55 mil pra quê?

Compartilhe com os amigos

Salve, salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Essa semana a Nação teve a grande notícia de que o Flamengo assinou uma carta de intenção de compra de um terreno próximo à Av. Brasil, onde seria posteriormente erguido seu tão sonhado estádio próprio. Em entrevista recente à TV Coluna do Flamengo – assista aqui – Alexandre Wrobel, Vice-Presidente de patrimônio do clube, informou que o aparelho seria para 55 mil pessoas.

Aí eu lhes pergunto: Pra quê? Isso mesmo, pra quê? Por qual motivo seria construído um estádio desse porte se nossas médias de público são irrisórias e vêm caindo assustadoramente ao longo dos anos. Afora isso, ainda podemos observar alguns torcedores megalômanos que não aceitam estádio para menos de 80.000 pessoas. Pasmem! Um absurdo! Onde vivem? Em Marte?

Para termos uma ideia, se traçarmos um comparativo de 2015 a 2017, observamos queda significativa da média de público no Campeonato Brasileiro. Eis os números:
2015 – 30.962;
2016 – 24.542; e
2017 – 14.574.
Uma vergonha. Uma média absolutamente baixa em se tratando da maior torcida do Brasil.

Sendo assim, não se justificaria um investimento dessa monta para a construção de um estádio próprio se alguns fatores não forem observados (e já adianto aqui que CONCORDO INTEGRALMENTE com o estudo de viabilidade para esses 55 mil torcedores). O principal fator seria a precificação. Vocês viram quantas pessoas foram ontem à Ilha do Urubu para ver o jogo contra o Sport? Foram exatos 7.220 pagantes! Pífio! Horrível! Ridículo!!! Alguma coisa está errada. Como o Flamengo não consegue levar um público decente a seu estádio?

Alguns setores da Ilha do Urubu não ficaram cheios (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Se com um estádio acanhado para os padrões rubro-negros, como o da Ilha do Governador, onde comporta-se menos de 17.000 pessoas pagantes (devemos separar os visitantes e as gratuidades) o Flamengo não consegue lotar, imaginem se o novo estádio comportar 55 mil pessoas! Como ficaríamos? O Rio de Janeiro não precisa de mais um “Vazião”, já temos um na Rua José dos Reis nº 425 no Engenho de Dentro.

Se uma precificação correta não for observada, nosso novo estádio será motivo de chacota (e com razão) por parte da arco-íris. E outra, se só conseguimos encher estádio quando temos jogos mais importantes, pra que arcar com essa altíssima despesa? Que joguemos em outro estádio, que continuemos a utilizar o Maracanã, que já está pronto. Simples assim.

Algo tem que ser mudado, aliás muito deve ser mudado principalmente quanto aos preços praticados e ao programa de sócio-torcedor. Poderiam começar a acertar os preços destes ingressos e mudar a política de preços sobre eles. Como todos já perceberam, a tática de subir os preços para forçar a torcida a aderir ao programa de Sócio-Torcedor tem muitos pontos conflitantes.

Isso é comprovado pelos públicos sofríveis que temos visto em nosso novo estádio. O marketing do Flamengo deveria trabalhar para criar uma cultura onde os torcedores compareçam ao estádio sem que a importância dos jogos sejam fatores tão preponderantes para que um bom público esteja presente.

O sistema de carnê é uma aposta válida. Já que a fórmula atual do Campeonato Brasileiro permite sabermos a quantidade de jogos previamente, isso facilitaria a venda antecipada com descontos e garantiria uma taxa de ocupação média mais elevada. Isso é fácil de ser alcançado e uma campanha agressiva de marketing faria com que o clube pudesse basear-se mais precisamente quando planejar essa dotação em seus orçamentos. Ah, mas o brasileiro não tem cultura para carnê. Ótimo! Que o Flamengo trabalhe para que essa cultura mude!

Outra mudança que sugiro é no programa Nação Rubro-Negra. Deveria ser criado um sistema de pontuação. Definiriam-se critérios para pontos de assiduidade nas partidas e pontos mensais de acordo com o valor dos planos de sócios onde: quanto maior for a contribuição do ST, mais pontos mensais ele teria acrescido a seu “scout”, lembrando que a assiduidade deve ser mais importante do que o valor mensal de contribuição do associado. A priorização seria escalonada com base numa pontuação decrescente, onde quem possuir mais pontos acumulados tem direito anterior de compra aos de pontuação inferior. Justo e simples.

Além disso, quanto aos ST’s membos do programa que residem fora do estado do Rio de Janeiro, dar-se-ia prioridade de compra antes dos ST’s do RJ quando o Flamengo fosse jogar em suas praças. A meu ver, essa política de prioridade fará com que os sócios off-rio tenham alguma contrapartida e sintam-se mais abraçados com essa atitude do clube. Isso fatalmente traria mais ST’s de fora ao programa, pois eles sentir-se-iam prestigiados com essa priorização além de só estarem ajudando o clube a crescer.

Podemos dar ainda mais soluções do que essas duas opções de mudanças; eu destinaria um setor aos torcedores de baixa renda e pleiteio que poderia ser criado um setor prioritário ao público comum, onde as vendas seriam realizadas até uma certa data e, posteriormente, seriam ofertados os ingressos aos ST’s. Isso é perfeitamente factível. Basta boa vontade política da diretoria e uma certa compreensão do departamento de marketing do Flamengo. São ideias que devem ser estudadas.


Veja mais:


Vamos ver o que a diretoria fará em relação aos torcedores do Mengão quanto à politica adotada aos ingressos no novo estádio. Com mudanças simples, podemos agradar a todos. Isso é muito fácil. Diria que é uma molezinha. Basta mensurarmos pela taxa de ocupação do estádio. Quanto mais público médio, mais a diretoria está acertando na precificação. Uma coisa é certa: o poder de compra do brasileiro DEVE ser levado em consideração. Isso é fundamental! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É óbvio que a média de público desse ano é muito menor que os anos anteriores. É uma pena que os torcedores preferem ir só nos jogos do Maracanã.

  • Alguém avisa o gênio da coluna que para sediar a semi e final de libertadores tem q ter um estádio com capacidade mínima de 30/40 mil respectivamente.
    O que adiantaria fazer um estádio pequeno e no futuro ter q alugar o maracanã pra jogar uma final…
    Do mesmo jeito que tem critério antes de fazer o estádio teria que ter antes de escrever um post desses…
    Pelo amor de Deus.. E eu que reclama da coluna do Vinny
    #VoltaVinny

    • Se você ler a matéria, vai saber que o colunista diz que concorda com o estudo de viabilidade para um estádio para 55 mil pessoas.

      • Pelo o que eu li ele está contestando o tamanho do estádio pela média de público e o preço dos ingressos..

  • Denúncia, Ajudem à espalhar/repercutir: Gratuidades não podem ser vendidas? À, quadrilha de câmbistas que se instalou no Rio vendem essas Gratuidades, ou você pensa, que o Governo cria leis pensando na População, sobre tudo, os mais Carentes? Resposta: Lógico que não, o Governo criou essa Lei ( Gratuidades ) p/ abastecer à Quadrilha de Câmbistas que membros do Governo chefiam! Ou, você não sabia? O governo é oportunista, lembrem disso! SRN ?⚫

  • Meu esse cara ai so escreve texto lixo ….
    So mete o pau no flamengo ….
    Deve ser vascaíno,se a diretoria ajudar nos preços e o time estiver bem eh claro que a torcida vai,ou os jogos da libertadores nao estavam lotado ?

  • MONTEM UM TIME DIGNO DA CAMISA UM TIME FORTE CAPAZ DE FAZER FRENTE E VENCER E NAO ACUMULAR VEXAMES, AI SIM…A TORCIDA VOLTA. SRN

    • Amassou !
      E eu esperando esse palhaço falar do preço do ingresso e nada.
      Ele deve achar que o povo tá cagando dinheiro.

      • Time caro e ruim..quem paga para ver isso?? Eu heim..

  • O Beira Rio tem 51 mi lugares e o Inter ja pensa em amplia-lo para 58 mil. O Gremio ja esta no segundo(!) estadio de grande porte. Ambos tem uma media historica menor que a nossa no BR e disputam um estadual tao desinteressante quanto o carioca. Acho q nao podemos ter medo de construir o nosso com 55 mil, podendo ser ampliado depois.

  • Essas sugestões precisam ser encaminhadas ao Marketing do clube. Para pelo menos, serem avaliadas.

  • Fato 55 mil tá ótimo, ou ainda ficaremos dependendo de Maracanã toda vez que tivermos em fases decisivas, pega de exemplo o palmeiras ano passado, casa cheia, é claro que o time chamava, e como exemplo temos que pensar que o Flamengo tem 6 vezes mais torcedores que o Palmeiras.

    Falando da grandeza: fui esse ano ver Fla x Atlético na libertadores, sou de Minas Gerais e fui ao Rio Para ver o Cristo e o Flamengo, nosso time é grande, na minha cidade o Flamengo é maior que o cruzeiro e o galo.

  • Pensando bem, qual seria o PIOR dos cenários?
    1) Reformar o estádio da Gávea (30mil) à curto prazo e descobrir mais à frente que ele não dá conta da demanda de torcedores, sendo relegado para jogos menos importantes e obrigando-nos a utilizar o Maracanã;
    2) Construir um estágio de grande porte (60mil) à longo prazo e descobrir mais à frente que ele não consegue manter uma média acima de 30mil torcedores, nos obrigando a utilizar estádios de menor porte por questões de custo vs benefício.

    • 2)

    • Tudo mundo sabe que é inviável construir um estádio na Gávea … Se a Gávea fosse uma alternativa o Flamengo não tinha pegado o Estádio da Portuguesa

      • O problema não seria o impasse com os moradores do Leblon? &;-D

  • É preciso considerar que existe uma cegueira coletiva quanto ao assunto. Vejam bem estamos falando de Media de publico, Portanto são considerados todos, tanto os maiores como os menores e feita uma média. Portanto não tem como jogando em um estádio para 20 mil pessoas ter uma média maior que isso e nem próxima pois no Brasil a venda antecipada é irrisória, não se sabe ao certo nem a data correta dos jogos, assim o publico oscila de acordo com a fase do clube. Considerem que quanto maior o estádio será possível atingir uma media maior, pois em alguns jogos, clássicos e partidas importantes o estádio pode lotar e jogar a media lá no alto, resta ao clube achar o ponto de equilíbrio, quanto a parte financeira , mas a capacidade do estádio é fundamental para determinar uma média.

    • Concordo, basta ver o Corinthians!! Encontrou uma forma de praticamente ligar o estádio em quase todos ós jogos!! A questão não é o estádio ser grande e sim uma administração competente voltada a quantidade de público quê se pretende atingir, pensamento pequeno público pequeno, pensamento grande público grande, simples assim!!!

  • Era pra ser 100 mil lugares, com um estadio proprio torcedores do fla no munxo inteiro vão querer ver , vai ter muitas cqdeiras Cativas , fidelizações…

  • Amigo, discordo de você. O Estádio da Ilha é muito ruim de se chegar. Mal localizado. Super contra mão. Não tem comparação.
    Um estádio na brasil seria outra coisa.
    O motivo de não lotar é esse. Além de que, ninguém quer ir pra assistir os reservas do flamengo jogarem.

  • Tá escrevendo besteira!! É melhor ter ficado quieto. Não é assim que vai chamar a torcida novamente pros jogos.

    • Tem argumento melhor? &;-D

  • Texto de burro

  • Na realidade se o Fla focar nos matamata 90 mil e pouco mais o brasileirao nao tem jeito so os classicos e jogos decisivos pra lotar…

    • e assim se faz a media

  • Fábio
    Vc está realmente menosprezando a nação?
    Sabe quantas vezes em 2009 colocamos mais de 65 mil no Maracanã?
    Como vc quer lotar hj se o Flamengo abriu mão do campeonato?
    50, 55, 60 mil é um número perfeito para o nosso estádio sim, com boas campanhas vão faltar ingressos
    Acho que vc perdeu a oportunidade de ficar calado!

    • E outra coisa Fábio, se o Flamengo não colocar 55 mil no estádio próprio nenhum outro time do Brasil coloca irmão, basta fazer uma campanha digna que fica pequeno o estádio

      • Em 2009 os preços eram menores.

        • Sim, mas com nosso estádio e pacotes para os jogos acredito que podemos ter preços mais justos
          Barato acho que nunca mais

    • Disse bem: NO MARACANÃ… &;-D

  • Quem vai querer ver o Flamengo, que já entregou o brasileiro com esse timeco sem vibração. Infeliz coméntário do colunista. Estádio pro Flamengo tem que ser de 80 mil(estamos caminhando pra todo anos disputar todos os títulos), em jogos de menor expressão, faça-se um projeto que o anel superior seja fechado diminuindo os custos.

  • O ideal seria um estádio para 50 mil, e que no seu projeto, vislumbre à longo prazo uma expansão.

    Isso porque a nossa realidade é essa: clube nenhum consegue manter uma média anual sequer acima dos 40 mil torcedores. Não no momento atual do país, e não com os altíssimos custos que temos aqui.

    Vejo muita gente falando de estádio para 70 mil, 80 mil. Isso é completamente fora da nossa realidade. Um dia talvez a gente chegue lá.

  • O cara é louco , chama os que querem um estádio Grande de megalomaníaco, pergunta se mora em Marte e pede que escrevam com respeito ? Porra cara , tu que é de outro planeta !
    Depois mete a porrada na torcida, por baixa média , mas depois explica pq da média baixa. Juro que não entendo !
    Você tem memória curta ? 2014 teve copa, 2015 reforma , 2016 olimpíada e cadê nosso maraca ? 2017 foi Ilha e matava abandonado. Como vc quer ter média alta se jogamos em estádio para 20 mil , com ingresso nas alturas e o time se arrastando sem sangue ?
    Vc deve ser torcedor de Internet.
    Não sabe o que é média? Não sabe o que é o verdadeiro torcedor rubro negro.
    Se o time for bem, jogando com Raça e ingresso justo, vai lotar todo o jogo no Maraca. Vai ficar gente do lado de fora em jogos decisivos ….fato !
    Acorda cara !
    Tem muito torcedor falando , que nunca foi ao estádio. Outo dia discuti com um torcedor sobre esse assunto aqui nessa coluna, eu querendo estádio Grande ele pequeno, até descobri que morava na Bahia e nunca foi no Maracanã. …aaaaa aí é mole falar…..não passa aperto.
    Não esqueçam que o nosso Mengão sempre foi muito mal tratado e administrado, tenho pena da nossa torcida que sempre foi muito fiel e foi humilhada várias vezes em jogos medíocres, hoje vemos a potência que podemos ser ….Não somos vasco, flu, Palmeiras, Santos, atléticos, Cruzeiro e etc…55 mil para eles está bom…..
    Finalizo com uma pergunta. Se o Flamengo faz a campanha do Curintians , jogando no Maracanã, qual seria a média de público ?
    SRN
    sejam sócio torcedor !

    • Perfeito, esse colunista viajou demais!

    • Tem razão…pelo desenvolvimento do texto, do problema detectado com relação ao programa ST o título era pra ser justamente o contrário. Ou seja, deveria o título ser: “O Flamengo não é clube pra 55 mil”… Sou a favor de um estádio para 75/80 mil pessoas com dois andares, sendo q para determinados jogos de menor apelo os anéis superiores sejam fechados, etc, e estou de acordo apenas com as soluções apontadas no texto…

    • Não é o Palmeiras mesmo, lá eles não sabem o que é jogar pra 7.000 gatos pingados, lotam todos os jogos e dão rendas milionárias ao clube.

      • Sidnei, faça um comparativo na história entre as medias de Flamengo e Palmeiras que veras o absurdo que esta falando. Voce só pode estar comparando, quando o Fla esta sem o Maraca e ao mesmo tempo que eles lançaram o estadio deles, só pode irmão !

      • não esqueça uma coisa também , a média aritmética é a soma total dos termos dividida pelo número total de termos, com estádio pequeno , nunca faremos media boa. Quem vai ao estadio sabe como é a torcida do Fla, em um joga da 7 mil como falou e no outro bota 70 mil , onde se tivesse 100 vendia os 100 mil.

  • Só para os torcedores q não tem noção do tamanho do terreno, o novo estádio do Atlético de Madrid tem capacidade para 73 mil torcedores e o terreno tem 80 mil metros quadrados, o terreno do Flamengo tem 160 mil metros quadrados

    • Mas do Atlético custou 1 Bilhão . Estádio para 70-80 mil no Brasil vai custar de 1 Bilhão a 1 Bilhão e Meio .

      • O do Corinthians custou muito pq causa do projeto de luxo, banheiros de mármore e outras coisas q não terão no nosso estádio , segundo Alexandre wrobel, o custo do nosso estádio vai ficar entre 7mil cada lugar no estádio, então 81 mil lugares ficaria × 7 mil = 567 milhões de reais, fora o o q Flamengo pretende pagar no terreno algo em torno de 50 a 80 milhões de reais, então o custo final ficaria em 650 milhões de reais

  • Flamengo ficaria com uma renda líquida de 2 milhões por jogo, só q lotando o estádio o Flamengo iria recuperar boa parte desses descontos com lanchonetes, bares , restaurante, lojas do clube e um museu já q o terreno é muito grande, se as 81 pessoas deixarem de lucro cada uma 20 reais, Flamengo teria 1,6 milhões de reais por jogo, já q com ingressos baratos , uma ótima administração e time cada vez melhor, isso tudo faria o estádio ficar cheio todos os jogadores jogos

  • Eu apostaria em um estádio maior só q com ingressos mais baratos, existem outras formas de se ganhar dinheiro com o espaço sem ser com os altos preços dos ingressos, vamos ao meu exemplo:
    Faria um estádio para 81 mil pessoas , homenageando o ano do campeonato Mundial, sendo q 20% da capacidade seria para a gratuidade (16 mil), minha ideia de estádio teria 24 mil pessoas no setor norte ( 8 mil gratuidades), 24 mil pessoas no setor sul( sendo 8 mil gratuidades), 8 mil pessoas no setor oeste inferior, 8 mil pessoas no setor oeste superior, 8 mil pessoas no setor leste inferior, 8 mil pessoas no setor leste superior e 1 mil em um setor VIP, preço dos ingressos por setores:
    Norte 16 mil x 30= 480 mil
    Sul. 16mil x 30= 480 mil
    Oeste superior. 08mil x 60= 480 mil
    Leste superior 08mil ×60= 480mil
    Oeste inferior. 08mil x 80= 640 mil
    Leste inferior. 08mil x 80= 640 mil
    Setor VIP. 01mil × 100= 100 mil
    Renda total de 3.300 milhões de reias
    Agora vamos aos descontos, usando como base os gastos do Maracanã:
    330 mil 10% da Ferj
    120 mil gaz, água e luz
    200mil confecção e venda de ingressos
    100 mil de taxas extras
    550 mil de custo operacional
    1.300 milhões de reias de descontos

  • O maior problema para mim são os preços dos ingressos

    • Fato

  • Lembrando q dos 55 mil lugares , 11 mil serão destinados a gratuidade, então de fato teremos um estádio para 44 mil pessoas!!

    • 44 mil pagantes.

      • Sim, 44 mil pagantes

    • Porque gratuidades? Porque 11mil? Alguma lei vigente?

      • Sim, é lei q 20% seja destinado a gratuidade, mesmo se não forem utilizados eles , os mesmos não podem ser vendidos!!

        • Tá explicado

          • Carlos, é assim que funciona essa Lei de Gratuidades, infelizmente!
            Ela, serve unicamente p/ abastecer à Quadrilha de Câmbistas. Governo não pensa na População, Eles pensam nos seus bolsos. Ajude à denunciar esse absurdo, compartilhe geral, Obrigado!
            SRN ?⚫

          • Carlos, denuncie, faça chegar à grande mídia. Eu, já fiz à denúncia ao Mauro Cezar, falei c/ Ele em seu Instagram e pedi uma reportagem abordando esse tema. Faça, o mesmo c/ todos os repórteres porquê são Eles que fazem repercutir, dão voz ao tema!
            SRN ?⚫

        • Putz… proporção absurda para algo que sequer deveria existir.

        • Wellington, às Gratuidades não podem ser vendidas? À, quadrilha de câmbistas que se instalou no Rio vendem essas Gratuidades, ou você pensa que o Governo cria leis pensando na População, sobre tudo, os mais Carentes? Resposta: Lógico que não, o Governo criou essa Lei ( Gratuidades ) p/ abastecer à Quadrilha de Câmbistas que membros do Governo chefiam! Ou, você não sabia? O governo é oportunista, lembre disso! SRN ?⚫

          • Fiscalização é a palavra q tinha q valer nessa hora, então com o estádio próprio o Flamengo deveria fiscalizar!!

  • Não concordo com o exposto! O Flamengo (e acho que ninguém) não faria uma obra desta magnitude baseado apenas em dados do momento. É preciso, além de tudo, fazer uma projeção baseado no potencial do Clube, que diga-se de passagem é gigantesco. Não se pode comparar a Ilha do Urubu (que o hoje cumpre com seu objetivo) com o futuro estádio que o Flamengo planeja construir na Av. Brasil, por diversos fatores, como localização e a sensação/satisfação do torcedor em entrar numa casa genuinamente flamenguista. Este, talvez, seja o fator preponderante para que todos esses números negativos se revertam em positivos. Enfim, rubro-negro que é rubro-negro sabe que um estádio para 55 mil apaixonados, daqui uns três ou cinco anos, será muito pequeno, e muitos farão a seguinte pergunta: Por que o Flamengo não fez um estádio para 80 mil espectadores? SRM

  • O grande problema da diretoria é de não dar muita vantagem p quem já é ST.

  • TB NÃO CONCORDO COM ESSE PENSAMENTO DE UM ESTÁDIO COM MENOS CAPACIDADE.ESTAMOS ATRAVESSANDO POR UMA GRAVE CRISE FINANCEIRA NO PAÍS.E A ILHA DO URUBU NÃO É VIÁVEL POR CAUSA DO TRANSPORTE E DOS ENGARRAFAMENTOS.A localização desse novo estádio é boa para quem mora em todas as regiões.
    Parabéns p a diretoria.

  • O texto começa com comparativos equivocados mas vai melhorando e no fim fala algo muito correto: se a precificação continuar esta, não adianta ter estádio grande. Os preços precisam baixar com urgência. A Ilha do Urubu deveria estar SEMPRE LOTADA. Tem algo sim de muito errado nos preços. Baixem, se o torcedor parar de frequentar estádio as novas gerações serão bem menos interessadas pelo Mengão. Parem de olhar só o curto prazo. Paz!

  • Não concordo com sua opinião, parabéns a diretoria rubro negra

  • Vou te contar, o FLA, passou décadas e mais décadas c/ um Estádio p/ 5 à 10 mil Pessoas na Gávea que dá até Vergonha de Chamar aquilo de Estádio e agora que se propuseram à fazer um p/ mais de 50 mil tem pessoas que arrumam mil problemas. Como diz o ditado: Nem Jesus agradou à Todos!
    SRN ?⚫

  • A medía vem caindo devido aos preços absurdos, mas esse fator não é falado, coloca a medía de preços na epoca que o maracana colocava 80 mil pessoas, não estou defendendo estadio grande mas esse numero também era pra ser falado.

  • Vejo vários flamenguistas falando um estádio de 70 ou 90 mil lugares,amigos pensem bem 55.000 e uma excelente numero além do custo da manutenção que não e barato.
    Vamos apoiar essa diretoria e que deu credibilidade ao nosso time do Coração,tirou o time do buraco e de falência tornando uma grande potencia e um time que tem seus próprios recursos.
    As empresas que estão interessadas do naming rights
    Mrv
    Allianz
    a outra não sei

    • Também acho o tamanho ideal para os padrões modernos. Estádios para mais de 60000 pessoas estão ficando inviáveis.

  • Talvez o que esse cara não entendeu é num negócio de construção de um estádio há o naming rights, que é uma parcela significativa da equação. E que só se vende isso pra quem quer que TODOS os jogos sejam lá, principalmente os jogos de grande apelo. Então, é IMPOSSÍVEL jogar finais no Maraca. Ou então, ninguém faz contrato pelos naming rights.

    • Exato, Você deu à Cartada Final!!! SRN ?⚫

    • Naming Rights com a Globo?
      Arena Corinthians, Arena Flamengo, Arena Palmeiras. Não existe naming rights no Brasil.

  • Essa sua análise faria algum sentido se você a tivesse feito no final de todo o seu raciocínio. Primeiro você analisa a média de público do passado até agora. Ótimo, perfeito. Essa análise é valida exatamente para ser feito o que você propõe após a sua conclusão (repito… uma conclusão não deveria ser feita após todo o desenvolvimento?). Pois após analisar o passado, você faz sugestões para mudanças no cenário.
    É exatamente isso o que a diretoria deve fazer e acredito fortemente que está fazendo. Considerar o passado para promover mudanças que refletirão em estádio cheio em todos os jogos (vendas de pacotes, programa de sócio torcedor compatível, etc.) e isso virá quando o Flamengo conseguir ter um elenco competitivo de forma sustentável.
    Aí sim, chego à conclusão que um estádio deve ser pensado para um futuro próximo e também a médio e longo prazo, uma vez que é um bem que vai durar décadas!
    Ainda assim, pensando somente no passado e no presente, como faríamos em jogos importantes? Teremos um estádio para 30.000 pessoas e em jogos maiores, vamos novamente recorrer ao corrupto Maracanã? Creio não ser a melhor solução…

    SRN

  • entre 55 mil e 77 mil números, visto que o Flamengo não pensa em um estádio apenas, considerando que a gávea ficará para os jogos “pequenos” o estádio maior; para jogos decisivos, de maior apelo como libertadores e finais de copa do Brasil e de campeonato brasileiro!

  • Um exemplo de Estádio bem bacana é o Estádio do Dragão, Porto, Portugal.
    Quem, tiver à oportunidade de pesquisar procure pelo estádio no Google e depois deixe o seu Comentário!
    SRN ?⚫

  • #estádiodomengãojá

  • 55 mil pra quê?
    Vamos aos fatos: Exemplo, vamos pôr, que o FLAMENGO engata excelentes campeonatos e vamos pegar uma média ( Exemplo ) de 10 jogos/partidas seguidas c/ um Público médio de 50000 Ingressos/Pagantes ao valor de R$: 50,00 Ingresso/Pagante teríamos uma renda bruta de R$: 25000000,00 Milhões.
    Está, explicado, porquê o Governo/Rio sempre foi contra o FLA de construir o seu Estádio, quem vai sustentar a Galinha/Maracanã de ovos de ouro do Estado/Políticos/FERJ. Se, o FLA não tomar providências esse cenário nunca vai mudar e o Bandeira/Cúpula sabem, e, nós, Nação, temos que ficar atentos a tudo e à todos do Governo/Corrupção porquê vão atacar o Bandeira/Cúpula de todas as formas p/ tentar jogar à Nação contra!
    Bandeira, estou contigo e não abro, #EstadiodoMengaoJa
    SRN ?⚫

  • Entendo que são todas boas idéias. Mas para mantermos o estádio sempre cheio temos apenas que estabelecer o preço de acordo com a importância do jogo. Já o critério para obtenção dos ingressos é o que entendo que deve ser discutido. Um estádio para 55 mil no local que pretendem construir está bom.

  • Pessoas que chamam de megalômanos os que pedem um estádio para 80 mil, não viram o Flamengo das décadas de 80 e 90. Não é possível. A questão está realmente no preço do ingresso, porque torcida pra lotar qualquer estádio temos da mesma forma que sempre tivemos.

  • Estádio tem que ser para 70 mil com a geral, 50 mil para sócios e outros 20 para não sócios, gratuidades e visitantes, porque se vier um de fora do brasil querer ver o Fla não vai poder porque não é sócio e vai ser excluido? A diretoria montando time campeão, forte para ganhar titulos o estádio pode ficar sempre lotado e preços populares na geral, a maior parte do lucro vai para o Fla então poderá cobrar preços acessíveis e agradar a torcida tanto sócios como os mais humildes financeiramente! Simples!

  • Todos os clubes que ganharam, ou fizeram estádios novos, dobrararam ou aumentaram significativamente a média de público…

  • Mas tem que se ter em mente que um cara que recebe um salário mínimo por exemplo com uns descontos e tudo fica com uns 800.
    Vai ficar pagando 100 pra ir 1 jogo fora comida/passagem.
    Que fique uns 150 por jogo como ir em uma 2 jogos e viver o resto do mês ?

  • Replicando um comentário que fiz: porque não partir para uma ação mais segura? À curto e médio prazo, o Flamengo zera as suas dívidas e reformula a Gávea para dispor de um local de pelo menos 25mil. Assim que o clube alcançar patamares mais alto e a Gávea não tiver mais condições de suportar um grande público, aí sim considerar a construção de um estádio de grande porte (se até lá, não tiver conquistado a concessão do Maracanã)? &;-D

  • Eu ouvi dizer que uma boa parte do estádio seria popular

  • É mas estávamos sem estádio!!!
    E agora temos um pequeno e com um preço absurdo!!!
    Se fizer um q de pra cobrar em media uns R$50,00 vai lotar sempre!!!

  • Você está certo!
    Aposto que a maioria dos megalômanos que bradam por um estádio para 100 mil pessoas sequer são frequentadores de estádio. Devem ir vez ou outra… Alguns nem moram no RJ!
    Apenas acham bonititinho ver e ouvir um estádio grande e cheio pela TV…

  • É só colocar preço justo, que o torcedor volta, isso é fato!

  • Será que vão fazer do valão um lago
    Tipo taj mahal

  • Pega a média de público no antigo Maracanã quando o Flamengo brigava contra o rebaixamento, preços populares e custo de operação baixo = Casa cheia.
    Flamengo tem potencial pra ter uma média de público maior que a do Borussia. Já passou da hora de termos o estádio próprio, padrão Flamengo e não “FIFA”, sócio torcedor popular de 10 reais e a diretoria parar de ser tarada em colocar ingresso de burguês, o pulmão do Flamengo é o povão

  • Só uma pergunta futura:
    Naquele terreno próximo a FIOCRUZ existem uns valões podres. Onde fica nessa maquete?

  • 55 mil tá ótimo…. Claro que um de 70 mil se fosse pra ter media de 50 mil seria show, mas hoje não comporta isso brasil… Mas 55 mil sim… Porque o fla deve ficar com media de 40 mil… Basta ver o porco que antes só jogava pra 20 mil e hoje tem as melhores médias…

  • Tem que pensar muito bem nesse número, o Flamengo com estádio próprio, com dinheiro para montar bons time e alguém que realmente entenda de futebol, como VP de futebol, o time disputando e bem todas as competições, esse número vai ser pequeno.Flamengo já jogou para mais de 150 mil pessoas, eu sei que esse número hoje não dá mas, 55 mil eu acho pouco, faça com 2 níveis bem definidos, jogo pequeno abra apenas o nível inferior, os grandes jogos abra tudo, que mesmo assim ficará muita gente do lado de fora, estão subestimando a torcida do “MAIS QUERIDO”.

  • 2015 – 30.962 —- Jogando no maracanã (não me lembro como foi esse ano em relação a estadio se alguém puder me corrigir por favor faça).
    2016 – 24.542; —- Fazendo turnê pelo brasil jogando em estádios pequenos (Kleber Andrade) e em elefantes brancos da copa (Mané Garrincha)
    2017 – 14.574.—- Jogando em um estadio pequeno praticamente o ano todo (Ilha do Urubu comportando aprox. 22 mil pessoas ) e maracanã para jogos muito específicos (Lotaram todos).

    Não precisa ser um genio e nem um colunista pra entender a baixa na media de torcida, apenas pensar um pouco.

    • Lembrando que em 2009 a média foi superior à 40mil e tem a libertadores em que sempre vai estar lotado.

  • Como tem colunista incapaz de raciocinar nessa coluna, reclamam demais, fazem de menos e acrescentam pouco para o clube. Entenda bem, uma vez o Flamengo tendo um estádio próprio ele será completamente diferente de tudo o que já vivemos até hoje. Pega por exemplo o Palmeiras, tinha essa média de publico no antigo palestra? De forma alguma…O estadio do Flamengo, será do clube, SOMENTE isso já é um atrativo a parte, se for bem feito (e eu acredito que será) terá outras formas de cativar o torcedor, alinha-se a uma cobertura, bons assentos, banheiros, bares, enfim, toda uma estrutura bem montada leva mais gente ao estádio. Criticar a Ilha por que não enche? Ora bolas, quem sai de casa, com sol quente, com família pra ir num jogo num estádio que mais parece uma arena de rodeio? E o pior pagando preço de arena pra isso? Dificil né? Coloque um estádio decente, com acessibilidade (incluo a cidade olímpica nessa aí também) e outras comodidades que vocês verão se a torcida não vai.

  • ERRADO ERRADO ERRADO… Me desculpem, mas essas medias de publico de 2017, 2016 e 2015 estao todas sub-contabilizadas. Nesses 3 anos, ficamos sem o Maraca e tivemos q jogar a grande maioria em estadios pequenos (Principalmente na Ilha do Urubu e Cariacica). Se tivéssemos o Maracana disponivel, essas medias seriam bem maiores, pois tivemos muitos muitos jogos em que lotamos esses pequenos estadios mas q se houvesse mais espaco, venderiamos o dobro ou triplo de ingressos… E OUTRA, isso de media é bem relativo, vai depender sobretudo da capacidade do time estar ou nao disputado o titulo… Vejam vcs q nas ultimas 3 rodadas, tivemos publicos abaixo de 10 mil no Brasileirao, pois praticamente nao temos mais chance. Mas vejam os públicos da Copa do Brasil ou mesmo na Libertadores no Maracana, todos jogos entupidos com super rendas… E TEM MAIS… nao podemos calcular um estadio somente pelo histórico passado, mas sim tmb pela perspectiva futura, pois agora q estamos nos organizando dentro e fora de campo, estaremos cada vez mais fortes e teremos cada vez mais demanda… OU SEJA : 55 mil sera POUCO, sim, sera POUCO daqui 5 ou 10… e ai ?? Vamos demolir o estadio e fazer um maior ?? Temos q ter um projeto escalonado p um estadio de 80 mil lugares… onde se inaugura agora os módulos para 40 ou 55 mil, mas ja deixemos pronto o projeto de expansão pois esse sera necessário e inevitável, principalmente se tivermos 1 ou 2 setores com preços populares !!! SRN !!

  • Projeto está correto. Se quer pressionar o governo pelo Maraca tem que mostrar que não vai depender dele

    • Estou achando que esse lance do estádio é um blefe da diretoria… &;-D

      • Creio que não. Um blefe e o governo pagando pra ver deixaria o Mengão mal na história.

  • 55 mil excelente número! Abaixem o preço dos ingressos que quase todo jogo lotará! Pode ser que não lote apenas em jogos do carioca. Pq é um campeonato dessinteressante! Em relação a os programas de ST com prioridade para quem mora fora do Rio e para quem é assíduo nos jogos, que sitados no texto são excelentes idéias que estimulam o torcedor que não é sócio a ser sócio.

  • Acho essa observação um pouco equivocada ,existem dois pontos cruciais podemos ressaltar;uma seria a localização da ilha questão logística e segurança outro fator são os valores absurdos dos ingressos ninguém de classe média sem citar as outras quer gastar 200 reais por jogo lógico envolvendo alimentação transporte etc. Não vai ser diferente se inventarem um estádio em lugar realmente deplorável para as famílias se deslocarem!Eu sou torcedor assíduo no Maracanã desde dos anos 80 ,acho que a diretoria tem UE olhar com mais carinho p zona oeste (Cidade olímpica)muito mais viável já contamos com transporte muito mais efetivo para o local !do contrário esse esvaziamento vai continuar,saudações!

  • Pra quê ? Só pode ser brincadeira essa pergunta.

  • Se for pra fazer um estádio pra menos que isso que fique na ilha do urubu. SRN

  • Foi na ferida e está correto.
    O ingresso é caro,o sócio torcedor não tem contrapartidas e a torcida ,muito por conta dos preços altos, só aparece em grandes jogos.
    55, 60 mil esta de muito bom tamanho.

  • Primeiro que você coloca pesquisa de média de público sendo que no ano de 2016 jogamos sem o Maracanã e em praticamente esse ano todo TB só em jogos decisivos fomos para lá …. Segundo o preço dos ingressos e consequentemente o baixo público reflete polo alto custo operacional tanto do Maracanã quanto da ilha pq temos que colocar MT mais seguras no local por conta da fragilidade do bairro …. E por último com o estádio além de ganhar dinheiro com a venda do nome …bar …. restaurante ….o estádio certamente terá setor de preço popular … Então para de falar merda …reclama se não tem estádio ….. reclama se vai fazer …não fode ne

  • Esse jogo não deu alto o público porque tem jogo mais importante no meio da semana. O torcedor não vai gastar dinheiro a toa. Mais concordo não precisa gastar muita grana em estádios maiores. Até porque a média é baixa.

  • Discordo de tudo. Um estádio próprio revitalizaria o orgulho dos torcedores e com certeza essa média aumentaria muito. E com o clube colocando as contas em dia, vamos ter times cada vez mais fortes e brigando nas cabeças por todos os campeonatos que disputar, o que aumenta o interesse do torcedor. E o principal argumento pra mim é: um estádio é pra sempre. Daqui a dez, vinte, cem anos a realidade será outra. E aí, vamos fazer o quê com um estádio pequeno? Construir um estádio maior? Não podemos ser imediatistas. Um estádio é para a eternidade. Quem garante que daqui ha 50 anos não vamos precisar de um que comporte 100 mil. As coisas mudam muito rápido. Vamos pensar lá na frente, nas próximas gerações de rubro-negros, não só na nossa.

  • Concordo com o fato se ser presciso mudar os valores dos ingressos e etc…Porém a partr que ridiculariza a nossa torcida de maneira totalmente tendenciosa é risorio colocou medias de 2015-2017 ok… mas nao explica que em 2016 nao tinhamos onde jogar? Tmb nao coloca o fato de preços absurdos em 2017 e o fato de nao estarmos disputando mais nda no brasileiro? Achei muito tendensioso and 2015 brigarvamos pra nao cair os preços de ingressos eram baixos e tinhamos o maracanã disponivel a temporada inteira.

  • muitas ideias, poucas atitudes. o futebol apresentado, os jogadores nivel serie C que temos no elenco e a realidade do povo brasilieiro o ingresso não deveria jamais passar de 30 reais, com isso um pai poderia levar seu filho, amigos de bar, amigos da escola, da rua ir ao estadio, o que tem demais em um estadio para se pagar 120 reais, o hino?, tv no banheiro? temos mau-mau uma partida ruim. o clube tem que levar o povo para o estadio, tem que conhecer o método que a NBA ou melhor os americanos usam para que seus eventos sejam prestigiados, um dia os dirigentes vão descobrir que o estadio lotado e mais atraente tanto para o seu patrocínio quanto para o time.

  • Que matéria besta! independentemente da média de público que o flamengo vem tendo,que muito tem a ver com ingressos caríssimos que tem se cobrado,um clube com com a grandeza do flamengo precisa ter seu estádio próprio, e não ficar jogando em estádio pequeno ou aluguel de maracanã!

  • Li apenas o começo da matéria e não preciso ler o resto, mentira li tudo, gente essa imprensa pra detonar o Fla é especialista. Hj o Fla está no tribunal respondendo sobre os acontecimentos do primeiro jogo contra o Cruzeiro, graças a quem? A Globo que fez uma novela em cima de dois acontecimentos: Torcedores pulando alambrado de setor e meia duzia sem ingresso ou que compraram ingresso falso, bem mais barato e nem se tocaram que algo tinha de errado, fizeram a maior arruaça por isso, mas a Globo dimensionou muito até conseguir que alguem julgasse. Bom agora que o Fla vai construir o proprio estádio, ficam contestando a capacidade com a unica intenção: evitar que o Fla cresça. Pois bem, pra mim o Fla precisa de no minimo 80.000 e construir na gávea um estádio pra 20.000. Simples assim, eita dor de joelho, porque o cotovelo já era.

  • 55 mil a 60 mil nao é um absurdo… teremos uma politica de fidelidade pro st tbm, o que ajuda a manter a media alta.

  • Com toda certeza podemos colocar até 100 mil, mas com esse absurdo de preço para os ingressos, não da ne. O flamengo sempre foi a favela, os que deixavam de pagar aquela conta pra estar ali cantando. Hoje se vê uma torcida que não tem tanta alma assim. Não me conformo ir aos jogos e ver pessoas mais interessada em fotos do que em torcer… Mas esses valores nos forçam a ser torcido e mtos acham que por alguns não serem sócio não ajuda o clube. Sendo que compro camisas originais e pago por ingressos caros. Minha opinião

  • Pontos importantes a se dizer.
    O estádio da ilha do urubu é muito contramão pra quem não mora na ilha do governador.

    Os preços dos ingressos são caros demais para os torcedores irem a todos os jogos , mesmo sendo sócio torcedor.

    A partida da competição a ser disputada influencia também , já que no brasileiro praticamente a vaca foi pro brejo , já nas outras competições mata-mata ainda estamos com chances de títulos.

    O estádio pra 55 mil , digamos que tirando gratuidades e meia entrada , vendesse 40 mil ingressos com preço de 50 reais a inteira , só aí teria 2 milhões de reais , fora meia entrada e produtos vendidos nas partidas (bebidas , comidas , etc…)
    Daria uma boa renda e não seria tão caro o ingresso.

    Ou então constrói um estádio com capacidade mínima permitida pela Commenbol pra depois não ter dor de cabeça precisando alugar estádio dos outros.

  • Média de Público é uma UTOPIA! Esse Estádio com mais de 50 mil que o fla está querendo fazer é mais para jogos grandes e com grande apelo de público para NÃO MAIS DEPENDERMOS DA MÁFIA DO MARACANÃ…Com o fla em boa fase, de 40 jogos em casa no ano (estimativa), teremos no mínimo uns 20 jogos decisivos no ano com lotação máxima, e uns 10 jogos com lotação média! Os demais jogos, com baixo apelo de público, joga em Volta Redonda, ou na própria gávea, se fizerem o Estádio para 25 mil…MARACANÁ SÓ EM CLÁSSICOS!

    PORTANTO, FAZ DOIS ESTÁDIOS: 55 MIL NA AVENIDA BRASIL e 25 MIL NA GÁVEA! Resolvido o problema! quem não tinha estádio terá 3, incluíndo o Maraca simbolicamente para matar os antis kkkkkkk

  • Publicação sem conteúdo! Estagiário? Ou anti? Apaga isso! Flamengo é a maior torcida do mundo, e lembre-se; estamos sendo geridos por um grupo de executivos do mais alto escalão, sendo assim procure saber mais sobre a INSTITUIÇÃO cujo o nome nada mais é que CLUBE DE REGATAS FLAMENGO!

  • Com um ingresso desses não dá…país de 3 mundo querendo ter estádio de 1 mundo …e até os q não são,vão na onda e acham q são….
    Enfim,ingresso tinha q ser nde 30 a 80 reais no máximo…um cidadão q ganha 1800, 2000 reais por mês,tendo q pagar prestação de carro ou moto,as vezes aluguel, compra do mês,etc…vai pagar 200 no ingresso como?

    • Perfeita analise, Sem contar q 1800, 2mil não é pra todo mundo, tem muitos q é na base do salário mínimo msmo

  • ótima análise, para jogo grande usa o maraca mesmo, jogo pequeno usa a ilha

  • Vários fatores desempolgam os torcedores de pagar um valor alto nos ingressos.

  • Eu fico impressionado como as pessoas começam a fazer comparação esdruxulas.
    Primeiro, não podemos comparar média de público se a capacidade dos estádios utilizados nos três períodos são completamente diferente. É claro que a média de público em 2017 vai ser menor. O estádio só tem capacidade para 20.000 pessoas.

    Como podeira ser maior que os outros anos? Quer comparar? Olha a taxa de ocupação nos jogos.

  • Nem perdi meu tempo lendo tudo uma coisa tão idiota, só escreveu merda, quer estádio pequeno para público pequeno vai torcer para o Botafogo

    • Ainda bem que parei na segunda linha…

    • Sério? E o que dizer do seu comentário? &;-D

    • Seu imbecil primeiramente volta para escola para estudar interpretação de texto, aonde está escrito que queria estádio pequeno? falava de custos…. acho correto Flamengo fazer estádio de 55 mil, mas com custo operacional baixo, como do Grêmio, Atlético-PR, futuramente do Atlético-MG.

  • Colunista fraco… Flamengo não esta colocando muito torcedor pq cada hora esta em um lugar! Acorda e para de fazer esses debates ridículos!

  • Que matéria horrível rapa,tu não sabe o que é Flamengo não,a séculos sonhamos com nosso estádio e querem fazer uma caixa de fósforo,para 55 mil,tão maluco,tem que ter a mesma capacidade no mínimo do Maracanã,com certeza ia ser sucesso de público,tudo seria novidade pra naçao rubro negra,colocava 50.000de sócio e30.000 de torcedor normal,com uma geral igual a do antigo maracanã cercando todo o anel do estádio…….SRN

  • Boa matéria mas o pessoal do coluna não está pensando na evolução do clube… A marca Flamengo é forte demais e com o passar dos anos vai ser maior ainda… Sendo maior ainda atrai investimentos e com tal o mercado nos abraça e a grana nos cofres do clube só aumenta… Uma ação conduz a outra e grandes e qualificados elencos serão montados… Junte isso a uma arena para 55 mil que é lotação e renda certa.

    Olhar além do campo mediocre do padrão FIFA burguês.

    Flamengo, mais do que um clube, uma nação.

    • “Boa matéria mas o pessoal do coluna não está pensando na evolução do clube.” — Porque não partir para uma ação mais segura? À curto e médio prazo, o Flamengo zera as suas dívidas e reformula a Gávea para dispor de um local de pelo menos 25mil. Assim que o clube alcançar patamares mais alto e a Gávea não tiver mais condições de suportar um grande público, aí sim considerar a construção de um estádio de grande porte? &;-D

  • Que texto fraco, é obvio que a media seria diferente com estadio próprio, seria bem maior, por diversos fatores, que eu poderia citar num texto de 100 linhas. E chega de virar chacota precisamos de uma casa de acordo com o tamanho de nosssa torcida.

  • A média atual não chega nem perto do que será com um estádio próprio de grande porte. Teremos um grande aumento no sócio torcedor e menos despesas com aluguéis, além de maior autonomia para negociar as placas de publicidade de dentro de campo. Com menos custos e mais receitas, teríamos a possibilidade de baixar o preço dos ingressos e fidelizar o sócio torcedor que vai ao jogo sempre, assim como é o caso de Palmeiras e Corinthians.

  • Essa media não serve de base, não temos estádio, jogamos em um puxadinho improvisado, os clubes que possuem Arenas modernas e confortàveis possuem médias bem melhores que essa vide Curinthia. Parmera, Grêmio, Inter.

  • Dizer que o Flamengo não possa ter um estádio pra 55 mil torcedores é desconhecer totalmente a história da torcida do clube.
    O que precisa ser melhorado é a maneira como o Flamengo atrai seu torcedor, sempre cobrando caro e muitas vezes o serviço sendo mal prestado, vejo ST com dificuldade pra comprar ingressos por falha do sistema de cartão.
    O Flamengo é um clube com dimensões nacionais, mas NUNCA vendeu um jogo pra o país inteiro, irônico?

  • Fabio, me identifiquei e muito, com seu pensamento, apesar de tudo, Na juazeirense ( clube do qual da minha cidade, que conseguiu o acesso para série C de 2018). Passei pro isso, aplicamos uma venda de 150 reais, o ano todo ( Poderia pagar em 5×30 reais) e teria direito aos 5 jogos do bahiano e + copa nordeste + série D. Foi um sucesso. Pelo fato de depois mesmo o ( clube indo longe como falei garantiu o acesso) os preços não variaram, e quem adquiriu o plano só pagou os mesmo 150/ano e teve acesso a todos jogos.
    No flamengo, o estádio próprio, seria uma maravilha, botaria uma média de +40 mil( pq eu digo isso, ) sou estudante de engenharia civil, e colaborador na juazeirense. você construindo um estádio com setor popular ( o Do Borussia é assim) você faz um plano, e ingressos de 20 a 50 reais nesses setores. e o Plano ST fica a briga entre eles lá pelo restante das vagas.
    o problema da Ilha do Urubu, foi que sempre é melhor começar do zero do que fazer reformas, o Flamengo estabelece os preços tendo em vista o dinheiro investido ( 15 milhões) ele divide em 6( 3 anos podendo ser prorrogado pro + 3) anos (15/6) da 2,5 milhões por ano, e de pois divide por mês ( quase 210 mil) ai o clube faz, 6 jogos em casa, ele pega e divide esses 210 mil ( pelo 6 jogos) toda vez que o flamengo for jogar lá, já tem 35 mil para se pagar de construção, e mais o custo operacional no dia do jogo, por isso sai caro.
    Se pode tá me perguntando e o estadio pra 55 mil orçado em quase 500 milhões, a diferença que e pro flamengo por toda sua historia, o clube não precisará botar um data especifica pra recuperar o dinheiro gasto no estadio com as bilheterias, e com o setor popular a média seria de 40 mil como te falei.
    O segredo disso tudo é ter seu estadio, pra fazer de acordo com o interesse do clube e da adaptação da sua torcida.

  • Texto merda. Comparativo de média de público ridícula. 2016 e 17 jogando em
    Estádios pequenos

  • Precinho do ingresso filho !!!!… Que faça até um estádio pra 40 mil de cara….mas que deixe uma estrutura para que no futuro possa aumentar a capacidade….

  • Média maior em 2015: tinhamos o Maracanã e um time mediano pra ruim… mesmo assim, 30 mil de média
    Outros anos: jogando Brasil afora e com um estádio só de 17mil pessoas…
    Óbvio que a média vai baixar. Concordo que temos que ter melhores meios pra atrair os torcedores ao estádio, mas esses colunistas aqui não se cansam de escrever merda.

    • Nem levaram em conta o grande aumento no preço do ingresso, 2015 a maior parte da torcida não era sócio torcedor, a crise no estado era menor do que hoje e sem contar que a torcida não estava magoada por causa de desclassificação em torneio ao contrário, a torcida estava em um momento que a diretoria pedia apoio da torcida para ajudar o clube no crescimento. Analisam o público sem analisar todos os fatos!

  • Concordo plenamente. 40-45k está ótimo…

  • Acho errado a colocação da matéria, não lotamos o estádio da ilha porqur temos que cobrar valores altíssimos para fazer grana, no maraca os custos do Maracanã são altos, tanto de aluguel como de operacional, um estádio grande de 55 mil, mas com custos baixos como do grêmio e do atlético-pr, poderia sim baixar o valor consideravelmente, parabéns a diretoria.

    • concordo com Vc… ja ia comentar isso, fazendo essa observação mas como vc ja se deu a esse trabalho, então eu vim endossar.

    • Todo mundo esquece que o Maracanã é um complexo esportivo que vai além do estádio de futebol e que a única parte que tem arrecadado dinheiro para a manutenção de todo o complexo é o estádio que é alugado para.

  • Cara, a média abaixou depois das elitizações, nada tem haver com o Flamengo. Nem todos que iam antes, podem ir agora. Em 2017 a média abaixou muito mas todo mundo sabe que é por conta da ilha, onde cabe-se pouca gente, mesmo se lotar todo jogo a média permanece inferior aos anos anteriores. Podem fazer estádio pra 5 mil, se não tiver valor de ingresso com nosso “perfil”, não vai lotar.

  • As pessoas não entendem que um estádio de grande capacidade não é viavelmente gerenciável. Capacidade acima de sessenta mil é surreal, observando que nossa média em 2017 é de dezessete mil pagantes por jogo. Nessa última partida, não colocamos sete mil pagantes na Ilha do Urubu… É muita ilusão, pra pouca percepção.

  • Uma parte do estádio seria feita para o público não sócio que tem poder econômico mais baixo e é fiel ao seu clube. Não sabe que o torcedor verdadeiro vai ao estádio sim.Se o preço for mais baixo, o que pode acontecer com alguns setores que seriam de arquibancada sem cadeira, a torcida comparece sim.

  • Larga de ser burro, se o estádio fosse nosso claro q a torcida vai comparecer em peso, e os preços vão ser mais acessíveis, tem q fazer sim um estádio com essa capacidade

    • Concordo com voce Clair

  • Torcedor do Flamengo é realmente iludido
    Há duas semanas atrás tinha torcedor dizendo que estádio pra 80mil, 120 mil e alguns até queriam 200mil

    kkkkk

  • Corinthians e Palmeiras sempre lotam estádio, porque o Flamengo não ?
    Maracanã nós lotávamos

    • lotava quando? a nossa melhor media da história foi 34mil pessoas no ano, somando todos os jogos.
      O FLAMENGO só lotava em jogos de decisões. O resto a media cai pra 20 a 25 mil pessoas

      • É porque aqui tem praia, em São Paulo não tem nada, então o povo vai pro estádio.

        Apesar de não ter praia, São Paulo é um estado bem superior ao Rio de Janeiro em todos os aspectos. Segurança, transporte e etc.

        Fora que a torcida do Corinthians realmente abraça o time, e sempre o Corinthians joga com raça, lá a diretoria deles cobra no futebol, apesar das falcatruas fora dele

      • E por isso não vai botar lotação pra 55 mil? e quando for decisão vai jogar aonde?

        • Decisão são 4 jogos por ano.
          Vc iria se endividar em mais 100milhões de reais, por conta de 4 jogos por ano?
          Outra coisa, em finais, vc aumentaria o preço do ingresso, e mesmo assim lotaria. A arrecadação seria a mesma ( financeiramente falando ), iríamos tirar o lucro dos cambista que sempre vendem pelo dobro do preço.

  • Fábio monken não concordo com seu texto está mi parecendo mais um anti que não quer vê um gigante do Rio em ter seu estádio próprio, pari com essa historia parece que esta querendo que a nação fique contra o casa própria, poe na sua cabeça o Maracanã não é nosso nunca será, só serve pra dar prejuízo ao clube, O Flamengo é gigante e precisa de um estádio pra chama de casa onde ja passou da hora de termos nossa Arena é o que falta pra completar O Gigantismo do Flamengo.

  • Pode se esperar público em um campeonato do qual o Mengão abriu mão?
    A localização do atual estádio não é boa, os preços do ingresso é alto e o Mengão ainda abre mão de um Brasileirão q ainda tem chace de ganhar.
    Já q ñ jogaremos pra ser campeões do Brasileirão, por que ñ ingressos gratuitos, já q a torcida irá ao estádio pra assistir um peça teatral de qm ñ quer ser Campeão, mas também não quer perder?

    • nossa maior média da história foi de 34mil pessoas.
      nunca tivemos uma média superior.
      o Ideal seria 45mil, o custo de construção mais barato, o gasto de manutenção menor, o custo de operação por partida menor.
      A renda com a venda dos direitos do nome seria a mesma, a venda de cadeiras cativas seria a mesma, e camarotes também.

      Quando tivesse semi-final e final, jogaria no MARACANÃ se fosse o caso.
      Ou elevaria o preço do ingresso e jogaria no estádio para 45mil pessoas mesmo. Iria lotar da mesma forma.

    • Vc mora no Rio? É boa sim. Transporte tem pela Av Brasil, e a Prefeitura está projetando a BRT que pode desengavetar se for confirmado. Acessos são vários.

  • 45 mil iriam bem, mas se estão projetando para 55 mil máximo, é porque já tem estratégias montadas para ter uma média nos 35 mil (55 pico) com ticket médio menor.

    • concordo com vc nossa média seria essa 35mil no final do ano, e nos jogos decisivos ( libertadores, e semifinal e final da copa do brasil, e clássicos se estivermos disputando liderança do brasileiro, atingiríamos 55mil ).
      Porém na maioria dos jogos nossa média ficaria entre 20 a 25mil no máximo.

      Jogos do carioca, contra time pequeno ( média de 10mil )
      Jogos do carioca, contra os grande ( média de 15mil )
      Jogos do carioca, semi final ( média 20mil )
      Jogos da copa do Brasil, primeiras rodadas ( média de 20mil )
      Jogos da copa do brasil, quartas de final ( média 25 mil )
      Jogos da Sul-americana, primeiras rodas ( média de 20mil )
      Jogos do Brasileirão, contra time pequeno, ( média de 25mil )

  • SE COLOCASSE O INGRESSO A 20 REAIS AINDA SIM, TERIA MUITOS LUGARES VAZIOS. A UM GRANDE PROBLEMA NO RIO QUE É A VIOLENCIA, A FALTA DE SEGURANÇA PARA A PESSOA IR AO ESTÁDIO, JA QUE MUITOS SO VAO PARA ARRUMAR CONFUSÃO.

  • Totalmente fora de contexto essa explicação feita no texto.
    Lembre-se que o nosso time já vem sofrendo a pelo menos dois anos com a falta de estádio. Ano passado estávamos iguais ciganos, só garimpando estádios Brasil afora. Vale ressaltar que os jogos eram comprados por empresas terceirizadas e o valor do ingresso encarecia, isso afastou muito torcedor dos jogos. O fator maracanã tem grande influência nessa média de público exposta.
    A diretoria do clube por hora tem contribuído para que os torcedores se afastem, colocando preços inacessíveis. Elitizou o público e a massa acabou fica do excluída.

    Já consta no projeto dessa arena uma área para o “povão”, logo essas médias irão crescer absurdamente.

    Fique frio que a diretoria do clube já deve rer isso tudo planejado.

  • Penso que um estádio ideal seria em torno de 40, 45 mil pessoas. Hoje o custo de manter um estádio é muito alto. Não é todo dia que tem jogo interessante e no início do ano, com o estadual falido, quase não há demanda.

    • Concordo Plenamente. Seria extraordinário, construir um novo Maracanã, para 80mil pessoas, sendo um cadeirão, sem vidro e sem grades, torcedor colado ao campo, igual ao CAMPNOU.
      Atrás dos gols, a famosa GERAL, sem cadeiras, sempre ficaria lotadas com preço popular, teto retrátil, para amenizar o clima, quando tivesse chovendo não ter problemas. Seria sim um sonho, porém nossa realidade não admiti isso.
      Nossa economia no país, está péssima, nunca tivemos um media de publico na nossa historia superior a 34mil pessoas.
      Nos iríamos nos endividar de novo, ficaríamos igual ao CORINTHIANS, co dívidas astronômicas de novo.

      Nosso estádio tem que ser enxuto, entre 40 a 45mil pessoas.
      vender o direito do nome, as cadeiras perpétuas, e camarotes, pra ajudar a pagar o estádio. Fazer um estádio caldeirão, o mais próximo permitido do campo, atrás dos golos sem cadeiras, e com preço popular.

      E quando fosse final, jogaria no MARACANÃ, lembrem que vai demora 3 anos, o RIO DE JANEIRO terá um novo governador, e qualquer um que entrar vai ter que administrar um elefante branco, e vai implorar pro FLAMENGO jogar no estádio, com preço de banana. Pois somente o FLUMINENSE estará jogando lá, sendo que este terá ganho, o MARACANÃ de GRAÇA sem gastar nada,e com certeza, eles modificarão, retirando as cadeiras atrás dos gols, aumentando a capacidade do estádio. E nós inteligentes, ficaremos individados com um estádio de 55mil pessoas, com custo de manutenção grande, e com públicos na maioria dos jogos menores do 30mil pessoas.

      O ideal dos mundos seria:
      40 mil pessoas ( nossa arena ).
      Maracanã com a geral atrás dos gols ( aumentaria a capacidade de 70mil para 80mil pessoas )

      Jogaríamos as grandes finais e jogos decisivos ( libertadores ), no Maracanã, pagando um preço de aluguel, justo, pq o estádio iria pedir pra jogarmos lá, pra não correr o risco de virar um elefante branco.

  • A ilha só custa tão cara pois só tem 17 mil lugares, por isso preços elevados para compensar a falta de lugares, com o Estádio de maior capacidade é óbvio que em jogos comuns como o de ontem o preço será menor, isso é óbvio….Não sou defensor da atual gestão, mas é só usar um pouco de lógica na parada

    • falta de lugares?
      Tony, não estamos conseguindo lotar a ilha não,só conseguimos em clássicos e jogos importantes, e na outra metade dos jogos, o público foi de 6mil, 7mil, 8mil, 9mil no máximo.

      E olha que estamos brigando na parte de cima da tabela, G5…Temos um elenco estrelado ( DIEGO, GUERREIRO, EVERTON RIBEIRO, DIEGO ALVES, VINICIUS JR……)
      Porém, o público continua sendo baixíssimo.

      um Estádio para 45mil, já estaria excelente. A nossa maior média histórica de torcedores da história foi de 34mil pagantes……Um estádio de 45mil, já estaria excelente. E jogos de decisões, poderíamos jogar no MARACANÃ, pagando bem menor, para um público de 65mil pessoas.
      Pois já teria virado um ELEFANTE BRANCO. Só recebendo os jogos do FLUMINENSE.
      10MIL pessoas a menos, representaria 100milhões de reais, a menos.
      10MIL pessoas a menos, representaria o custo efetivo por jogo, bem menor.
      10MIL pessoas a menos, representaria a precificação dos ingressos bem melhor.

Comentários não são permitidos.