Campeãs solidárias: time feminino do Fla chama atenção para o câncer de mama

Compartilhe com os amigos

Antes de a bola rolar tem aquele tradicional momento: braço cruzado no peito e mão no coração. É hora do Hino Nacional? Não dessa vez. No último sábado, na final do Campeonato Carioca Feminino, o Flamengo iniciou a campanha “Escudo Rosa”. Em campo, as guerreiras do Rubro-Negro venceram o Duque de Caxias por 10 a 3 e garantiram o tricampeonato. Mas foi fora do gramado que elas marcaram um golaço.

O foco da ação foi o autoexame da mama. A pose das jogadoras remetia ao teste, importante para o diagnóstico precoce do câncer que mais afeta mulheres no mundo todo. No braço, as meninas divulgaram a seguinte mensagem: “Autoexame. Um gesto em respeito à vida”.

A campanha de conscientização é uma parceria do clube com o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. A ideia é levar as mulheres ao site do Instituto para que possam saber mais sobre o tumor.

O “Escudo Rosa” saiu das quatro linhas e foi para o universo online. Após o jogo, as campeãs usaram suas contas em redes sociais para incentivar outras mulheres a postarem fotos com a pose símbolo da campanha. A iniciativa teve um retorno muito bom e alcançou número significativo de mulheres, que aderiram à ação.

Na página do IBCC na internet, as mulheres aprendem a fazer o autoexame, que é incentivado pelos especialistas como modo de acompanhar as mudanças na mama.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também