Dois de julho de 2010. Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth. Quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Vinte e sete minutos do segundo tempo. O Brasil perde para a Holanda de virada por 2 a 1, depois de sair na frente com Robinho e ter a chance de ampliar com Kaká, impedido por grande defesa de Stekelenburg. Está com um homem a menos após a expulsão de Felipe Melo.
Dunga, que pregou coerência nas convocações e deixou Paulo Henrique Ganso e Neymar no Brasil, se vira para o banco de reservas e depara com Kleberson, Josué, Julio Baptista, Grafite e Nilmar. O último entrou no lugar de Luis Fabiano. O treinador já havia trocado Michel Bastos por Gilberto. E morreu com uma substituição a fazer.
Voltemos a 2017. Tite divulga a lista para amistosos contra Japão e Inglaterra. A base titular mantida, sem problemas. Mas as opções seguem mais que questionáveis, especialmente no setor ofensivo: Giuliano, Taison e os Diegos, Souza e Ribas.
A impressão que fica é de que o treinador não quer criar dúvidas sobre a formação titular com a única variação utilizada até aqui: Willian no lugar de Philippe Coutinho ou Renato Augusto.
A ideia de consolidar o time titular com apenas um ano e três meses de trabalho e oito meses até o Mundial da Rússia é compreensível, até recomendável. Mas não pensar em um Plano B no caso da seleção ser mapeada, dissecada e bloqueada por um rival num jogo eliminatório é um enorme risco.
Porque na tensão de uma partida de quartas de final ou semifinal é preciso ter jogadores com alto desempenho e confiança. Quem observa com atenção o futebol jogado na Europa sabe que Fabinho, Allan, Jorginho, Malcom, Richarlison e até William José e Anderson Talisca estão rendendo mais. Merecem ao menos um teste. Abrir o leque. Ainda que não tenhamos um Neymar explodindo em algum clube brasileiro.
O momento do futebol jogado no país não é para confiar no desempenho dos atletas. Muito menos de quem não vem se destacando, como os Diegos. Qualquer liga europeia de nível intermediário oferece opções mais confiáveis. É duro reconhecer, mas não há como fugir.
Afinal, é meritocracia ou experiência e ser jogador de confiança que vale? A insistência com certos nomes desconstroi o discurso de disputa aberta e comissão atenta a todos os jogadores. Difícil entender.
De positivo, o retorno de Douglas Costa como opção ofensiva. Que ele não se contunda desta vez, ainda que não viva na Juventus um momento tão bom como no Bayern de Munique sob o comando de Pep Guardiola.
Veja mais:
No mais, Tite segue flertando com o perigo de repetir Dunga em 2010, o que seria um enorme desperdício de qualidade. Dentro e fora de campo.
Fonte: Blog do André Rocha | Uol
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Atualmente na quarta posição do Brasileirão, Flamengo enfrenta apenas Internacional e Vitória como mandante O…
Ver comentários
Isso aí é mania de treinador brasileiro, nem o Tite escapa, não tem jeito.
Em 2002 tinha Vampeta e Edilson Capetinha kkkkkkkkk.
Em 2014 tinha o Jô, e ainda deixaram o Coutinho de fora, pois a "Família Scolari 2.0" já estava fechada.
Artigo certeiro. Tite e um baita tecnico, mas essas opcoes de banco sao injustificaveis.
Flamenguista c#.
Malcom?Anderson talisca?alan?Willian José?só pode estar brincando né? Sacanagem isso né? De todos só tem razão em 1... Richarlyson esse sim merece ser observado sim... milhões de vezes melhor q Firmino..agora os outros são opções sofríveis....quem vc prefere pontos de interrogação como Malcom,Willian José e etc ou um cara q mesmo mal em um toque resolve um jogo como Diego Ribas ou até mesmo o velho Zé Roberto..q é muito mais jogador q todos esses citados...faça me o favor né amiguinho..
Kkkk
Malcom está comendo a bola na França, tá merecendo sim. O Talisca já faz tempo que precisa de uma chance na seleção. Alan é um dos melhores volantes do futebol italiano, desarma bem e tem um ótimo passe. Já o Wilian José está jogando bem, mas está abaixo dos outros, prefiro Richarlyson.
Acho que você não assiste futebol europeu.
Assisto e bem...talisca está se não me engano na Turquia( liga fraquíssima) Malcom França ( liga fraquíssima) Alan ( se não me engano Fiorentina ou udinese,me corrija se estiver errado por favor) italiano só tem um time forte( Juventus) os outros segunda linha são Nápole,internacionale,Roma, Milan, Lazio...o resto só água de salcisha....se seguir seu pensamento quem merece chance é Wiliam José..liga forte e fazendo gols em TIMES DE VERDADE Real,Barcelona, Atlético de Madri e etc...
Giuliano, Taison e Renato Augusto jogam em ligas muito mais fracas que a Liga francesa e turca, mas foram convocados. Malcom, Talisca e Fabinho estão estão liderando o time e foram descartados. Esse é o problema!
Diego Ribas não joga nada faz alguns meses. Já o Diego Souza, a torcida do Sport quer ele no banco. Ele caiu muito e é o pior jogador dos convocados.
Alan joga no Napoli (e não na Udinese ou Fiorentina), ele joga a Champions League e Serie A, poderia muito bem ser convocado no lugar do Renato Augusto que joga na CHINA!
Wilian José está jogando bem, mas está abaixo dos outros. Richarlyson, Firmino e Gabriel Jesus estão melhores. Eu disse isso anteriormente.
Renato Augusto não está jogando NADA só está no time porque é igual Paulinho o Tite confia em sua obediência tática...Hernanes está em melhor momento q ele..
Sim, bem lembrado. Tinha esquecido do Hernanes que também deveria ser convocado. Mas isso não muda a minha opinião sobre a convocação no mínimo estranha do Tite.
Torço para que seja apenas testes e que ele tenha na mente esses jogadores que citei.
Eu assisti a esse último jogo do Napoli pela Champions e esse Alan foi reserva, entrando no segundo tempo. Eu, como não assisto o Campeonato Italiano, gostaria de saber se ele é titular absoluto do Napoli. SRN.
Não é absoluto não, mas tem rodagem na equipe e vem mostrando bom futebol. Também assisti ao jogo contra o City, vi um jogador normal. Mas ele vem recebendo elogios variados, tinha que ver outros jogos.
Pois é. Esses amistosos seriam fundamentais pra testar outras opções, mas daqui em diante o Tite não vai chamar quem ele não convocou até agora, infelizmente. Eu testaria pelo menos o Richarlison, acho q vale a aposta.
Alan revesa bastante com o Jorginho/Diawara. Ele vive a melhor fase da carreira, mas o Jorginho (brasileiro que não foi convocado) e Diawara também estão em uma excelente fase. Ele joga com bastante frequência, mas não é titular absoluto por conta do momento desses caras.
Talisca ganhou recentemente o campeonato turco pelo Besiktas e não é convocado. Giuliano mal chegou ao Fenerbahce e continua sendo chamado. Se você diz que a liga turca é fraca, então ele não poderia convocar nenhum dos dois? Ou convocar quem está melhor? Lembrando que o Giuliano até pouco tempo jogava na Rússia, que tem uma liga mais fraca que a Turca.
Já Fabinho é um jogador versátil. Atua tanto de lateral direito quanto de volante. Mesmo o Mônaco numa draga por ter perdido três ótimos jogadores pra City e Chelsea (Mendy,Bernardo Silva e Bakayoko) ele é um dos que chamam a responsabilidade por lá.
Allan ,como foi falado, joga no Napoli. Excelente volante. Um perfeito imediato pro Casemiro (Fernandinho é bom, mas pra mim seria imediato do Paulinho).
Sobre o William José aí sim eu concordo. Por mais que esteja numa boa fase ainda temos Firmino, Jesus, Richarlison e até o Jonas superiores a ele.
Não falei q a liga turca é fraca...falei q é FRAQUÍSSIMA e é...não gosto do Fernandinho mas esse Allan não serve nem pra reserva dele...
Se a liga Turca é fraquíssima então não se justifica a convocação dos dois, certo?
No mais, Fabinho há tempos merece uma convocação, não acha?
Concordo...Daniel Alves ressurgiu das cinzas com Tite...e na esquerda levaria o Alexsandro ao invés do Filipe Luís..
Daniel Alves ainda pode jogar em alto nível por mais uns 2 anos. Fabinho podia ser um ótimo imediato (e olha que também joga de volante).
Sobre o Alex Sandro ele realmente é melhor. Tite já deve ter visto isso. Um que graças a Deus sumiu é o Fagner.
Ooooo nem fala....tenho nojo desse Fagner sujeito mal intencionado as faltas mãos na bola e pênaltis só valem a seu favor se for contra fica puto vai na imprensa reclamar..
Kkkkkkk
Parei de ler em, "de positivo o retorno de Douglas Costa", não ta jogando nada e ainda se machucando muito. Esse cara ta de sacanagem, se fossem jogadores de times paulistas com certeza ele não estaria falando esse monte de merdas!
Se continuasse o texto ele concluiu concordando que o Douglas Costa não passa em bom momento.
"[...] ainda que não viva na Juventus um momento tão bom como no Bayern de Munique sob o comando de Pep Guardiola".
Blz, mas já vi que VC é mais um daqueles que preferem os jogadores milionários que chegam na seleção e não estão nem aí se ela perde ou ganha. É melhor convocar o Douglas Costa em má fase só pq ele joga em um time europeu.
Não, em momento algum eu concordei com a escolha de Douglas Costa, onde eu disse que queria vê-lo convocado? Muito pelo contrário, quero fora, pois está jogando nada
Eu só acho que sua crítica não teve fundamento, visto que você nem terminou de ler o texto e tirou uma conclusão precipitada. André Rocha concordou que ele não está jogando bem.
"Só" não meu amigo. Eles jogam nos melhores times, contra os melhores jogadores e técnicos. E nas melhores ligas do mundo.
Eu sou muito mais a favor de convocar o Douglas Costa em má fase do que um pseudo craque de brasileirão, que está acostumado a enfrentar um nível de jogadores bem abaixo do que aqueles vistos na Copa do Mundo.
O cara quando está arrebentando como o Diego ano passado joga na seleção fácil. O Diego desse ano, nem a Pau.
Em primeiro lugar: Quem é André Rocha?
Tá parecendo dor de cotovelo paulista pois se Diego jogasse lá seria o craque da seleção pra essa imprensa de bosta.
Ele é carioca e flamenguista, ele tinha um blog na ESPN.
Esses comentaristas são todos uma bosta..
André Rocha está certo, Tite convocou mal sim! Diego Ribas e o Diego Souza (esse pior ainda) não estão jogando nada. Alan e Fabinho estão comendo a bola, são muito bons jogadores e são melhores que Renato Augusto. O Jorginho está jogando melhor que os dois faz algum tempo, se bobear perderemos mais um grande jogador para a seleção italiana.
Tite é disparado o melhor técnico brasileiro, mas não podemos fazer vista grossa para as suas convocações duvidosas.
É muito um babão de jogadores que estão na Europa.......
Imagina o Brasil perdendo para a Espanha por 1x0, Renato Augusto e Coutinho se escondendo. Tite olha para o banco e vê Diego Ribas, Diego Souza, Giuliano e Taison. Entenderam a gravidade?É importante ter um bom banco de reservas numa competição que se joga a cada 36 horas.
Vanderlei, Fabinho, Jorginho, Alan e Malcom vivem nas suas maiores fases da carreira, e Tite está os ignorando. Isso é um pouco preocupante.
Quem Guilherme ele convocaria?
PS: Douglas Costa sempre afinou em momentos decisivos.
Malcon, Allan, Fabinho, até o Hernanes poderia ganhar uma oportunidade.
Eu realmente nao sei onde o hernane e melhor que o DR e nao vejo onde esses outros jogadores possam mudar o panorama de uma partida.
Esses que eu citei não podem mudar um jogo, mas os que o Tite vêm chamando podem? Malcon decidindo jogos a rodo lá no Bordeaux, Fabinho jogando muito e pode entrar no lugar tanto do Paulinho quanto do Daniel que por sinal não tem substituto. O Hernanes pode não ser melhor que o Diego mas está melhor que o Diego.
O Malcom precisa ir pra um time maior pra poder se destacar de vdd, esta num time medio da França.
Fabinho joga muito e ponto. Concordo, totalmente, só que tomaria a posição do fernandinho. Não acho que ele faz o box to box que o tite quer (nem acho que o DR faca). Como reserva do Daniel tudo bem.
O que eu estou dizendo é que o time titular é fantastico, mas não tem reserva a altura pra todas as posições.
Douglas Costa não merecia ser convocado, se fosse para testar eu tentaria o Malcom. Mas eu não implicaria com a sua convocação para a copa.
Eu realmente não acho que o Malcom mudaria o patamar do nosso banco.
Na vdd os jogadores indiscutiveis já estão sendo convocados, o resto é encher linguiça por falta de reservas excepcionais.