Após mais uma derrota, chegamos à segunda quinzena de novembro contabilizando os pontos perdidos no brasileiro, e ainda lamentando frustrações na Copa do Brasil e Libertadores.
É tão fácil chegar aqui e reproduzir o mesmo discurso ranzinza do Mauro Cézar Pereira, Renato Maurício Prado, e companhia, tá na moda! Mas distribuir bordoadas para todos os lados e fazer coro alimentando esse incêndio que já começa a se alastrar no Flamengo de nada vai adiantar.
Cobranças são essenciais, sempre fazem bem, mas as nossas expectativas na maioria das vezes são muito maiores do que a realidade. Em tempos de rede social, a megalomania e a bipolaridade do torcedor rubro-negro afetam diretamente e negativamente dois fatores da receita do sucesso: O ambiente e o psicológico.
Ora bolas, parece tão simples, o investimento financeiro nessa equipe foi absurdamente grande, não tem desculpa! Não é assim! Para muitos é difícil imaginar que o fator financeiro é apenas mais um fator, um ingrediente que compõe a receita certa dos títulos. Grana não é a fórmula mágica do sucesso.
Poucos rubro-negros imaginavam que o Flamengo chegaria em crise nessas últimas semanas da temporada. Para a galera, a obrigação era estarmos nas vésperas da final na Libertadores, após termos comemorado o título brasileiro por antecipação nessa semana.
Mas voltando a fria realidade, é bem complicado tentar manter a calma, e ter paciência, vendo o Flamengo jogar um futebol meia-boca contra os fracos Coritibas da vida. Mas tem sim como ver que o copo que está pela metade está meio cheio, e não meio vazio.
Entre mortos, e feridos, no Brasileiro estamos na zona de classificação para a Libertadores 2018, e nas vésperas da semifinal da Copa Sul-americana. Além de ter levantado o obrigatório e perigoso Cariocão, e perdido a final da Copa do Brasil nos pênaltis. É um ano razoável, que pode terminar muito bem.
Não adianta ficarmos remoendo nossas frustrações em competições das quais fomos eliminados, isso é futebol, não torcemos pro Barcelona, não ganharemos todas e ficar chorando pelo leite derramado é coisa de botafoguense. Precisamos mudar esse clima para buscarmos o que nos resta esse ano.
Deixemos a barca para depois, deixemos as trocas para a off-season, agora o momento é de apoio, arrumar confusão no centro de treinamento é coisa dos anos 90, ultrapassada, um atestado de ignorância. As coisas não se resolvem, e talvez nunca se resolveram assim.
Quando vocês perceberem que tudo que os antis mais querem agora é uma crise no Flamengo nesse momento decisivo, vocês vão se envergonhar do papel de trouxa.
‘Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’
Vinny Dunga
Siga no Twitter: twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)
Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Amém .
O momento é difícil. Às viúvas do Zé Ricardo que estão em polvorosa vamos recapitular que o time com ele teve 3 momentos críticos de oscilação: 1. Os jogos no maracanã na reta final do Brasileiro 2016 (empatamos 3 dos 4 jogos); 2. A eliminação da Libertadores; 3. Ter conquistado 6 de 21 pontos disputados seguidos no Brasileiro de 2017. Em nenhuma dessas situações ZR (quem eu acho um técnico promissor mas vi como justa a demissão) tentou mudar a forma do time jogar; sempre no 4-3-3 manjado desde 2016. Ele conhecia o elenco, tinha peças, tempo de casa, podia arriscar um 3-5-2, um 4-4-2, enfim, algo diferente. Pelo contraio, com as teimosas convicções dele ( ex.: Rafael Vaz e Marcio Araujo titulares, Donnati e Leo Durate mal aproveitados) acabou por se implementar um conformismo com posse de bola sem resultado efetivo, desenvolvendo por conseguinte uma postura cada vez mais apática no time. O Flamengo era apático com ele, e permanece apático sem ele. Não estou aqui dizendo que o Rueda não mereça ser criticado. Apesar de ter herdado um elenco ruim, acho que o colombiano podia estar entregando mais. Porém, criticá-lo não é o sinônimo de exigir sua demissão. Ze Ricardo passava a mão na cabeça dos jogadores, independente do resultado. Rueda critica publicamente, o que também desperta a ira de qualquer boleiro e pode acabar carimbando a demissão dele por corpo mole dos criticados. Falta achar um meio termo aí, não pode ser nem 8 nem 80. Para isso, precisávamos sim de um VP de Futebol calejado, que pudesse gerenciar essa interface. A gestão atual, que indiscutivelmente recuperou a credibilidade do nosso clube, falhou nesse ponto, lá no inicio da temporada.
A sula é a esperança.
Sigamos sem desistir. SRN
Amigo, concordo. Todavia, no caso do ZR, é admissível erros de um técnico novo, em fase de Trainee, ainda mais no Flamengo, que a pressão é enorme. O problema, que o Rueda, veio como "salvador". Claro que ele não irá transformar a água em vinho, mas ele comete erros que um técnico cascuco, como ele, acredito que não poderia cometer. Campeão da Liberta, provável campeão da Sula (caso não tivesse, aquele acidente da Chape), técnico de seleções que foram à Copa do Mundo, etc. E realmente, o erro crasso do EBM, foi não ter um VP de Futebol experiente. SRN
Melhor coluna que já li aqui. Parabéns!
Valeu Vitor!
TMJ
Essa tortura só acabará em janeiro de 2019.
Ainda estão nesse discurso de que o ano não é ruim exaltando Carioca, vice da Copa do Brasil sem empolgar, campanha ridícula no Brasileiro e achando que a Sul-americana, que dificilmente esse time será capaz de ganhar, vai fazer o ano ter sido bom? Por esse pensamento somos um time mediano no cenário nacional. Uma pena.
"Por esse pensamento somos um time mediano no cenário nacional." -- Então, reconhece que as coisas não estão tão ruim como dizem... &;-D
Tem que se criticar o ano do time do Flamengo.
Não há vergonha alguma nisso, Vinny Dunga.
Somos todos flamenguistas.
Ou você tá satisfeito com os resultados do ano?
Fala Joaquim!
TEM QUE Criticar o time o ano inteiro?
Discordo.
SE PRECISO tem que criticar.
Tem que se COBRAR sim, cobranças são benéficas.
Críticas, se construtivas também, mas não são uma obrigatoriedade, e não, não há vergonha nisso, relaxa.
Não estou satisfeito, mas se nos classificarmos para a Libertadores, e conquistarmos um título internacional, vou ficar satisfeito e o ano vai ser bom, sim.
Não do jeito que a nossa megalomania imaginaria em Janeiro, mas um ano bom.
Abs! SRN
kkkkkkkkkkkkkk so te digo uma coisa, flamengo nao vai pra libertadores, a nao ser que de a sorte do gremio ganhar a libertadores e abrir mais uma vaga.
Titulo internacional ??? flamengo com esse futebol horroroso, vai tomar um sacode do junior barranquilha, para aumentar a prateleira da vergonha em competições internacionais.
1. Abro a matéria;
2. Desço até o fim do texto;
3. Observo a assinatura "Vinny Dunga";
4. Dispenso a leitura e fecho a página.
Fim.
Não o conhecia, mas depois desse texto, sempre farei o mesmo que você.
rsrs.
E ainda assim, se dá ao trabalho de comentar!
Na minha terra, chamamos isso de HIPOCRISIA... &;-D
A coisa tá tão feia que dizem até que o Negueba tá voltando pra salvar a pátria! hehehehe
Boa matéria. Certamente este ano o flamengo está devendo, todavia, não é agredindo pessoas que vamos resolver, vamos apoiar, torcer e esperar por dias melhores. Há alguns anos atrás, torciamos para não cair, agora nos indignamos, porque estamos em sétimo lugar e somente ganhamos o carioquinha.
Pefeito Divaldo!
Abraço!
Me diga qual a diferença de estar em sétimo ou terminar o campeonato em 17 colocado ?????
Flamengo ganhou um campeonato carioca por que esse ano teve um regulamento ridículo e só está "ainda" classificado pra "pré libertadores" (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) por que fizeram um regulamento ridículo da libertadores tbm, para querer ganhar mais dinheiro.
E te pergunto, qual pra voce é mais vergonhoso: ter o time mais caro do brasil e a maior folha salarial e mesmo assim estar na 7 colocação e 3 pontos na frente do 11 colocado ou ter um time sem dinheiro, com elenco horrível e terminando o campeonato em 15 colocado ???
Realmente o torcedor perde a noção e acaba piorando a situação indo pra CT causar ainda mais desequilíbrio!
Parabéns pela coluna.
Valeu amigo!
Abraço!