Notícias

Coluna do Torcedor: “Oportunidades de Mercado: resolvendo o problema das laterais”

Por mais que o Flamengo esteja na final da Copa Sul-Americana, é de consenso da maioria dos torcedores, jornalistas e comentaristas que o ano do Flamengo em relação ao total investido pelo clube foi um fiasco, e diversos problemas tem sua contribuição nesse ano tão decepcionando quanto foi em 2017. Porém, 2018 pode ser o chamado ano da salvação dessa diretoria que muito fez na parte financeira pelo clube, aumentando
consideravelmente as receitas e diminuindo drasticamente as dívidas do clube. É necessário um título importante para fechar com chave de OURO esses 6 anos de EBM na presidência do Flamengo, e quando digo chave de ouro é conquistando
BRASILEIRÃO ou LIBERTADORES, se possível até os dois em 2018.

Mas olhando para o elenco do Flamengo, existe um desiquilíbrio muito grande entre a defesa e o ataque, e o que faz essa diferença ser muito grande sem dúvidas são as laterais, haja vista que dos quatro laterais que temos, NENHUM consegue ter um bom rendimento atacando e defendendo. Na esquerda, temos Renê que sabe defender, mas é péssimo atacando. Trauco já é o inverso. Na direita, Pará tem garra, mas esse ano tem mostrado varias falhas defensivas, e atacando é razoável. Já Rodinei tem um grande vigor físico, porém defende razoavelmente e atacando é péssimo, sendo que dificilmente consegue fazer algum cruzamento bom, apesar que em alguns momentos no ano o Flamengo tenha feito gols com alguns passes dele.

Ou seja, se quisermos conquistarmos títulos, temos que melhorar a qualidade de nossas laterais, e aí que surgem as oportunidades de mercado, jogadores que estão em fim de contrato, que já rescindiram com seus clubes ou que vendo sendo pouco utilizados e que podem ir para o Flamengo de graça e solucionar os nossos problemas.

Na lateral direita temos como grande oportunidade o lateral do Bayern, Rafinha, que depois de anos na Europa, está disposto a voltar para o Brasil, e seria uma ótima opção para o Flamengo. O jogador tem um bom nível técnico, jogou por anos de titular
pelos times em que passou, já jogou na seleção. O problema neste caso é o alto salário que o jogador pede (algo em torno de R$ 700 mil informação não oficial), porém se pensarmos que não iremos pagar nada ao seu clube, o Flamengo pode sim apresentar uma oferta de 550 a 600 mil reais ao jogador com premiações por número de jogos, desempenho, títulos, sem contar que entre pagar um alto salário de por exemplo 600 mil reais e nada ao clube ou pagar 300 mil reais + 10,8 milhões(só um exemplo, mas qualquer lateral bom custa nessa faixa de preço), ambos por 3 anos de contrato, obviamente pagar só salários totais (salários e uma eventual luva) é bem melhor, pois os valores serão diluídos para serem pagos todo mês, ao invés de pagar uma quantia considerável para contratar um jogador e um clube (ex.: 10,8 milhões parceladas em 2 vezes). Caso não consiga, o Flamengo poderia ir atrás do Marcos Rocha como plano B, já que o jogador tem desejo de sair do clube mineiro (informação não oficial).

Na lateral esquerda, a grande oportunidade surgiu essa semana, a do jogador Zeca, do Santos, que conseguiu rescindir contrato e cujo nome não aparece no BID mais como atleta do clube paulista. Zeca é jovem, fez um excelente campeonato em 2016
disputando com Jorge o melhor lateral do campeonato, jogou pela seleção olímpica campeã dos jogos do Rio, é ambidestro, consegue jogar nas duas laterais e consegue apoiar e defender muito bem. Se o Flamengo tiver a concorrência do Palmeiras, é só mostrar ao jogador que no clube paulista, Diogo Barbosa terá a prioridade, haja vista o valor investido no atleta e que no Flamengo, o jogador terá uma grande vitrine para ir para a Europa futuramente.

Nestes dois casos, o Flamengo poderia vender, emprestar ou rescindir contrato com Renê e Pará, deixar o Trauco por ser de seleção e que pode se valorizar na Copa 2018 e Rodinei que também é jovem e pode ser vendido. Deixar o Klebinho no clube
para que o mesmo ganhe chances assim como uma possível subida do Michael para ir treinando com o time profissional em alguns momentos.

Vamos lá, Rodrigo Caetano. Não deixe as oportunidades de mercado passarem e se preferir, revele só depois que acabar a Sul-Americana, faz o contrato no sigilo, mas não demore, pois, Palmeiras também está de olho, assim como diversos outros clubes.

Por Thiago Nobre

Quer ver sua coluna publicada aqui? Mande no e-mail redacao@colunadofla.com

Ver comentários

  • Os meus laterias ano que vem seriam

    LD: Rafinha e Klebinho(Thiago ennes)
    LE:Zeca, Everton!

    • Rafinha está perto de reforçar o Palmeiras e já tem reunião marcada com a diretoria do Bayern. As informações são do @Thebasraphael!,

  • Tentar resolver o problema nas laterais.
    Esse deveria ser o titulo da matéria.
    Flamenguista que se preze já sabe que o MANTO pesa e que muitos jogadores tarimbados chegam no clube e não rendem nada, eu principalmente já deixei de comemorar contrataçoes desde o "melhor ataque do mundo". Temos necessidades sim, mas garantir que o Rafinha vai resolver o problema é iludir a torcida.
    Ricardo Goular vai resolver o ataque? Não sei, é capaz de reforços chegarem e o clube acabar usando a base novamente.
    Jogar no Flamengo precisa de técnica, raça e muita vontade. Pra mim jogador que ja ganhou de tudo não serve, pois não rende.

    • Rafinha está perto de reforçar o Palmeiras e já tem reunião marcada com a diretoria do Bayern. As informações são do @Thebasraphael!

  • Manda o trauco ir para pqp logo também, ele vai se desvalorizar na copa, é só vcs olharem bem, aquilo nao pode ser jogador de futebol Meu Deus, ele é demente marcando e ao contrario do que a resportagem falou ele é horroroso na frente tambem, acerta nada!!!
    Obs: e o mais interessante ganha 300 mil ta de sacanagem é entender muito pouco de futebol essa diretoria!!!

    • Ele ganha 300 mil porque o Flamengo não pagou nada pelo passe, ou seja, as luvas estão diluídas no salário.

      • Putzzz...ele ainda ganha luvas diluidas...kkkkk....é muita falta de senso dessa diretoria, centro de avaliaçoes tem q mudar todo mundo, muralha, Pará, trauco, René( jesus), vaz( deus me livre) fora os outros protegidos do BDM... cara vou te falar uma coisa, trauco nao seria bom jogador nem na minha pelada da familia depois do churrasco!!! 20 Mil de salario para ele já é demais!!kkkkk

        • Vc entendeu errado, ele recebe 300 mil pq veio "sem custos", é como se as luvas estivessem diluídas nos 300 mil que ele recebe mensalmente.

          • Entendi sim amigo..só que ele nao merece nada...deve ser 150 de salario e 150 de luvas...ele merece 2 pares de luva de goleiro de botao!!!kkkkk

  • Flamengo precisa rever muita coisa, ontem foi nítido isso.O time precisa de um goleiro reserva, 1 LD, 1 LE, 2 zagueiros,1 volante para jogar ao lado do Cuellar, 1 ponta de qualidade e 1 CA. Mas antes de contratar tem que emprestar e dispensar muita gente.Elenco caro, fraco e jogadores que eram para ter orgulho de vestir o manto estão cagando na nossa cabeça. Se for manter essa base ano que vem anotem ai, vamos sair de novo na primeira fase da libertadores.

    • César tem demonstrado segurança meu amigo, ainda temos o Thiago e Gabriel, traria um preparador melhor pra eles e deixaria esses garotos.

  • O Everton se baixasse a bolita e jogasse na lateral seria o melhor LE do país tranquilamente.

    • Everton nao consegue nem jogar de ponta, vive lesionado (quantas vezes este ano ficou de fora por lesão?) como vai aguentar ser lateral esquerdo?

    • por mim poderia negociar Éverton Cardoso, corre corre, ajuda na marcação e ofensivamente burrinho demais, quando é pra chutar ele cruza, quando é pra cruzar ele chuta, tem 4 gols no brasileirão + 6 gols do Guerrero, ataque ineficiente, precisamos renovar setor ofensivo.
      Problema é que as vezes faz uns golzinhos decisivos e pronto vira titular absoluto, só tá fora do time pq tá machucado, aliás sempre machucado.

      • Concordo, mas nas estatísticas ele é o primeiro colocado nas assistências no campeonato brasileiro.

          • Pois é, no Fla ele é o que mais da assistência pra gol. mas acho que o time tá bom assim sem ele pra final da sula. eheheeh

          • pra ter uma idéia:
            Keno reserva - 8 gols
            Dudu - 9 gols
            Willian reserva - 7 gols
            Mendoza - 8 gols
            Otero reserva - 8 gols
            Neilton reserva - 7 gols
            Copete - 7 gols
            Jadson reserva - 6 gols

            Éverton Cardoso titular - 4 gols
            Guerrero titular - 6 gols

          • Como finalizador é péssimo mesmo.
            Eu deixava o time assim como está, sem Everton e sem Guerrero (caso seja liberado)

  • Na globo está noticiado que o Rafinha tem proposta do Palmeiras, mas não deve acertar porque tem a opção de permanecer por mais dois anos na Alemanhã, ou seja, assunto encerrado quanto ao Rafinha.

    • Rafinha está perto de reforçar o Palmeiras e já tem reunião marcada com a diretoria do Bayern. As informações são do @Thebasraphael!.

  • ah meu ver nos precisamos de um zagueiro, um lateral direito, um lateral esquerdo, um segundo volante.
    NO ataque penso da seguinte forma, caso a situaçao do Guerrero se resolva de forma positiva para ele, eu ate o manteria mais ao inves de oferecer um salario mais alto ou igual oferecia um valor abaixo e usaria ele mais como ponta e nao centro avante, e ai contrataria um centro avante de oficio.
    Caso o Guerrero saia seja pela suspensão ou porque nao quer renovar, ai eu traria um atacante e um centro avante.
    (Isto e claro deixando obvio apenas sugestões)

  • Zeca do santos nao e facil assim so assinar e fechar, ate porque o que ele ganhou na justiça foi uma liminar que pode ser anulada a qualquer momento, TALVEZ veja bem TALVEZ se ele quer ficar no BRASIL (O que dizem que nao e sua intençao) o flamengo poderia fazer uma proposta para ele santos e flamengo para acabar com este problema na justiça de forma que todos saiam ganhando.
    Dar a porcentagem de dois a tres jogaodres nosso em troca de 50% do passe do Zeca

  • Aqueles que escrevem alguma coluna aqui levam em consideração planejamento financeiro ou orçamento. Ou é apenas texto de torcedor mesmo? Se for, beleza, Rafinha seria uma ótima, mas se tiver levando em conta algum planejamento, esquece esse tipo de contratação, assim como a do Zeca