O acordo entre o Governo do Rio e a Odebrecht para distrato do contrato do Maracanã prevê que sejam zeradas as pendências financeiras entre as partes. Existem ações do dois lados com cobranças das quais haveria desistência. Assim, um novo concessionário pegaria o estádio sem pendências. A previsão é de que seja assinado um distrato em breve.
A negociação está avançada e já tem seus principais termos acertados. Há um entrave: a Odebrecht quer um prazo final para sua saída do estádio depois da qual o governo do Rio teria de assumir se não houver novo concessionário. Isso ainda não foi acertado.
Pelo que já foi acordado, a Odebrecht vai desistir da cobrança em arbitragem de seus prejuízos pela modificação nos termos da concessão do Maracanã. Foi anulada a possibilidade de derrubar o Parque Julio Delamare e o Estádio Célio de Barros para utilização comercial, o que prejudicou planos comerciais. Por isso, a construtora cobrava do estado R$ 200 milhões pelos rombos nas contas do Maracanã.
No caso do Estado, se abrirá mão de processo judicial em que era cobrada a outorga não paga pela construtora, como previsto em edital de licitação. Havia previsão de pagamento de R$ 5,5 milhões anuais ao Estado. Além isso, havia cobrança de multa por descumprimentos de termos do contrato.
Com as contas zeradas, falta determinar a data de saída. A Odebrecht prevê que saia até o meio de 2018 do Maracanã. Esse seria o prazo para o governo do Estado botar uma licitação na praça e concluí-la, entregando o estádio a um novo concessionário. A questão é que a construtora teme que o governo demore já que pedira por uma concorrência em junho de 2017, sem sucesso.
Do lado do Estado, há expectativa de concluir o processo em novembro, inclusive com o lançamento da licitação. Ao ”Globo”, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, prometeu a concorrência no próximo mês.
Veja mais:
Um dos maiores interessados no estádio, o Flamengo acompanha o processo com desconfiança por conta dos seguidos adiamentos pelo governo. Por isso, o clube continua com seu projeto de estádio próprio na Av. Brasil, onde acertou um pré-contrato para compra de terreno. Até o final do ano, tomará uma decisão. Outro interessado é o Fluminense que entende que os custos são altos e por isso não quer a gestão solo.
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos | Uol
Ver comentários
Bla Bla Bla bla bla bla ti ti ti ti quero chope quero + aí eu respondo quero o Maracana, nuaaaa , VC não soube me amar?
Tudo factóide.
Maracanã, Odebrecht e Pezão se merecem... são produtos velhos, viciados e sem salvação. O Flamengo deve dar o exemplo e ser representante "do novo", não compactuando com essa podridão!
E continua os dirigentes do Flamengo com a mal vontade de trabalhar para conseguir construir um estádio para o clube e sempre utilizando a velha desculpa que os órgãos públicos vão impedir o Flamengo de construir um estádio próprio.
Se o Flamengo continuar investindo nessa historinha sem fim.... sei não
Maraca sem o Fla, é o fim do estádio.
Impressionante , como pode a Odebrecht ainda estar em posse do Maracanã mesmo com a comprovação de que a concessão foi a base de propina.
Obrigado Rueda.
Também falo isto Pepe. Como pode?
flamengo tem q estipular um prazo definitivo, para q o estado do rio, ou entreguem o maracana em definitivo para nós ou vamos construir o nosso estádio, se precisar eu dou uma parcela extra de contribuição, pois ja sou um contribuinte, temos q acabar de vez dessa zoeira d não termos estadio, affs...
Quer dizer que o dinheiro do contribuinte carioca é lixo, todo mundo rouba nessa merda e ninguém paga!
Essa diretoria que não entre no esquema dessa máfia.
E pra onde foram os impostos pagos?
É bom ter muita calma nessa hora pra não mandar esses caras...
Se brasileiro é um dos povos que mais sofrem com corrupção, especificamente os cariocas sofrem dobrado.
Um recado pra vcs que votam com o TRASEIRO: O Pedro Paulo que era candidato a sucessor do viceíno Eduardo Paes e ainda por cima livrou a cara do Temer quarta na Câmara do processo (Santa formação de quadrilha, Batman!) terminou as eleições em 3º - Só atrás do Crivella e do Freixo.
T-E-R-C-E-I-R-O-O-O-O-O-O. Se esse câncer vai pro 2º turno, fatalmente ele venceria e o Fla teria que ficar obrigado novamente a permanecer com a Odebrecht.
Então galera, façam o favor de votarem no governador decente no próximo ano. Pq as Licenças Estaduais e também da Polícia Militar são de responsabilidade Estadual. Não é a toa que nem a Arena de Basquete saiu do papel.
Quem quer estádio, vota em político que não FERRA nosso clube. Tamos sofrendo nessa M...! Desde a época do Sérgio Cabral. Vejam se aprendem dessa vez.
#votadireitoNACAO
SRN
Esse novo Maracanã não tem a cara do Flamengo. Acho que se há condições financeiras de ter seu estádio próprio "decente, não um puxadinho". Acho que o Flamengo deveria buscar seu Estádio seja onde for, pois saio de Espírito Santo para assistir o Mengão, para o carioca sempre será mais perto.
SRN