Notícias

Guerrero enfrenta julgamento por doping e sentença pode sair até segunda

Compartilhe

Guerrero terá uma quinta-feira decisiva para o seu futuro no futebol. Depois de 27 dias suspenso, o atacante terá a chance de fazer sua defesa. Ele será julgado pela Fifa a partir das 11h (horário de Brasília), em Zurique, Suíça, por ter testado positivo para a substância benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína.

O exame antidoping foi realizado após a partida entre Peru e Argentina no dia 5 de outubro, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Paolo Guerrero foi suspenso provisoriamente por 30 dias a partir de 3 de novembro, quando o caso foi divulgado.

Guerrero chegou em Zurique nesta quarta acompanhado de seu time de advogados – os experientes Bichara Neto e Pedro Fida – e do bioquímico Luiz Carlos Cameron, contratado para participar da estratégia de defesa do atleta. Guerrero estava sorridente e com discurso otimista para provar inocência.

O julgamento deve durar cerca de três horas. Guerrero dará seu depoimento, bem como testemunhas levadas por seus advogados. Segundo o estafe de Guerrero, é improvável que o resultado seja conhecido de forma imediata. A expectativa é que a decisão demore mais alguns dias e saia na segunda-feira, dia em que termina a suspensão provisória do atacante.

A defesa

O metabólito benzoilecgonina – presente na cocaína – e encontrado na urina do centroavante do Flamengo é proveniente da folha de coca utilizada para chá consumido em diversos países da América do Sul, entre eles o Peru. Os advogados de Paolo Guerrero apontam contaminação em um outro tipo de chá ingerido pelo jogador.

Os advogados dizem contar com alguns resultados importantes de exames realizados em laboratórios no Brasil e no Canadá a partir de amostras do cabelo do jogador, que descartariam a possibilidade de o peruano ter feito uso de cocaína. Eles estão certos de que o chá ingerido por ele, após análise dos resultados anteriores durante o antidoping (prova e contraprova), estaria contaminado.

Longe dos gramados em momentos decisivos

Com a suspensão provisória imposta pela Fifa, Guerrero vem desfalcando o Flamengo em jogos importantes na reta final da temporada.

Pela seleção peruana, o atacante não jogou as duas partidas diante da Nova Zelândia, pela repescagem, que deram ao país a classificação histórica para a Copa do Mundo depois de 36 anos. Nas eliminatórias, ele havia feito o gol que manteve o Peru com chances após a última rodada.

Ver comentários

  • Digamos que seja inocentado, o que é provável... terá perdido toda a reta final do campeonato. Inocente punido. Viva a Fifa corrupta, seus falsos moralistas e seu antidoping q pune preventivamente quem toma chá.
    SRN

    • Se ele vir ser julgado inocente, caberia ao Flamengo cobrar da FIFA salario pago ao jogador durante esse mês ( porque o cara não trabalhou) tmbm poderia cobrar danos morais a imagem do clube que ficou exposto a esse caso. Será que o Flamengo faria isso ?

  • Alguem tem algum número de whatsapp ou link de grupo que fale somente sobre o Flamengo?

  • Independente do resultado do julgamento tinha que ter o contrato rescindido. Do jeito que os bananas são amadores é capaz dele ganhar um aumento e um contrato vitalício.

Notícias recentes

  • Notícias

Bastidores: Flamengo recusa pedida salarial de quase R$ 3 milhões de Almada, e negócio trava por questão de equilíbrio no elenco; entenda

Thiago Almada pedia salário que ultrapassaria de forma drástica os vencimentos pagos aos principais atletas…

06/08/2026
  • Destaque

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

Flamengo avançou em negociação para contratar Luiz Henrique O Zenit (RUS) venceu o Baltika (RUS)…

06/08/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta quinta, 06/08/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 06 de agosto O Coluna do Fla reuniu…

06/08/2026
  • Manchetes

Goleiro do Flamengo se reapresenta à seleção para dois jogos amistosos contra a Bolívia

Qual é o planejamento da Seleção Brasileira Sub-20 para jogos contra a Bolívia?   A…

06/08/2026
  • Notícias

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

Thiago Almada deixa o Atlético de Madrid (ESP) após um ano Na mira de Flamengo…

06/08/2026
  • Notícias

Como fica a negociação do Flamengo como Almada já que o clube decidiu investir na contratação de Luiz Henrique?

Flamengo corre contra o tempo por conta do prazo de inscrição de reforços na Libertadores…

06/08/2026