Tiro no pé!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!!!

Hoje falaremos de um assunto polêmico, mas fundamental para o Clube de Regatas do Flamengo: os empréstimos de nossos meninos da base. Um negócio melindroso, que deve ser tratado com muita cautela e que eu considero fundamental para as futuras aspirações rubro-negras, tanto esportivas quanto financeiras.

Neste final de semana foi veiculado por parte da imprensa que o menino Ronaldo, aquele mesmo que foi relegado por nosso antigo treinador (cujo qual não gosta que volantes saiam jogando – como o próprio Willian Arão confidenciou em entrevista recentíssima), teria sido liberado para tentar um empréstimo.

Eu lhes pergunto: porquê? Qual o motivo pra isso? Todos sabemos que não é por deficiência técnica, pois se esse quesito fosse observado, mesmo sendo um garoto recém promovido, ele estaria, pelo menos, entre os relacionado para as partidas e sempre sendo opção no banco de suplentes.

Há uma vertente dentro da Gávea que especula que esse “afastamento” compulsório seria por questões financeiras. Explico. O Flamengo detém 60% do passe do menino e gostaria de adquirir, pelo menos, mais 20% dos direitos do volante.

O caso é que o empresário do atleta estaria dificultando as negociações com uma pedida absurdamente irreal em contrapartida desse quinto. Devido ao exposto, o Flamengo estaria deixando o jogador na “geladeira” para que seu valor não suba. Isso nos dá uma luz para entender essa possível queda de braço entre empresário e clube.

Sem querer pender para qualquer dos lados, acho essa forma de pensamento um tremendo tiro no pé! Esse “business plan” só prejudicará ambas as partes e, fundamentalmente, ao Ronaldo que vai perdendo física, técnica e taticamente ao longo dessa testilha. Enquanto isso, o caminho do volante Baidu (o inominável) abre-se para uma possível renovação de contrato (Deus me livre e guarde!!!).

Em suma: o negócio é péssimo para o Mengão e, principalmente, para a Nação que o tem como um dos xodós da casa. Como torcida, temos ums peculiaridade que é ter um carinho especial com os jovens promissores, os Garotos do Ninho. Ronaldo é um deles, e o clube deveria pensar com muito mais carinho nesse assunto.

É lógico que o dinheiro é importantíssimo. Mas ao emprestarmos atletas desse quilate e ficarmos com peças antigas, caras e tecnicamente anos-luz abaixo em todos os quesitos, tenho convicção que estamos andando na contramão de qualquer gestão financeira consciente, quiça esportivamente falando. A conta é simples, Ronaldo é mais jovem, tecnicamente superior e seu custo é muito inferior a qualquer atleta que seja contratado para apenas compor elenco. Para isso temos a base! Simples assim!!!

Espero que nossa diretoria comece a abrir os olhos e realmente demonstre que está aprendendo com exemplos não muito distantes de como se tratar e lançar novos talentos e efetivamente lucrar com eles. Não é os emprestando a times de menor expressão e privilegiando perebas (por mais queridos que sejam) que alcançaremos protagonismo esportivo. Isso é retrocesso, picuinhas desse tipo não são aceitáveis em qualquer ambiente profissional e sadio, muito menos deveria ser tolerado no maior e mais poderoso clube das Américas.

Aguardemos o desenrolar dos fatos e torçamos para que uma luz se acenda e essa negociação possa ter êxito para que a Magnética não fique refém do futebol desse menino que é um dos mais promissores volantes do futebol brasileiro na última década. Evoluam! Conversa e negociação amistosa é e sempre será o melhor de todos os caminhos. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!
Siga-me no Twitter! O microblog é perfeito para a troca de ideias.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Caramba!
    Fiquei muito triste ao ler essa matéria.
    Um dos jogadores da base que mais desejei ver atuando como titular.
    Interesses escusos são mais importantes do que o bom futebol.
    Todo mundo busca empregos mais rentáveis e participa de várias entrevistas para escolher o melhor emprego. Mas quando um jovem jogador promissor busca melhorar financeiramente, é criticado e colocado à margem do grupo. Grupo esse que na mesma posição existem jogadores tecnicamente inferiores e com salários muito superiores ao que o mesmo está pedindo.
    Pensei que tivéssemos aprendido com Marcelinho, Djalminha e P. Nunes. Só que não!
    E assim, cá estou, há 2 anos esperando ver o Ronaldo atuar, enquanto todos vislumbramos MASSARAUJO.
    Lamentável

  • Se a informação for verdadeira e o empresário estiver fazendo chantagem pra lucrar em cima do Flamengo, a diretoria está certa de jogar as peças desse jogo de xadrez com paciência, e tirar o jogador de cena é um movimento certo.

    Que a experiência sirva de lição para que o Flamengo, com a estrutura toda pronta e feita do seu próprio bolso, não tenha jogador fatiado com empresário.

  • Dinheiro e oq não falta ao fla, paga logo a renovação, ou vcs querem o possante Márcio Araújo.

  • Tem que negociar mesmo. Comparando com outros jovens, que os torcedores fantasiavam que eram craques, já se mostraram bem limitados. Vizeu, Paquetá, M Sávio, cada um pior que o outro. Por que esperar que Ronaldo exploda?

    São Paulo negociou vários jovens, David Neres, João Schmidt, Luiz Araújo, Thiago Mendes. Se os jovens do Fla fossem tão bons, teríamos visto negócios desse tipo no Fla também.

  • O jogador e seu empresário precisam entender que jogar no Fla é uma vitrine.Querer ganhar em cima do clube com um garoto que, como tantos outros, pode não vingar?! Aliás, a base do Fla é supervalorizada, todo garoto é “craque” e depois o fato é que não jogam bem em time nenhum, vide Douglas Baggio, Cesar, Rafinha, Jajá, Nixon etc.

  • O flash tá certo. Não tá fazendo planejamento de um ano. Final do ano vai fazer uma grande peneira. A intenção é seguir fortalecendo o elenco pra já disputar todos os títulos. E quando tiver ideal a meta passa a ser ganhar todos os títulos. Por isto por enquanto vai ocorrer esses incidentes de um bom jogador não se tornar de imediato um bom negócio como o caso do Ronaldo.

  • Teve o carioca todo pra testar e não testaram.

    Agora só resta emprestar mesmo. Vai colocar na hora decisiva? Eu não colocaria.

  • Ótimo texto. Interessante que peças ruins como Gabriel, que teve o interesse do Avaí, não são emprestados, e o mais absurdo, teve o contrato estendido a pedido do ex-treinador, que nem o nome cabe aqui. Um belo exemplo de má gestão esportiva. Agora um garoto com esse potencial, fica nessa linha de fogo e sendo preterido. Absurdo total. Fora a declaração infeliz do BM, que disse proteger os ruins: Gabriel, MA…e o ex-treinador. Isso foi o cumulo. Rômulo tem que ter mais chances, tenho pra mim que ele se firma. Está aquém da sua forma, mas tem qualidade. O ruim, será sempre isso que vemos (ruindade e nada mais). E não me surpreenderia se esse BM renovar seu vinculo. Ele não escuta a torcida e é teimoso. ***O ex-treinador só saiu por pressão da torcida e interna, do contrário estaria ainda no Fla irritando a maioria absoluta da torcida e afundando o time. O Flamengo precisa se livrar desses pesos mortos: Gabriel, MA, ***Muralha, ***Vaz), hoje o clube tem condições financeiras para contratar ótimos jogadores, para que ficar com essas ruindades ainda?

    • Depois que vi o treinamento físico do Velasco eu entendi pq o Rômulo nunca conseguiu ter condição, treinos do Fla pareciam até então não ter intensidade nenhuma. Creio que esse ano não, mas ano que vem, com pré-temporada, Rômulo tendo sequencia, pode surpreender.
      A Diretoria precisa reformular não só parte do elenco,tirando esses pesos mortos citados, mas tb a comissão técnica, tirando profissionais defasados como Jayme e Vitor Hugo.

  • Tiro no pé é manter vcs sabem quem ano que vem…

    • Cara nem quero pensar nisso…

      • fazer oq… só quero que o rodrigo caetano reduza o elenco para que seja possível trazer ao clube melhores profissionais e acredito que a maior prioridade seja acabar com as pendencias financeiras com ex-jogadores do clube (vide cirino etc)

        • Sim. Qualificar cada vez mais. O Rueda já pediu reforço e olha aonde (volante). Me dá esperanças.

          • fiquei com pena foi do cuellar kkkk porq o reforço “pedido” é 2 volante e tal sem problemas (provavelmente imaginando a saida do arão pra europa algo assim) só q no boca juniors também tem um primeiro volante muito bom também que é titular na seleção da colombia (kante colombiano), imagina se o rueda pede esse reforço sendo que o mesmo é melhor que o cuellar kkkkkk

      • mas de qualquer forma… tudo vai depender do planejamento junto ao rueda….

  • Cabe ao Ronaldo conversar com seu empresário, pois precisa ter atitude! Ele deve se comportar como gente e não uma mercadoria, da mesma forma o seu empresário deve agir, está bem parecido com Luiz Antonio esse caso!

  • Todo ponto de vista é válido, mas daí dizer que o Ronaldo “é um dos mais promissores volantes do futebol brasileiro na última década”, o cara pegou pesadíssimo.
    Para ter esse rotulo o garoto teria que ter o status de um “Vinícius Junior” na sua posição de volante, coisa que fica muuuuito longe de ter. No máximo ele está para um reserva do qual se tem a esperança que deixe menos a desejar do que os reservas atuais que vem substituindo os titulares quando há necessidade. O que convenhamos não se necessita um futebol de primeiro mundo para se conseguir estar à frente deles.

    • Muito sensato o comentário. Ronaldo é mais 1. Preservação do clube sempre. Repito. Se fosse fora da curva já estaria entre os titulares faz tempo. Rueda e sua comissão são cegos? Não. Mais 1 no elenco. Melhor que o Márcio? Não sabemos. Precisaríamos ver jogar. Arriscar? Não, obrigado. Carioquinha de 2018 tá ai. Se ficar no maior do mundo quem sabe

      • Do MA já sabemos o que esperar e, principalmente, o que NÃO esperar; o Ronaldo é mais promissor no sentido de ainda ser novo e, espero, não tão limitado, mas só; o que tb não é pouco para um jogador ou algum outro clube, mas talvez não seja tanto ao Flamengo.

      • Melhor que o Ma com ctz é, mas concordo que isso é muito pouco.

        E fazer joguinho de empresário não dá. Diretoria certa se for esse o motivo.

    • Sou mais o Jean Lucas do sub20 com esse sim o flamengo tem que ter uma boa fatia dos seus direitos

  • Concordo com a diretoria. Não podemos em ipotese nenhuma ficar refem de empresário o garoto é bom sim mas o cara está de olho gordo.isso aqui é FLAMENGO.

  • Coluna perfeita, do título à conclusão. Espero que a liderança maior do clube leia e reflita.

  • Eu discordo do autor. Se for verdade que Ronaldo não está sendo escalado por causa dos direitos econômicos, está certa a diretoria. Se ela aceitar a exigência do Ronaldo e de seus empresários, vai abrir um precedente para que outros jovens também forcem uma queda de braço e não vendam seus direitos para o Flamengo. Imagine só o Vinicius Junior por exemplo, se tivéssemos só 60% dos direitos dele? Teríamos perdido mais de 50 milhões na venda para o Real Madrid. É claro que jogador bom de bola tem que jogar sim, e queremos retorno técnico, mas por outro lado o Flamengo tem que preservar seus interesses e prezar pelo retorno financeiro TAMBÉM, não servindo de vitrine para que bons jogadores saiam a preço de banana. Vejam o caso do Neymar, que apesar do retorno técnico monstruoso o Santos levou quase nada na transação. Não é só o Flamengo que tem que ceder não, o jogador tem que fazer um esforço para negociar também, e as duas partes encontrarem um meio-termo.

    • Mas o Fla tem 60% e o empresário é obrigado a ceder? Ronaldo tem o que a ver com isso? Amigo é mais complexo que imaginamos. E ninguém sabe ao certo o que realmente ocorre. Eu não defendo nada e ninguém, mas acho que tem mais nessa história. O Ronaldo tem contrato com o Fla até 2020, a questão dos outros 20% que o Fla quer adquirir, é uma questão com o Empresário dele, não é com o Ronaldo.

      • Almir, já se foi o tempo em que o Flamengo tinha a base toda fatiada entre empresários. Eram tempos de amadorismo, hoje o Flamengo pode exigir a maior parte dos direitos econômicos. E está correto. O Flamengo sem o jogador continua sendo Flamengo, mas um VJ da vida sem um time grande talvez não tivesse a mesma visibilidade, a mesma vitrine. Será que ele teria ido pro Real Madrid se fosse da base do Luverdense?

        Então é do interesse não só do Flamengo, mas também do jogador em chegar a um consenso. Se você está negociando com uma pessoa e está em uma situação confortável, sem o desespero que o Flamengo estava anos atrás, e sabe que a pessoa também precisa de você, então você não precisa abrir as pernas e aceitar todas as exigências da outra parte. Dá para barganhar condições bem melhores, e em negociar os carecas já mostraram que são bons.

        Imagina se vira moda todo jogador da base dar uma de joão-sem-braço e dizer que “os direitos são do meu empresário e eu não tenho nada a ver com isso, então me deixa jogar”? Como vamos fazer outras vendas como a do VJ?

      • Almir, na verdade o termo empresario acabou ficando deturpado. O empresario seria um administrador e ganharia pra isso. Mas nao com a propriedade do bem e sim com um percentual dos valores que o jogador teria a receber por salarios e transferencias. Isso de empresario ter fatia de jogador eh um absurdo. Concordo com a diretoria do flamengo nisso.

  • Quem tem Rômulo (ex-jogador) e Márcio Araújo (perebaço) como opções para volante não tem ninguém. Liberaram nosso único reserva sem mal ter um jogo pelo profissional. O pior vai ser no final do ano quando o contrato do que-não-pode-ser-nomeado ser renovado por mais um ano, para “alegria” da Nação.

    • Rueda não é bobo, ele já percebeu quem presta e quem não presta nesse elenco, indicando reforços pra posição já é uma deixa que caramujo se anão sair também não será opção imediata na posição.

  • Também acho uma bola fora do clube colocar o garoto na geladeira por causa de empresário, com contrato até 2020 ainda teria muita conversa pra desenrolar uma parte maior nos direitos do jogador.

  • Cara, só pode ser essa a explicação pra deixar um jogador como o Ronaldo, volante que sabe marcar e sair jogando sem jogar. Independentemente se tem 60 ou 80 de passe do jogador, é o retorno técnico que ele pode dar. Melhor do que outras opções quê temos no elenco, e evita contratação de jogadores apenas para compor elenco.

  • Depois que criaram essa lei Pelé.. Os clubes sairam no prejuizo..

  • 1) O garoto é de fato, tão bom assim a ponto de justificar todo esse imbroglio?
    2) Temos mesmo “muito carinho” pelos meninos da base (vide o caso do M. Sávio)?
    3) Vamos novamente entrar na onda de que a culpa será novamente do “inominável”?
    Eis, algumas questões a serem respondidas… &;-D

    • 4) Você entende alguma coisa de futebol?
      Eis uma questão que todos já sabem a resposta, mas gostariam que respondesse… &;-D

      • Ednei e futebol, Felipe Melo e Cuca, Marcelinho Carioca e LuxaPofexoPistola..

        Todos muito íntimos!

      • Kkkkkk boa…

    • Acho que vale o questionamento. Bom de bola por bom de bola o Negueba tb era…
      Somos muito influenciados por momentos, infelizmente. Gostei muito do futebol do moleque, mas confesso que não tenho caneta pra assinar embaixo n. Já vi muita jóia virar caco de vidro no Mengão da noite pro dia, e por mais que se revoltem, a história tá aí p provar. Só eu consigo listar uns 3 times inteiros de cracaços que viraram encosto em time de segunda ou terceira divisão. Tb não concordo com o empréstimo, mas como não faço ideia do que tá rolando, vou ficar na minha…
      Agora, esse terceiro ponto aí eu vou opinar. Mas vou responder com duas perguntas: qual era o papel do “fundamental” no time?? Ele vinha desempenhando a contento esse papel??? Fica o convite à reflexão….

      • Melhor comentário a cerca do assunto! Tmj!

    • Vou começar pelo fim. Só a presença dele (o ruim que você adora rsrsrsrs) ainda no clube já é complicado a meu ver. Estamos vendo Cuellar e Arão muito bem caindo por terra a lenda de MA ser indispensável….só quem não tem capacidade para mudar que vê isso (o ex-treinador). Primeira pergunta SIM a meu ver, agora só jogando veremos se ele se firma. M. Sávio ? A torcida em peso o pedia o tempo todo, mas agradeça ao burro do ex-treinador, que o colocou em uma fria, na fogueira (no fatídico jogo da liberta) tendo jogadores mais rodados que poderiam ter entrado. Fez tudo errado e mais um pouco. Ai ficou marcado infelizmente, mas não são todos que o condenam eu mesmo me incluo nesse grupo. Esse jogo de amor e ódio é eterno.

    • Ja parou para pensar que pode ser justamente o contrario? Tipo, esse empresario ta pensando que o jogador dele eh o kante!? Entao ele que se dane.

Comentários não são permitidos.