O ano da base do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Lançar a base no Brasil é sempre uma tarefa difícil. Sobretudo aqui no Flamengo onde não há paciência e um jogador mediano pode se tornar craque ou lixo com o mesmo tempo de maturação.

Com um 2016 de poucas oportunidades, iniciamos 2017 com esperança de lançar mais jovens garotos no nosso profissional. Esse objetivo foi alcançado, sobretudo agora no final.

THIAGO
O ano do Thiago poderia ter sido melhor. Subiu da base no ano anterior e esteve presente em 19 oportunidades este ano levando 14 gols. Quero acreditar que o goleiro foi atrapalhado por uma preparação inferior, pois o que pude acompanhar dele na Copinha era melhor do quê o que foi apresentado. Talvez fosse interessante fazer um ano numa equipe em que pudesse ser titular.

LÉO DUARTE
Léo Duarte tem apenas 21 anos e convive com lesões, isto preocupa. Com o nosso contestado departamento médico em 2017, o jogador se lesionou duas vezes ainda em campo e esteve indisponível outras vezes por problemas médicos. Fez apenas seis partidas, embora tenha saído ou entrado nos jogos em quatro oportunidades. Ao todo jogou 323 minutos. Suas participações foram inferiores até ao ano passado quando fez nove partidas. É um jogador que precisa ser observado de perto tanto pela comissão técnica, como pelo departamento médico.

RONALDO
Ronaldo é um menino muito promissor que volta de empréstimo do Atlético Goianiense. No Flamengo em 2017 fez 5 partidas, em apenas duas jogou os dois tempos. Em Goiânia 9 jogos e um golaço, embora depois disso tenha entrado e saído do time com frequência. Seus números são bons apesar de tudo.

Tanto ele como o Flamengo precisam decidir sua carreira daqui para frente. O clube possui apenas 60% dos seus direitos econômicos e deseja renovar para comprar mais. A Staff do jogador quer manter a fatia para uma futura negociação. E Ronaldo, o que quer? Tem que se manifestar. É impensável que o jogador amargue o banco o ano todo.

PAQUETÁ
Este foi o jogador que mais cresceu em 2017. Depois de um mundial sub-20 um pouco apagado e um início de ano abaixo, se recuperou com a chegada de Reinaldo Rueda e terminou o ano em alta. Com o antigo treinador fez apenas um jogo os 90 minutos, coisa que mudou drasticamente com o colombiano. O jogador apresenta raça, técnica e vontade. Tem tudo para se consolidar em 2018. Fechou o ano com 39 partidas e seis gols.

MATHEUS SÁVIO
Este é o jogador da base que mais recebeu chances no início do ano. Das 18 oportunidades em que esteve em campo, apenas duas foram com Rueda. Teve minutos em todas as competições exceto a sul-americana,  e fez 3 gols. As críticas após a derrota na Libertadores parecem o ter derrubado, mas é um jogador interessante. Talvez fosse bom procurar novos ares e retornar em 2019.

VINICIUS JR
Vinícius encerrou o ano com 37 participações. É um jogador de muitos predicados e, como é seu primeiro ano no profissional, costuma entrar nas partidas no segundo tempo, o que deve mudar no ano que vem. É o segundo atleta com mais minutos em campo pela base e anotou 4 gols. Espero que consiga uma prorrogação e fique no Flamengo ao menos até o fim do ano.

VIZEU
Felipe Vizeu é o atleta da base que mais participou da Temporada do Flamengo. Muito se deve a saída de Damião no meio do ano e a punição à Guerrero. Como era sempre terceira opção, se apresentou diversas vezes de forma irregular, até acima do peso. Recuperou confiança no fim da Temporada fazendo gols importantes e sendo artilheiro da sul-americana. Por hora será o 9 do Flamengo no início do ano.

Ainda assim esse é de longe o ano em que a prata da casa mais teve oportunidades no Flamengo recentemente. César voltou a jogar e surpreendeu, Thuler, Cafu, Klebinho, Lincoln, que já fez 4 jogos no profissional. O ritmo deve ter essa batida mesmo. E começa por não perder o treinador que mais valorizou a base recentemente.

Espero que o papai Noel nos traga logo as novidades desejadas e nos poupe das punições. Afinal de contas, temos sido bastante comportados, salvo alguns deslizes.

Alea Iacta Est!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Todos aí tem futuro, só precisam de ritmo. A insistência com o Paquetá, que eu achava que não ia dar em nada foi o maior acerto do Rueda.

  • Foi um verdadeiro massacre o que fizeram com o MS, que não fez uma temporada ruim.

    Tomara que seja emprestado e desenvolva seu futebol.

    • Ele é muito ruim, ele sim que massacrou nossa torcida como no jogo contra o San Lorenzo.

      • Qm massacrou nossa torcida foi o estagiario paneleiro no comeco do ano.

        • Esse Estagiário nos levou ao terceiro lugar no BR 2016, pena que ele foi confiar nessa merda desse Matheus Sávio.

          • Nos eliminou na primeira fase da libertadores, palestino no sul americana…

            Isso nao quer dizer nada.

            • Quem nos eliminou na Libertadores foi Muralha, Matheus Sávio, a contusão do Diego e uma parte de Zé Ricardo, mas fizemos pressão tiramos ele e nada mudou.

            • Quem nos eliminou na Libertadores foi Muralha, Matheus Sávio, a contusão do Diego e uma parte de Zé Ricardo, mas fizemos pressão tiramos ele e nada mudou.

  • Dos citados o único que vejo uma possível grande ascensão é o Paquetá.
    VJ é uma incógnita, quem sabe o futuro, pode ser um craque ou não, mas por enquanto é uma incógnita, Paquetá tá bem mais maduro que ele.
    Ah já ia esquecendo o César também, esse tem futuro.
    Os outros não vejo um grande potencial.
    Futebol Brasileiro carece de revelações, quando tem a maioria é de time paulista
    Os últimos são Neymar e Gabriel Jesus
    Eu digo jogador de nível seleção mesmo, quem o Flamengo revelou?
    Tem que ter mais investimento na busca de novos talentos, e catar garotos bom de bola mesmo, não indicação de empresário.

    • E o Lincoln ? incognita tambem ?

      • Muito novo ainda pra dizer qualquer coisa, promessa

  • Thiago está muito abaixo ainda, emprestaria também, precisa de experiência.
    Duarte convive com lesões? Vamos fingir que a gente não sabe nada do que se passou no DM do Flamengo? Tá bom então.
    Ronaldo tem potencial suficiente pra ser titular, tem tudo pra aflorar seu futebol com sequência e entrosamento.
    Paquetá é fora de série, domínio, velocidade, intensidade e identificação (raridade), se não valorizarmos, vamos vê lo ir embora cedo e por uma quantia não condizente com o seu potencial, capaz de acontecer o mesmo do Jorge, eu aproveitei cada segundo e vocês?
    Matheus Sávio está precisando ser emprestado.
    Vinícius Jr é o jogador que o Flamengo tanto procura, mas incrivelmente não é valorizado, veloz, incisivo, finalizador e driblador, se não for titular em 2018 o Flamengo perde muito.
    Vizeu com certeza é o jogador que mais “apanha” dessa geração, o cara precisa provar todo dia que é útil pra o time, mesmo que ele tenha sido escolhido o melhor jogador da copinha e artilheiro, mesmo que em 2016 ele tenha terminado o seu primeiro ano como profissional com uma média melhor do que um tal peruano, mesmo que no seu segundo ano como profissional, sendo terceira opção a temporada quase toda, sem entrosamento ele foi o artilheiro de uma competição relevante.

    • pessoal não leva em consideração o que o vizeu fez sendo terceiro reserva no flamengo até mais da metade do ano, e o seu passado bem recente (2016). agora ele precisa cuidar da parte física, olha o físico dele e do Pará, comparado aos outros!

      • por isso que o Pará se arrasta em campo, não tem porte de atleta!

    • _ O problema do Ronaldo é se cuidar fora de campo. Ouvi a entrevista do seu ex-técnico no Atlético Goianiense na Rádio Tupi e me passou a impressão que as críticas feitas por ele se referem a isso. Segundo o técnico, o Ronaldo ainda não está pronto para assumir a titularidade do Flamengo!

      • Não vi essa entrevista, você viu em que site?

  • Esqueceu o César que foi ressuscitado. Me pareceu um novo goleiro, seguro, atento Não teve culpa em nenhum gol.Defendeu até pênalti .Isso com 2 anos parados.Acho que é goleiro pronto e tem boa idade 25,boa altura 193.Thiago me assustou com a falha bisonha.César foi crucificado por muito menos.

    • Foi sim. Mas falei dele no final. O mantive fora dos destaques pelo número baixo de partidas

  • Isso foi disparado a melhor coisa que aconteceu no ano! Tenho muita fé que em 2018 os garotos vão estar mais a vontade e serão titulares!

  • Vou ser sincero, de todos os citados, eu não levo fé apenas no Matheus Sávio, pelo simples motivo de ser o único que teve chance com o Zé Ricardo, que era técnico da base. Então só por isso já tenho o pé atrás com ele.

    • Eu acho que o problema foi o fato do Zé Ricardo ter empurrado ele pra fogueira contra o San Lorenzo no pior momento do jogo, pois antes disso, ele costumava entrar bem nos jogos.

Comentários não são permitidos.