De um lado, Diego. De outro, Thiago Neves. Dois dos melhores meias em atividade no país atualmente, opostos na decisão da Copa do Brasil, entre Flamengo e Cruzeiro, que tem jogo de ida na próxima quinta-feira.
Se a resposta sobre quem leva a melhor no duelo é ingrata, os números ajudam a entender a importância dos dois jogadores para os finalistas – não por acaso, ambos foram destaque na classificação nas semifinais, com gol decisivo de Diego e pênalti derradeiro convertido por Thiago Neves.
Com base nas estatísticas do Trumedia, banco de dados exclusivo da ESPN, os dois meias, por exemplo, aparecem como líderes em assistências de Flamengo e Cruzeiro considerando as principais competições de cada equipe na temporada. São cinco passes para gol de Diego e oito de Thiago Neves.
Mais do que servir, o camisa 30 celeste ainda tem demonstrado faro artilheiro, liderando a lista de goleadores do Cruzeiro, com dez gols – considerando Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. Já Diego – nas mesmas competições e também na Libertadores – marcou oito, atrás apenas de Paolo Guerrero.
Para marcar mais, Thiago Neves também bate Diego no número de finalizações, chutando mais do que o dobro de vezes do rival (104 a 45). Além disso, é mais certeiro, com aproveitamento de 46% nos tiros (48 no alvo), enquanto o flamenguista tem 38% (17 certos).
Já nos passes, os dois têm números parecidos, com Diego um pouco mais preciso, embora Thiago Neves seja mais acionado. Dos 1221 passes que tentou, o camisa 35 rubro-negro acertou 971 (79% de aproveitamento), enquanto o cruzeirense, 961 em um total de 1276 (75%).
Na movimentação em campo, os mapas de calor do Trumedia também revelam semelhanças entre os “cérebros” de Flamengo e Cruzeiro. Tanto Diego, quanto Thiago Neves jogam centralizados, mas com liberdade para cair pelas pontas. O segundo entra um pouco mais na área, embora tenha sido dali que o rubro-negro fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, na volta da semifinal, no Maracanã.
Ao considerar a direção dos passes dos dois, contudo, a área mais próxima ao gol é muito mais frequente: tanto Diego, quanto Thiago Neves municiam seus atacantes e, não por acaso, se destacam nas assistências.
Veja mais:
A direção dos passes de Diego também indica uma parceria importante pelo lado esquerdo do ataque, normalmente com Trauco ou mesmo com Everton. O flamenguista também distribuiu mais o jogo na comparação com Thiago Neves, que tem seus passes em setores mais concentrados do campo.
Fonte: espn.com.br
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…
Ver comentários
Um ponto que eu acho curioso: Quando o jogador do Flamengo tem um salário mais caro em comparação ao rival eles fazem questão de destacar, como nesse caso o Salário do Thiago Neves é bem mais alto, eles figem que não sabem.
não sei se o thiago neves ganha mais que os 650 mil do Diego Junior, acredito que não, e se for mais é pouca coisa.
Ele recebeu 200 mil reais por participar de 40 partidas, isso acrescido ao salário dele dá 956 mil por mês, a diferença é grande, não acha?
Uma coisa é certa, pelo valor que o DIego ganha, pelo que representa a torcida e pelo que sabemos que ele pode render, esse ano ele está muito aquém do esperado, deu uma melhorada nos ultimos jogos, mas assim como cobramos o Guerrero pela falta de gols o Diego deve ser cobrado pela seu rendimento... no Momento Hernanes do São Paulo e Thiago Neves do Cruzeiro estão sendo mais importante para seus times.