Flamengo é o terceiro time que menos aproveita a base no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

“Craque o Flamengo faz em casa”?. O famoso slogan rubro-negro não vem fazendo muito sentido no Brasileirão de 2017. Segundo levantamento do jornal Correio Braziliense, o time da Gávea é o terceiro que menos utilizou jogadores vindos da base no primero turno do campeonato, ficando à frente apenas de Palmeiras e Cruzeiro. Foram apenas 7 em campo até o momento.

Os motivos que costumam levar um time a utilizar crias do clube são: Substituição de jogador machucado, preenchimento de elenco e falta de dinheiro para contratar. Esse último quesito pode ser a explicação do baixo aproveitamento dos garotos da base no Fla.

Com mais dinheiro para investir e pressa para conquistar títulos de expressão, deixa os jovens jogadores sem espaço. O exemplo mais recente é do volante Ronaldo, que sem espaço, foi emprestado ao Atlético-GO até o fim do ano mesmo sendo considerado uma das maiores joias do clube.

O que destoa dessa estatística é Vinicius Jr., a maior promessa do rubro-negro e vendido antes mesmo de estrear pelos profissionais. O jogador de 17 anos tem espaço e costuma entrar em campo mesmo com todos os craques a disposição.

Paquetá e Vizeu são outros que aparecem bem nos profissionais, mas sem tanta regularidade. Costumam ser solicitados quando o time está muito desfalcado de seus principais jogadores ou atua com o time reserva.

Por outro lado, há times que aproveitam menos que o Flamengo. É o caso do Cruzeiro e o do Palmeiras. O alviverde, em especial, segue a mesma lógica do clube carioca.

Com muito investimento em contratações, cada vez menos há espaço para as revelações do clube paulista. Mesmo que uma cria do clube tenha sido o principal jogador de 2016 (Gabriel Jesus), nesta temporada, ainda de acordo com dados do jornal, o clube paulista segue sem aproveitar atletas oriundos da base. Apenas dois atuaram no brasileiro.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Interessante que, os que mais utilizaram a base, estão mal no brasileirao. Flamengo e Cruzeiro disputam uma final e, relativamente vão bem no brasileirão. Uma clara demonstração como o futebol brasileiro está pobre de novos talentos. Hoje, aparece um jogador meia boca que, dá a sorte de fazer um bom jogo, rapidamente endeusam o cara, e vendem por milhões de Euros.

  • Empresta o Ronaldo e deixa o Gabriel que o Vitória queria, inacreditável.

  • Chega de mimimi! Tão reclamando de que, se entre os 3 times que menos usam a base, 2 chegaram na final da CB. Vizeu teve oportunidade e não aproveitou. Matheus Savio enterrou a liberta. Me poupe, jogador craque sempre acha espaço.

    O Fluminense taí cheio de revelações e não ganham nada, nem para a liberta se classificam.

    Eu queria ver o Fla formando craques como era no passado. Mas poderia seguir o modelo do monaco tambem, contratar promessas de outros times, ser campeao, e ainda valorizar seu ativo. Voces viram quanto eles ganharam com o Mbape? E quanto já ganharam na valorização do Jorge?

    • Exatamente…hj o Flamengo q eu vi jogar e é promissor Paquetá,Leo Duarte, Ronaldo…porque esse Vinícius Júnior só Jesus na causa…muito ruim…real Madri pagou gato por lebre…N.E.G.U.E.B.A D.O S.E.C.U.L.O X.X.I

  • Essa geração do VJr já é resultado do trabalho feito nas últimas 2 gestões, bem melhor que as anteriores. Estamos chegando em todos os campeonatos nos últimos anos na base…. O Flor já trabalha bem a base há mais tempo.

  • Na boa pessoal, temos que parar com esse papo que não damos oportunidade para os garotos, blabla, mimimi etc e tal….. Os “craques” que venceram a copinha, qual deles vingou? Negueba, Adryan, Rodolfo??? Jogador que é bom de verdade vai aparecer em algum lugar assim com foi com Marcelinho, Djalminha e CIA. Nos últimos anos só revelamos jogadores meia boca! Isso é fato! SRN

  • Essa matéria deveria servir de base para uma entrevista junto ao RC já que ele é o responsável pela formatação do elenco.

    Ou será que só o Fluminense consegue revelar jogador??

    SRN

  • Nosso melhor volante foi para um time que jogará a segunda divisão e de certo vai sepultar a carreira do garoto.

    • Paulinho saiu de time de segunda divisão paulista e chegou ao Barça e a seleção. Vc acha mesmo que a carreira de Ronaldo acabou por culpa do Fla ter emprestado ele? Se for bom mesmo vai se destacar ainda mais num time menor e com mais espaço. Vamos dar uma tregua ao Fla por favor, o time precisa de apoio essas 2 semanas, vamos ser campeões, depois voces voltam a reclamar.

    • Nada disso,o empréstimo é até dezembro,e outra vc sabe porque ele foi emprestado? Há um embrólio entre o empresário dele e a diretoria do Flamengo,o Flamengo tem 60% do passe dele e quer comprar mais 20% e o tal empresário está dificultando o negócio..queremos mais 20 % e aumentar o tempo de contrato e o valor da multa.

  • Entendo que fizemos caminhões de eternas promessas.Centenas de jogadores de tão ruins,aposentaram do futebol aos 25 anos ou outros que pra sobreviver,vão jogar na Segunda divisão da Coréia, Vietnã, Tailândia ou outro lugar onde o futebol é amador (praticamente uma pelada).Acredito muito nessa geração Vizeu,e as seguintes.As anteriores não são titulares,nem em times da série D,com umas poucas exceções. Vi Leonardo jogar com 17 anos em 87,eu tinha 13.Djalminha, Marcelinho Carioca,jogaram com 18 anos.Não entendo porque hoje o cara da base,precisa de 25,pra entrar e provar seu valor.Não acho que o Flamengo seja o culpado pelas eternas promessas não jogarem em time nenhum,assim como não é culpa do mundo, cada ser o que é, ou o que conseguiu. A gente é o maior responsável ,culpar os outros é mole.

    • Perfeitos seus exemplos! Sou da sua geração tambem.

  • Eduardo Ferreira, faço eco contigo. E digo mais, com a chegada do rueda o “esquema” do Caetano parece não estar dando certo, daí a pressa em emprestar algimas de nossas joias. Vamos ver quantos retornarão ao Clube e serão titulares. Esse RC é um câncer no Mengão, outro Kleber Leite da vida!!!

    • Fora RC vascaido enrustido!

  • Já falei que quem escala o Flamengo é o R Caetano mas só um gritando na ilha ninguém ouve!!

    • Corcordo, podem pedir a saida de RC. So da uma tregua de 2 semanas e apoiem o time nas finais. Se não for campeao será um motivo ainda maior para pedir a saida dele…

  • Se não gritarmos pelos garotos toda vez que formos a ilha, vão continuar mandando nossas joias embora por merreca!! E sem jogar no time principal que é pior!!

    • Como bem disse o colega acima, joias eram Leonardo, Zinho, Marcelinho, Djalminha… Me diga um dessa base atual que tem esse nivel? Algum caso recente de jogador não aproveitado que chegou em outro time e arrebentou? Tirando VJ, nenhum outro aproveitou as suas chances. Infelizmente o problema do Fla não é falta de espaço para a base, é que não formamos mais craques como antigamente. Tomara que consertem isso.

  • Hj no patamar que está o Flamengo não deve manter jogadores do nível de m.araujo , Gabriel, muralha,R.vaz , esses caras não acrescentam nada em qualidade e acabam tirando espaço dos muleques da base.Para ganharem experiência profissional não existe lugar melhor que serem relacionados entre Juan,Rever,Diego,D.Alves, Everton,E.Ribeiro, Rodolfo… E irem entrando aos poucos!

    • Cezar também merece uma segunda chance.
      Por mim nem precisa contratar ninguém pra substituir o Alex.

    • Para a nossa diretoria o que interessa é o patamar dos empresários dos jogadores amigo!!

  • Talvez os outros aproveitem mais porque não tem tanto dinheiro pra contratar?

    • Mas em 2011 o Flamengo foi campeão da Copinha, em 2012 e 2013 tava duro que nem um coco, e mesmo assim preferiu trazer “grandes nomes” como Val, Bruninho, e coisas do tipo, do que dar mais chances pros garotos.

      Um exemplo: em 2015 o Flamengo tinha o Jorge, e mesmo asim trouxe dois laterais esquerdos de nível inferior, o tartaruga ninja e aquele deficiente físico.

      Isso é política burra mesmo, não é falta ou sobra de dinheiro.

      • Concordo.
        Eu tava só fazendo advogado do diabo…

      • Já falei, time de empresário!!! É isso que é!!

      • foram três Almir, esqueceu do Armero. E o Jorge só não parou em um Tupi da vida porque, por um acaso do destino, os 3 se machucaram e ele conseguiu performar bem nesses jogos, até porque no começo do ano quando jogou uma partida no carioca, quando o Luxemburgo estava no comando, galera já estava com a corneta lá no alto, chamando-o de lixo, fraco, assim como fazem com o Vizeu e o Vinicius Jr hoje.

        • Bem lembrado cara.

        • É igual ao que fizeram com Adrian e Mateus, mas onde andam esse caras hj em dia? Tão arrebentando num Real Madrid? Não acredito que no ano que fizemos a melhor venda da historia tem gente ainda procurando motivo para reclamar. E o pior, vespera da final, ao inves de estarmos entrando no clima de decisão vamos deixar as reclamações tomarem conta, primeiro foi o caso de Muralha agora a choradeira é por causa de Ronaldo. Deixa para reclamar apos a final por favor. Muito obrigado!

          • Não há reclamação, é um comentário sobre um fato, algo que ocorreu. Não sou saudosista ao ponto de achar que todos os jogadores da base podem jogar no clube se é o que pensa, muitos menos que todos os que não ficam irão parar em um Real Madrid, só tenho uma opinião diferente sobre a maneira como ela é usada e não especificamente sobre o Ronaldo, não comentei isso. Se há um pingo de reclamação no meu comentário, é com a falta de paciência que parte da galera tem com os jogadores formados no clube, e que já teve o Jorge como alvo. Aqui é um lugar para trocarmos ideias kingDavid, não um culto para pregar só o que há de lindo no Flamengo. Além disso, nada em meu comentário estraga o clima para a final, é apenas um comentário relacionado ao tema da matéria. De nada e boa noite.

            • Vc ta certo, desculpe ai, não me referi direto a seu comentario, é que respondi depois de ler diversas reclamações e acabou saindo isso… Voce é um dos melhores da coluna, um formador de opinião, por isso queria sua ajuda para influenciar a galera a apoiar o time agora, não entrar na pilha da imprensa… Se depois não formos campeoes eu vou ser o primeiro a apoiar as criticas e pedir cabeças rolando! Mudando de assunto, voce ta no Hawaii ? Tava pensando por causa do horario… Um abraço.

              • Rlx kingDavid, depois que respondi fiquei pensando sobre o seu comentário, concordo que esse é o momento de focar em apoiarmos a equipe para as finais, apesar que o próprio site não ajuda, sempre postando polêmica. Tô fechado com o Rueda, confio que ele possa trazer o caneco da sula e da copa do brasil para a Gávea, só não me vejo como um dos melhores, nem esse formador de opinião que citou, apesar de agradecer o elogio. Agora….se eu estou no Hawaii? Olha kingDavid, se eu te dissesse teria que lhe matar….kkkkkkk. Dia vinte sete, quando o Flamengo levantar a taça eu vou mudar minha foto para de um peixe picasso em sua homenagem. Tmj

      • Quem daquela geração vingou?quem daquela geração gerou algum lucro para o Flamengo?

        • Aí você matou a charada. Quem poderia vingar, dar algum lucro, se não é utilizado ou mal aproveitado?

  • Duas gerações campeãs de Copa São Paulo de Juniores jogada na lata do lixo.

  • Imprensa é um bicho complicado de entender..se estivesse aproveitando os meninos ao invés de investir pesado em nomes de peso estariam caindo de pau em cima porque iria queimar os garotos como pode um clube da grandeza do Flamengo ter muitos meninos queimando etapas e coisas do gênero…aí se contrata estrelas jogadores de renome internacional vem com uma matéria dessas para conturbar o clima…pow é difícil hein…

    • Claro, a culpa é da imprensa, ela inventou esse número aí.

      • Não quis dizer nesse sentido Almir quis dizer q se tomam proporções muito grandes matérias assim,ainda esses dias o empresário do Negueba do SÉCULO XXI veio a público dizer q se o Vinícius Jr estivesse no Botafogo ou no Fluminense ( dois times falidos) ele já seria o principal jogador… qualquer um se destaca nesses clubes vide os times de hj…jogadores renegados são destaque Bruno Silva, Welington Silva..rodaram o mundo é nunca fizeram nada mais q o feijão com arroz e nada…

    • Temos alguns jogadores de renome só. Não forma nem um time. O resto são jogadores medianos. Mas o que surpreende mesmo é a base estar atrás dos perebas que até pouco tempo eram todos titulares e estavam afundando o time.

    • É exatamente isso, semana de decisão, a imprensa plantando distrações e a torcida entrando na pilha. Ao inves de estarmos empolgados de chegar em outra final e estarmos apoiando o time, tem sempre uma insatisfação constante. Eu critico muito quando o time perde, mas se não aprender a apoiar em finais vai apoiar quando?

  • Deve ser um dos que mais aproveitam perebas também.

Comentários não são permitidos.