Caros (as) amigos (as), vamos chegando ao final de 2017. Não precisamos tecer aqui o quanto o ano foi decepcionante para nós, rubro-negros. No entanto, mesmo após o fim da temporada, continuamos a ver que nada mudou. Terminaremos de forma decepcionante.
Digo isso porque não vemos nenhuma novidade no mercado. Não contratamos nenhum jogador. Não sabemos a real situação de atletas especulados. Zeca, Pablo, Goulart, Rueda, etc. O que é especulação? O que é realidade?
Num momento em que “cavadas” de empresários e jornalistas em busca de manchetes, se torna cada vez maior, fica difícil saber o que nos reserva em termos de contratações. Mas, mesmo diante deste cenário, podemos concluir que estamos aquém, muito aquém.
O mercado em si, está parado. Com exceções de Palmeiras (com dinheiro infinito da Leiloca) e do Atlético-MG, nenhum time brasileiro se movimentou firmemente em termos de contratações. Não podemos ignorar o contexto, mas não podemos nos igualar a outros, pelo status de time com maior receita do futebol nacional.
Não digo que temos que fazer contratações magnânimas, mas precisamos movimentar! Ou alguém acha que com este elenco teremos um 2018 muito diferente de 2017? Assim, duas situações me chamam a atenção, e, mais uma vez, a falta de transparência da diretoria me assusta.
O primeiro caso é o de Reinaldo Rueda! Toda a negociação com a seleção chilena está nebulosa. Ou os jornais dos nossos vizinhos sul-americanos estão totalmente errados, ou estamos sendo feitos de palhaços. Temos um técnico valorizado no continente. Mesmo sem ter conquistado um título na Gávea, o histórico de bons trabalhos em seleções e no Atlético Nacional-COL, chamam a atenção. No entanto, o colombiano tem um contrato com o Flamengo, que precisa ser respeitado. E num momento em que a imprensa chilena crava a contratação, o que a nossa diretoria faz? Nada!
Nenhum posicionamento oficial, nenhuma entrevista, nenhuma notícia de movimentação interna para garantir a permanência de Rueda. Nada! Absolutamente nada! Corremos o risco de entrar em 2018 sem treinador. Isso é trágico para o planejamento. Apesar de todas as críticas ao trabalho do “El Prof”, ele já indicou nomes, conhece o elenco e sabe do objetivo do clube para o próximo ano. A chegada de um novo comandante joga tudo isso no ralo, numa temporada que começará mais cedo, em virtude da Copa do Mundo, e que temos ciência de estar em um dos grupos mais difíceis da Libertadores.
Para piorar a situação, não temos um nome que seja unanimidade no mercado. Cuca é o mais falado, mas que treinador poderá vir para o Ninho do Urubu? Um Cuca focado, com vontade de trabalhar, ou um Cuca preguiçoso como vimos no último trabalho do Palmeiras? Como dizem os mais sábios, “ruim com Rueda, pior sem ele”.
A outra situação que me deixa preocupado é a questão do centroavante. Acabamos de ter a informação de que Fred fechou com o Cruzeiro. Com a redução da pena de Guerrero, temos indícios fortes que a diretoria irá esperar o retorno do peruano. Considero outro erro. Mesmo que seja inocentado no CAS, ele só retornaria às atividades normais (por conta da suspensão, treina em separado) no final de janeiro ou em fevereiro (dependendo do dia do julgamento). Volto a lembrar que estreamos na Liberta contra o River, no final do segundo mês de 2018. Até lá, vamos de Vizeu?
Nada contra o jovem atacante rubro-negro. Mas, há diferença entre ele e Guerrero. O time como um todo precisa mudar sua forma de atuar com a presença de cada centroavante. Aí o time faz toda a pré-temporada com Vizeu, cria uma identidade e entrosamento com o camisa 47. Na hora dos principais desafios, da competição continental, isso é modificado, e o camisa 9 retorna ao time, trazendo um outro estilo. Alguém acha que vai dar certo?
Veja mais:
Tudo isso nos faz pensar que o cenário para 2018 já é bastante complicado. Claro que tudo isso pode mudar. Muitas transações não estão sendo divulgadas pela imprensa. Mas, atualmente, estou bastante preocupado. Principalmente, pela falta de posicionamento da nossa diretoria. O silencio, me incomoda.
No mais, quero desejar a todos (as) os (as) companheiros (as) um excelente Natal. Que a paz do Senhor esteja com cada um (a) de vocês. Saudações Rubro-Negras
Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum
Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!
Ver comentários
Todos os times da Libertadores já se movimentando e se reforçando, apenas um está parado, advinha quem?
Estou muito decepcionado é pessimista com Flamengo,chega a irritar esse conformismo e marasmo.
Mengão se movimenta pra manter Araújo Vaz e técnico
A primeira coisa a se fazer, é afastar Bandeira do futebol.
Definitivamente não é sua praia, mas parece, ao ler as suas ultimas declarações a jornalistas, que continuará interferindo no departamento de futebol.
A segunda coisa, independente do que pensa Bandeira ou membros do dpto de futebol (Mozer, Caetano, Jaime,etc) o time tem que passar por um corte de idade,ficando somente os com mais de 30 anos que tiveram boas performances no ano de 2017: Rever, Juan, Rodolpho e os 2 Diegos. Era visível a diferente de intensidade que disputavam as partidas da libertadores os jogadores de Gremio e Botafogo, este ultimo com um time limitadíssimo, porem o time certa para a competição.
A terceira coisa, é afastar do grupo (não do time titular porque no grupo podem voltar a qualquer momento) os "ELOS" fracos que individualmente acarretaram em muitas derrotas para o time :
Pará, Vaz, Gabriel, Muralha, Muralha, Muralha (é pra ter a certeza que verão este comentário) , Marcio Araujo, Renê e Mancuello que foi queimado com o Zé Ricardo e não dispõe de prestigio e paciência com grande parte da torcida e comissão técnica.
Quarta coisa, dar a ultima oportunidade para os jogadores que vieram no meio da temporada no Cariocão: Geovanio, Romulo, Ederson (esta voltando).
Quarta coisa, contratar jogadores para as laterais para serem titulares, um zagueiro Jovem para jogar ao lado de Rever / Juan, um segundo volante (pode-se tentar adaptar o Lucas Paqueta que tem pegada e é jovem para molda-lo as necessidades do time), visto que Arão é bom no jogo aereo e pessimo nos passes rasteiros, um centro avante goleador para ser titular, visto que mesmo Guerrero voltando, somente jogará, pós copa do mundo e na primeira fase da libertadores só teremos o Vizeu. No mais para compor o elenco, utilizar a base, desprezando jogadores medianos e caros que somente "qualificam a folha de pagamento" do flamengo que é gigante e desproporcional a qualidade do elenco. Como sei que provavelmente nada disso acontecerá, acredito que o ano vai ser de mais vexamos, com alto investimento, pois os jogadores que aí estão ganham muito, vide Marcio Araujo que não ficou na chape devido seu alto salario, e poucos ou nenhum titulo, que é lamentável depois de tanto sacrifício e expectativas, ficar comemorando pagamento de notas promissórias, campeão no face, e primeiro lugar na mídia e oba oba...
**Afastar o bandeira do Flamengo, e nunca mais deixar ele pisar na gávea
Afastar como, se ele é o todo poderoso ?
Negócio é não eleger a chapa dele em 2018. Porque se eleger ele vai controlar do presidente ao segurança.
O flamengo parece que está quebrado, não chega ninguém, precisamos de 2 laterais titulares, um volante no lugar do arão, dois atacantes e um zagueiro novo.
meu amigo pelo jeito teremos um ano pior que 2017, e a nossa diretoria faz o favor de mostrar um plano de potência mundial até 2021 sendo que eles não fazem nada pra isso e nos estamos longe de sermos potencial continental, prevejo um começo de ano sem técnico e com praticamente ou nenhuma mudança no elenco, espero que eu esteja errado.
Não fala asneira!!!
Que mentira o companheiro falou?
Rueda deixar o Mengão para dirigir uma Seleção que nem vai para a Copa? Tenho minhas dúvidas...
Tem algo podre no Flamengo com certeza.
Ou a diretoria não quer contratrar os nomes apontados pelo Rueda, ou, o Mozer ta pressionando o Rueda prara escalar Gabriel e Márcio Araújo.
Também pode ser as duas alternativas juntas. A diretoria também já tinha se apalavrado com alguns medalhões, e isso teria irritado o Rueda pela falta de autonomia no mercado da bola.
Essa podridão vem desde o dia que contrataram esse RC! Ele tem conchavo com empresários!
Com certeza! Tem comissão de jogador vindo de graça ultrapassa os 11 milhões de reais.
Com certeza é parceria com empresário. Aumenta as comissões acima do valor e o empresário repassa de volta uma % para o Caetano e quem mais estiver nessa quadrilha.
Me preocupa o passivo que essa diretoria vai deixar pra próxima administração!
Precisa que alguns jogadores saiam para que outros possam chegar. Já temos mais de 30 jogadores e ainda alguns voltando de empréstimos. Se não “nos livrarmos” de alguns primeiro, não tem como contratar
Amigo, já foi falado que Rueda reclamou que não pode sair na rua que é pressionado. Treinar o Flamengo não pra qualquer um, com certeza ele vai trocar o emprego conturbado por uma vidinha tranquila no Chile.
Bandeira ta focado em levar o BI .. .do carioquinha kkkkkk
Muralha ,Vaz,Gabriel e Araújo permanecem pqp
Ninguém quer comprar: arão, vaz. m. araujo, vizeu, pará, rodiney, tauco, renê, rômulo, m. sávio, gabriel, muralha.
Ninguém é maluco !!!
Retificando. Só o Rodrigo Caetano!
Dessa lista eu excluo o Arão, Vizeu, Trauco e Para. Pois apesar de não considerá-los titulares, podem compor elenco muito bem. Arão pode ser titular. Joga muito!!
Kkkkkkkkkkkkkk essa piada aí foi boa
Piada é querer “se livrar” de Arão e Vizeu principalmente. Patrimônio do clube
WA realmente joga muito, toda semana quarta e domingo. Um bom reserva no máximo.
Precisamos de LD e LE titulares, Zagueiro pela esquerda titular e de preferência veloz (revezar com Juan), segundo volante titular e um Centroavante que possa revezar com o Vizeu.
Querendo ou não isso é meio time.
Apaga que dá tempo
Não existe nem plano B, tem risco de ser um ano morno com risco de se classificar pra Sulamericana e olhe lá. Quem quer ganhar dinheiro tbm tem q gastar
EBM foi picado pela mosquinha da política. Infelizmente, como é de praxe no Brasil, ao se chegar no último ano de mandato, chegasse também a hora de deixar um cenário de terra arrasada pro seu sucessor!
Faz 5 anos que os azuis tão aí, o modus operandi eh esse. Silêncio e daí chega a contratação. Relaxa.
Problema é que chega sempre atrasado, no meio da temporada!
Não dá pra ignorar isso.
Você está equivocado, os "blues caps" saíram em 2015, o grupo se dissolveu no 2º mandato do Bandeira. A partir daí ele começou a querer comandar tudo sozinho, o poder subiu a cabeça, o resultado de 2016 pra cá nos já sabemos, as eliminações vexatórias, a peregrinação pelo brasil, a proteção dos perebas, as contratações de renegados com histórico de lesões.
As contratações tem que ser pontuais. Não adianta ficar correndo atras de vários jogadores trazendo a peso de ouro só pra torcida ficar mais tranquila. Trazer o Fred por 1 milhão seria grande erro.
Perfeito comentário. Precisamos ser mais cirúrgicos. Um zagueiro titular e novo, um lateral e um atacante que faça gols mas que tenha menos de 30 anos.
A questão não é o Fred. A questão é a movimentação que o clube tem feito no mercado. A questão é que a não contratação do Fred mostra que o Flamengo segue o caminho de esperar pelo Guerrero. Vale a pena? Não acredito
Se for pra trazer o Fred por 1 milhão mensais vale a pena esperar o Guerrero. E a questão dessa movimentação do mercado, não seria interessante os dirigentes dando entrevistas que vão contratar esse ou aquele. Isso só inflacionaria as contratações.