Notícias

MCP: “Com Bandeira, Fla disputou 21 troféus: três títulos, três vices e muitos fracassos”

O título da Copa do Brasil em 2013 foi surpreendente. Sem dinheiro, com orçamento apertado e repleto de jogadores desconhecidos no elenco, o Flamengo superou adversários bem colocados na Série A para ganhar a taça. E justamente no ano em que ela ficou mais difícil, com as equipes participantes da Libertadores voltando a disputá-la. Aquela seria a única surpresa agradável para o torcedor na gestão de Eduardo Bandeira de Melo pelo menos por quatro anos.

Depois disso o clube disputou 18 outras competições, ganhou apenas dois Estaduais, em 2014 e 2017, este quando já tinha orçamento próximo ao dos rivais Botafogo, Fluminense e Vasco somados. Foram três vices, dois deles recentes e que machucaram a torcida em intervalo interior a três meses, para o Cruzeiro, na Copa do Brasil e Sul-americana, diante do Independiente.

Nas duas Libertadores que o Flamengo participou na gestão do atual presidente, que está prestes a entrar no último ano de seu segundo mandato (não poderá mais se reeleger), algo em comum: eliminações precoces, na fase de grupos. Em 2014 com elenco ainda frágil, diante do León no Maracanã lotado. Neste ano na Argentina, para o San Lorenzo, já com alto investimento.

Na Sul-americana, apesar de chegar à final neste ano, o Flamengo também fez feio. Foi no ano passado, quando caiu diante do modestíssimo Palestino, do Chile, jogando no território nacional! Outro papelão foi o da Copa do Brasil 2014. Vencia por 3 a 0 o Atlético no placar agregado e em menos de uma hora de futebol tomou a virada no Mineirão: 4 a 1 no jogo, 4 a 3 na disputa foi o resultado histórico.

Pelo mesmo certame, em 2016 o Flamengo de Bandeira perdeu para dois times da Série C, o Confiança, que foi eliminado na volta, e o Fortaleza, que desclassificou os rubro-negros jogando no Rio de Janeiro. Uma temporada antes, o algoz foi o Vasco, que no mesmo ano despachou o Flamengo no Estadual, repetindo a dose no campeonato carioca seguinte, mesmo em crise e sendo rebaixado na Série A.

A Primeira Liga foi uma competição pela qual o atual presidente do Flamengo trabalhou muito. Nela, duas eliminações para times de Curitiba, mesmo com mando de campo. Em 2016 o Atlético eliminou os flamenguistas em Juiz de Fora, e neste ano o Paraná levou a melhor no confronto em Cariacica, ao vencer a disputa de pênaltis (5 a 4) após o jogo terminar em 1 a 1.

Pé frio? Talvez. Mau gestor do futebol? Com toda certeza. Desde 2015 o Flamengo mostra poder de investimento, mas levantou apenas uma taça local. Sem dinheiro, ganhou duas em menos de um semestre, entre 2013 e 2014, uma delas de âmbito nacional. Hoje o Flamengo tem Centro de Treinamentos e oferece condições de trabalho muito melhores aos seus atletas. Mas fracassa.

Mas comemora sexta (!) colocação no Brasileiro e classificação suada à Libertadores como título. O que seria até aceitável, não fosse o fato de o Flamengo ter um dos maiores orçamentos da competição. Além de ter derrotado o Vitória de forma surpreendente, nos minutos finais, graças a um tolo pênalti cometido nos últimas instantes. O que era para ser alívio virou festa e euforia.

O DNA perdedor é a marca do futebol rubro-negro na gestão Bandeira. E isso não tem qualquer relação com a boa administração que o clube tem há quase cinco anos. O que outros departamentos fazem de positivo para colocar finanças em dia e ampliar o poder de investimento resulta em fiascos no campo. Reflexo de uma gestão fracassada. E o presidente ainda tem mais um ano para mandar no futebol.

Fonte: Mauro Cezar Pereria/ESPN

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Vingança é um prato que se come frio

    Mauro esperou a hora certa pra reponder Bandeira pelo falso rubro negro.

  • Marca de um gestão que se irrita quando torcedor fala "Fora Márcio Araújo", mas é humilhada pelos rivais dentro e fora de campo e não faz nada.

    Infelizmente torcedor vai continuar comemorando balanço financeiro por mais um ano, o que não significa nada se você não tem eficiência na hora de gastar.

  • Daqui a pouco aparecem os Bandeiretes com o seguinte discurso, "Até parece que o Flamengo ganhava tudo antes do Bandeira, só brigávamos pra não cair, chegamos em 3 finais no ano" sempre a mesma ladainha. Esses torcedores de dirigente não percebem o óbvio, que o Banana implementou no clube o conformismo com o fracasso, isso é grave demais, perder e achar que está tudo bem. O FLAMENGO antes fazia vexames, mas sempre se percebia indignação entre os jogadores, por mais que fossem limitados. O FLAMENGO do Banana é outro, o cara simplesmente adotou no clube uma filosofia de fracasso. Isso daí que ele faz não existe em lugar nenhum do mundo, de proteger pereba, só ver o exemplo do Bayern quando levou a goleada do PSG na Champions, e o dirigente na entrevista cobrou forte dos jogadores. Esse paternalismo só existe aqui. Corinthians e Grêmio foram campeões esse ano, porque acima de tudo,.existe uma filosofia vencedora nos clubes. O FLAMENGO tem 40 milhões de torcedores, porque sempre foi um clube acostumado a vencer, ver o FLAMENGO perder é terrível, só não é pior do que ver perder e não ver indignação de ninguém, como acontece agora. Podem falar o que for do Bap, mas eu tenho certeza que ele antes de contratar algum jogador, vai olhar nos olhos do cara, e perguntar se ele tá vindo aqui pra vencer, e ser exigido ao máximo por isso, ou só esta vindo pra ser um come e dorme, como os protegidos do Banana.

    • Fala mal de um e senta no colo do outro....que moral pra falar dos "torcedores de dirigente".

      • Já chegou o primeiro chupa bola do Banana. Reparem como o idiota se deu ao trabalho de ler todo meu comentário, mas só se doeu quando eu citei o nome do opositor. De resto vc concorda comigo, não é mesmo, Torcedor de dirigente?

        • Olha o nome dele: "maluco já".

          Fica aí a sugestão pro Ednei mudar o Nick: "eu sou um bananao".

          (Alô Caio Ribeiro)

          • Kkkkkkkkkkk...só essa pra me fazer rir depois de ontem.. Puts

          • Kkkkkkkkk tá osso viu! Eu não quero saber de Flamengo até depois do Carioca.

            Vamos ver quanto tempo eu resisto sem me iludir com esses lixos.

          • Fico imaginando a cena, o BAP, no colo dele o Paollo e no colo dele você...kkkk

          • Rapaz, tanta coisa pra imaginar, final de ano e tal, carnaval chegando, mulheres bonitas..

            E você pensando em mim? Tá de sacanagem, bichão?

          • Vamos lá, falei que imagino a cena, ou seja, toda ela, o Bap, o Paollo e você no colo dele. Nada contra sua opção, mas eu não curto, sou hetero.

        • Eu defendendo o Bandeira? Deixe se ser acéfalo!!! Depois eu que sou idiota....kkkk

          • Verdade, fiquei chateado com o comentário do cara que está sentado no seu colo e mudei....kkkkkk

          • As baperetes tão fazendo campanha o ano inteiro. Os verdadeiros torcedores de dirigentes. Tão insanos que criticam quem já fez e apoiam quem promete um dia fazer. Ou é muita burrice ou conveniência.

  • NAO SABE NADA DE FUTEBOL,FRACO, PRESIDENTE QUE VEM A PÚBLICO DIZER QUE PROTEGE JOGADOR RUIM,NAO PODE SER PRESIDENTE DE UM CLUBE COMO O FLAMENGO!!

  • Infelizmente esse cara acha que está acima do Flamengo !
    Arrogante, prepotente, metido, orgulhoso, marrento e vaidoso !
    Obrigado pela administração, mas pegua seu banquinho e saia de mansinho !

  • PRESIDENTE QUE DÁ CHILIQUE EM AEROPORTO PORQUE TORCEDOR FALA MAU DE PEREBA KKKK SÓ ESSE CARA MESMO...PIADA!!

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024