Em 2015 com a saída de Léo Moura, o Flamengo parecia, parecia que não encontraria soluções para nossa lateral, e para nosso time. Dois anos e muitos investimentos depois, aqui estamos nós, sentido a falta do Jorge.
No futebol moderno, as defesas estão sempre bem postadas e os espaços são cada vez mais raros, as triangulações e as variações táticas são fundamentais para criar jogadas e ter maior efetividade com a posse de bola.
Vejamos o Barcelona de 2016/2017, com a saída de Daniel Alves, sucumbiu para times de menor poderio ofensivo, justamente por não conseguir furar defesas. A Juventus de 2017/2018 parece caminhar para o mesmo problema, a falta de um lateral qualificado.
E nosso Flamengo perdeu 2017 com Pará, Rodinei, Renê e Trauco pouco sendo questionados. Por que nossos analistas de futebol não vêem as laterais?
Rueda soltou o verbo essa semana sobre as análises superficiais no futebol brasileiro e com razão! Criticamos técnico, volantes, goleiros, goleiros e goleiros, meio de campo e atacantes, mas não paramos para analisar que em 2016 tínhamos Jorge, pura e simplesmente assim.
Certamente há vários aspectos táticos, comportamentais e de desempenho que precisamos analisar, porém acredito que o fraco desempenho dos nossos laterais sejam a razão de nossos fracassos.
É inadmissível, como flamenguista que sou, ver o futebol que o Pará não apresenta em campo, erra passes simples, falha na marcação, toca para trás demasiadamente em uma final de Copa do Brasil, simula uma falta na sua própria área, e ainda parece indiferente a todos esses erros. Jogo após jogo temos que aturar esse cidadão.
Respeito a pessoa, o profissional, mas certamente não deve estar vestindo o Manto Sagrado. Esse resumo do Pará serve para os demais laterais, até Trauco não apresenta nada que justifique estar no banco, quanto mais titular.
E se nossos laterais não jogam, a tática acabou, ficamos com dois pontas isolados na frente, sem um lateral para tabelar, um centroavante disputando os balões que recebe, volantes sempre expostos, pois sempre estão sujeitos a ter que cobrir falhas de nossos laterais, o Diego tendo que criar tudo e como resultado nosso goleiro sendo obrigado a pegar pênalti para salvar a Nação.
O Rueda viu isso, o Zé também. Rueda inclusive em seu primeiro jogo testou o Rafael Vaz, na lateral. Algo que se desse certo seria produtivo, assim como tivemos Samir em 2013 na Copa do Brasil, mas infelizmente nossos zagueiros são lentos para essa função.
Quarta quando Rodinei ia entrar, agradeci aos céus por tirarem o Pará. Juro, acreditei que Pará faria o gol do título contra o Cruzeiro, mas para minha surpresa, vejo os dois em campo.
Verdade, ir para os pênaltis foi uma conquista, longa vida ao Juan!!!!
Ulisses Ferreira
Quer ver sua coluna aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com que avaliaremos ela
O conteúdo dessa “Coluna do Torcedor” pode não coincidir com o pensamento do Coluna do Flamengo. A responsabilidade é do autor.
Ver comentários
Também acho as laterais os principais pontos fracos do time. Também que o Everton poderia ser o melhor deles, mas infelizmente o preferem como atacante onde é bastante limitado e não rende nada para o ataque.
Precisamos de laterais mesmo, Pará esta ficando velho lento percebi em alguns jogos que ele não esta mais com tanto vigor para marcar, Rodinei quebra um galho é um bom reserva e em alguns momentos pode ser titular, Trauco ainda tem mais para mostrar e o Renê vamos dar mais um pouco de tempo para ver o que ele apresenta. Eu na verdade usaria a base mais no brasil agente sabe como funciona se fosse contratar eu traria (Victor ferraz) ou aquele lateral direito que jogou no manchester (Rafael pereira)
PRECISA DE ATACANTE QUE FAÇA GOL....PQP...pode trazer os melhores do mundo pra posiçao de lateral, meia, zagueiro, goleiro e não vão resolver nada se não fizer gol....Essa idolatria em cima do Guerrero chega a ser patética, um cara que não faz gol....os atacantes de lado também não fazem gol....é o ataque que precisa mudar. o povinho cego, quantos jogadores ja passaram pelo time? Na defesa principalmente? Precisamos de goleador, apenas um goleador.
Exagerou no jorge,quando o trauco chegou ele tinha numeros melhores do que o jorge ! Caiu de rendimento com o time todo...
Realmemte acho o rene fraquissimo o Pará limitadissimo sendo que apenas joga com raça o rodinei acho o melhorzinho deles mas nao eh facil encontrar um lateral bom,sao poucos clubes do brasil que tem ....se tiver em !
Ja foi o tempo que o brasil tinha vários times com bons laterais
Jorge foi eleito o melhor lateral europeu do mês, somente isso... e Rodinei pode parecer melhorzinho, mas quando ele acertou um cruzamento? Estamos muito carentes de laterais, realmente.
Nao eh pq ele foi eleito o melhor lateral do mes que seja o novo Roberto carlos,vc ja viu os números do jorge pelo flamengo ? Nao sinto saudade nenhuma do jorge mas respeito tua opiniao,gostaria de ver fabio santos no flamengo ...
Nao eh pq ele foi eleito melhor lateral do mes que seja o novo roberto carlos ! Vc ja viu os numeros do jorge pelo flamengo ? Muito barulho so pois nao sao consideráveis,gostaria de ver o fabio santos no flamengo bom jogador !
Bom, eu sei que o Jorge na minha opinião saiu do Brasil sobrando, como melhor lateral do país. E o Pará estava vivendo boa fase, acertando cruzamentos.
exatamente!
o futebol brasileiro só forma meias atacantes e volantes.
laterais, centroavantes, são posições em extinção.
zagueiros são volantes que não deram certo.
goleiros são os que não deram certo em posição alguma.
os melhores saem antes de serem profissonais de destaque, antes de ganhar algum título de relevância por seus clubes formadores.
Juntando os quatro não dá meio. Simplesmente horríveis. Manda embora.
Se mandar para o ÍBIS eles mandam de volta.
Acho nossos três laterais fracos mesmo, porque pra mim Trauco é meia e não lateral.
Rodinei com quase dois anos de clube evoluiu o que? Não consegue manter boas atuações de maneira regular, cruza muito mal e marca sem a intensidade pra posição.
Pará é regular, marca direitinho, tenho fisico, cruza às vezes boas bolas, mas não é um lateral de se encher os olhos.
E Renê é o monstro da marcação e um pereba no ataque, acredito que com dedicação e treino pode melhorar a parte ofensiva e no futuro ser um lateral melhor.
para mim trauco e renê ainda precisam de mais tempo, principalmente o peruano, ontem fez uma excelente partida, o lado direito da Argentina não conseguiu fazer um cruzamento no jogo; as melhores chance da Argentina sempre eram pelo lado esquerdo; infelizmente os técnicos não conseguiram encontrar o ponto de equlibrio dele, Renê chegou para disputar posição; para mim o lado direito é o nosso maior problema , rodinnei ja vai para seu segundo ano, pará no quarto e nada acrescentaram se não lampejos em alguns jogos; pará sendo velho pode pegar o beco, e Rodinnei um pouco mais novo, pode emprestar; subir o Kleber da base seria muito bom; para contratação;gostaria de ver o Rafael ex United no flamengo!
Todos são medianos pra fraco, sem exceções.
Deixaria só o Renê que marca bem e tem raça, o resto vaza.
Fora GUERRERO