Há alguns meses, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello causou uma polêmica ao falar que jogadores perseguidos pela torcida, como Gabriel, Márcio Araújo, Rafael Vaz e Alex Muralha eram seus protegidos. O assunto, como se imaginava, rende até hoje, seja nas conversas entre rubro-negros, ou nos debates de programas esportivos.
Em entrevista ao globoesporte.com, o mandatário disse que teve sua fala “distorcida”. Para Bandeira, sua atitude serviu para proteger o time todo.
“Você não protege seu filho que sofre bullying? Ao proteger jogadores que estão sendo desrespeitados, o time todo se sente protegido. Protegido é uma maneira de falar. Jogador que não está sendo perseguido hoje, pode ser amanhã e sabe que vai ter apoio do presidente, dos diretores…”, explicou o presidente.
Como exemplo, usou Pará. Segundo Eduardo, em 2015, um influente flamenguista, que não quis revelar o nome, disse que só votaria na sua chapa caso mandasse o lateral direito embora. O então candidato rejeitou a ideia e manteve o jogador no plantel, dando-lhe confiança. Atualmente, é titular da lateral direita e um dos jogadores mais raçudos em campo.
Veja mais:
- Marcel Rizzo: “Árbitro de vídeo: CBF vai priorizar que mais experientes continuem em campo”
- Política, ingressos, Conca, bullying… Bandeira passa a limpo sua gestão
- Comentarista da Fox polemiza: “Zico jogava bem contra o Madureira”
- Everton na final e comentarista polemiza ao falar de Zico; veja o que bombou nesta segunda
“O Pará não é o novo Leandro, mas é um lateral direito que tem inúmeras qualidades e é reconhecido por todo mundo, em outros clubes inclusive. É raçudo, tem a cara do Flamengo e é Flamengo desde criança. E tem tido um desempenho ótimo. Se jogou mal algumas partidas em 2015 e foi perseguido, nada mais justo do que dar um respaldo. E hoje está provando ser ótimo jogador. E pode acontecer com jogadores que estão sendo perseguidos hoje. São ótimos jogadores”, relembrou.
Ótimo na administração,mais quando vai falar de futebol, só se enrola..
Eu acho inadmissível ele bater de frente e peitar a torcida querendo colocar esses Perebas guela a baixo…. #SRN
A diferença é que um filho não recebe um salário monstruoso igual esses caras recebem pra não fazerem nada e outra, quem paga o salario deles é a torcida porque sem essa torcida que temos o Flamengo seria apenas mais um.
Perfeito Lucas…
O bandeira eh ruim com as palavras.
Mas sera lembrado por arrumar o flamengo.
Até concordo em partes, ele está fazendo o papel do “paizão”. Mas todo pai tbm coloca de castigo os filhos que não obedecem, e esses “filhinhos” não estão obedecendo a ordem de “jogar futebol” já faz um bom tempo.
Enquanto o paizão fica passando a mão na cabeça o que temos é isso, filhos mimados.
Mamãe Bandeira.
Desrespeito é manter jogadores reconhecidamente ruins no time tendo opções melhores: Gabriel faz o que BM? MA tem 33 anos, saiu contestado do Atlético e do Palmeiras, e no Fla deu sequência as criticas, Vás um zagueiro mediano com “síndrome de craque”. Então porque contratou reforços? Quando se faz isso é para QUALIFICAR o time, pelo, menos é o lógico. *Desrespeitada foi a torcida, quando você deu uma Banana para ela, quando ficou discutindo com torcedor…ou ouve algum “mal entendido” ai também…
Ter opinião própria nunca foi desrespeito. A torcida tem todo direito de criticar. Como exemplo: Cuellar vem jogando muito bem, e graças aos torcedores que criticavam os “privilégios” de MA com o “ex” com o seu aval, que foi feita a justiça, por você nada mudaria. FATO. Só mandou o “ex” embora por pressão da torcida também e Rueda vem muito bem. FATO.
*Falou sim, e na época não veio a público esclarecer, só agora vem com papo…desrespeitoso é um presidente “parcial” e que diz publicamente que protege o “ex” e os perebas citados. Ruins sim e que deveriam ter saído, e teria evitado esse desgaste. Pegou muito mal e você sabe disso. A sua “passividade” BM atrapalha o Futebol do Fla. Coloca alguém de mais envergadura e colhão para a pasta de vice de futebol. Porque tem que ficar com você? FALO RESTRITAMENTE DO .F DO CRF. Como Gestor está de parabéns, mas no futebol erra.
Para o Banana os jogadores estão acima do clube. Não trata como funcionários que tem responsabilidade, mas como filhos mimados. É por isso que ainda temos Márcio Araújo, Vaz e Gabriel estragando nosso time, é por isso que ele segurou Zé Ricardo e destruiu nosso ano.
Pergunta pra qualquer trabalhador comum se ele fizer besteira no trabalho, se o chefe vai proteger-lo ou vai demiti-lo. Qualquer empresa séria é rua, mas no Flamengo não.
O próprio EBM acha que está acima do clube, acima do bem e do mau.
Bandeira, vc é muito admirado pela torcida, endeusado por alguns, tem o respeito e a gratidão da grandíssima maioria da torcida rubro negra e, tem também, o respeito de muitos torcedores de outros clubes. Será lembrado pra sempre, ou por pelo menos muito tempo, como o maior presidente da história.
Dito isso, peço encarecidamente que não manche sua passagem se desgastando e se equivocando como VP de futebol. Nomeie alguém de confiança, que se possível entenda do dia dia do vestiário, de preferência que já tenha tido passagem dentro dele de alguma forma. Dos seus VPs de outras pastas, eu sugeriria para ser VP de futebol, o wrobbel, que acredito ser o próximo presidente e é bastante habilidoso com as palavras, apesar de também ser apenas um teórico.
Ou então de total autonomia para o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, que é competente e contrate um gerente de futebol de verdade, sugiro Fábio Luciano, que tem muita identificação com o clube, é mais jovem e tem mais empatia com a torcida e a imprensa que o Mozer (todo meu respeito e admiração). Feito isso, se afaste desse departamento juntamente com o senhor Fred luz, acompanhe de uma perspectiva mais distante, desfrute dos seus últimos dias do seu mandato com alegria e paz e só apareça nas decisões pontuais e para entregar as taças para o Rever levantar até o final de 2018. SRN
E quando eles ERRA que sofre bullying é a torcida toda
“Ao proteger jogadores que estão sendo desrespeitados, o time todo se sente protegido”
Um VP de futebol tem que ser rígido, os jogadores tem que se sentir cobrados, se eles se sentirem protegidos vão se sentir acomodados.
Se a proteção fosse pelo motivo exclusivo de que estamos em meio de temporada, perseguição e birra da torcida nunca ajuda em nada. Atrapalha o time todo mesmo!
Mas nós sabemos que chega final do ano e tem combo de renovação dos Marcios Araújos do time. Flamengo não pode esperar os Perebas renderem um futebol médio. Gabriel é opção no time faz 4 anos! É brincadeira isso. Empresta esse menino pra pegar rodagem, jóia da Bahia!
Quanto ao Pará eu concordo com ele. Qualquer um que acompanhar minimamente o futebol brasileiro e observar a escassez de laterais sabe que o Pará é, no mínimo, na média. 80% dos times tem Anderson’s Pico’s mas laterais. Quando tem! Palmeiras sofre com isso o ano todo, grêmio recorreu a leo Moura e Cortez. São Paulo não tem nenhum lateral faz mais de 3 anos.
Normalmente, no Brasil, os times revelam jogadores nessa posição, com qualidade melhor. Vide Arana e Jorge, Douglas santos do Atlético mineiro, e o do Inter vindo da base que saiu esse ano. É um problema crônico do Brasil (e do mundo). Muitos jogadores de defesa sendo deslocados pra jogarem pela beirada.
Deixe-me me entender: o Bandeira ACERTA em praticamente TODOS os aspectos referentes a gestão do clube, recebe INÚMEROS elogios e ganha nota máxima em EXCELÊNCIA, mas não entende NADA de futebol, por CONTRARIAR as opiniões da nossa torcida, que por sua vez é ESPECIALIZADA no assunto? Sei não… &;-D
Que argumento baixo, Ednei. Se aproveitar de uma falácia de apelo à autoridade pra desmerecer as críticas dos torcedores em relação ao futebol é uma coisa bem ridícula.
Em qualquer instituição, seja pública ou privada, o chefe nunca pode proteger ninguém, mas sim elogiar quando o trabalho é bem feito e cobrar quando equívocos são cometidos e metas não são batidas.
Se você é um devoto que abaixa a cabeça pra tudo e diz amém, o problema é seu.
Você teria razão se as críticas fossem feitas de forma justa e coerente, o que NÃO é o caso. Os jogadores considerados tecnicamente medianos são crucificados por qualquer desempenho abaixo da média que apresentam, ao passo de que há um monte de argumentos para defender os “queridinhos” da torcida. ISSO NINGUÉM VÊ. Um exemplo prático está na comparação do próprio Cuellar vs M. Araújo, os quais tanto tiveram bons e maus momentos durante as suas trajetórias no clube. Nem vou citar o Mancuello, que apesar de ser bom tecnicamente, já “provou” que não tem condições de atuar durante os 90min e ainda assim… &;-D
Isso é apenas a reação em cadeia da opinião pública. Jogadores de clubes grandes são figuras públicas e estão sujeito a elogios e críticas de todos, não importa se vem do torcedor comum, da imprensa, dos treinadores ou dirigentes.
São constantemente perseguidos e criticados por um motivo simples: não são apenas jogadores limitadíssimos, são a antítese de tudo o que fez o Flamengo ter glórias! Já vi incontáveis jogadores fracos tecnicamente ganhando títulos pelo clube. Seja que fosse Paulinho, Hernane, Obina, Toró ou Willians, todos compensavam com raça, disposição e o principal: respeito à torcida. Ou você acha que pelo estado financeiro do Flamengo jogadores como Gabriel são necessários?
Sobre Cuellar x Márcio Araújo o próprio Rueda enterrou a ideia do volante que só marca, mostrando que é possível um jogador que ,mesmo lento, consiga proteger a zaga com boa noção de posicionamento e ajude na armação de jogadas pra evitar o desgaste do meia de ligação.
Só concordo em relação ao Mancuello. Se eu encho o saco falando das limitações técnicas do MA, faço o mesmo com um jogador de meio campo ineficiente na defesa.
“Sobre Cuellar x Márcio Araújo o próprio Rueda enterrou a ideia do volante que só marca, mostrando que é possível um jogador que ,mesmo lento, consiga proteger a zaga com boa noção de posicionamento e ajude na armação de jogadas pra evitar o desgaste do meia de ligação.”
Antes do Cuellar entrar, a primeira coisa que o Rueda fez foi reajustar o posicionamento do sistema defensivo. Os laterais ficaram mais presos e a marcação recuou, o que na prática, diminuiu as distâncias para a cobertura do volante, ao mesmo tempo que requer passes longos para interligar os setores. Neste cenário, sou totalmente à favor do Cuellar titular como 1o. volante, pois o esquema tático adotado encaixa em suas características! Na “era Zé Ricardo”, a necessidade de cobertura dos laterais era maior e a velocidade para a contenção se fazia necessária, em prol da marcação adiantada e do sistema tático. Observe que em ambas as situações, não “puxei a sardinha” para nenhum dos jogadores, simplemente avaliei as necessidades táticas e conclui que o jogador X ou Y encaixa melhor no esquema tático X ou Y. É isso o que discuto o tempo todo com os torcedores modinhas, mas que não entra na cabecinha dura deles! E sim, um volante nos dias atuais PRECISA marcar e saber jogar, o que não quer dizer necessariamente que um volante “que só marca” seja um jogador completamente inútil para o elenco (se o técnico for inteligente, ele poderá ser muito útil em determinadas circunstâncias da partida ou características do adversário).
No resto, concordo no contexto geral das suas afirmações… &;-D
Mas aí tá misturando administrativo com o técnico.
Mostra que ele tem personalidade , ótimo presidente. Se o jogador é escalado a culpa é do técnico. No final da temporada é só o técnico chegar e fazer a lista de jogadores que não tem interesse de contar pra próxima temporada , daí cabe a diretoria dar um destino para os jogadores dispensados , caso estejam com contrato ainda em vigor.
Só falo uma coisa Bandeira, por causa da manutenção e dessa proteção exagerada destes perebas horrorosos, nós torcedores estamos sem títulos importantes e consequentemente sofrendo um bullying ainda maior dos rivais. Pense nisso e evite o bullying desnecessário contra o maior patrimônio do clube. ;).
Não convenceu. Apenas distorceu.
Que papo é esse de ‘bullying’?!
Ainda piorou citando Pará como ‘ótimo jogador’.
A questão é técnica, presidente, e a permanência desses jogadores segundo estes critérios não se justifica.
Elvis, ele não citou só o Pará como “ótimo jogador”, o Bandeira nessa frase: ” E pode acontecer com jogadores que estão sendo perseguidos hoje. São ótimos jogadores”, relembrou. Ele incluiu o Araurro, o Gabriel e o Vaz tambem como “ótimos jogadores”!
Sabe nada de futebol esse Bandeira e muito de “movimentações financeiras”!!!!
Nossa cara, filho? Comparar um funcionário a um filho? Piorou…
Espero que o próximo presidente seja tão honesto quanto o Bandeira, continue essa escalada financeira que o Mengão vive hoje graças à ele e sua equipe de diretores, mas que não seja tão teimoso e infantil quando se tratar de futebol pq é bom dar ouvidos à torcida pelo menos quanto aos perebas do time que tanto nos irritam e atrapalham o clube à ganhar os títulos importantes.
Errou de forma brusca ao acolher jogador como protegido. Colocando como se fosse filho, são adultos com suas devidas responsabilidades e não crianças que precisam ficar debaixo da saia e que recebam a mão na cabeça. Por favor largue a pasta de futebol. Não trate seus funcionários como filhos, mas como semelhantes que se percebam méritos por suas capacidades. Assim como você, EBM tem seu mérito administrativo no Flamengo.
Proteger jogador pereba é dose pra elefante. Esse é um dos motivos de termos o elenco mais FROUXO E AMARELO do Brasil. Eu digo e repito, jogador é igual a cachorro e todo cachorro é a cara do seu dono.
Diferença é que não são seus filhos, bandeira, são seus funcionários.. E funcionário que não corresponde tem que ser mandado embora, sim…
Proteger jogador? O mais perna de pau ali não ganha menos que 100 mil, mas não pode ser criticado? Leva “seus filhos” Vaz, Márcio e Gabriel pra casa mas tira essas mísera do Fla. Pará é outro que teve um momento bom mas hj só joga Pq o Renê se machucou, pois o mediano Rodinei dar um pau em todas as características dele e é outro que tem que vazar se quisermos algo mais que Carioca.
No futebol o nome dele muda pra Edu Banana Mole.