A situação no Flamengo é insustentável, dentro e fora de campo. O time segue com desempenho irregular, desastroso quando sai de casa e a administração atual rui, com vice-presidentes e um diretor importantíssimo deixando o clube e outros ensaiando o adeus. Cenário que evidencia o crescente isolamento do presidente Eduardo Bandeira de Mello (comumente identificado como “EBM”).
Enquanto isso o nome de seu vice geral, Maurico Gomes de Mattos, cresce para a eleição de 2018: “Estou preparado para ser porteiro do Flamengo como para ser presidente do Flamengo. Mas eu não sou candidato de mim mesmo, vai depender do que vai ocorrer”, disse ao blog.
Depois do diretor financeiro Paulo Dutra, que recebeu nova proposta de trabalho e se demitiu, dois vice-presidentes renunciaram, Edmilson Varejão, que estava na Secretaria Geral, foi para os Estados Unidos estudar. Já Rafael Strauch alegou questões pessoais para deixar a VP de administração. Nos bastidores, outros vices falam em largar o barco, insatisfação que cresceu com a centralização do futebol nas mãos de Bandeira desde a saída de Flávio Godinho da pasta do futebol.
Integrantes da equipe que está no poder, a chapa azul que venceu a eleição em 2015, retomam conversas com os opositores/dissidentes, os “verdes” na disputa de dois anos atrás. Para completar, o vice-presidente geral reuniu integrantes de ambos os grupos no casamento de sua filha. A foto abaixo na festa promovida por Mattos é apenas um símbolo do que se passa nos bastidores.
REPRODUÇÃO
Lá estiveram Wallim Vasconcellos, ex-vice de futebol Bandeira em sua primeira gestão e candidato que para ele perdeu nas urnas há dois anos; Alexandre Wrobel, VP de patrimônio que já esteve à frente do futebol, hoje ocupada por Ricardo Lomba, também presente ao casório, como Cláudio Pracownik, vice de finanças; e Daniel Orlean, de marketing, entre outros. Também compareceram Rodolfo Landim e Rodrigo Tostes, nomes pesados do grupo “azul” que derrotou Patrícia Amorim em 2012 e virou “verde” três anos depois. Os dois foram peças fundamentais no início da reestruturação no clube.
A saída de Rafael Strauch representa imensa baixa para o presidente. Ele era a maior liderança do SóFla, grupo importante na sustentação política de Bandeira de Mello, e foi o principal articulador da campanha que o reelegeu em dezembro de 2015. Mas a principal baixa foi Paulo Dutra, funcionário remunerado (os vice-presidentes não trabalham por salários) visto internamente como “o verdadeiro CEO”, cargo ocupado por Fred Luz.
Embora sua função fosse de diretor financeiro, ele ia além, era a base administrativa do Flamengo. Fred, outro profissional contratado, virou um ponto de convergência, muitos “azuis” e “verdes” não o querem mais por lá e hoje apenas “EBM” o sustenta. Luz é profissional de perfil mais comercial, virou braço direito do presidente e passou a ficar direto no futebol, enquanto Dutra tocava a administração do clube. Por isso, na prática era visto como “o real CEO”.
Se Luz é questionado, o que dizer de Rodrigo Caetano (veja vídeo abaixo), diretor executivo de futebol? Uma eliminação na Copa Sul-americana deverá decretar a saída de ambos, assim como a do controverso coordenador de psicologia, Fernando Gonçalves. Bandeira detesta a ideia de mandar qualquer um dos três embora, mas se veria cercado, sem saída, desprovido de qualquer outra opção em caso de mais um fracasso futebolístico.
Situação parecida com a da demissão de Zé Ricardo. Ao final do primeiro turno do Brasileiro, com o Flamengo 18 pontos atrás do líder, Corinthians, Bandeira foi convencido por outros dirigentes, e pelos fatos, a dispensar o técnico. Ele somara seis pontos nos 21 disputados anteriormente, com pífio aproveitamento de 28% na reta final da primeira metade do certame. Em entrevista a Raphael Zarko, do site Globo Esporte, o presidente admitiu: “Dependendo da maneira que a gente terminar o ano isso vai se refletir também no ano que vem” — clique aqui e leia.
O mesmo deverá acontecer se os rubro-negros não passarem pelo Júnior de Barranquilla na semifinal da Copa Sul-americana. E ficará pior se quatro dias depois do jogo na Colômbia o Flamengo terminar A Série A atrás de Botafogo e Vasco. O trio carioca luta por vagas na Libertadores. Os dois têm investimento somado que equivalente a 85% do despejado pelo Flamengo em seu departamento de futebol, segundo o site www.transfermarkt.com.
Caso Bandeira de Mello se veja nessa encruzilhada, precisará demitir seus fiéis escudeiros, ou perderá mais vice-presidentes, dos quais receberia mais pressões. Ao mesmo tempo, com eleição marcada para o final de 2018, ele precisa pensar no seu candidato à própria sucessão, o que será mais complexo se o time fechar este ano com mais fiascos. Há, até, o risco de EBM virar uma espécie de “cabo-eleitoral ao contrário”, alguém cujo apoio político não interessaria a (quase) ninguém.
Já o VP geral do Flamengo cresce como possível nome capaz de reunir os grupos azul e verde de 2015. Uma espécie de coalizão. Sua candidatura é dada como quase certa. “Não posso falar de eleição um ano e dois meses antes. Vários aspectos devem ser pesados, não posso confirmar, e nem quero desconfirmar porque não sei o que vai acontecer no ano que vem”, acrescentou Maurício Gomes de Mattos ao blog. Landim é outro possível nome, mas para tal seria preciso consenso. O atual vice geral dá sinais de que deseja a composição, mas há quem tema o risco de, no poder, centralizar decisões, como ocorreu com Bandeira de Mello.
Tal postura do atual mandatário gera desconforto entre outros dirigentes que, nas ruas, são cobrados por torcedores furiosos com o futebol em péssima fase. Eles dizem que as pessoas com eles reclamam de algo que não têm como mudar, pois o elenco está totalmente blindado por EBM, Luz e Caetano. Lomba, que assumiu a pasta do futebol há cinco semanas, ainda não tomou decisões fortes, há certa expectativa sobre quando e o que fará. Se é que poderá fazer algo.
Mas a grande pergunta é como e quando reagirá esse Flamengo de finanças em dia, mas com futebol em crise profunda e politicamente dividido. O risco é que demore muito tempo, mais tempo, pelo menos mais um ano, até as eleições agendadas para dezembro de 2018. No futebol, dinheiro não é tudo, nunca foi.
Reprodução: Blog do Mauro Cezar/ESPN
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
A chapa Azul revolucionou o Flamengo, no aspecto administrativo. A chapa Verde parece reunir muitos dos integrantes iniciais da chapa azul.
Uma coisa precisa ficar assegurada, não importa quem venha a ser eleito: a estabilidade administrativa e financeira precisa ser mantida.
O ideal seria que houvesse uma convergência entre essas duas chapas, que entrasse um outro nome, para garantir a necessária alternância de poder, mas que mantivesse a estabilidade administrativa/financeira conquistada.
E, claro, que colocasse o futebol nos trilhos.
Tomara que isso ocorra.
Sou imensamente agradecido a atual gestão, porém o poder corrompe as pessoas. EBM, pelo que tem feito esse ano,é exemplo disso.Infelizmente pro bem do Flamengo, seu afastamento é preciso.Acho Bap arrogante, mas ele é Presidente de uma empresa privada, como nós precisa matar 2 leões por dia.EBM vem do BNDES, onde todos são felizes e ninguém será mandado embora,aliás, não precisam de resultados, que sempre terão aumento. Funcionário público é uma beleza(is graduados).Bap irá cobrar até a sombra dele.Vai subir na mesa,e avisar que qualquer um pode ir embora e que Ninguém é maior que o Flamengo. Isso em 2019,infelizmente.
Kkkkk cara isso nao existe no futebol, sao contratos milhonarios de jogadores se esses caras esbravejaren com esses jogadores vao perder o grupo e milhoes de reais em indenizações, pra quem nao conhece o mundo do futebol isso que falam ai ate parece verdade kkkkkk
Perder o grupo é muita coisa de brasileiro. Na realidade brasileiro é mimado,tem que ser cobrado sim.Todo trabalhador é cobrado no mundo real e o resultado é simples ou melhora ou rua.Se não der certo,usamos a base e outros jogadores. Sempre terão os esforçados e com vontade de vencer.A única coisa que não dá certo é passar a mão na cabeça ou pensar do seu jeito.Respeito mas já trabalhei em multinacionais e só com cobrança melhora ou tem a rua.Isso funciona bem em todo lugar,num bar,num hotel, e claro num clube.
Concordo que tem de haver cobrança, mas os contratos são milionários e suas rescisões igualmente.
É muita coisa em jogo.
Moralidade, transparência, bom ambiente, profissionalismo, etc.
Cobrado sim, todos tem que ser, mas isto é interno, vc, nao vai fazer isso na midia ou em uma entrevista, como muitos acham aqui, se isto acontecer os advogados dizem qmem
Cara eu trabalho em um multnacional lider no seu ramo com fabricas em mas de 50 países, sou cobrado todo dia, mas da maneira certa, agiea quem axa que da esporro leva a algum lugar, lembre-se que o vasco ja caiu duas vezes com esses pensamentos
Verdade, se fosse assim o Vasco não teria caído com o Eurico.
Pelo jeito acaba parecendo que não conhecem é o mundo falando desse jeito.
É bizarro ver que existem pessoas que acham que a solução é ter dirigentes que "sobem em mesa" e "dão murro em porta".
Acham que os problemas são solucionados assim e que não existem contratos no meio jurídico, além de indenizações milionárias, rs.
Não devemos nos esquecer que EBM na primeira gestão era apenas testa de ferro, nessa atual até o VP de futebol Flávio Godinho sair, tudo funcionava bem, quando ele saiu e o Sr EBM se pois de todo poderoso, a maionese desandou de vez, nada mais da certo no futebol do Flamengo, não pode ser coincidência.
O Bap, por ser primo do Ike, antes, era "cabeça no Grupo X
O mundo do futebol mais avançado já tem clubes que funcionam como empresas privadas, com donos e até ações em bolsas de valores. Tenho certeza que lá a cobrança por resultados é muito mais possivel. Infelizmente isso ainda não é legal no Brasil.
Bap não se queima, ele não assume a presidência do Flamengo, mas indica seu candidato, assim fica mais fácil de criticar.
Então os fracassos na Libertadores, Brasileirão, Primeira Liga e Copa do Brasil ainda não foram suficientes para demiti-los? Inacreditável o Flamengo ter que ser eliminado mais uma vez para aí sim a cabeça desses incompetentes rolarem.
O FLAMENGO SO NAO FRACASSOU NA LIBERTADORES SO UMA VEZ, qundo foi campeão , depois disso so fracasso ,36 anos de fracasso
CONFORMADO
Confirmado não,realidade
É verdade é isso tudo é culpa do EBM na visão de opositor do MCP.
Na verdade se pudesse nem diante de um novo fracasso, o Eduardinho Boca Mole os demitiria, o que o MCP disse é que não haverá outra alternativa para o Banana de Melo a não ser demitir os incompetentes (uma pena não renunciar, por ser ele o maior culpado) para tornar o clube governavel. Se confirma a profecia que os integrantes originais da Chapa Azul fizeram sob a qual a personalização da gestão e o autoritarismo do EBM iriam afundar o Flamengo, não dá para dizer que estavam errados.
Daqui a pouco o EBM vai ter que acumular todas as pastas além da direção do futebol, pois todos estão saindo.
Infelizmente os bons profissionais saíram recentemente, por causa desse fracasso no futebol!
Cara eu pensei exatamente isso.
Tao achando pouco.
Verdade,não faz sentido,tão é demorando muito para sair,infelizmente!
Banana de Melo, Rodrigo Caetano e Fred L. Estão com os dias contados no Flamengo.
O que disse para os Srs. Ontem?
Bom pelo andar da Carruagem, já da para saber que essa draga que está o Flamengo tem um único culpado, infelizmente para os que o "AMA", mais até que o próprio clube do qual torcem, seu nome: EDUARDO BANDEIRA DE MELO. Que devido a sua teimosia, arrogância, prepotência, burrice... Está jogando fora o excepcional trabalho que outros fizeram e ele politicamente levou a fama.
Agora que tem o poder absoluto, que manda e desmanda no futebol do clube, e que se vê de forma definitiva, que o Flamengo cresceu, não foi por causa do EBM, foi apesar dele.
Os outros fizeram? Ele não tem mérito né? Só tem "merito" no futebol de merd. Apresentado ? Tem q saber separar as coisas
Meu querido vou-lhe fazer apenas uma pergunta: Tire o futebol do Flamengo, sobra o que?
Sem o futebol, só sobrará um clube social, frequentado por nababos da zona sul do Rio de janeiro. Tire o futebol que esse mesmo clube não consegue nem 1/100 do que arrecada, já teria falido. É tão importante, pergunte como está o Remo, que tem que existir por causa do estatuto do clube.
Futebol e nosso carro chefe ponto! agora não pode esquecer que primeiro quem vota pra presidente sao exatamente estes do clube social em sua maioria. E na parte administrativa dizer que o flamengo cresceu APESAR DO EBM vc acha mesmo justo? infelizmente na minha opiniao EBM se perdeu ao centralizar o futebol onde o resultado e um fracasso, e que seja o candidato dele que espero ser o Wobrel ou seja o candidato da oposiçao que vale a pena (não a antiga) que espero ser o Tostes, faça no futebol o que o EBM deixou de fazer por centralizar.
Quem chegar vai pegar um clube estruturado financeiramente... Vai pensar só no futebol... EBM entrou tendo que resolver muitas outras coisas e vem resolvendo. Realmente no futebol deveria ser melhor, falta cobrança...
Enfim, ele errou mas acertou muito também...
Hoje eu quero que ele saia, acho uma boa mudar a direção, pensar mãos no futebol... mas não esqueço o bom trabalho feito por ele ...
EBM não é só centralizador, é "BURRO" mesmo em termos de futebol.
VC não entendeu... Pra ir bem no futebol, tem que ter organização financeira, coisa que nunca teve, daí vem a estrutura, hoje temos um CT...futebol não vive sozinho, o clube tem que ter dinheiro pra investir... Hoje temos, mesmo sabendo que ainda tem coisa a pagar... o que precisa é gastar melhor, saber contratar e saber cobrar.
Bom só sei de uma coisa, EBM é tão bom, que foi abandonado na primeira gestão, é começa a ser abandonado de novo, por que?
Por ser centralizador, teimoso, arrogante e o principal na minha opinião, "BURRO" em termos de futebol.
Como sou torcedor de futebol, não tenho nenhum interesse em Remo, em esporte amador em geral. Pra terminar, o Flamengo foi campeão da copa do Brasil em 2013, sem time e sem dinheiro, ai tem mérito, e o EBM não apitava nada no futebol, agora milionário jogador (BOM), e o time se arrastando como está, não vejo mérito nenhum é ponto.
Putz cara... Eu não to nem aí se ele é gente boa ou não... Na vdd, os outros achavam que ele seria um fantoche kkk viram que não e vazaram... Mas que ele fez um ótimo trabalho é fato...
O maior erro de EBM é escolher mal seus funcionários, principalmente Caetano.
Vamos torcer é só o que nos resta.
Bananinha de Melo transformou o Flamengo numa Repartição Publica, onde a unica opinião que importa é a dele. Como nunca foi um funcionario publico de destaque nem projeção, pode ver pela primeira vez o poder concentrado em suas mãos, e está fazendo com ele o mesmo que o Eurico faz no Vasco. Graças a Deus ainda temos um clube mais organizado e não será possivel manipular a massa como vaz o sacripanta do Eumico. Esse Mauricio Gomes de Mattos está em campanha desde 2016, com a novelinha de visitar as embaixadas pelo pais todo (atras do voto dos Off-rio), eu vou votar na chapa azul original de 2013, o candidato que lançarem terá meu voto. Esse Mauricio Gomes de Mattos é só o B2, e vai tentar exatamente o mesmo que o Bananinha de Melo já fez.
Com a venda do Vinicius Jr, já dava pra pagar a rescisão de 2/3 do elenco(jogadores, médicos, psicólogos, estragador de goleiros, etc...).
Pode trazer o CR ano que vem que não tem jeito. Time mole sem gana e sem cobrança. Até maconheiro raquítico com radinho na esquina tem mais disposição que a maioria desses jogadores.
Galera temos um grupo do whatsapp só para flamenguitas quem quiser participar 11 971923533
De novo a politicagem querendo imperar no Flamengo. Abram os olhos pra que 2019 não entrem um Maurício Assumpção na presidência do clube e arruine o clube.