Infelizmente, a tal frase sempre propagada por nós rubro negros, dessa vez tem uma verdade às avessas. Como assim? Eu explico.
O Flamengo em 2017 tropeçou nas próprias pernas e na ansiedade da torcida que se refletiu no time. É visível como os jogadores facilmente se abalam psicologicamente dentro de campo. Um gol é suficiente pra desmoronar tudo que se construiu em todos os minutos anteriores. E foi justamente isso que aconteceu naquela fatídica final (nos dois jogos). Bem como é isso que justifica o frango histórico de Thiago na final da Copa do Brasil.
Ninguém, absolutamente ninguém rende em nada na vida se não estiver bem psicologicamente. Os jogadores retratam a afobação e o nervosismo que, infelizmente, vem da arquibancada.
O Flamengo, naquela noite de 13 de dezembro, perdeu mais que o título. Perdeu a enorme chance de reconciliar torcida e time e chegarem a um ponto de apoio mútuo, de paz.
E não, isso não dependia da vitória em campo, e sim fora dele. Tínhamos que ter cantado mais forte e mais alto durante todo o jogo, cantado palavras de amor ao clube e cantar ainda mais forte após o apito final, mesmo com a derrota, e entrar pra história como a torcida mais apaixonada do mundo e que realmente “faz a diferença.” Imagina permanecer com as arquibancadas cheias vibrando e cantando mesmo após perder o troféu, só por ser Flamengo. Utopia, eu sei. Mas era isso que se esperava de uma torcida.
Ao contrário disso, chamamos os jogadores de sem vergonha, e deixamos o Maracanã vazio pra festa Argentina ecoar ainda mais forte e melancolicamente protagonizamos um show de horrores do lado de fora do estádio. Atropelamos, roubamos, agredimos e ferimos ainda mais o coração já doído com a derrota, que podia ser acalentado simplesmente ficando no Maracanã e cantando. Simples né Devia ser simples.
E por mais que eu saiba que os criminosos que lá estavam não representam o caráter de 40 milhões de pessoas, e por mais que eu saiba que gente desse tipo tem em todas as organizadas. A minha reclamação é porque os outros torcedores comuns não ficaram no estádio após o jogo pra realmente fazer a diferença?
O que fica de conclusão pra mim que esse ano o problema não foi o dopping do Guerrero, as contusões de Berrio e Diego Alves, nem a péssima fase de Muralha, Rafael Vaz, Gabriel, Rômulo, Everton Ribeiro e Diego ou do sempre odiado Márcio Araújo. O problema, dói admitir, mas foi a torcida, que não sabe perder, não sabe apoiar e agora também não sabe torcer.
SRN.
Thiago Mota, rubro negro de Natividade – RJ
Mande sua coluna para o e-mail redacao@colunadofla.com
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Beleza, eu pensava que era incompetência, mas agora não resta dúvidas que o Caetano está sabotando o Flamengo (leiam a frase em destaque vermelho): https://uploads.disquscdn.com/images/cb0c592d2ad9e9da611a505eddace9c52bb17122e5fbe9c2fb882379a75bce21.png ,
Concordo plenamente no q foi dito,e faz tempo q venho aqui pra falar sobre isso, não estamos sabendo ser torcedor achamos q somos dirigente,jogador , treinador e esquece do principal q é fazer nossa parte na arquibancada e demonstrar nosso amor é carinho pelo o clube tantas vezes campeão,temos q fazer nossa parte q é apoiar o nosso esteja onde estiver,somos um clube diferente hoje só quem acompanha o Flamengo sabe, parabéns pra esse texto
Faltou carinho? Faltou amor?
Lotamos o maraca quantas vezes esse ano? Perdemos qts nele?
A culpa não foi do Muralha, não foi das pipocadas fora de casa, não foi do Guerrero perdendo gols, nao foi do vaz entregando os bagos.
Agora se temos umas mocinhas envergando o manto a culpa e da torcida.
2019 muda tudo!! Vai ser difícil ser perdedores frouxos mais um ano inteiro com esse presidente orgulhoso!! Mas teremos q ter mais 1 ano d paciência!! Relaxa galera! 1 ano pra quem já foi enganado 5 passa rápido!!
Mas ano q vem..... Kkkk!!! O mais burro fui eu q acreditei! Kk! Vivendo e aprendendo
Quem te garante isso, Mãe Diná?
Quem te garante isso, Mãe Diná?
O frouxo orgulhoso protetor de perebas q acha normal ganhar em 5 anos só carioca bandeira de Melo! Ninguém te falou q é ele ano q vem d novo não? Mas relaxa 2019 ele sai e isso acaba! Carioca até o Vasco d jorginho foi bi!
Se emprestasse o Márcio Araújo pagando metade do salário iamos econonizad 1 milhão por ano
Bom dia, achei bastante coerente e realista o texto, por mais que doa na torcida admitir tal verdade, também compartilho de seu entendimento, pois tenho observado que a ansiedade da torcida tem se transferido pra dentro do campo, que fique a lição e que em 2018 a torcida faça o papel que sempre fez, o de apoiar, pois o de criticar já é feito por muita gente, digo, torcida arcoíris e imprensa.
Disse tudo !
Querem a torcida satisfeita em saber q seu clube na história do Brasil foi o único d sua época( 2015- 2017) a investir e só ganhar estadual? Me mostre um clube q tenha investido tanto e fez essa façanha! Eu vou dar alguns exemplos d investimentos q deram resultado além d estadual!
Vasco- banco americano - 97 - 2000
Palmeiras Parmalat - 93- 97
Palmeiras crefisa - 2015 - 2017
Fluminense unimed bi campeão brasileiro 13 15
Corintians Lula - há 10 anos ganhando tudo
FLAMENGO - Ganha só estadual!!!! E passa vergonha na libertadores ( nem o botafogo conseguiu passar vergonha em 2017)!
E TEM GENTE ACHANDO Q A TORCIDA TA ANSIOSA KKKKKKKKKKKKK
Aprenderam a ser vices perdedores como o bandeira ( protetor d perebas)
"O que fica de conclusão pra mim que esse ano o problema não foi o dopping do Guerrero, as contusões de Berrio e Diego Alves, nem a péssima fase de Muralha, Rafael Vaz, Gabriel, Rômulo, Everton Ribeiro e Diego ou do sempre odiado Márcio Araújo. O problema, dói admitir, mas foi a torcida, que não sabe perder, não sabe apoiar e agora também não sabe torcer."
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não sabia que a torcida entrava em campo e não tomava gol, não chutava errado, não tem nenhuma jogada trabalhada, que erra passes bobos e gera contra ataque pro adversário. Torcida do flamengo esgotou os ingressos rapidamente, cantou e apoio o time, que mas uma vez nao correspondeu. Agora se voce quer ficar que nem besta gritando pra um monte de jogador que nao mostra vontade nenhuma de ser campeao tudo bem, nao espere que mais gente seja besta e faça iss depois de mais um pessimo jogo do flamengo
Tu só esqueceu de dizer que ela é especialista em quebra o Maracanã, e também chamar os outros de banana ou arrogante ! Mas só nessa fasse de recuperação financeira do clube, pois quando o clube lutava para não cair essa mesma torcida ficava quietinha , com medo de Márcio Braga... Cléber leite... Edmundo Santos Silva...e Patrícia Amorim! Esses aí sim entende de futebol.
Tu só esqueceu de dizer que ela é especialista em quebra o Maracanã, e também chamar os outros de banana ou arrogante ! Mas só nessa fasse de recuperação financeira do clube, pois quando o clube lutava para não cair essa mesma torcida ficava quietinha , com medo de Márcio Braga... Cléber leite... Edmundo Santos Silva...e Patrícia Amorim! Esses aí sim entende de futebol.
Eu concordo com o colunista, já havia percebido no meio do ano. Este ano a torcida não foi nem perto da torcida espetacular que era nos outros anos. Atrapalhou muito mais do que ajudou.
JA FEZ, HOJE COM OS PREÇOS A MAIORIA É NUTELLA, LAMENTAVEL...