Uma das maiores polêmicas da história do futebol e talvez uma das grandes injustiças é a de não reconhecer a Copa Intercontinental ou Copa Toyota como mundial por parte da entidade máxima do futebol, a FIFA. Santos, São Paulo, Flamengo e Grêmio entram nessa lista.
O vice-chefe do setor de comunicações da Conmebol, Julian Ariel Ramírez, declarou ao blog de Cosme Rímoli, do ‘R7’, que a Confederação Sul-Americana nunca recebeu nenhum tipo de documento da Fifa em relação à polêmica.
“A Fifa nunca mandou qualquer memorando, relatório ou aviso que os Intercontinentais não são Mundiais. Tudo não passou de boatos, especulação da imprensa. Quem ganhou os Intercontinentais são campeões do mundo. E recebem esse tratamento pela Conmebol. Se esta recomendação de que não fossem reconhecidos existisse, ela já teria chegado a nós há anos. E nunca veio. E não virá. A história já foi escrita“, disse Julian Ariel Ramírez.
Para o dirigente, a Fifa não tem o direito de retirar a importância dada aos intercontinentais já que não organizava os torneios, algo que só passou a acontecer em 2000.
“Então não há como a Fifa tirar o crédito de um torneio que era reconhecido como Mundial. Até porque ela não tinha um torneio dessa magnitude. As coisas mudaram a partir de 2000. Mas sem dano ao Intercontinental, porque ele já não existia. Está tudo certo. Quem ganhou o Intercontinental é tão campeão do mundo quanto as equipes que venceram os Mundiais da Fifa“, complementou o dirigente.
Com essa posição da Conmebol, Flamengo, campeão em 1981, além de Grêmio (83), Santos (62 e 63), São Paulo (92 e 93) são considerados campões mundiais. Já Palmeiras e Fluminense, campeões da Copa Rio de 1951 e 1952, respectivamente, não entram nessa lista pelo fato de ser ‘apenas’ um torneio amistoso.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Matéria do início dá semana
to cansado de dizer " a fifa não manda no futebol"
Uma entidade que dá título por fax vai se espera o quê...
Qual a necessidade dessa matéria? Alguém tinha dúvida disso?
Encheção de linguiça!!
CONMEBOL E CBF PRA MIM É MESMO QUE BOST .. 81 E 87 E DO FLAMENGO !!!!...FATO !!!!
Assunto sem lógica!
Afinal, final de semana sem futebol........
O que interessa é que o campeão da libertadores humilhou o campeão europeu na época (1981). Com tanta facilidade que o jogo terminou no primeiro tempo. kkkkk
Com essa nova diretoria vamos freqüentar bastante vezes o campeonato Mundial.
Se nesse ano de 2017 foi o primeiro ano real de investimento no futebol e já estamos discutindo porque o Flamengo não está em 1° ou na 2° posição imaginei daqui há 2 ou 3 anos???
Soberania kkkkk
Caraca, ninguém sabia!?
S.t.424170
Falando em mundial...
O "novo mudial" vai começar em 2021. Pelas regras, vão ser 5 vagas pra américa do sul. Os 4 últimos campeões da Liberta + 1 time escolhido a critério da Fifa.
24 clubes. Já pensaram em nós lá? Precisamos urgentemente vencer a Libertadores de novo. 2021 vai ter tanto time forte jogando à vera (12 clubes europeus) e não essa palhaçadinha de jogarem em ritmo de amistoso. A própria imprensa diz que eles só levam em consideração a UEFA Champions. Imaginem então um campeonato que será uma mini UEFA Champions + Conmebol + Resto do Mundo, sendo realizado na China (2021)
Agora, vencermos a Libertadores será questão de honra. Nesse novo mundial, o Flamengo tem o dever de estar presente.
SRN