pra justamente colocar o Diego pra jogar de uma forma mais tranquila, pra essa bola chegar um pouco mais redondinha pro Guerrero. – completou o comentarista.
Também concordo tem que começar a organizar o time primeiro na defesa mais como fazer isso com esse monte de boleiro no ataque não tem como deixar o diego e ribeiro sem jogar juntos o que deve ser feito é ensinar eles a marcar ou colocar o diego para jogar de volante saindo um pouco menos para o ataque e deixa o ribeiro mais solto.
talvez um 3-5-2, sem os laterais como alas. daí tem espaço para todo mundo.
Trauco não marca ninguém, nossos volantes não possuem poder de marcação, nenhum deles, ainda põe nossos atacantes pra acompanhar lateral… Da pena ver o Diego, Everton Ribeiro correndo atrás de lateral até a linha de fundo… Nossos zagueiros toda hora tomando bola nas costas, estão sempre correndo atrás dos atacantes adversários… Tá tudo errado!!! A primeira função do volante e lateral é defender, mas estão com essa modinha q volante tem q chegar à frente… Até concordo em partes quando no time não se tem a qualidade de um Diego, Everton Ribeiro, Guerrero, Vinicius Jr, geuvanio, Berrio e Everton…
Quem é Ze Elias?
Não tem q jogar na retranca, mas éo momento d acertar a defesa, tem q começar pela defesa, para d tomar gols e se vencer d 1×0 a principio tá bom, e depois arruma o resto, SRN
Falta o equilíbrio. o flamengo historicamente sempre jogou de forma ofensiva, mas hoje o futebol exige um esquema defensivo muito eficiente, mas com posse de bola, e todos participando. Não cabe um jogador que só faz uma coisa, isso não funciona mais o chamado futebol total, até goleiro participa. Todo mundo tem que marcar e se movimentar muito. o Zé não deu esse padrão tático ao Flamengo e teve tudo nas mãos, que outros não tiveram. Não pode reclamar de nada. Agora é ver quem vem…
O flamengo poderia e deveria jogar como a França de 2006,o segredo daquele time era “diminuir” o campo jogando compacto numa faixa de 30 metros..o problema é técnico pra fazer isso…o dunga fez na seleção…seria uma boa?
Descobriu a pólvora. O único retardado que não entendia isso era o ZR
Esta coluna não acrescentou nada! Não falou nada…
Fecha a rabiola e a boca, ZéLias.
Fiquei confuso agora. Tem que seguir a filosofia, o histórico do clube ou fechar a casinha?
Os últimos jogos do Flamengo, era todo mundo na frente igual um bando de cachorro louco, atacando de qualquer maneira e errando mais do que acertando.. time todo exposto atrás. Estar em quinto lugar na tabela é sorte.SRN