Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Marcel Rizzo: “Regra da CBF abre brecha para árbitro de vídeo não ser usado em todo jogo”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 19/09/2017
1 comentário
Atualização: 19/09/2017
Compartilhar

O artigo do Regulamento Geral das Competições (RGC) da CBF, versão 2017, que autoriza a utilização do árbitro de vídeo em torneios da entidade abre brecha para que uma mesma rodada da Série A, por exemplo, tenha partidas com o uso da tecnologia e outras sem o uso dela.

Esta não é a intenção da CBF, apurou o blog, que pretende que todos os jogos da Primeira Divisão tenham o árbitro de vídeo o quanto antes, como determinou nesta segunda-feira (18) o presidente Marco Polo Del Nero.

Mas incluir essa informação no regulamento foi um cuidado tomado porque um confronto pode ficar, momentaneamente ou em seu total, sem poder usar a tecnologia. É uma espécie de precaução, que deixa a CBF amparada contra reclamações de clubes se, em uma rodada, acontecer de uma partida não poder utilizar o árbitro de vídeo porque tecnicamente ficou inviável por algum problema do estádio, ou por dar algum problema no sistema antes e durante o jogo.

O artigo 77 do RGC diz que ”o uso de ‘AV’ [árbitro de vídeo] deve ocorrer, a partir do momento em que a Comissão de Arbitragem da CBF apresente condições técnicas e materiais – o que poderá se dar no curso de qualquer das competições que coordena, independentemente de fase”. Ou seja, não há problema de a CBF iniciar a utilização do sistema com mais da metade do Brasileiro iniciado.

Mais adiante, o mesmo artigo diz que “a CBF não está obrigada a utilizar a tecnologia da arbitragem em todos os jogos da mesma competição ou da mesma rodada, na medida que depende de condições técnicas e materiais para fazê-lo”.

Essa é a brecha para que, por qualquer problema, uma rodada tenha alguma partida sem a tecnologia. No momento, a intenção da entidade é usar em todo os jogos de cada rodada, assim que for possível implantar o sistema – Del Nero quer o quanto antes.

A decisão da CBF em antecipar o uso do árbitro de vídeo, que só entraria em ação em 2018, foi o gol de mão marcado pelo corintiano Jô na vitória de seu time sobre o Vasco por 1 a 0, no domingo. Na segunda, o presidente vascaíno Eurico Miranda, próximo de Del Nero, reclamou e pediu que alguma atitude fosse tomada. O presidente, então, decidiu por antecipar o uso do AV.

Nos testes da CBF, as imagens usadas eram da transmissão oficial, mas não eram operadores da TV Globo, no caso, quem manejavam os equipamentos para o árbitro de vídeo conferir os lances – isso ficava a cargo de uma empresa terceirizada.


Veja mais:

  • Após boa partida, Muralha aparece sorridente em rede social
  • Boca Juniors vai observar Guerrero em jogo das Eliminatórias, diz jornal peruano
  • De Primeira: “Sem futebol no domingo, Maracanã vira palco de feijoada, pagode e até sexo”
  • Rodrigo Caetano não promete loucuras para 2018: “Não é a governança do Fla”

Nesta terça (19), a CBF deve dar mais detalhes de como deve funcionar o sistema, que pode custar anualmente à entidade cerca de R$ 15 milhões – o alto custo era um dos fatores que fazia a confederação adiar o início do uso do AV, liberado pela Fifa no ano passado.

O sistema deve avaliar, principalmente, lances de gols e impedimentos duvidosos, além de pênaltis e faltas e ajudar o árbitro a definir se é preciso, ou não, expulsar um atleta.

Fonte: Blog do Marcel Rizzo | Uol

Assuntos:arbitro de videocbfinformaçãomarcel rizzoVAR
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
1 comentário
  • Eduardo de Freitas disse:
    19/09/2017 às 13:56

    Quer dizer então que no meio do campeonato a CBF decide mudar as regras do mesmo. E quem foi prejudicado antes, como fica? Se F@de? Pelo Jeito sim.

    SRN #CBFLIxo

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e sobe posições no Brasileirão

7 1

Emerson Royal liga para jogador do Benfica e pede desculpas após lesão em jogo do Flamengo

9 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

11

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

25 65
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

67 6

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

4 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo