Autor do livro sobre 87 diz como o Flamengo ainda pode reaver o título da Copa União

Compartilhe com os amigos

Em novembro deste ano, a editoria Maquinaria e o autor Pablo Eduardo Cardoso, lançaram a obra, “1987 – A história definitiva”. Com um título ‘presunçoso’, como diz o autor, o livro trata a fundo da mais longeva e maior polêmica do futebol brasileiro que na próxima quarta (13) completa 30 anos.

Em entrevista ao Blog Ser Flamengo, Pablo não falou somente do que aconteceu nos tribunais na briga entre Flamengo e Sport, mas apresentou um caminho que pode ser seguido pelo jurídico do clube: A FIFA. Ou como disse o autor, “internacionalizar a questão”, já que se esgotaram todas as possibilidades domésticas pelos motivos diversos.

O que eu acho pelo pouco que entendo deste assunto, não sou advogado arbitral, o estatuto da corte (CAS) só pode se pronunciar sobre uma questão depois que foram encerradas todas as instâncias da justiça doméstica, da justiça brasileira. Isso aconteceu agora com o recurso que o Flamengo perdeu. Portanto, se o CAS tem que se pronunciar é a partir de agora. A partir de agora que o Flamengo tem que encontrar uma forma de provocá-lo“, disse.

No último dia 05, o STF negou os “embargos de declaração” apresentados pelo Flamengo e o clube ainda terá que pagar uma multa de 2% do valor do processo ao Sport.

Uma sentença é uma ordem. É uma ordem para as pessoas que são partes do processo. Ela tem um comando maior que se volta para à CBF. A CBF tem que reconhecer o Sport como campeão Brasileiro. Numa interpretação do STF agora, a CBF não pode reconhecer outro clube como campeão Brasileiro. A sentença não se aplica à FIFA, a sentença não se aplica à Corte Arbitral do Esporte. É esse o caminho que o Flamengo tem que seguir. Muito bem, o STF não deixa um órgão nacional reconhecer, vamos internacionalizar a coisa, vamos levar à FIFA, vamos levar ao Conselho da FIFA, vamos levar à Corte Arbitral do Esporte. É essa pressão que o torcedor tem que fazer em cima da diretoria, considerem esse caminho. Se depois de estudarem a questão, chegarem a conclusão de que não é viável, pelo menos estudem esse caminho. Alguma coisa otimista em mim, acha que eles estão considerando este caminho. Não foi a toa que o Flamengo veio com esses embargos sabendo de antemão que iria perder. Eu quero crer que o clube fez isso para esgotar as instâncias domesticas para poder com a causa fechada no Brasil, levar a causa a Lausanne“, explicou Pablo.

Pablo ainda fez um apelo para a torcida do Flamengo.

Eu faço apelo para você, para o público, vamos pressionar a diretoria do Flamengo para que considere esse caminho. Nós temos uma boa chance ali. Mas é preciso que não percamos prazos, que as pessoas estejam pensando nisso. Pelo amor de Deus, pressionem, twittem para que a diretoria não esqueça dessa causa. Acho que a gente tem condições de ganhar ali“.

Veja a entrevista:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sport recorreu a justiça comum
    Por esse motivo já era pro Flamengo ter ido a FIFA faz tempo

  • Se o Flamengo acionar a fifa o Fla ganha fácil e quem vai ter qe pagar a multa e o sportizinho

  • O Flamengo historicamente demora a resolver esse tipo de questão. Espera que o tempo resolva as coisas. Em relação ao CAS, seria um bom caminho.

  • Vamos à Fifa e depois entrar contra a cbf as leoas e euvirus que fez tudo ao contrário do combinado do clube dos treze.!!

  • Ixpó nem foi campeão porque nem terminou de bater as penalidades contra o Guarani. O clubes dos 13 fez pacto de não cruzar com o campeão do módulo verde, mas o seu Euvírus fez um acordão com a CBF e estragou o lance todo. Mudaram as regras já com o campeonato em andamento. 30 anos depois isso ainda acontece.

  • Mas 2 perguntas: 1- a CBF está impedida judicialmente de reconhecer o Flamengo como campeão. A FIFA pode fazer esse reconhecimento?
    2 – Por que o Sport não foi punido pela FIFA em 1988 quando entrou na Justiça contra a CBF (CBD na época)?

  • Tem lógica. O Sport entrou na Justiça Comum. Só não sei se vale a pena. O título da Copa União é nosso.

    • A própria cbf não fala constantemente que o clube que entrar na justiça comum será punida e porque até hoje não puniu as leoas.!!!!

  • O problema é você levar essa questão a âmbito internacional e perder a causa. Seria um vexame internacional. O que eu acho que pode valer a pena é buscar na FIFA um possível reconhecimento de campeão nacional como eles fizeram agora com os campeões mundiais, mas é difícil que deem apoio a um título que batia de frente com o título da confederação do país, além de ser uma questão “pequena” para a FIFA.

  • Uma das saídas é o ” WO duplo” de Sport e Guarani na disputa de pênaltis inacabada pela decisão do modulo amarelo .

    • Esse WO não faz diferença já que a decisão final foi por quadrangular, ou seja, independente de quem foram os campeões dos módulos a final seria entre os quatro clubes envolvidos.

  • Pelo que sei a FIFA não aceita justiça comum em questões desportivas. Vale a pena tentar moralizar o maior golpe do futebol brasileiro. Eu acredito! SRN!!!!!!

  • Coluna : pressiona para os dirigentes irem a FiFa!

  • O que nós vamos ganhar levando uma querela com um time de segunda divisão para um Tribunal Internacional?? Nada. O Sport é um time minusculo e sem expressão, e até agora só estamos ajudando na promoção desse clube inexpressivo. Quem viveu 1987 sabe quem foi campeão do Brasileirão, quem não viveu ou torce contra o Flamengo pode falar o que quiser. Deixem isso pra lá, e vamos nos importar com os titulos que deveriam vir e ainda não conquistamos, pois temos um clube gigantesco que precisa voltar a ser o maior protagonista de titulos do pais nacional e internacionalmente.

    • Olá Manhaes01, até concordo contigo. Por mim nem teria iniciado essa história. Mas agora, do jeito que está, após todo o desembaraço desportivo feito pela justiça comum, eu levava a corte arbitral sim. SRN

    • Concordo em parte com o amigo Manhaes. Contudo, se litigamos até agora, não há porque desistir. Ainda q seja essa a última instância, sob pena de sacramentar-mos o velho jargão “nadou,nadou e morreu na praia”. De resto, o que importa é o q todo mundo em sã consciência sabe: FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. SRN

  • Gostaria de saber se existem sanções pela cbf aos clubes que judicializam questões do futebol. Se for assim o Sport deve ser penalizado de alguma forma.

  • Ninguém consegue tirar este título do Mengão!!! Moro em Minas rubro negro desde barriga de mãe!!! Eliminamos galo no galinheiro lotado Mineirão calou diante de Renato Gaúcho q arrancada dlibou João leite e fez aquele gesto CALA BOCA!!! SILÊNCIO ESTPU AQUI ISTO É FLAMENGO!!! DEPOIS VEIO INTER GRANDE FINAL: BEBETOOOOOOOO troca de passes geniais Mengão caixa campeão brasileiro de 1987…parou Brasil e o mundo!!! Desta da NAÇÃO Mengão tetraaaaaa

    • #87edomengao

  • Vamos diretoria estamos conseguindo quase tudo, o autor deixou praticamente tudo mastigado pra vocês.
    #87edomengao

  • A FIFA condena o clube que entra na justiça comum. Como pode o ‘sport’, não ser punido por tais atos?

    O que eu fico indignado é que o banana de merd@ abriu o CT do clube pra este lixo de time e o pamonha faz banana pra torcida e diz ser falsos rubro negros.

    Te apoiei EBM, hj te odeio. Vaza cara e deixa o clube nas maos doa verdadeiros blues.

    SRN

    • Bobão

      • Só bobao.pena que eu não gosto de ofender ninguém . Principalmente para não cometer os mesmos ridicusos pensamentos. Que pena que tem gente que se diz.Flamengo e.escreve estas besteira dignas de um inimigo do Clube.

    • EBM não é nenhum deus, mas você é um manipulado! Tomou ódio de um grande presidente por causa de discursinho político desses medíocres que votaram no cocotta nas últimas eleições. Tudo um safados saudosistas dos tempos da bagunça generalizada! Errar todos erram, e merecerem ser criticados, mas o ódio é o pior dos sentimentos e não tem razão de ser, devendo ensejar naquele que o carrega autoanálise!

    • Já venho falando isso a uma década, e olha que o Sport é reincidente, buscou não uma mas duas vezes a justiça comum para resolver um impasse esportivo. S.M.J., é caso de rebaixamento ou até desfiliação do clube infrator. Fico perplexo que ninguém no Flamengo já não tenha feito uma denuncia formal junto ao TJD ou junto a FIFA. Também acho muito curioso que os “procuradores” do TJD e STJD que são bastante hábeis em punir um jogador ou um clube pelo que ouvem dizer ou viram na televisão não sejam capazes de tomar uma atitude de ofício neste caso.

      • O nome disso é autossuficiência.
        Um clube que se auto-intitula o “maior do mundo” não precisa acionar ninguém… Reconhecimento da justiça, CBF, FIFA… Para quê? Somos campeões e ponto!
        Procure declarações do Márcio Braga da época e entenda um dos porquês de perdermos o título legalmente…

        • Respeito sua opinião, mas continuo sendo defensor não dá busca através da FIFA por esse título que ganhamos de maio campo, mas de uma justa punição para o Sport e talvez a CBF, o primeiro por ter se socorrido do judiciário duas vezes para questionar uma decisão esportiva, lembrando que a CND (já extinta) órgão máximo sobre desporto já havia decidido e reconhecido o Flamengo como campeão de 87.

      • Sport não foi penalizado porque tinha apoio da CBF. Se a FIFA ou STJD procuram punir o clube então indiretamente vão desqualificar o campeão da CBF. Por outro lado o clube do Gama em 99 entrou na justiça contra seu rebaixamento por tapetão do Botafogo (que obviamente tinha apoio da CBF) que seria o rebaixado e na hora a FIFA já ameaçou o clube, tanto que terminou naquele bolo da Copa João Avelange substituindo o Brasileirão.

        • Quando do primeiro processo sim, concordo, pois a CBF apoiava a desqualificação do Clube dos 13, contudo, neste último processo onde o Sport pleiteou anulação do reconhecimento do título ao Flamengo feito pela CBF não, neste caso não exista apoio da CBF. Ademais o STJD é um órgão que goza de autonomia e independência em relação a CBF, ao menos deveria, nada justificando sua inércia.

          Mas cabe ao Flamengo, provocar a devida punição ao Sport junto a FIFA.

          • Não creio que nesse novo processo caiba intervenção da FIFA porque o objetivo do processo é de fazer valer uma decisão judicial anterior que a CBF simplesmente ignorou ao reconhecer o Flamengo campeão de 87. Então a natureza não é com base em assuntos esportivos e sim jurídicos. Quanto ao processo anterior, acho que se não foi feito nada na época dificilmente será feito agora. Imagina a FIFA excluir o Sport hoje, isso abre brecha para varios clubes que seriam beneficiados com essa decisão na época certa reivindicarem algum tipo de resarcimiento.

    • Você é o reflexo de nossa sociedade, um ódio por quem só fez o bem.

    • vcs só esqueceram que o flamengo também foi na onda e buscou a justiça comun..vai ser penalizado tb nesse caso..

      • B Luiz Lima, acho que o Flamengo como Réu apresentou sua defesa e depois pediu apelação quanto a decisão, mas não procurou a justiça comum! Me parecem coisas distintas.

  • Como pode REAVER o Título de 87????!!!!!! Não se pode reaver-se o que já lhe pertence!

  • Faz sentido, texto interessante!

Comentários não são permitidos.