Rodrigo Mattos: “Acordo entre Rio e Odebrecht prevê zerar dívidas por Maracanã”

Compartilhe com os amigos

O acordo entre o Governo do Rio e a Odebrecht para distrato do contrato do Maracanã prevê que sejam zeradas as pendências financeiras entre as partes. Existem ações do dois lados com cobranças das quais haveria desistência. Assim, um novo concessionário pegaria o estádio sem pendências. A previsão é de que seja assinado um distrato em breve.

A negociação está avançada e já tem seus principais termos acertados. Há um entrave: a Odebrecht quer um prazo final para sua saída do estádio depois da qual o governo do Rio teria de assumir se não houver novo concessionário. Isso ainda não foi acertado.

Pelo que já foi acordado, a Odebrecht vai desistir da cobrança em arbitragem de seus prejuízos pela modificação nos termos da concessão do Maracanã. Foi anulada a possibilidade de derrubar o Parque Julio Delamare e o Estádio Célio de Barros para utilização comercial, o que prejudicou planos comerciais. Por isso, a construtora cobrava do estado R$ 200 milhões pelos rombos nas contas do Maracanã.

No caso do Estado, se abrirá mão de processo judicial em que era cobrada a outorga não paga pela construtora, como previsto em edital de licitação. Havia previsão de pagamento de R$ 5,5 milhões anuais ao Estado. Além isso, havia cobrança de multa por descumprimentos de termos do contrato.

Com as contas zeradas, falta determinar a data de saída. A Odebrecht prevê que saia até o meio de 2018 do Maracanã. Esse seria o prazo para o governo do Estado botar uma licitação na praça e concluí-la, entregando o estádio a um novo concessionário. A questão é que a construtora teme que o governo demore já que pedira por uma concorrência em junho de 2017, sem sucesso.

Do lado do Estado, há expectativa de concluir o processo em novembro, inclusive com o lançamento da licitação. Ao ”Globo”, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, prometeu a concorrência no próximo mês.


Veja mais:


Um dos maiores interessados no estádio, o Flamengo acompanha o processo com desconfiança por conta dos seguidos adiamentos pelo governo. Por isso, o clube continua com seu projeto de estádio próprio na Av. Brasil, onde acertou um pré-contrato para compra de terreno. Até o final do ano, tomará uma decisão. Outro interessado é o Fluminense que entende que os custos são altos e por isso não quer a gestão solo.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos | Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Maracanã é passado.
    O que farão com o estádio é problema do governo.
    O futuro do Flamengo está em um estádio próprio.
    SRN

  • É triste por toda sua historia…..Maracanã
    Lindo e imponete o maior do mundo é Maracanã até o sr Maracanã…… enredo de alegrias e tristezas de todas a torcidas deste pais ou de quase todas ,Vc recebeu um sinal sr Maracanã quando.fora preterido nesta fatídica copa 2014 ,era palco para 6 ou 8 jogos na copa ali deveria abrir os os olhos Maracanã…E agora oque será do Sr ? Vazio em 90% das oportunidades cara super faturado mal administrado sofrido e agora nem o povo respeita mais a historia do Sr…afinal tanta roubalheira desvios de verba que o povo esta pegando asco deste novo Maracanã…

    Flamengo precisa ter o seu estádio a sua casa menor que o sr Maracanã Pq as vezes o Fla precisará lotar a velha casa…..
    Uma casa pra chamar de minha casa

  • E o Flamengo sendo obrigado a jogar nesse estádio caro e que não dá lucro. O Flamengo ficou muito passivo na questão da CBF ter mandado o jogo para o Maracanã, sendo que o Fla tem um estádio em condições de receber o jogo. Tinha que entrado na justiça…porque não foi escolhido então Volta Redonda? Claro que tem que ser o Maracanã e dar lucro a essa empresa corrupta e imunda, que ainda fica sugando dinheiro de clubes honestos como o Flamengo. A CBF corrupta agindo com retalhação, pelo veto de Vinicius Jr. É por isso que o futebol a cada dia me entristece.
    E o Governo vai empurrar isso até aonde quiser…o Flamengo já deveria partir para construção do seu Estádio e pronto. Não vê que os “bandidos” não querem? Larga de mão e pronto. Agora para de ficar mandando jogo de Liberta e Sul Americana para lá (não dá prejuízo ué). Flamengo é um time nacional, aonde mandar os jogos vai encher.

  • Meio de 2018, essa porra do estado e do governo esses arrombado ficam metendo a mao, ainda vao ficar ate meio do proximo ano que ridiculo, ….

  • Esse novo Maracanã não tem a cara do Flamengo. Acho que se há condições financeiras de ter seu estádio próprio “decente, não um puxadinho”. Acho que o Flamengo deveria buscar seu Estádio seja onde for, pois saio de Espírito Santo para assistir o Mengão, para o carioca sempre será mais perto.
    SRN

  • E pra onde foram os impostos pagos?

    É bom ter muita calma nessa hora pra não mandar esses caras…

    Se brasileiro é um dos povos que mais sofrem com corrupção, especificamente os cariocas sofrem dobrado.

    Um recado pra vcs que votam com o TRASEIRO: O Pedro Paulo que era candidato a sucessor do viceíno Eduardo Paes e ainda por cima livrou a cara do Temer quarta na Câmara do processo (Santa formação de quadrilha, Batman!) terminou as eleições em 3º – Só atrás do Crivella e do Freixo.

    T-E-R-C-E-I-R-O-O-O-O-O-O. Se esse câncer vai pro 2º turno, fatalmente ele venceria e o Fla teria que ficar obrigado novamente a permanecer com a Odebrecht.

    Então galera, façam o favor de votarem no governador decente no próximo ano. Pq as Licenças Estaduais e também da Polícia Militar são de responsabilidade Estadual. Não é a toa que nem a Arena de Basquete saiu do papel.
    Quem quer estádio, vota em político que não FERRA nosso clube. Tamos sofrendo nessa M…! Desde a época do Sérgio Cabral. Vejam se aprendem dessa vez.

    #votadireitoNACAO

    SRN

  • Quer dizer que o dinheiro do contribuinte carioca é lixo, todo mundo rouba nessa merda e ninguém paga!

    Essa diretoria que não entre no esquema dessa máfia.

  • flamengo tem q estipular um prazo definitivo, para q o estado do rio, ou entreguem o maracana em definitivo para nós ou vamos construir o nosso estádio, se precisar eu dou uma parcela extra de contribuição, pois ja sou um contribuinte, temos q acabar de vez dessa zoeira d não termos estadio, affs…

  • Impressionante , como pode a Odebrecht ainda estar em posse do Maracanã mesmo com a comprovação de que a concessão foi a base de propina.
    Obrigado Rueda.

    • Também falo isto Pepe. Como pode?

  • Maraca sem o Fla, é o fim do estádio.

  • Se o Flamengo continuar investindo nessa historinha sem fim…. sei não

  • E continua os dirigentes do Flamengo com a mal vontade de trabalhar para conseguir construir um estádio para o clube e sempre utilizando a velha desculpa que os órgãos públicos vão impedir o Flamengo de construir um estádio próprio.

  • Tudo factóide.
    Maracanã, Odebrecht e Pezão se merecem… são produtos velhos, viciados e sem salvação. O Flamengo deve dar o exemplo e ser representante “do novo”, não compactuando com essa podridão!

  • Bla Bla Bla bla bla bla ti ti ti ti quero chope quero + aí eu respondo quero o Maracana, nuaaaa , VC não soube me amar?

Comentários não são permitidos.