Designer avalia terceira camisa do Fla

Compartilhe com os amigos

Há alguns meses, o Flamengo lançou sua terceira camisa. Com as cores amarelo e azul, remeteu ao início do clube, no final do século XIX. Depois de lançado, algumas críticas começaram a ser feitas. Inclusive, o apresentador e narrador Galvão Bueno contestou o uso do uniforme durante o programa Bem Amigos, do SporTV.

A Placar Ao Vivo, recebeu o designer Glauco Diogenes para explicar os conceitos de várias camisas do futebol brasileiro, inclusive do Mais Querido. De positivo, apenas a rememoração do início da história do clube

“Gosto do fato da cor fazer referência ao passado. No caso do grafismo do Maracanã (nas mangas), é bacana porque faz uma associação ao estádio. Quando você pensa em Flamengo, associa ao Maracanã”, afirmou

Pelo lado negativo, Glauco explica que há alguns problemas técnicos. Nas mangas, o azul faz referência às cadeiras do Maracanã. Segundo o designer, há um problema técnico no grafismo.

Para designer, legibilidade do patrocínio da Carabao fica comprometida com o grafismo que faz referência ao Maracanã

“Quando se faz o grafismo nas mangas, você tem um problema técnico para a aplicação dos patrocinadores. Você não tem legibilidade nenhuma. É uma maçaroca de elementos que ficam uns sobre os outros”, comentou, falando sobre o local onde fica o patrocínio da Carabao.

Na parte central do uniforme, também há problemas técnicos. O logotipo da Caixa não está alinhado, deixando muita informação na parte superior da camisa.

“Está tudo muito engendrado em cima, com a logo ‘sufocando’ o escudo. Tem uma desarmonia muito grande. Ela poderia estar alinhada com a manga, pegando o topo da manga com o topo do Caixa, ficaria perfeito”.


Veja mais:


O design completa, destacando o lado positivo da logo. “Ficou legal a cor do logotipo da Caixa. Por ser azul, integra com as cores da camisa. Isso ficou harmônico. E mesmo o uso do laranja sobre o amarelo, ficou um tom sobre tom discreto”, finalizou Glauco.

E você, torcedor? Gosta da terceira camisa do Flamengo? Deixa sua opinião nos comentários

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A camisa combina com o momento atual do time.

  • por mim pode lançar camisa de toda cor, mas pra jogo tem que ser a tradicional vermelho e preto, segunda camisa a branca e nada mais, mas pra vender pode fabricar de toda cor.

  • Bom, são comentários técnicos de um profissional da área sobre a camisa. Vale lembrar que foi criada por um torcedor e que é a Adidas que encaixa os logos dos patrocinadores.

    Agora o detalhe do X na logo da caixa ser em laranja, isso é bacana porque até agora eu não havia reparado. Já na camisa rubro-negra fica muito evidente.

    • Comentários técnicos, disse bem
      Não levam em consideração a história de glórias com o primeiro uniforme e com o segundo
      Amarelo e azul são referências as primeiras cores do clube mas na minha opinião deveriam ficar apenas na história

  • Na parte superior ficou o que se chama de poluição visual, devido a patrocínio perto dos ombros e nas mangas. Mas sobre a camisa não dar sorte, como já li, ouvi em certos comentários sobre ela, não o que diz aqui na coluna. O que falta nesse grupo, não é sorte. Mas competência, ser eficiente e eficaz nos jogos. Sorte é apenas consequência.

  • Não podemos esquecer que está camisa foi criada por um torcedor, ela é bonita mais não substitui a rubro-negra

    • É bonita mas nada haver com o clube

  • Nada substitui a Rubro-negra, mas eu achei bonita essa camisa amarela, mas para ser usada eventualmente apenas (datas comemorativas). De toda forma, não é pela cor da camisa, que as coisas não vão bem. E as cores nesse caso (Amarelo e azul, seriam duas das cores da bandeira nacional?), seguindo a ideia de Galvão Bueno, quando faz alusão às cores do Barça. Referente ao Barça, que usa amarelo com detalhes em vermelho (cores da bandeira da Catalunha)…a bandeira Espanhola usa as cores Amarelo e Vermelho também…e ai…nada a ver isso. O Barça usa até rosa para treino e é o Barça. Nada a ver a cor com a performance do time.

  • Desde a apresentação do uniforme atual eu achei que a posição da logo da Caixa está desalinhada em relação à faixa central da camisa!!!

  • Boa Galo..

  • Como Zico disse, terceira camisa tem que usar em um amistoso, um jogo festivo, jogo pra valer tem que usar a tradicional camisa Rubro-Negra de sempre, seja o primeiro ou o segundo uniforme, é tradição, é peso que a camisa passa, é respeito pelo que significa essas cores.

    • Apesar de ter gostado da camisa, concordo plenamente com a sua opinião. Deveria ser usada apenas em jogos festivos, ou até mesmo na primeira liga.

Comentários não são permitidos.