A eleição presidencial agita os bastidores do Flamengo. É tradição do clube passar por meses num caldeirão antes do pleito. A próxima eleição será apenas em dezembro de 2018, mas já movimenta os bastidores da Gávea. O pleito antecipado tem um motivo: o mau desempenho do futebol na gestão de Eduardo Bandeira de Mello.
Um ano e dois meses antes dos sócios irem às urnas, uma frente ampla de oposição foi lançada através do ex-presidente Márcio Braga. A primeira reunião ocorreu na semana passada e um manifesto terminou divulgado com críticas intensas ao departamento de futebol.
O futebol será o tema da campanha. Como já não acontece há bastante tempo na Gávea, os resultados de um elenco que conta com Diego, Guerrero, Everton Ribeiro & Cia vai ter um peso maior na escolha do presidente do Flamengo para o triênio 2019-2020-2021.
“O discurso será todo em cima disso. Ninguém tem dúvida. A política desenvolvida pela atual gestão no futebol é derrotada. A parte administrativa está encaminhada, mas tudo isso ainda receberá uma análise. O Flamengo é remo e futebol. Está no estatuto. Somos um clube sem fins lucrativos e não disputamos campeonatos de balanço financeiro. Estamos atrás de taças. Até agora, nada disso aconteceu. O projeto precisa ser modificado“, afirmou Márcio Braga.
Na era Bandeira de Mello, o Flamengo conquistou somente dois campeonatos estaduais (2014 e 2017) e uma Copa do Brasil (2013). O clube tem resultado aquém do investimento no futebol. É unanimidade entre a oposição que, se a deficiência não for corrigida, a eleição ficará aberta. O futebol pode, de fato, decidir o novo mandatário do Rubro-negro.
“Tudo leva a crer que isso acontecerá. O mau desempenho do futebol pode decidir a eleição. É o maior peso no orçamento do clube e não há razão para estar na situação atual. Dinheiro jogado fora e sem resultados. A parte financeira, inclusive, pode ser afetada por tudo isso. Vão gastar até quando com jogadores que não entregam resultados? Os sócios, mesmo os que só frequentam a Gávea, estão lá por causa do futebol. Se não tiver uma reviravolta no ano que vem, a coisa ficará bem aberta com um candidato único da oposição. Não é um processo simples essa união, mas o trabalho está em andamento. Creio que a maioria dos envolvidos será flexível em relação a isso. A tentativa precisa ser feita“, comentou Wallim Vasconcellos, candidato na última eleição e ex-vice de futebol.
Articulada por Márcio Braga, a frente ampla de oposição conta com integrantes das chapas Branca e Verde da última eleição, além de ex-presidentes, grandes beneméritos, beneméritos, conselheiros e sócios do clube. Embora prematuro, um nome debatido internamente e que surge bem visto para representar o grupo é o de Rodolfo Landim, candidato à vice-presidente na chapa de Wallim e ligado ao ex-vice de marketing Luiz Eduardo Baptista, o Bap.
“Acho que ainda é cedo para falar em eleição, mas não tenho dúvida de que o futebol será decisivo. Para de fato existir uma união, todos terão de colocar a vaidade de lado. O futebol é o carro-chefe do Flamengo, que vive de resultados esportivos. O discurso das finanças está ultrapassado. Isso é lei e está no estatuto do clube, acarreta em punição, etc. É obrigação de todo dirigente. O Flamengo precisa acontecer no futebol. Não tem mais desculpa para o time não conquistar títulos. Não ganhamos uma Copa Libertadores desde 1981. Isso é um absurdo. A torcida pensa assim, os sócios que votam. Não pode mais ser diferente“, encerrou Cacau Cotta, também candidato na eleição de 2015.
O presidente Eduardo Bandeira de Mello não poderá ser candidato novamente pois já foi reeleito. Dois nomes despontam na situação para substituí-lo. Um é o vice-presidente de patrimônio, Alexandre Wrobel, que não tem a intenção de concorrer. Outro é o do vice de finanças, Cláudio Pracownik. O candidato da situação só deve ser conhecido a partir de março de 2018.
Na última eleição, Eduardo Bandeira de Mello foi reeleito com 1.632 votos dos 2.753 associados que compareceram às urnas. O segundo lugar ficou com Wallim Vasconcellos, da Chapa Verde. O ex-aliado de Bandeira somou 834 votos. Cacau Cotta, da Chapa Branca, contabilizou 259 indicações e terminou na terceira colocação. Foram ainda 28 votos nulos.
Veja o manifesto divulgado pela oposição do Flamengo:
CARTA ABERTA À GRANDE NAÇÃO RUBRO-NEGRA
“Flamengo, Flamengo tua glória é lutar. Flamengo, Flamengo campeão de terra e mar”
A Nação sabe que glória, luta e vitórias formam o verdadeiro espírito do nosso Flamengo.
Foi isso que nos trouxe até aqui e nos fez o maior do mundo. Infelizmente, não vemos esse pensamento na administração do sr. Eduardo Bandeira de Mello – atual presidente do Flamengo.
A postura dos nossos jogadores em campo, as entrevistas dadas pelos dirigentes, o conformismo com as derrotas, o distanciamento do clube com sua torcida, a falta do verdadeiro espírito rubro-negro na comissão técnica, entre tantos outros exemplos, estão fazendo com que o Flamengo se apequene e se torne apenas um clube grande como os outros.
O que a atual diretoria não entende é que o Flamengo é muito mais que um clube, é uma Nação de milhões de apaixonados. Estamos desperdiçando um momento especial do futebol mundial, em que a disputa da mídia e dos patrocinadores pelo conteúdo esportivo tem feito com que uma enorme quantidade de dinheiro seja investida nos clubes. O Flamengo, apesar de ter se aproveitado bem disso, infelizmente tem gasto muito mal essa quantia.
Além disso, a atual diretoria acha normal jogar com uma camisa amarela no lugar do nosso Manto. Acha normal ter protegidos no time, abandonando a meritocracia. Acha normal ver o time desclassificado na primeira fase da Copa Libertadores sem marcar pontos em nenhum jogo fora de casa.
Acha normal jogar sempre em um estádio pequeno e ter a sua pior média de público em um Campeonato Brasileiro. Acha normal ter um elenco de futebol milionário – talvez o mais caro do País – e ainda assim não conseguir conquistar nenhum campeonato relevante. O único campeonato significativo que a administração Bandeira ganhou no futebol foi a Copa do Brasil de 2013, há quatro anos, quando o comando era exercido por um grupo de dirigentes, hoje fora da gestão do Clube.
Se no futebol estamos com o DNA perdedor, também no remo, nosso esporte fundador, temos tido uma atuação muito longe da tradição rubro-negra. Desde que assumiu o clube, em 2013, a administração Bandeira de Mello levou o Flamengo a perder todos os cinco campeonatos cariocas e brasileiros de que participou, algo que nunca havia acontecido na história do Clube. O Flamengo, de equipe líder do remo brasileiro e formador de vários atletas olímpicos, passou a ser superado sistematicamente por rivais que, no passado, eram facilmente batidos.
Por tudo isso e mais, pelo abandono da sede do Clube e pelo autoritarismo da diretoria na relação com a imprensa e os sócios, nós, ex-presidentes, grandes beneméritos, beneméritos, eméritos e sócios do Flamengo, estamos nos unindo numa frente ampla, com o objetivo de ajudar no resgate do espírito rubro-negro e seu DNA de vitórias. Esse grupo irá preparar um plano de trabalho para apresentar à Nação e aos sócios do Flamengo. Um plano com a alma rubro-negra. O que queremos, e vamos trabalhar muito por isso, é ver o nosso Flamengo novamente um grande vitorioso – como sempre foi e será.
Por fim, gostaríamos de deixar claro que a participação nessa frente ampla não significa um imediato alinhamento político-eleitoral nem um compromisso de qualquer nome para a eleição de 2018.
Tudo pelo Flamengo. Nada do Flamengo.
Saudações Rubro-Negras.
UNIÃO PELO FLAMENGO
Bauru chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou o confronto contra o…
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
os oportunistas começaram a aparecer, todos nos sabemos que o bandeira veio pra arrumar o flamengo, claro que tem que ser cobrado mas sabemos que o flamengo esta indo no caminho certo, agora do proximo presidente 2019 tem que ser cobrado severamente porque o clube esta equilibrado, tem ct e so vai precisar de contratar.
Tá arrumando demais o Flamengo.
Estádio lotado mostra bem isso.
Bandeira pior presidente da história.
Kkkkk
E quais presidentes ganharam "muita coisa" antes do EBM?
Cite nomes, período e não vale Carioquinha.
Hoje o Flamengo tem estrutura e a capacidade de arrumar time pra competir em torneios internacionais, e antigamente?
Cara, através desse simples site é possível ver como aqueles políticos estão lá em Brasília, o ópio do Brasil é o próprio povo.
Marcio Braga
Márcio Braga ganhou muita coisa com um acúmulo de 12 anos de gestão?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É incrível ler isso.
E o pior, nunca foi capaz nesse tempo todo de construir um único e mísero estádio igual ao da Ilha, tampouco um CT.
Muito pior que isso, nos períodos de sua gestão e sucessores o Flamengo acumulou vexames atrás de vexames não só em campo, mas nos noticiários, era uma gestão imoral e sem transparência.
Deprimente.
É amigo esse Douglas Pedro, deve ser pau mandado, chupa saco da oposição, ficamos 17 anos para sermos campeões brasileiro e o Presidente na época era Delair Dumbrosk que assumiu o Clube em FEV/2009 antes de começar o brasileiro, mas o Canalha quer colocar esse campeonato como fosse de sua gestão. E outra o Marcio Braga ganhou campeonatos na ERA ZICO que até o Mick Jagger com toda a sua fama de Pé frio ganharia. É Vanderpc82, porque o Marcio Braga não ganhou campeonatos na era do PÃO DE QUEIJO dos atletas do IPATINGA. Ah! esse Canalha só sabe aparecer nas horas que o Clube não vai bem para esculachar.
Bandeirete.
Tô vendo que vc acompanhar o Flamengo
Fala oposição de imbecis.
Recordar é viver! "No dia 28/08/2012 centenas de rubro-negros foram ao Teatro Leblon para o lançamento da Chapa FLAMENGO CAMPEÃO DO MUNDO, que depois viria a ser conhecida como Chapa Azul. O economista Wallim Vasconcellos era indicado para concorrer à presidência. Na plateia, desconhecido de todos, estava Eduardo Bandeira de Mello, que assumiria a indicação depois que se concluiu que Wallim não reunia as condições estatutárias exigidas."
Fonte: Coluna do Flamengo -
Chapa Azul : Promessas x Realizações
Turma boa de marketing, com influência do Bap. Mas qual "CAMPEÃO DO MUNDO" eles se referiam na campanha?
Márcio braga é meu ovo
Garanto que não teremos candidato único na oposição. Caso a chapa verde se uma com esses dinossauros, irá perder. Me causa arrepios a volta dessa galera. O próximo presidente do Flamengo já tem nome é sobrenome, Alexandre Wrobbel! Podem printar!
É só voltar com a chapa azul original, simples, sem as velhas raposas no comando. E o que eles falaram é certo, se o futebol não melhorar a atual diretoria que já não conta com muito apoio no clube atualmente vai ficar completamente isolada.
Esse é o preço da teimosia do sr Bandeira De Melo.
Infelizmente o BM deu toda a munição aos caras...mas cá pra nós, realmente é uma lástima o que acontece no futebol do Fla. Erros grotescos, atitudes (arrogantes muitas vezes), falta de planejamento adequado, falta de um homem forte, que segure a barca e entenda de futebol, são alguns pontos negativos da gestão BM no futebol, pois no mais não tem o que se falar e nenhum ai tem moral para dizer pio.
Me preocupa quem vai assumir...tem sim um risco de voltar as pessoas que representam um passado terrível e colocaria em xeque a estabilidade e continuidade do ótimo trabalho feito até agora por BM na gestão do clube. Isso é que me preocupa.
O Fla precisa voltar aos tempos de glória, ser respeitado dentro de campo, fazer valer o hino "vencer,vencer,vencer..." e dar orgulho aos mais de 40 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.
Está explicado porque o Flamengo mergulhou no mar de lama sem fundo das dívidas: "Somos um clube sem fins lucrativos e não disputamos campeonatos de balanço financeiro" (Marcio Braga). Será que ele quis dizer que somos um clube com fins endividativos e que disputamos campeonatos de dívidas?
Es meu FLAMENGO, te prepara, pois se esta turma ganhar teu dinheiro sumirá
Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
(24) 988467179
ano que vem vou torcer como nunca torci pelo meu mengão, pois ganhar títulos é a única forma de evitar que oportunistas tenham chance de vencer as eleições e afundar de novo o mais querido.