Caros Rubro Negros,
Estamos nesta quarta-feira (20) a disputar uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana e também de olho na finalíssima da Copa do Brasil, já na semana que vem. E tal momento capital da temporada se passa pouco tempo depois da nossa troca de comando e da chegada do novo técnico, o colombiano Reinaldo Rueda. Acredito que esse seja um bom momento para mensurar um pouco sobre a “Operação Rueda” e do contexto da situação.
Acredito por definição que quase toda troca de técnico no meio da temporada é uma temeridade. Infelizmente diversos motivos levam a este festival de trocas que vemos no futebol brasileiro: a impaciência que permeia a torcida brasileira como um todo acaba por levar a um “estado de coisas” que não tem mais volta e a troca acaba por se tornar inevitável (Como no caso do Flamengo agora em 2017, por sinal, no que tange a inevitabilidade da troca). Também entra nesta soma os cartolas do nosso futebol, retrógrados, com aspirações de reinados longos e que pouco entendem de futebol, tendo pouca convicção nas escolhas que fazem. Assim, no afã de se livrar de pressões internas e externas acabam por trocar o comando da equipe. Afinal “é mais fácil demitir o técnico do que o time inteiro“. Isso sem falar na malemolência e malandragem de alguns jogadores que, pelos mais inusitados motivos, se acham no direito de “não correr por técnico $#$%$” que seja. Como se o atleta não devesse satisfação a instituição que o emprega… Mas isso é assunto pra outra coluna.
Rueda chegou ao Mais Querido há cerca de 30 dias. Rapidamente, já diante de uma semifinal de um importante torneio nacional, Rueda mostrou inteligência e praticidade. Foi capaz de ler a situação do Flamengo e fazer alterações que, mesmo não sendo tão grandes, surtiram efeitos positivos. Percebeu que um time sem confiança tem que, de cara, parar de tomar gols em todos os jogos. Mudou a orientação dos laterais, que têm jogado mais presos (permitindo inclusive a saída de dois dos jogadores mais odiados pela torcida nos últimos tempos). E, ao parar de ser vazado, a confiança foi se restabelecendo e o time voltou a ser mais constante, como já tinha sido em algum momento do ano. Tem se saído bem. Mais do que alguns poderiam imaginar, dadas as dificuldades que uma situação dessa enseja.
Contudo, nem tudo é alegria no reino Rubro-Negro. Como todo e qualquer técnico, o nosso colombiano tem suas convicções. Uma delas parece ser referente ao seu compatriota e já conhecido de outros carnavais, Orlando Berrío. Tem dado a entender que o “seu 11” é composto por Berrío e mais 10. O que, de alguma forma, tem posto dois dos jogadores mais talentosos do elenco em briga por uma única vaga no time. Algo que a torcida tem contestado, em alguma medida. Além disso, em que pese o time ter voltado a sofrer poucos gols, é nítido que a equipe tem criado pouco ofensivamente, algo que causa preocupação. E por fim, problemas como falta de concentração em alguns momentos e, em algum ponto, um certo desinteresse continuam a acometer nosso time. (O que é o Trauco marcando???)
Entre pontos positivos e negativos, dentro da realidade que faz de todos os técnicos por aqui interinos, infelizmente algo se perdeu. A verdade é que futebol deve ser tratado com planejamento de médio e longo prazo. Eventos como o nosso título brasileiro em 2009 devem ser tratados como exceção e não como regra. Esse tipo de troca deve ser muito bem avaliada e realizada somente em casos específicos e não como regra, como fazemos por aqui. Falta uma avaliação séria do trabalho do dia a dia e dos motivos dos resultados ruins. E falta a real dimensão dos dificultadores envolvidos nesse tipo de troca. Um técnico que não conhece o elenco, que eventualmente sequer conhece a cultura do nosso futebol. Uma remontagem de um filosofia de jogo. É quase como trocar a turbina de um avião que está em pleno voo. E muitos consideram isso algo simples e mesmo como “solução de todos os problemas”. Acreditam piamente que mudanças substanciais podem ser feitas no meio de uma temporada que tem jogos quarta e domingo…
E assim estamos. Trocando a turbina do avião no momento mais importante do voo. Com um time em construção prestes a jogar os jogos mais importantes do semestre. “Correndo o risco” de ganhar tudo o que nos resta. E também de perder. Mas na real acepção dessa palavra: Risco. Seja qual resultado obtido, passará pelo risco excessivo que representa essa guinada, tão prejudicial e ainda assim tão comum por essas bandas. Algo que eu espero sinceramente que possamos mudar nos anos vindouros e que, inegavelmente, foi bem trabalhado esse ano até onde foi possível.
Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!
Luiz Henrique Amorim
Pixotada: CBF. Quando nós achamos que não pode piorar… Cogitar o uso um recurso já no decorrer do torneio. Um recurso que ainda carece de muitos testes e ajustes. E ainda contemplar a possibilidade de usar em alguns jogos de algumas rodadas e não usar em outros… Isso é uma autêntica VÁRZEA, com respeito aos campeonatos de várzea bem organizados do país. E não se espantem se o recurso de vídeo for usado na partida final da Copa do Brasil, depois do campeonato inteiro ter sido disputado de forma diferente…
Golaço: Meus queridos leitores. Essa é minha 100ª coluna no site. E quem está de parabéns são meus queridos leitores. Entre boas colunas e outras nem tanto só posso agradecer a atenção e o carinho de vocês. E agradecer aos elogios, as críticas e as participações de todos. Muito obrigado a todos. E vamos rumo a mais 100 colunas, sempre honrando essa oportunidade de me comunicar com a Nação Rubro-Negra!
Seção pitacos: Fórmula do Brasileirão. Já falei sobre esse tema brevemente aqui e aqui. Um tema que parece um tabu, uma vez que qualquer um que levante sua voz contra o possivelmente entediante sistema de pontos corridos via de regra é criticado como se não houvesse amanhã. E ainda assim, vira e mexe, o assunto vem a tona. Como por exemplo, quando o campeonato perde grande parte do seu interesse em meados de agosto…
Sobre a coluna anterior: Acredito piamente que o caminho para o Flamengo ser sempre forte e estar sempre nas cabeças passa pela reformulação administrativas que estamos a vivenciar. A despeito das nuances e das inexatidões do velho esporte bretão… Quem viver, verá!
Seção Gato Mestre: Flamengo 2×0 Chapecoense. Hoje não tem espaço para puxar o freio de mão. Hoje não tem espaço para desinteresse. Hoje jogamos em casa pela vaga nas quartas de final da Sul Americana e por uma elevação de moral para a final de quarta que vem. Qualquer coisa que não seja uma vitória contra um adversário nitidamente mais fraco, com todo o respeito, seria algo péssimo para o Fla.
Mauricio Souza, ex-técnico da base do Flamengo, assumiu o Red Bull Bragantino Sub-23 nesta temporada…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Corinthians tem até o dia 30 de novembro para apresentar nova garantia bancária e comprar…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Ver comentários
Só pra lembrar, Berrío era reserva do Copete no Atlético.
Sem comentarios ne.
Deixa so ele nao ganhar dia 27
Pra ele ver o que acontece esse RRR.
NAo vai acontecer nada ... So se torcedores "burros" como vc pedir pela saida dele...
Inteligente e sabio e vc.
Dono da vdd
E, até o presente momento, é titularissimo pelo que fala nosso técnico...
A conferir...
Só teremos certeza que o Berrío é "tristíssimo" quando a Copa do Brasil (prioridade atual) acabar. Everton Ribeiro, Geuvânio e Éverton Cardoso não podem jogar então não dá pra dizer que o camisa 28 é titular absoluto ainda.
Concordo que só sabermos mais pra frente. Só estou analisando de acordo com o que nosso técnico fala. Vamos ver o que acontecerá de fato mais pra frente
Tem que deixar esse técnico até no mínimo final de 2018.2 anos seria o ideal
Pessoal reclamar de técnico sendo que ele mal chegou é um absurdo.
Guardiola só depois de 1 ano completo que está dando sua cara ao Manchester City.
Fala serio ne.
Vc comparar guardiola com esse RRR.
Vc comparar campeonato e economia de um ingles com o nosso Brasil falido.
Mas o trabalho de longo prazo deve ser implantando aqui também.
Ai jovem e outros quinhentos
Aqui a cultura e outra
Aqui e resultado e ponto.
A mesma torcida que pediu esse RRR e a msm que vai tirar ele simples assim.Que no meu caso se tratando de meio de temporada eu prefiro tecnico nosso do Brasil.E outra basta so ele nao ganhar dia 27 que ele ja vai ver o que e pressao.Pq sul americana nao vai rolar.
E ai a pressao fica toda no Brasileirao pra ao menos ficarmos entre os 6 para a liberta de 2018.
Ai as fontes certas ja estao de olho no abelao.Pq ele esta doido pra continuar no rio e no fla em 2018.ok pode anotar esse dia de hj e horario.
Ele nao ganhar nada esse ano será normal, pois a diretoria jogou no lixo os títulos ao permanecer com ZR tanto tempo no comando.. CObrar de um cara que mal chegou um titulo da CB ou sulamericana é burrice, nenhum tecnico no brasil iria conseguir isso, mesmo por que nao tinha NENHUM bom disponível, ja que a diretoria burra deixou os caras serem contratados.
A meta do RUEDA é simples, conseguir uma vaga na libertadores 2018, seja ela via CB, via sulamericana ou brasileiro, essa é a meta.
Que vai ter imbecis pedindo a saida do Rueda caso isto aconteça não duvido (inclusive alguns que pediram) acham que futebol e igual video game que o cara chegaria e resolveria todos os problemas num passe de magica, cabe a diretoria nao dar ouvidos a estes pedidos caso realmente nao ganharmos nem a copa do brasil nem a sul americana (vaga na libertadores ate por inercia a gente consegue).
Ele nao ganhar nada esse ano será normal, pois a diretoria jogou no lixo os títulos ao permanecer com ZR tanto tempo no comando.. CObrar de um cara que mal chegou um titulo da CB ou sulamericana é burrice, nenhum tecnico no brasil iria conseguir isso, mesmo por que nao tinha NENHUM bom disponível, ja que a diretoria burra deixou os caras serem contratados.
A meta do RUEDA é simples, conseguir uma vaga na libertadores 2018, seja ela via CB, via sulamericana ou brasileiro, essa é a meta...
Verdade, vejo que você é uma pessoa inteligente kkkkk
O que temos que torcer é que se a nao ganharmos nem a sul americana e nem a copa do brasil nao pode ir na pressão de torcedores, de resultados imediatos (que vai ter gente pedindo a saida dele se isto acontecer com certeza ira) e da o respaldo necessario ao Rueda como o Ze Ricardo teve (na minha opiniao ate demais era para ele ser demitido apos a derrota do sport) e num mundo ideal deve-se trazer o treinador no inicio da temporada, porem a saida do Ze Ricardo naquele momento ja era URGENTE.
Pra vc pode ser normal.
Ele nao e o bom
Quer dizer se levar nos pra a liberta de 2018 ja ta bom so isso.
Parabens pra vc.
Pra vc pode ser simples.
Ele nao ganhar nada esse ano.
Pra mtos nao.
Antes de pensar em ofender alguem se olhe no espelho ok.
Se vc quer dar moral a pessoas de fora.Ok
Mais aprenda a respeitar a opniao de outros.
Senhor dono da razao e da vdd.
Espero que você esteja enganado quanto a previsão sobre a Sula e sobre nosso técnico para 2018...
No mais, vc tem razão. Mas isso tem que mudar em algum momento...
Ok entao
Aqui, para alguns torcedores, trabalho de longo prazo é medido em meses...
1) O Rueda coloca o time q pode jogar a final da CB que é prioridade, por isso nao poe E.R. de titular, so comentaristas q tem um raciocinio fraco, lento ate hj nao entenderam isso. Por isso no domingo, Rueda teve q dar uma ajudinhaa para essas pessoas e escalou Diego e E.R. juntos. So pensar um pouquinho, nao custa nada.
2) O flamengo deveria ter demitido o ZR quando foi eliminado na libertadores, prefiriu manter e jogou o brasileirao no lixo tbm. Se tivesse continuado com ele, nem na final da CB tinha chegado.
3)O problema de mudança de tecnicos no Brasil é pq eles sao fracos mesmos, maioria despreparados e desatualizados. So ver q eles apenas copiam a escalaçao da moda, nao tem peito pra ir e colocar um esquema q melhor se encaixa ao seu elenco, unico q fez isso foi Tite, por isso ta fazendo otimo trabalho na seleçao. E ser estudioso nao é sinonimo de ser mt inteligência, inventam q ZR e Roger sao promissores, estudioso e tals mas ate agora dois fiascos, fizeram pessimos trabalhos mesmo tendo bons elencos nas maos.
Entao so uma pergunta.
Pra vc entao o tal RRR
Ele e mto bom ele agora e mito e isso?
Se RRR for reinaldo Rueda, acho ele bom sim, foi vitorioso no seu ultimo time. Por ser estrangeiro esta conhecendo os jogadores, rodando o elenco e dando oportunidades a todos. Pior q tava nao fica.
Ok entao.
As entrevistas coletivas dele não sugerem isso de que o Berrio está jogando apenas por conta da final da Copa do Brasil. A conferir...
Sinceramente acho um grande engano essa culutra de demitir o técnico por qualquer Reves. Em especial quando se demite um técnico e vem outro de patamar semelhante.
Acho um engano taxar o trabalho do ZR no Flamengo como fiasco...
Dizem q a maioria da populaçao brasileira tem serios problemas em interpretar exercicios e realizar as 4 operaços matematicas.
Me diga quando foi q rueda disse q NUNCA USARIA OS DOIS JUNTOS?!
Ele dizia q jogaria ou um ou outro (Diego ou E.R.) por conta de manter um time "titular" da CB e outro alternativo para o brasileirão. E.R. e Berrio mesmo jogando na mesma posiçao tem características diferentes, utilizar E.R de titular sempre ate a final e por berrio apenas na grande final é burrice e falta de planejamento, ja q o time mudaria do vinho pra agua.
De fato, a maior parte da população brasileira tem sérias dificuldades com as coisas mais simples...
Ele não disse que NUNCA USARIA os 2 juntos. Contudo também passou muito longe de dizer que certamente ambos atuariam juntos no "11 ideal" dele. Muito longe mesmo...
Só o tempo dirá o que vai acontecer. Contudo, olhando para o que ele tem falado, se ele tiver que sacar o Berrio do time para que ER e Diego joguem juntos, não o fará.
Acho muito claro nas entrevistas dele que o Berrio jogando não é algo que acontece por conta da Copa do Brasil apenas...
Vamos ver o que vai acontecer...
Entao por que ele colocou no domingo E.R e diego juntos?! O q mais ele precisa fazer pra demonstrar q vai usar os dois ?????
Vc e torcedor do ZR e agora critica td oq o rueda faz.
E q nem petista, a dilma saiu do cargo agora como viraram a oposiçao tudo pra eles nao presta, famosa oposiçao burra
Colocou os 2 juntos como uma eventualidade, em um jogo de pouco valor.
Só saberemos se isso de fato acontecerá depois da copa do Brasil... Agora, basta ter um pouco de boa vontade para interpretar as entrevistas do Rueda. Vamos ver...
No mais, não entendo essa agressividade. Eu muito mais tenho elogiado o Rueda do que criticado e não sou torcedor do ZR. Pra mim o trabalho dele é bom, como deixei clarissimo na coluna. E isso a despeito de todas as dificuldades que uma troca desse acarreta...
No mais....defendo um conceito de planejamente e seriedade. De avaliação correta das coisas. Não entendo a dificuldade de compreender isso.
Longe disso ser uma oposição burra.
"Colocou os 2 juntos como uma eventualidade, em um jogo de pouco valor."
E vc quer que ele coloque quando ????? sempre ??
Logico que ate acontecer a final da CB ele vai por os dois juntos em eventualidades.
COmo vc mesmo disse, tem que ter planejamento, e é isso que ele esta fazendo, prepara o time que sera "titular" para a final da CB que é prioridade, e um time alternativo para ir tocando o brasileiro ate lá, o flamengo tem elenco pra tocar as 3 competições tranquilamente, falta é vergonha na cara desses jogadores apresentarem um futebol melhor e desses dirigente omissos que nao cobrar de seus jogaores, ao invez disso fica os protegendo.
QUanto a defender um trabalho serio, de continuidade, eu entendo muito bem voce, gostaria muito que isso acontecesse, mas como disse anteriormente, os TECNICOS brasileiros são despreparados, desatualizados e em sua maioria fracos, por isso não podem ser técnicos em times da EUROPA por exemplo, por que esse "curso da cbf" deve ser meia boca.
Seria mesma coisa de comparar os alunos da USP com alunos de uma faculdade paga qualquer ai, mesmo sendo mesmo curso, a diferença é gritante.
Como disse em outro comentário a situação vai ficar mais clara depois da final.
No mais, acho pertinente e gosto da ideia de dar rodagem ao time da copa do Brasil, apesar de não ter entendido por que, dentro dessa ideia, o Deigo Alves jogou contra o Botafogo, por exemplo.
Só não me sinto convencido de que a titularidade do Berrio esta vinculada a esta ideia.
Lembrando que a convicção dele em manter o Berrio como titular não
impede que Diego e ER joguem juntos, apesar de dificultar. Talvez sobre
para outro jogador....
Essa cultura de "todos interinos" pode até ter relação com a qualidade dos nossos técnicos...mas também tem muito haver com a cultura da nossa torcida...com o imediatismo que muitos pedem... Sem falar no péssimo hábito de jogar toda a culpa de problemas em alguns e poupar outros... e sem falar também em como o jogador aqui no Brasil é mimado...
Tem gente criticando horrivelmente o Rueda... mesmo que, com todos os dificultadores, o trabalho por ele realizado seja bom e elogiável até o momento...
Thiago nem discuti mais. Deixa esse doido ae kkkkk
Só acho que depois do dia 27 isso vai ficar mais claro.
Até lá, dentro do que ele fala, não vejo loucura alguma no que eu disse...
Enfim...
Vamos ver o que acontece depois da final...
Nas entrevistas dele ele mostra que escala por mérito, e ele já disse que o Diego e o ER7 pode jogar tranquilamente juntos, como o foco ta sendo a CB ele ta botando mais o Berrío.
Vamos ver o que acontece na Copa do Brasil.
Na minha opinião ele até pode ter a convicção do Berrio, caso isso seja verdade. Mas ai ele teria que arranjar um outro lugar pra o ER jogar. Não tem condição no futebol brasileiro do ER ser banco em time nenhum, por definição.
Claro que situações de jogo ou mesmo momento pode influenciar nisso. Mas olhando pro "11 ideal" o ER tem que jogar.
Vc tem que parar de querer escalar jogador por nome, se qualquer um dos jogadores estiverem ruim, ele tem que deixar no banco sim. Meritocracia, se Berrio tiver melhor que Er7 ou Er7 tiver melhor que Berrio, ele vai escalar o que trará resultados. Eu quero que tanto ER7 quanto Berrío ou qualquer outro jogador, de tudo de si para ter uma disputa sadia em campo e assim trazendo resultados pra nós.
Ai não é escalar pelo nome e sim pelo talento e pelo que pode oferecer...
Eu sou da opinião ( amplamente compartilhada, acredito eu ) que não tem a menor condição de, por definição, ser banco em time nenhum do Brasil.
É claro que, pontualmente, em um momento ruim, isso até pode acontecer. Mas não deveria ser regra.
O ideal, na minha opinião, é que ambos fossem titulares. O que não impede do Berrio ser titular tb.
Mas eu espero que esteja claro que eu sou da opinião que o trabalho do Rueda é bom. E que temos que ter paciência com ele, dadas as dificuldades enfrentadas num processo desse.
Falou tudo Chará
Concordo com tudo,tirou as palavras da minha boca!
Falei a mesma coisa...e ouvi as mesmas coisas...não adianta, cabeça fechada...o er7 tá no banco pra dar rodagem a copa do Brasil, não é questão de interpretar entrevista... entrevista ele nunca falará as coisas q fala em vestiário, Berrio só é absoluto e er7 no banco por causa da copa do Brasil...isso é fato, só não enxerga que não quer ver ou não entende nada de futebol. Tirar conclusões de entrevista, vendo q no jogo a tudo diferente da entrevista...pelo amor de Deus.
COmo eu disse para ele, a grande maioria da população brasileira tem grande problema de interpretação, nao sabe interpretar o contexto.
A hipocrisia desses comentaristas é tanto, que pedem que o RUEDA coloque o goleiro que jogara a final da CB pra ir pegando ritmo de jogo e por o D.A no banco, e criticam o cara de colocar o E.R. no banco pro berrio ir entrosando com a equipe. Se E.R> e BErrio tivesse as mesmas caracteristicas ok, mas nao, sao jogadores totalmentes diferentes na forma de jogar, e isso afeta a equipe.
É duro ter que explicar isso pro povo. Tem um tal de MAYKE tambem que chega chora por causa do E.R.
Sim...concordo plenamente...
Falei a mesma coisa em outro posto e elee rebateu com as mesmas palavras... Tá precisando abrir a cabeça.
O sistema não pode mudar Duma hora pra outra as vésperas da final, e mudando Berrio por er7 muda completamente, por isso ele substitui primeiro os jogadores que vão poder jogar a copa Brasil, coloca Paquetá, vjr, antes de colocar o er7.
Mas é difícil abrir a mente pra ver...
Concordo plenamente que ele não pode mudar o time do dia pra noite. Concordo também em dar rodagem pro time da final.
Só não tenho a mesma convicção de vez que a titularidade do Berrio esta viunculada a esse fato...
Lembrando que a convicção dele em manter o Berrio como titular não
impede que Diego e ER joguem juntos, apesar de dificultar. Talvez sobre
para outro jogador....
Vamos ver como fica depois da final...
Pessoalmente eu acho legal a ideia de dar rodagem pro time da final da Copa do Brasil. Só não acho que a titularidade do Berrio seja vinculada a isso.
Lembrando que a convicção dele em manter o Berrio como titular não impede que Diego e ER joguem juntos, apesar de dificultar. Talvez sobre para outro jogador....
Ok. Então vamos ver o que acontece depois da final da copa do Brasil.
Lembrando que, pelo que vejo, a convicção dele é de manter o Berrio titular. Não necessariamente isso implica que Diego e ER não poderão ser ambos titulares. Talvez sobre para outro jogador, de alguma forma...
Agora, ignorar o que o técnico fala, dentro de um contexto que só vai ficar de fato claro depois de dia 27.... não dá.
Concordo que os técnicos que estamos acostumados estão abaixo, por isso ZR e Jair vão oxigenar essa galera. Agora, que um trabalho a longo prazo faz a diferença, é simples, seja ele para um elenco ótimo e um excelente técnico, ou um elenco fraquíssimo com técnico medíocre.
O melhor exemplo é Claudinei Oliveira no poderoso Avaí. O time vem aprendendo a jogar em casa, a se comportar fora de casa, entendendo suas limitações.. e tudo por que é uma pessoa lá de dentro, que vai amadurecer com o time. Quantos na mesma situação não teriam sido demitidos do time catarinense? Resolveria o problema? Não que eles já tenham se salvado kkk mas que a mudança e evolução é notável, isso é certeza!
O Tite não é bom pura e simplesmente pelo fato de "colocar um esquema que melhor se encaixe ao seu elenco", mas no trato pessoal, na gestão de pessoas.
A despeito, a mesma organização tática que ele usava no Corinthians ele usa na seleção, é a maneira que ele gosta de jogar. Mas faz isso de maneira sensacional, até por que, sai um Malcom e entra um Neymar!
Deve mudar um pouco né? kkkkkkk
A galera tem ejaculação precoce.
O RR ja mostrou que não é teimoso ao contrário do fraco ZR, isso sem execrar os queridos do ex professor. Colocou no banco mas não excluiu o Vaz, o gabriel e o Ma.
Ele tem 4 opções pra serem titular em 3 vagas, Everton, Berrio, ER e DR e vai usar os 4.
Ninguem consegue jogar todos os jogos.
Sinceramente eu não sei qual o problema do técnico ter alguma convicção. Sequer critiquei a convicção dele em si, caso seja real. E vou mais longe...acho possível inclusive que Berrio, Diego e ER sejam titulares. E acho que o Everton canhoto pode perder espaço nessa ai...
Mas vamos ver o que vai acontecer.
Vc nao vê problema na convicção do cara mais faz um texto falando que o mesmo nao pode deixar E.R> no banco para o Berrio ????
nao vii o sentido na sua fala agora.
CAlma, depois do dia 27 vc pode reclamar se ele nao escalar os dois juntos. E so pra lembrar, espera passar o promeiro jogo depois da CB, ja que o DIEGO vai estar na seleçao e ele pode colocar o mesmo qdo voltar no banco pra descansar, so isso ta bom.
Então...eu vou explicar e vou fazer uma pergunta.
Eu não contesto a convicção dele ( se é que de fato é uma convicção ) do Berrio ser titular. Hoje, a impressão que dá, é que tal convicção colocaria Diego e ER em rota de colisão por uma vaga no time titular. Contudo... isso não é algo definitivo. Podemos ter no time titular Berrio, ER e Diego na minha humilde opinião. A convicção dele (se for de fato uma convicção) não impede de forma definitiva a escalação dos outros 2.
Concordo que esse assunto só ficará mais claro depois do dia 27. Só quis dar a impressão do que eu vi até agora. E olha que nem foi uma crítica.
Pergunta: Talvez não tenha ficado claro na coluna. Na minha opinião o trabalho do Rueda é muito bom, em se considerando as dificuldades. Por que tantos comentários se apegando a essa questão do ER e do Diego, que de fato é algo que ainda não está claro? Toquei no assunto como algo pequeno na coluna. Não imaginei que seria o maior foco dos comentários.
Abraços!
e que a convicção do ZR passou dos limites e só ele não percebeu.
Mas com ele acho q faltou o diretor ou o VP de futebol falar cm ele que a coisa não tava legal.
No demais você é um cara moderado e tenho certeza que irá esperar a Cb17 acabar pra fazer alguma critica mais dura.
Parabéns pela centesima coluna. Você merece.
Concordo com sua avaliação sobre o ZR.
Concordo também que faltou alguém pra fazer uma avaliação com ele sobre os problemas.
De fato não pretendi fazer uma critica mais dura. E vou mais longe... não pretendo fazer isso tão cedo com o Rueda. Temos que ter muita paciência com ele até pela circunstância em que ele assumiu. Meio de temporada, pressão, novo elenco,nova cultura...
No mais, muito obrigado pela participação e pelo elogio. Conto com sua participação aqui sempre.
Abraços!
A galera tem ejaculação precoce.
O RR ja mostrou que não é teimoso ao contrário do fraco ZR, isso sem execrar os queridos do ex professor. Colocou no banco mas não excluiu o Vaz, o gabriel e o Ma.
Ele tem 4 opções pra serem titular em 3 vagas, Everton, Berrio, ER e DR e vai usar os 4.
Ninguem consegue jogar todos os jogos.
Eu queria entender quem disse que o Berrío seria Titular Absoluto ? Claramente vemos que ele ta fazendo com que o time fique bem entrosado focando a CB, eu acho que uma pessoa inteligente pode ver isso claramente. Como ER7 não ta inscrito ele não joga. E domingo passado ele botou o Diego e o ER7 juntos, e ele mesmo em entrevista já disse que os 2 podem jogar juntos, o mal de vcs é não ter paciência.
Eu to tranquilo. Pra mim o trabalho dele é bom, apesar de todos os dificultadores.
De fato a situação vai ficar mais clara após a final da Copa do Brasil. Contudo, pelo que ele fala, eu entendo sim que o Berrio é um homem de confiança dele.
Lembrando que a convicção dele em manter o Berrio como titular não
impede que Diego e ER joguem juntos, apesar de dificultar. Talvez sobre
para outro jogador....
Vamos ver como fica depois do dia 27...
Estamos no presente, o que vem depois é depois.
No presente a entrevista dele me leva a crer que o Berrio é uma convicção.
Note que eu não estou criticando o Rueda. Sou da opinião que ele faz um bom trabalho...
Luiz, os seus textos são os únicos que me dão vontade, são legais pra ler, infelizmente.
O click bait tá em todo lugar, não só aqui!
Parabéns, mais uma vez!
Muito obrigado pelo elogio!
Click bait é cruel...o legal é ter um equilibrio entre a chamada e o conteúdo... eu faço o que posso para fazer algo bacana...
Abraços e siga nos acompanhando!
Rueda ainda esta conhecendo o time.
No próximo ano com contratações pontuais e uma boa pré temporada, esse time vai voar.
Concordo.
Belíssimo artigo, parabéns! Bastou apenas ler o 2o. parágrafo para saber que o material só poderia ter sido escrito por você, Luiz! O seu DNA já está impregnado nele!
Só discordo quanto à mudança de fórmula do Campeonato Brasileiro. Do jeito que está, acho muito emocionante, deixando a desejar somente no fato do campeão ser decidido antes mesmo de terminar... &;-D
O que eu posso dizer além de....muito obrigado!!!!
Você chegou a ler sobre o formato que eu sugeri, ali nos 2 links?
Sim. Fiz uma leitura rápida. Achei até interessante (apesar do gostar mais do quadrangular), mas desde que o Brasileiro assumiu o formato atual, os clubes tratam cada rodada como se fosse uma semi-final... &;-D
E por que tantas escalações de times reservas e mistos em partidas semi finais pela, digamos, 23ª rodada do brasileirão?
Eu entendo o clamor por justiça de alguns quando tínhamos um absurdo cruzamento do 1º com o 8º. Mas precisamos encontrar o equilíbrio entre justiça x emoção garantida.
Porque existem outras competições paralelas que em determinado momento, assumem maior importância em relação ao próprio brasileiro.
Tem razão em relação ao 2o. parágrafo. Afinal de contas, o Flamengo se classificou em 4o. lugar no Brasileiro de 92 com uma combinação incrível de resultados e muitos sequer esperavam que fôssemos campeões... &;-D
Pois é. Mas, de alguma forma, a competição mais importante do país tem que, de alguma forma, dar um jeito de não ser sobrepujada como está sendo esse ano.
A fórmula tem que garantir a emoção ao torneio, sem abrir mão do minimo de justiça.
Parabéns pela 100ª coluna! Sóbria, felizmente, coisa rara
Muito obrigado! Continue nos acompanhando até a 200!!!
Abraços!
Bom, li o artigo todo e praticamente todos comentários.
.1 - como já falei outras vezes, esse tema de berrio e Everton ribeiro só deveria ser tratado após copa do Brasil, fora isso é só especulação ou desespero p chamar atenção.
.2 - não acho o Rueda o melhor do mundo, mas colocar ele e Zé Ricardo no mesmo patamar é uma brincadeira infeliz, Zé não mostrou nada de excepcional pelo time que teve em mãos.
.3 - o ano do flamengo foi perdido pela lentidão em trocar o técnico. Se a copa ou QQ coisa não vier a culpa maior ao meu ver foi dos 8 meses jogados no lixo com o técnico antigo, não desse único mês com o Rueda.
.4 - o brasileirão está entediante sim, não por culpa do sistema escolhido, mas pela falta de times descentes p disputar o título, que o Corinthians fez um primeiro turno espetacular blz, mas cadê algum concorrente p pelo menos tentar ganhar a vaga nos tropeços que ele está dando? Não existe, parece que o time do Corinthians pode perder todos os jogos até o fim do ano que ninguém vai conseguir passar, todos são mto fracos.
.5 - a coluna foi mto boa, mesmo que não tenha concordado em partes, parabéns, que eu tenha a oportunidade de continuar lendo várias outras colunas suas. São as que mais agregam qualidade ao site.
1 Concordo que o tema ficará mais claro após a final da Copa do Brasil. Só dei a minha opinião baseado no pouco que temos a nossa disposição até o momento, sem muitos juízos de valor. Até me espantei de ver tantos comentários focados nesse ponto.
2 Não coloquei o Rueda e o ZR no mesmo nível. Pelo menos não conscientemente. Onde deixei essa impressão?
3 Certamente a "culpa" não é do Rueda. A culpa é do processo que ensejou na troca do técnico e na situação de estarmos em reconstrução no momento. Claro que o trabalho anterior tinha problemas e esses problemas não foram devidamente identificados pelo departamento de futebol. Mas eu tendo a acreditar em trabalhos de longo prazo. E acredito que a pressão externa excessiva também atrapalhou demais...
4 - A fórmula não é culpada pelo problema. Mas também não faz parte da solução. Sem falar no calendário que nos traz a final da copa do Brasil e a jogos finais da Libertadores justamente nesse momento. E de fato, eu não contesto nem o mérito do Corinthians nem o demérito dos outros... Só digo que no formato que eu sugeri nos links de colunas do passado existe justiça e o campeonato estaria bem mais animado...
5 Muito obrigado pelas discordâncias e pelos elogios. Eu agradeço enormemente e conto com sua participação nas colunas vindouras.
Abraços!!!
Não respondi só ao artigo, respondi aos comentários tbm, e li um colocando o Rueda e o Zé como técnicos de mesmo nível praticante, não sei quem comentou. Mas achei pertinente fazer uma ressalva, pq é claro que eles não são, kkk. Acho que o Zé Ricardo ainda pode ser um grande técnico, mas infelismente hj no flamengo não precisamos só de um técnico estudioso ou bom treinador, precisamos de alguém experiente e que ajude o departamento de futebol, tanto na montagem do time qto com conhecimento p continuar evoluindo os treinamentos e outras áreas. Pq acho que realmente de futebol nossa diretoria entende pouquíssimo. Mas é mais fácil fazer uma boa diretoria entender de futebol que uma péssima diretoria de finanças e caráter. Como disse no fim, ótima coluna sua, e não é pq não concordei em partes que vc não está certo. Tbm acredito em trabalho a longo prazo, mas acho que ainda falta outras coisas p isso dar certo no flamengo, acho que no momento estamos precisando de profissionais para agregar conhecimento futebolístico para essa diretoria.
Acho o ZR um técnico promissor. Acho que poderia ter dado certo com algumas circunstâncias sendo diferentes. Acho também que o Rueda é um técnico experiente e pronto. É diferente. A grande questão ali na época da demissão do ZR era a temeridade da troca no meio da temporada, trazer um técnico que não conhece a cultura do nosso futebol e nosso elenco, etc.Mas de fato o Rueda e o ZR estão em prateleiras diferentes.
Esse paradigma do trabalho em longo prazo em algum momento tem que ser vencido.
E sobre eles entenderem de futebol...eles entendem. Mas erram também. Em coisas simples as vezes. Mas no geral vem melhorando...
Abraços!!!
Só p terminar, acho que escrever um artigo deve ser mto mais fácil que aceitar todos os comentários que fazemos aqui né, kkkk. Mas vc é mto bom, tanto escrevendo qto respondendo com respeito a gente, mesmo qdo passamos dos limites. Mas vc deve entender tbm, como escritor, é difícil ler um bom artigo, bem escrito e com uma opinião bem formada. Da vontade de comentar tbm. Estamos em falta de bons escritos e principalmente de bons debatedores. Novamente parabéns pelo profissionalismo, não só pelo belo texto. Por mais colunistas assim.
Eu não faço a moderação do site. Tem uma parte inclusive que é feita pela ferramenta de forma automática. Até fiquei chateado dia desse por que fiquei com a fama de ditador por ter bloqueado um comentário, coisa que eu não fiz...rs
Eu agradeço novamente pelos elogios. Acho que é nossa obrigação responder e dar atenção a nossos leitores na medida que podemos e com todo o respeito do mundo, mesmo quando alguns passam da conta...rs
Quem bom que minhas colunas suscitam essa vontade de comentar em você. Espero continuar causando esse efeito aqui e sempre quero honrar esse espaço que eu tenho para me comunicar com você e conta a Nação Rubro Negra.
Mais uma vez muitíssimo obrigado!!!!
Conto com sua participação!!!