Sim, fomos iludidos!

Compartilhe com os amigos

Fala Nação Rubro-Negra, beleza? A partir de hoje, todos os sábados vou estar usando este espaço do site Coluna do Flamengo para falar, elogiar, criticar e opinar sobre o Mais Querido, o clube mais invejado do Brasil!! Sejam todos bem-vindos!

Para começar esta nova empreitada, nada melhor do que falar de algo que há tempos tenho pensado bastante: a ilusão criada com o time do Flamengo. Se puxarmos na memória, no início do ano, diversos jornalistas e comentaristas esportivos cravavam que o nosso elenco era um dos melhores do país. Infelizmente, muitos de nós caímos neste “conto do vigário”. Na época, tinha minhas dúvidas sobre isso, algo que foi se confirmando com o passar da temporada.

Em termos de nomes, era inegável que éramos os mais fortes. Mas, como diriam os mais antigos, “o papel aceita tudo”. O que vale no futebol é o campo e bola. Nisso, muitas das contratações deixaram a desejar. Rômulo, Conca, Rhodolfo, Geuvânio, Renê, Berrío, etc. Em quase todos os anúncios de novos jogadores, membros da crônica esportiva saudavam o atleta como uma baita contratação.

O tempo passou e a verdade foi aparecendo…. o “mito” do melhor elenco do Brasil foi deixado para trás. Tanto que precisamos trazer jogadores no meio da temporada, que também não deram certo (com exceção de Diego Alves e, fazendo muita força, Éverton Ribeiro). Algumas fragilidades do nosso elenco só começaram a ser percebidas ao longo dos jogos. Por exemplo, se olharmos para o nosso banco hoje, veremos poucas opções que de fato podem entrar e desequilibrar a partida. A prova cabal disso é a utilização dos garotos formados na base nas pelejas. Para quem tinha um elenco tão estrelado, terminar o ano dependendo de jogadores com menos de 20 anos é, no mínimo, estranho.

Na esteira deste processo, vem outro problema, a falta de planejamento do departamento de futebol na montagem do elenco. Na metade do ano, escrevi sobre isso e fui duramente criticado e xingado por muitos. Mas, na ocasião, já começava a demonstrar preocupação na forma como estava sendo feita a análise do grupo. Muitos jogadores para uma posição, poucos para outra. Até hoje, somos refém de Willian Arão, por exemplo. Não temos um único volante que saiba fazer a função “box-to-box”. O que tínhamos, está emprestado ao Atlético-GO, e quando estava no Mais Querido nem era relacionado.

É inconcebível contratar Conca e Rômulo e não saber da capacidade física de cada um deles. O argentino não entrou em campo, sendo que a previsão era começar atuar em maio. Nos treinos, vira e mexe aparece fazendo gols de falta, dando lançamentos, etc. Mas, jogar que é bom, nada! Rômulo, a mesma coisa. Pesado, sem ritmo, sem vontade. A única explicação para este fenômeno é uma entrevista do Zé Ricardo dizendo que o volante foi utilizado cedo demais. Cadê as explicações do Departamento Médico e de Futebol sobre os dois? Em alguns momentos da temporada o camisa 27 fez trabalho de fortalecimento muscular sem ao menos ter entrado em campo!

Todo este contexto nos leva a perceber que fomos iludidos com o ano mágico. Só que acreditamos tanto na diretoria quanto nos meios de comunicação, que muitos de nós deixamos de pesquisar sobre a real situação de cada atleta. No nosso imaginário, eles estavam vindo para o Flamengo no auge da forma técnica, prontos para vestir o manto e nos dar alegrias. Contudo, não foi isso que aconteceu, e sofremos derrotas importantes ao longo da temporada.

É inconcebível ter que decidir uma Copa do Brasil com o Muralha no gol. Desde o final do ano passado, ele já apresentava sinais de que não estava bem. A diretoria resolveu apostar no atleta – o que é legítimo. Mas, que se precavesse e tivesse pelo menos um reserva para entrar e garantir nossa paz. Eles fizeram isso em 2016. Não confiavam no Paulo Victor e trouxeram o atual camisa 38. Qual a diferença entre um ano e outro?

Mais lamentável ainda é corrermos risco de irmos para outra final sem goleiro! Alguns diriam que é falta de sorte. Particularmente, não acredito nisso. Acredito em planejamento e competência. Algo que passou longe da Gávea neste ano. Todos os problemas que vivemos não são por falta de cobrança ou de raça, e sim de planejamento. Esbanjamos dinheiro, mas compramos mal. Torramos dinheiro com atletas que não entregam o que era esperado. Mesmo assim, a diretoria vendeu o discurso do “ano mágico”, onde ganharíamos tudo. Pois é, não passou de uma grande ilusão. Infelizmente, caímos nela.

Que a força esteja conosco! SRN

Matheus Brum
Jornalista

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Fica dando ouvidos ao que MAURO CÉSAR fala…
    Se arrombou! Não percebeu que eles não sabem de nada…mas vocês os tem como donos da verdade
    Kkkkk
    Agora chora na cama que é lugar quente.

  • Muito bom o texto mas o torcedor se iludir pelo nome é normal, ainda mais quando não dá para acompanhar o jogador, são os casos de Everton Ribeiro, Geuvânio, Rômulo, Conca, Berrio, nesses casos por exemplo a última impressão é a que fica; e é nesse ponto que eu quero chegar: Quem contrata os caras. Quem foi que avaliou que esses caras tinham condições físicas e técnicas de jogar pelo Flamengo durante o ano, o Rodrigo Caetano,Bandeira,Fred Luz e até o Flávio Godinho? Contratações são comemoradas pelas expectativas que geram, foi assim também com o Borja na parrmêra, ou alguém acha que a torcida do vascú comemorou a chegada do Muriqui; não fomos iludidos, fomos sacaneados, pois quem deveria contratar, contratou mal e não soube utilizar o dinheiro do clube. Vale lembrar que algumas dessas contratações vieram por ser oportunidade de mercado ou seja sem pagar multa ou luvas, ainda assim onerando muito a folha de pagamento; acho que vale a reflexão para nós torcedores pararmos com essa história de já ganhou e enaltecermos dirigentes sem ter conquistado nada. Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos.

    SRN #VamosFlamengo

  • Não me iludi: no papel temos um baita elenco que não “deu liga”. Na teoria Diego Alves, Rever, Diego, Everton Ribeiro e Guerrero seriam titulares em qualquer time do Brasil e Trauco, Cuellar, Arão e Everton Cardoso disputariam posição em qualquer time.
    Temos perebas no elenco? Claro que sim! Qual time não tem? Só para lembrar: o Gremio jogou a final da Libertadores com um ataque formado por Fernandinho e Barrios, rejeitados de Flamengo e Palmeiras, sem contar o restante do elenco…
    E antes que falem: não estou conformado em não ganhar nada, acho que faltou um zagueiro, não deveriam ter dispensado o Ronaldo, fora Vaz, Caramujo, Gabilixo e Furalha.

  • Embora não fui um desses há me iludir com esse elenco desde o começo do ano,pois um elenco que ainda tem no grupo:MA,Gabriel,vaz e muralha,e também o Zé ricardo no comando,não era de se esperar que ganhe alguma coisa e que vá muito longe, só tolo pra acreditar nisso,mas concordo com o autor,houve erros de contratação e de planejamento da diretoria,que para mim é a grande culpada,e o ano foi uma grande ilusão!

  • Que em 2019 venha a VERDADEIRA chapa azul

  • Se iludiram sozinhos caindo na zoeira da midia Paulista, toda essa espectativa fez o time ter mais cobrança do que deveria e no fim a pres~sao so prejudicou, ou vcs acham msm que iriamos a algum lugar com caramujo na libertadores??

    • Não acho que prejudicou, muito pelo contrário, assim a torcida percebeu a quantidade de perebas no time, e vai pressionar até que saiam. Não vejo como isso pode ser visto como algo negativo.

    • Banana vai manter o caramujo

      • Mandei um email para o Flamengo e vou cumprir. Sou um torcedor apaixonado mas, se renovarem com esse pereba, CANCELO MEU ST!

  • Primeiro erro foi manter um aprendiz com um elenco maduro.
    Ele pediu um monte de jogador e permaneceu com os que já estavam!
    De repente aparece a oportunidade de traze Rômulo, ER e Geovânio! Ambos ainda não disseram a que vieram! Conca, mistério, ninguém disse os motivos da nõ utilização dele!

    Em fim, não houve ilusão, a 4 anos que o EBM vem apenas cuidando do financeiro, mas um time de futebol tem que ganhar títulos! Se tem estabilidade financeira, deve ser campeão dos principais campeonatos que disputam! Mas o Flamengo virou apenas uma empresa estável, onde os funcionários cumprem os seus horários e recebem os seus salários.

  • Meu caro, apesar de não cometer erros na escrita seu texto foi muito fraquinho. Quase péssimo. Foi quase um lamento. Particularmente resumo todo o momento do time em falta de pulso da diretoria e falta de atitude dos jogadores e das comissões técnicas a atual e a anterior.

  • Porra, mais um para falar merda depois do acontecido . É cada um que aparece!

  • Só faltou citar o “culpado” Zé Ricardo que não conseguia extrair o que havia melhor destes “poderoso” elenco… ou será que ele NÃO TINHA CULPA da instabilidade do elenco e só AGORA é que a torcida do Flamengo “se deu conta”? &;-D

    • Amigo infelizmente o Zé tem culpa sim, pois ele é quem escala a o time; não tenho dubidas que ele será um bom treinador, daqui a alguns anos, mas atualmente o nível de desempenho dele só dá mesmo para dirigir times médios, assim como o Vasco.

      • TODOS têm culpa, uns em maior grau; outros, em menor grau. INCLUSIVE a torcida! &;-D

    • Tsc tsc tsc

    • Fica calado que é a melhor coisa que você faz!

  • A merda se deu no começo do ano…. O Tite nós convenceu que a gente tinha um goleiro de seleção, mas de forma quase inacreditável o Mureta se transformou em um dos piores goleiros que eu já vi
    Pra mim a cagada mestre foi não trazer um zagueiro e colocar todas as fichas no Vaz
    As duas grandes contratações do começo do ano (Conca, Rômulo) foram duas decepções tão grandes que conseguiram de forma merecida serem preteridos por MA e Gabriel

    • Muraĺha se perdeu por causa da convocação e da soberba. Como tinha um sub-20 no banco, o “goleiro de seleção” achou que jamais perderia a posição e se acomodou. Cometeu o mesmo erro de Paulo Victor.

  • Mais uma vez faltou planejamento. O culpado disso os senhores Eduardo banana de Mello e o Rodrigo viceino Caetano.

  • Texto lixo, contraditório e mentiroso. Começa dizendo que vários jornalistas e cronistas esportivos afirmaram que nosso elenco era um dos melhores do país e que caímos no “conto do vigário “. Termina afirmando que a diretoria prometeu um “ano mágico”, que ganharíamos tudo. MENTIRA!!! Desafio qualquer um a achar uma reportagem em que a diretoria tenha prometido isso. O princípio básico do redator é o compromisso com a verdade. Quem não segue esse princípio, entra no campo da fofoca e do fakenews, muito em voga no momento em que passa o Brasil e que parece ser hábito desse sítio e seus colunistas. A serviço de quem? ???

    • Nunca vi tantos Bandeiretes defender o “indefensavel” ,o óbvio: diretoria incompetente no futebol , gerando muitos prejuízos FINANCEIROS e esportivos para o flamengo.

      • Parei de ler à partir de “prejuízos FINANCEIROS”… &;-D

        • Tsc tsc tsc

      • Deve ter gostado de Patrícia, só com Ronaldinho perdemos quase 40 milhões. Realmente, tudo certo.

        • Um fato não afasta o outro

    • Você ao que parece deve ser parente do boca mole ou do ridículo RC, confere ??? Pqp, esses bandeirantes não dão trégua…

    • Não precisa de reportagem,o auto investimento e as contratações já dizem por si, é porque a diretoria é incompetente mesmo,e o seu Banana de Melo irá cair!

  • Uma coisa é certa a OPOSIÇÃO está louca por uma boquinha, eles não ficaram satisfeito de quase levar o menção a falência, agora que o flamengo está bem financeiramente os ratos estão louco pra voltar

    • Verdade! E esse sítio e seus colunistas estão a serviço deles. Esperando uma boquinha????

    • Bem financeiramente com quase 500milhoes em dívidas?

      • Pela sua lógica, os Estados Unidos estão na pindaíba, pois devem mais que o PIB atual deles.

      • Se você levar em conta que essa dívida era quase hum bilhão!

  • Para o Flamengo este ano só faltou sorte.
    O Flamengo foi o time que mais finalizou a gol no ano
    O Flamengo teve a segunda defesa menos vasada do ano
    O Flamengo foi o time que mais fez gols este ano 129 ( 43 a mais que o Corinthians)
    O Flamengo foi o segundo time que mais desarmou,
    O Flamengo foi o time com maior posse de bola
    O Flamengo foi o time que menos levou cartões amarelo
    O Flamengo foi o único time que o Corinthians não venceu.

    • “O Flamengo foi o time que mais finalizou a gol no ano” — Uma pena que as finalizações em geral são ruins, pois este poderia ser um índice que nos orgulharíamos! &;-D

      • Mesmo com muitos defeitos tambem fizemos mais gols que todos os times, estamos caminhando e no proximo ano será melhor, se Deus quiser.

        • Evoluir sempre! Ano posterior ser melhor que o anterior! &;-D

    • “Flamengo foi o time que mais fez gols este ano 129 ( 43 a mais que o Corinthians)”
      Quantos desses 43 foram contra Chapecoense, Palestino, Atlético GO, times pequenos do Carioca, etc.? Lembre-se que o Flamengo meteu 10 no Palestino, 10 na Chape, uns 7 no Atlético GO e aplicou várias goleadas em times pequenos daqui do Rio.
      “Flamengo foi o único time que o Corinthians não venceu.”
      Vamos levar em consideração que no primeiro jogo, o Corinthians teve um gol extremamente mal anulado e no segundo eles tavam de “ressaca” após terem sido campeões.
      “Para o Flamengo este ano só faltou sorte.”
      Acha mesmo que ter sido eliminado na Libertadores sem fazer um ponto sequer fora de casa, ficado pelo meio da tabela no Brasileiro com 21 pontos de distância do líder, ainda na metade da competição, foi falta de sorte?

      • Sim amigo mais ainda comparando com o Corinthians, nó goleamos tambem o Corinthians, a chape e o Atletico Goianiense, e o corinthians não goleou o Atletico de Goias e nem a chape, isto é muito relativo, nós tambem goleamos na libertadores o S. Lourenzo, jogamos melhor que o adverssário em todos os jogos na libertadores, e contra o Corinthians no primeiro turno teve sim um gol do corinthians anulado,mas tambem se tivesse sido validado eles não teriam feito o segundo gol,é so ver que depois do gol que valeu eles so se defenderam, e o flamengo colocou o Corinthians na roda, ou seja o Flamengo não é um time retranqueiro de merda como o Corinthians , prefiro não ganhar do que ver o Flamengo jogar na retranco como o Corinthians, mas eu tenho mina opinião e respeito a sua.
        Só quiz dizer que não esta tão ruim quanto falam.

      • Com um pouco de sorte teriamos ganho do Atletico de Minas na primeira rodada, teriamos ganho do Palmeiras no primeiro turno, do vasco no seg. turno, do Gremio no primeiro turno e vários outros jogos, e o Corinthians tambem enfrentou muitos times pequenos no paulistão,
        sem falar que o corinthians praticamente só se preocupou com o Brasileirão, foi eliminado precosemente da copa do Brasil e da Sulamericana .

    • Bandeira pé frio

    • Kkkk,sorte? Faltou foi competência mesmo,dos jogadores e principalmente da diretoria,e esses dados aí não quer dizer nada,pois não ganhamos jogos e nem títulos por causa disso,

  • Cara, que cara prolixo, falou falou e não disse nada

  • Bobagem. Nem você nem os dirigentes têm bola de cristal. TODOS. Vejam bem, TODOS, acharam, no início do ano que as contratações e, até mesmo as apostas, eram boas. Muitas não deram certo, é verdade. Vamos tocar o barco. Lamber as feridas e consertar os erros pata o próximo ano.

    • SIM! TAMBÉM ACHEI QUE TERÍAMOS UM TIMAÇO! NA ÉPOCA DAS CONTRATACÕES,IMPRENSSA E TORCIDA ELOGIAVAM!
      NÃO FOU CULPA DA DIRETORIA!
      BOLA PRÁ FRENTE! VAMOS GANHAR A SULA!!!

      • Temos que fazer reparos pontuais no elenco, temos condições de montar uma máquina ano que vem!!

        • Pontuais ? Não temos laterais, 2 volante, nem centroavante

  • É claro que eu esperava mais, Mas não
    esperava o Flamengo campeão da libertadores este ano, esperava sim lutar
    pelo título do brasileiro, não deu,
    mas não tivemos um ano ruim, tivemos um ano relativamente bom.
    Fomos
    campeões carioca invictos, um carioca que teve muitos classicos, fomos
    vice campeões da copa do Brasil onde fomos superiores ao adverssário nos
    dois jogos,( perdemos nos penaltis)e não chegavamos a uma semifinal
    internacional a 16 anos, sem falar que na libertadores jogamos muito
    bem, não mereciamos ser eliminados, e ainda perdemos o Diego, Na copa do
    Brasil praticamente um time mixto, não usamos D Alves, E. Ribeiro,
    Geuvânio e Rodolfo e no segundo turno do Brasileirão vários problemas de
    lesões e até a suspenção do Guerreiro, se formos campeões da S.
    Americana será um dos melhores anos do flamengo, só atraz de 1981 e
    1999, FATO!

    • Boa analise!!!!!!
      Futebol nem sempre se ganha tudo, mais o ano não foi tão ruim assim,
      A questão é saber analisar os números

      • Nem sempre se ganha tudo em 25 anos. Em 2117, já serão 68 carioquetas. É só aguardar pacientemente em uma câmara criogênica ou no sarcófago de Mumm-ra, o ser de vida eterna, que você vai poder pular com selfie flutuante no novo estádio do Flamengo™ para os 10 mil torcedores em ‘Y’ sobreviventes da Guerra Mundial III, a guerra nuclear.

    • Ouvir dizer que eles comemoram o “ano mágico” toda segunda à noite na casa do EBM assitindo Nitflex com pipoca, além de curtirem juntos os melhores momentos das “quase vitórias” de domingo – mas, tá tudo em casa! Todo mundo está perdoado. Ambiente bem descontraído livre de julgamentos e um lugar para poder ser quem se é, seja o mané que for. Lá, pode-se encontrar os heróis Rafael “entrega paçoca” Vaz, MA (Maior Amor – do EBM!), Wrobelplay, Caô-etano, Vitor Musgo, Daniel “marketinho” Orlean, Pracownikinho, Muralha com sua bunda ambulante, Zé das Teimosias, entre outros ilustres comedores de granola com frutinhas silvestres do George.

      zeze, por que você não dá uma passada por lá? Tenho certeza que você vai ser muito bem-vindo no recinto. Aliás, pessoa “verdadeira-rubro-negra” que tem nojo de nossas tradições assume o controle remoto da tv na grande confraternização do careca!

      SRn e feliz 2017 para todos (da arcoíris!)

      • Nitfrex*

      • Neste mesmo momento vc deve esta na rodinha formada por Marcio Braga, Cleber Leite, Cap. Léo e muitos outros que afundaram o Flamengo em dívidas e com o nome sujo e lutando contra rebaixamento ano após ano, sem estrutura e ganhando praticamente nada de títulos aja vista ficamos 17 anos sem ganhar um Brasileiro,estamos a 16. sem ganhar 1 título internacional, e o pé frio é o Bandeira que salvou o Flamengo da falência esta estruturando o Clube alem de torna-lo o mais rico da América do sul,Vc ta com saudades da tradição do flamengo com Marcio Braga e estes outros que em 117 anos só ganharam 10 títulos importantes, 6 brasileiros, 2copas do Brasil 1 libertadores e um mundial,
        Média 1 título a cada 11,7 anos, a média do bandeira é melhor, ganhou 1 copa do Brasil em 4,5 anos. prefiro apoiar o bandeira do que voltar a ser falido, caloteiro e lutar contra Z4 todo ano.
        Bandeira de Melo é MITO!

        • Seus cálculos estão completamente errados, meu caro. Libertas e Brasileirão não existem há mais de 117 anos!

          Apesar de gostar de sua resposta, demostrando que tens colhão para replicar igual macho, ainda sim se encontra muito enganado a meu respeito. Não sou fá, entusiasta ou saudosista de quaisquer um daqueles malas que você citou acima. Você, como tudo indica, anda sofrendo dos delírios da “febre azul”.

          Está igualmente enganado quando acha que pelo fato do careca e sua turma terem mudado o rumo das finanças no Flamengo devem ser considerados intocáveis. Não são isto mesmo. Aliás, está na hora de acordar e perceber que esses playboys estão tomando o Flamengo de assalto para si próprio. Este intento fica bem anunciado quando o careca mor define, aparta e discrimina o que considera “falsos Rubro-negros”. Uma mentalidade evidentemente de quem se põe como “o rubro-negro” acima do mal ou do bem.

          O fato dos caras pegarem uma galinha que cospe ovos de ouro a toda hora pela sua cloaquinha e aprender a apenas coletar e organizar esses frutos, que já se encontravam disponíveis, não lhes confere o direito de se auto-intitularem donos da Gávea. São vaidosos, arrogantes e presunçosos a extremos, sem redundâncias.

          Esse caras fizeram o básico. Sim, foram lá e fizeram, todavia, e agora?

          Vai me dizer que você gosta de como eles tocam as coisas na Gávea?

          SRn

    • Esperava passar da primeira fase da libertadores.

      Não passar foi vergonhoso. Vc esta se iludindo que o ano foi bom.

      Mas a sulamericana e um bom torneio e temos que vencer.

  • ilusão mesmo é querer ganhar tudo, senão o barcelona, manchester city, psg tinham que ganhar tudo o tempo todo

    • Exatamente. A diretoria errou, mas quando contrataram todo mundo aprovou. Não existe certeza em negocios, muito menos no futebol. Agora é aprender e arriscar melhor ano que vem. Graças a essa diretoria poderemos contratar bons jogadores. Antes tínhamos que nos contentar com walter minhoca, denis marques e cia. Ano que vem a galera vai queimar a língua.

      • Ninguém apoiou quando renovou com MA e Gabriel… agora esses 2 perebas estão aí inchando o elenco e a folha de pagamento

    • E ganham

  • Mais um bosta querendo aparecer nas costas do Flamengo O Brum , Bom para você, talvez você seja um bom presidente para o Tirânica futebol clube.

  • Iludidos em achar que só porque o clube pagou algumas contas resgatando a sua credibilidade iria atropelar todo mundo e conquistar títulos.
    Equilibrar as finanças para depois torrar $ em perebas inúteis, em bichados e anciãos para favorecer empresários.
    O smurf banana não entende nada de futebol. Por vaidade centralizou o poder, brigou com a torcida e blindou os incompetentes da sua trupe.
    O pior é saber que em 2018 vão continuar lá envergonhando o Flamengo.
    Duvido que vai ter barca.

    • Cruel!

    • ???

  • Sabe qual problema do flamengo este ano foi muito treino. a bola machuca as Vezes ano passado não treinavamos não tinha lugar para jogar, jogadores limitadíssimos e quase fomos campeões ta aí o porque.

  • No máximo 4 times brasileiros têm chance de conquistar um título de expressão nessa temporada, sendo que dois já conquistaram, são eles Cruzeiro e Corinthians. Ainda tentam algo, Flamengo e Grêmio, e se tivéssemos um goleiro já teríamos conquistado um título, e corremos o risco de perder mais um por falta de goleiro.
    A questão de jogar bem ou mal não interfere em nd, cruzeiro ganhou CdoB jogando ruim, Corinthians campeão brasileiro jogando feijão com arroz, Grêmio ganhou do Lanús jogando ruim, o problema é que tudo no Fla tem um impacto gigantesco, e querendo ou não é o clube que dá audiência, então tem mais é que falar msm do Fla, mas o torcedor acaba absorvendo as baboseiras que a imprensa fala. Temos que ter noção de uma coisa, futebol sul-americano sempre será feio, é da nossa essência isso, aqui é mais porrada do que técnica, isso aqui não é Europa, não levamos uma tríplice esse ano só por falta de um goleiro, temos jogadores horríveis? Temos sim, mas td time brasileiro tem seus perebas, o que não pode faltar é um clube não ter goleiro, pq pra ser campeão isso é o fundamental, Grohe hj no Grêmio e Victor no Atlético MG são exemplos disso. Justo qnd conseguimos o nosso ele se machucou.

    • Sulamericana não é título de expressão. É a Série B da América do Sul.

      • Se a sulamericana é isso, a copa do Brasil é o que? Série D?
        Nessa sua linha de raciocínio é basicamente isso. A sulamericana só não é valorizada pelos brasileiros, mas é um título continental, o segundo mais importante da América do sul. Deveria ter um reconhecimento maior pelos brasileiros.

      • Sulamericana e melhor financeiramente e internacionalmente que a copa do brasil, que também é um bom titulo.

        Campeonato Carioca que é estrume.

      • Sulamericana é um grande título sim, tanto que somente 3 clubes brasileiros ganharam até hoje!!

    • “Corinthians campeão brasileiro jogando feijão com arroz,” — É triste ver muitos considerarem um time jogando de forma tática como um jogo ruim… &;-D

  • Esqueçam o “se” , se o M.Savio não tivesse falhado não teríamos sido eliminado da Libertadores. Se o Réver , Muralha , Arão , Pará , Vaz , MA , Trauco não tivessem entregue o ouro , se o Diego não tivesse perdido o pênalti e Guerrero , Vizeu , Paquetá e Diego não tivessem perdido gols feitos teríamos sido campeão brasileiro.
    Já foi não adianta ficar no “se” .

  • Fazer esse tipo de analise no final do ano eh fácil.
    Quero ver contar uma novidade…
    Cada um

  • Como disse o Edson Leal abaixo, mesmo com
    as deficiências do elenco que foi de fato superestimado dava pra ter feito muito melhor, se os responsáveis pelo futebol tivessem cobrado desempenho dos jogadores e treinadores de acordo com o que se esperava.

    Por exemplo, jogamos a semifinal do carioca com Muralha, Pará,
    Réver, Vaz, Trauco, MA, Rômulo, Arão, Éverton, Gabriel e Guerrero.

    Ganhamos por 2×0, fazendo uma partida razoável, mas era o melhor que dava pra extrair dessa escalação.

    Se o então técnico Zé Ricardo tivesse sido cobrado a extrair o potencial máximo do elenco, jogadores mais técnicos como Cuellar, Mancuello, Juan e Berrío seriam titulares, e a equipe poderia potencialmente jogar muito mais, não especificamente naquele jogo contra o botafogo, mas na temporada em geral.

  • o flamengo não é um time excepcional, mais tambem não é um time mediocre não !!!!!
    chegamos em duas finais,
    estamos em mais uma semifinal
    o flamengo foi um dos poucos time que ultrapassou a marca de 110 gols no ano,
    se trocar algumas peças teremos um 2018 melhor, a torcida tem

    • “a torcida tem (…)” — que parar com essa mania de reclamar de tudo? &;-D

  • Contratar jogador bichado e incompetência mesmo faltou profissionalismo nem um time europeu faz isso coisa de louco

  • Muito fácil criticar a contratação do Consca depois que não deu certo. Esses cornetas que não entendem nada de futebol tem muito espaço.

  • A mim msm nunca iludiu que fique bem claro
    Por desde o ze ruela com o tal 3 lugar.
    Uma coisa e ter visao e razao/outra e ser fanatico e ter so emocao.
    O triste e ter que ficar ganhando aposta do proprio nosso torcedor do fla os iludidos e fanaticos e ainda se acham que sabe tudo.
    Pra pedir e criticar tal jogador e ate escalar time.
    Putz

  • adeus, até 2019! kkkk

  • A verdade q o departamento de futebol contratou mal, Conca foi coisa de louco falta profissionalismo sério no Flamengo coisa q tá sobrando no Corinthians e grêmio, vejo essa situação um pouco obscura não tem explicação Rômulo e geovanio os caras vinham de péssimo a ruim e provaram em campo, muralha chegou bem mais tá numa fase horrível entorno contra o Júnior Barranquilla e falhou várias vezes quem assistiu sabe, tá difícil acho muito difícil o meu Mengo prossegui na sulamericana com sorte vamos garantir a vaga na libertadores no brasileirão., Rodrigo Caetano meu filho aceita logo essa proposta de ir pro São Paulo e vai com Deus e pelo amor de deus

  • Eu tô cansado de ser enganado

  • Berio foi a melhor das fracas contratações

  • A diretoria caiu no “PAO E CIRCO” da seleção….acreditou que a convocação do muralha era por meritos…rs era apenas uma jogada de marketing do tite com a torcida carioca…

  • Não acho que Rodolfo, Berrio, e Renê não deram certo. Todos os três foram muito úteis e acrescentaram ao time. O colombiano inclusive foi decisivo em momentos importantes.

    Nosso elenco é bom sim se comparar com o resto dos times brasileiros. Olha só o Grêmio, com a mão na Taça Libertadores e tendo no elenco jogadores como Jael, Léo Moura, Bressan, Fernandinho(titular a maior parte do tempo), Ramiro que é um jogador comum.

    Corinthians é outro que não tem absolutamente nada demais, pelo contrário.

    O que faltou aqui foi competência de quem comanda. Simples assim. A gente tinha os jogadores, o CT – fisicamente falando – e não tinha todo o resto. Resultado está aí.

    • O Zé Ricardo escalando os piores do elenco por bastante tempo e as lesões também reforçaram a ideia de elenco fraco.

Comentários não são permitidos.