Notícias

MCP: “Com Bandeira, Fla disputou 21 troféus: três títulos, três vices e muitos fracassos”

O título da Copa do Brasil em 2013 foi surpreendente. Sem dinheiro, com orçamento apertado e repleto de jogadores desconhecidos no elenco, o Flamengo superou adversários bem colocados na Série A para ganhar a taça. E justamente no ano em que ela ficou mais difícil, com as equipes participantes da Libertadores voltando a disputá-la. Aquela seria a única surpresa agradável para o torcedor na gestão de Eduardo Bandeira de Melo pelo menos por quatro anos.

Depois disso o clube disputou 18 outras competições, ganhou apenas dois Estaduais, em 2014 e 2017, este quando já tinha orçamento próximo ao dos rivais Botafogo, Fluminense e Vasco somados. Foram três vices, dois deles recentes e que machucaram a torcida em intervalo interior a três meses, para o Cruzeiro, na Copa do Brasil e Sul-americana, diante do Independiente.

Nas duas Libertadores que o Flamengo participou na gestão do atual presidente, que está prestes a entrar no último ano de seu segundo mandato (não poderá mais se reeleger), algo em comum: eliminações precoces, na fase de grupos. Em 2014 com elenco ainda frágil, diante do León no Maracanã lotado. Neste ano na Argentina, para o San Lorenzo, já com alto investimento.

Na Sul-americana, apesar de chegar à final neste ano, o Flamengo também fez feio. Foi no ano passado, quando caiu diante do modestíssimo Palestino, do Chile, jogando no território nacional! Outro papelão foi o da Copa do Brasil 2014. Vencia por 3 a 0 o Atlético no placar agregado e em menos de uma hora de futebol tomou a virada no Mineirão: 4 a 1 no jogo, 4 a 3 na disputa foi o resultado histórico.

Pelo mesmo certame, em 2016 o Flamengo de Bandeira perdeu para dois times da Série C, o Confiança, que foi eliminado na volta, e o Fortaleza, que desclassificou os rubro-negros jogando no Rio de Janeiro. Uma temporada antes, o algoz foi o Vasco, que no mesmo ano despachou o Flamengo no Estadual, repetindo a dose no campeonato carioca seguinte, mesmo em crise e sendo rebaixado na Série A.

A Primeira Liga foi uma competição pela qual o atual presidente do Flamengo trabalhou muito. Nela, duas eliminações para times de Curitiba, mesmo com mando de campo. Em 2016 o Atlético eliminou os flamenguistas em Juiz de Fora, e neste ano o Paraná levou a melhor no confronto em Cariacica, ao vencer a disputa de pênaltis (5 a 4) após o jogo terminar em 1 a 1.

Pé frio? Talvez. Mau gestor do futebol? Com toda certeza. Desde 2015 o Flamengo mostra poder de investimento, mas levantou apenas uma taça local. Sem dinheiro, ganhou duas em menos de um semestre, entre 2013 e 2014, uma delas de âmbito nacional. Hoje o Flamengo tem Centro de Treinamentos e oferece condições de trabalho muito melhores aos seus atletas. Mas fracassa.

Mas comemora sexta (!) colocação no Brasileiro e classificação suada à Libertadores como título. O que seria até aceitável, não fosse o fato de o Flamengo ter um dos maiores orçamentos da competição. Além de ter derrotado o Vitória de forma surpreendente, nos minutos finais, graças a um tolo pênalti cometido nos últimas instantes. O que era para ser alívio virou festa e euforia.

O DNA perdedor é a marca do futebol rubro-negro na gestão Bandeira. E isso não tem qualquer relação com a boa administração que o clube tem há quase cinco anos. O que outros departamentos fazem de positivo para colocar finanças em dia e ampliar o poder de investimento resulta em fiascos no campo. Reflexo de uma gestão fracassada. E o presidente ainda tem mais um ano para mandar no futebol.

Fonte: Mauro Cezar Pereria/ESPN

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Vingança é um prato que se come frio

    Mauro esperou a hora certa pra reponder Bandeira pelo falso rubro negro.

  • Marca de um gestão que se irrita quando torcedor fala "Fora Márcio Araújo", mas é humilhada pelos rivais dentro e fora de campo e não faz nada.

    Infelizmente torcedor vai continuar comemorando balanço financeiro por mais um ano, o que não significa nada se você não tem eficiência na hora de gastar.

  • Daqui a pouco aparecem os Bandeiretes com o seguinte discurso, "Até parece que o Flamengo ganhava tudo antes do Bandeira, só brigávamos pra não cair, chegamos em 3 finais no ano" sempre a mesma ladainha. Esses torcedores de dirigente não percebem o óbvio, que o Banana implementou no clube o conformismo com o fracasso, isso é grave demais, perder e achar que está tudo bem. O FLAMENGO antes fazia vexames, mas sempre se percebia indignação entre os jogadores, por mais que fossem limitados. O FLAMENGO do Banana é outro, o cara simplesmente adotou no clube uma filosofia de fracasso. Isso daí que ele faz não existe em lugar nenhum do mundo, de proteger pereba, só ver o exemplo do Bayern quando levou a goleada do PSG na Champions, e o dirigente na entrevista cobrou forte dos jogadores. Esse paternalismo só existe aqui. Corinthians e Grêmio foram campeões esse ano, porque acima de tudo,.existe uma filosofia vencedora nos clubes. O FLAMENGO tem 40 milhões de torcedores, porque sempre foi um clube acostumado a vencer, ver o FLAMENGO perder é terrível, só não é pior do que ver perder e não ver indignação de ninguém, como acontece agora. Podem falar o que for do Bap, mas eu tenho certeza que ele antes de contratar algum jogador, vai olhar nos olhos do cara, e perguntar se ele tá vindo aqui pra vencer, e ser exigido ao máximo por isso, ou só esta vindo pra ser um come e dorme, como os protegidos do Banana.

    • Fala mal de um e senta no colo do outro....que moral pra falar dos "torcedores de dirigente".

      • Já chegou o primeiro chupa bola do Banana. Reparem como o idiota se deu ao trabalho de ler todo meu comentário, mas só se doeu quando eu citei o nome do opositor. De resto vc concorda comigo, não é mesmo, Torcedor de dirigente?

        • Olha o nome dele: "maluco já".

          Fica aí a sugestão pro Ednei mudar o Nick: "eu sou um bananao".

          (Alô Caio Ribeiro)

          • Kkkkkkkkkkk...só essa pra me fazer rir depois de ontem.. Puts

          • Kkkkkkkkk tá osso viu! Eu não quero saber de Flamengo até depois do Carioca.

            Vamos ver quanto tempo eu resisto sem me iludir com esses lixos.

          • Fico imaginando a cena, o BAP, no colo dele o Paollo e no colo dele você...kkkk

          • Rapaz, tanta coisa pra imaginar, final de ano e tal, carnaval chegando, mulheres bonitas..

            E você pensando em mim? Tá de sacanagem, bichão?

          • Vamos lá, falei que imagino a cena, ou seja, toda ela, o Bap, o Paollo e você no colo dele. Nada contra sua opção, mas eu não curto, sou hetero.

        • Eu defendendo o Bandeira? Deixe se ser acéfalo!!! Depois eu que sou idiota....kkkk

          • Verdade, fiquei chateado com o comentário do cara que está sentado no seu colo e mudei....kkkkkk

          • As baperetes tão fazendo campanha o ano inteiro. Os verdadeiros torcedores de dirigentes. Tão insanos que criticam quem já fez e apoiam quem promete um dia fazer. Ou é muita burrice ou conveniência.

  • NAO SABE NADA DE FUTEBOL,FRACO, PRESIDENTE QUE VEM A PÚBLICO DIZER QUE PROTEGE JOGADOR RUIM,NAO PODE SER PRESIDENTE DE UM CLUBE COMO O FLAMENGO!!

  • Infelizmente esse cara acha que está acima do Flamengo !
    Arrogante, prepotente, metido, orgulhoso, marrento e vaidoso !
    Obrigado pela administração, mas pegua seu banquinho e saia de mansinho !

  • PRESIDENTE QUE DÁ CHILIQUE EM AEROPORTO PORQUE TORCEDOR FALA MAU DE PEREBA KKKK SÓ ESSE CARA MESMO...PIADA!!

Notícias recentes

Arrascaeta manda recado emocionante e convoca torcida do Flamengo para jogo contra o Atlético-MG

Flamengo enfrenta o Atlético-MG em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil O Flamengo inicia…

02/11/2024

Gerson está fora de jogo do Flamengo contra o Atlético-MG pelo Brasileirão

Convocado pela Seleção Brasileira, Gerson não poderá jogar pelo Flamengo no dia 13 Gerson desfalca…

02/11/2024

Flamengo ou Atlético-MG? Inteligência artificial crava campeão da Copa do Brasil

Grande final da Copa do Brasil será entre Flamengo e Atlético-MG nos dias 03 e…

02/11/2024

Com 5 setores esgotados, veja parcial de ingressos vendidos para jogo do Flamengo contra Atlético-MG

Pouco mais de 56 mil ingressos já foram vendidos para o jogo entre Flamengo e…

02/11/2024

Estádio do Flamengo: Landim revela que interessados nos naming rights vão assistir ao jogo contra o Atlético-MG

Flamengo prevê inauguração do estádio próprio para novembro de 2029 O processo para construção do estádio…

02/11/2024

Mosaico e 22 mil bandeiras: torcida do Flamengo prepara festa histórica contra o Atlético-MG

Festa da Nação do Flamengo contará, ainda, com 24 mil rolos de papel higiênico O…

02/11/2024