Notícias

Rodrigo Mattos: “Derrota na final prova que elenco do Fla foi superestimado”

A final da Sul-Americana comprovou o que o restante do ano indicava: o elenco do Flamengo foi superestimado na avaliação da maioria. Nas horas decisivas da temporada, faltou (e muito) o futebol de jogadores de como Arão, Trauco, Everton Ribeiro e especialmente Diego para não mencionar os ausentes. Sobrou ao clube recorrer a sua base que (ainda que valente) não foi suficiente para bater o Independiente. Viu do outro lado o atacante Barco ser decisivo para o título Rojo.

Fica claro que Reinaldo Rueda entendeu que as estrelas não correspondiam quando optou por tirar Everton Ribeiro em favor de Paquetá. Decisão acertada já que eram de seus pés que saiam as jogadas incisivas do Flamengo pela direita. Era a ele que o time recorria.

Em compensação, um apagado Diego perambulava pelo meio-campo sem nada do brilho de outros tempos. Eram passes laterais, um ou outro bom lançamento e a bola parada. Pouco, muito pouco para que o que se espera dele.

É certo que o Flamengo poderia ter um cenário mais favorável se Everton tivesse convertido o gol feito que perdeu após passe de Viseu. Mas a verdade é que o time carioca nunca exibiu um futebol que justificasse dois gols de diferença no primeiro tempo. Foi melhor, mas fez o seu gol mais na pressão, na bola aérea que é ponto fraco dos argentinos e na valentia de Paquetá.

Com a defesa aberta, viu um Barco avançar e sofrer pênalti de Cuellar. Jovem, Barco foi o melhor jogador em campo, bagunçando a defesa do Flamengo e seus laterais extremamente falhos na marcação. Ganhava no setor de Traucco, ganhava no de Pará. E fez um belo segundo tempo como o jogador mais perigo time argentino, muitas vezes fazendo parceria com Meza.

Rueda recorria à base, de novo, e pôs Vinicius Jr em campo. Era momento de se abrir e dar velocidade ao Flamengo. Mas nunca foi uma rapidez que achasse os espaços vazios da defesa argentina, que diga-se, não era uma fortaleza. O Independente tem muito mais mérito nos seus talentos ofensivos e na sua sua movimentação à frente do que na marcação.

Mas não havia no Flamengo o passe clarividente diante das noites péssimas vividas por Diego, Arão e mesmo Cuellar. E vinha Everton Ribeiro como última tentativa. Faltou, além do meio-campo, Guerrero. Viseu esteve perdido a maior parte do tempo, incapaz de dar sequência ao ataque rubro-negro. No final, foram quatro jogadores da base como tentativa no ataque, incluindo Lincoln.

Desesperado, o Flamengo se lançou todo ao ataque. E aí não teve, além de um jogo articulado, aquele jogador decisivo. Aquele que se vendeu que o Flamengo tinha de sobra para esta temporada.

Fonte: Rodrigo Mattos/Uol

Ver comentários

  • Além do elenco superestimado, o futebol praticado durante 2017 foi sofrível. Quem acha que perdemos essas duas finais e fizemos vergonha no BR e na Libertadores APENAS por erros individuais, está muito enganado. O Flamengo pode ter jogado tudo esse ano, menos futebol. Time desorganizado, sem repertório de jogadas, consegue a maioria das vitórias (isso quando vence) no abafa, num repetitivo jogo aéreo ou em jogadas inteiramente individuais. Em quais momentos o Flamengo pareceu ser um time de futebol? Foram raros.

    Ontem no primeiro tempo foi uma das poucas vezes que vi o Flamengo jogando bem de fato, porém como sempre, isso durou até o time fazer o gol. Aí começou a ceder espaços, até que saiu o gol de empate. Aí pronto. O pouco de organização que restava depois do nosso gol, acabou. O restante do jogo foi o que vimos durante toda a temporada. Um bando desorganizado tentando no abafa reverter a desvantagem de APENAS UM GOL contra um time organizado chegando diversas vezes com perigo no contra-ataque. O Independiente esteve muito mais perto de fazer o segundo do que o Flamengo, que precisava do resultado.

    • "O Flamengo pode ter jogado tudo esse ano, menos futebol." -- E no entanto, con seguiu chegar a duas finais de competições de alto nível. Deve ter sido "sorte"... &;-D

      • Se tivesse jogado um futebol minimamente decente, teria vencido pelo menos uma delas. Já falei, Ednei, futebol não é o seu forte.

          • Pré, durante e após. Não jogamos nada o ano inteiro enquanto vocês ACOMODADOS ficaram achando normal derrotas e empates e exaltando vitórias isoladas jogando absolutamente nada. Faltou futebol, isso é um fato. Mas o erro é meu, porque estou tentando explicar isso para alguém que não entende absolutamente nada do assunto. Tem certeza de que você não é o Bandeira disfarçado? Mesmo sobrenome, iniciais parecidas (EBM - EPM), mesmo comodismo, mesma proteção aos perebas, mesmo não conhecimento sobre futebol... Explicaria muita coisa.

          • Torcedor IGNORANTE é assim mesmo: ou está tudo muito bom ou tudo muito ruim. Nunca há o meio-termo! Queira ou não, o máximo que podemos dizer deste ano é que foi de discreto a razoável. Ganhamos um Carioca INVICTO, apesar de ser desclassificado na fase de grupo da Libertadores (ainda que de forma impensável e jogando bem), mesmo aos tropeços, estamos na 6a. colocação do Brasileiro e para finalizar, chegamos a final de 2 competições de grande porte. Sim, o ano poderia ser melhor em vista dos investimentos feitos. Mas no geral, se você não consegue enxergar isso, só me resta lamentar pela sua falta de capacidade de avaliação... &;-D

          • Toda vez que eu leio CARIOCA INVICTO, me dá vontade de morrer.

            O Botafogo (sim, o Botafogo!) ignorou o carioca e foi em busca da libertadores. Ignorou!

            E acéfalos iguais a você o exaltam. Meu Jesus amado, perdemos duas finais esse ano, finais em que o adversário não era um Grêmio (pra mim, melhor futebol da América do sul).

            Ednei é o retrato do que o Flamengo é hoje. Pra quem não conhece o clube, é só pegar os comentários dele e ler. Me dá vergonha, indignação. Não é possível!

          • Cala sua boca seu merda, o cara comenta aqui todo santo dia e você me vem falar de comentarista pós resultado, vtnccccc!

            Como faz pra suspender a conta desse disqus? Chega de ver e falar sobre Flamengo, até ano que vem, de preferência pós CARIOCAO.

    • Eu juro que ate agora não entendi pq o time desesperou.

      Não entendi pq tomamos aquele gol de contra-ataque.

      Não entendo como alguem coloca o Trauco na lateral e sou curioso pra saber qual relaxante o WA toma antes de cada jogo. Maconha nao deve ser pq cai no doping, mas algo ele usa.

      Ate 2018.

  • DIEGO,EVERTON RIBEIRO,EVERTON CARDOSO,TRAUCO, CUELLAR, ARÃO,BERRIO,PARÁ CHEGA DESSES CARAS!
    RUEDA TAMBÉM NÃO DEU CERTO!!
    LEMBRANDO QUE O CUCA ESTÁ DISPONÍVEL!!

  • NUMA DECISÃO, O GOL PERDIDO POR EVÉRTON CARDOSO, IMPERDOÁVEL.....

    • infelizmente foi muito ruim mas não devemos colocar a culpa nele por ter perdido esse gol, tinha um jogo inteiro pela frente, o Fla podia ter jogado melhor

      • Ele é culpado sim. Os gols perdidos dele me lembram do porcaria do Ibson cansando de perder gols cara a cara e sempre raspando as mão no rosto após perde-los. Odeio esse tipo de jogador.

  • UM CONSOLO:
    O VASQUIM CONTINUA FORA DA FASE DE GRUPOS NA LIBERTA!

  • O MELHOR JOGADOR DO FLAMENGO NA ATUALIDADE, TÊM O MENOR SALÁRIO!
    LUCAS PAQUETÁ!
    A NOSSA VERDADEIRA JÓIA!( BASE)
    CÉSAR! JOGOU MUITO(BASE)
    CHEGA DE SERMOS ILUDIDOS COM CONTRATAÇÕES CARAS E ILUSÓRIAS!!

  • Esse esquema com três atacantes proporciona isso, sempre terá dois atacantes abertos, os cruzamentos serão uma consequência natural. Coloca um 4 4 2, com dois armando, que o time melhora. Terá a infiltração de meios de campo na área e um atacante não será excluído a cada ataque. Repito: enquanto ficar com essa ideia engessada será isso. Se o adversário marca o Diego acaba com o time, ele só dá passe lateral e manda pra correria de ponta e de lateral (que não conseguem recompor e que também não cruzam bem).

    Além do mais, sempre perdemos o meio de campo.... sinceramente, acho que se contratar dois laterais, um centro avante e mudar esse esquema.... 2018 será melhor (o que não é tão difícil)

    • caraca finalmente um comentário digno de aplausos... é tudo que venho dizendo... nosso elenco não é ruim, é o estilo de jogar, o esquema tático... Quando o Rueda foi contratado eu falei, graças a Deus ( achei que ele fosse dar outro padrão pro Flamengo mas infelizmente deu sequencia ao trabalho do Zé Ricardo e o time continuou a mesma bosta... Dizem aí que temos de ter paciência com o Rueda pois esta apenas 4 meses no cargo, nao conhece o elenco todo , bla bla bla... Pow em 4 meses ja era pra ele dar ao uma nova cara ao time... Eu esperava mais do técnico..

      • Tenho esse mesmo pensamento.
        O Rueda manteve algo que vinha fracassando com o Zé. Quase cinco meses é tempo mais do que suficiente para fazer algo diferente.
        No discurso o Rueda é nota 10, mas na prática é nota 0 até agora.
        Por incrível que pareça, o time do Flamengo taticamente hoje é pior do que na época com o Zé.

    • Penso da mesma forma. O time joga muito aberto, fica refém de chuveirinho e não apresenta uma jogada de triangulação pelo meio.
      Numericamente sempre somos inferiores no meio, pois os pontas marcam os laterais e o Arão não existe em campo.
      O sucesso no ano que vem começa pela mudança desse esquema de jogo engessado que só fracassou com o Zé e também com o Rueda.

    • Não acho que o problema seja só o esquema e sim a falta de padrão de jogo, o time cruza porque não treina aproximação dos jogadores, não treina outras jogadas, tabelas etc. No 4-4-2 a gente fica com uma ilusão de que o time joga melhor porque os meias são realmente mais inteligentes do que Evertons da vida, mas isso é treinado, se vc treinar o time pra não ficar cruzando bola de qualquer jeito e sim parar ela e fazer as tabelas e as ultrapassagens eles vão fazer isso.

  • A culpa é do Diego? Ele olha para frente e não tem mais o Guerrero fazendo o Pivô, apenas o Vizeu que é bom finalizador mas não ganha uma pelo alto ou pelo chão. Diego olha para as laterais e tem Pará e Trauco.. não dá pra colocar a culpa em ninguém quando setores-chave estão comprometidos há tempos. Vaga na libertadores na cagada e estamos no lucro, pq esse time aí pqp.

    • Evidente que a culpa não é só do Diego, E Ribeiro, Geuvanio, Guerrero, Muralha, Vaz, Rhodolfo ou Márcio Araujo, é de todos jogadores que diretamente ou indiretamente contribuíram para os vexames. Como Por mim pegaria esses oito que citei e mandaria embora como resposta (exemplo) e demostração a todos de que o Flamengo tá acima de todos e que se falharem alguém pagará! SRN6

    • O Paquetá joga pela direta (Pará), pela esquerda (Trauco), no meio (Arão), se aproxima do ataque (Vizeu) e ainda assim se destaca mesmo tendo sempre péssimas companhias. Me parece meio furada essa desculpa dada para eximir o Diego da burocracia do futebol dele.

  • Isso daí já se sabe desde o final de 2016. Foi confirmado na eliminação precoce da Libertadores. Chegamos pra essa final com a zaga formada por dois jogadores que eram reservas no internacional. Réver é pra lá de superestimado, e Juan mesmo tendo jogado bem, não foi contratado pra ser a solução da defesa, como vem sendo. Pará, horrível, 3 anos de Flamengo, e apenas uma boa fase no BR de 2016.Arão, horroso, enganador, jogou bem o Carioquinha do ano passado, e um turno do Brasileiro, até cair de produção contra o Botafogo na Ilha, e nunca mais ter jogado nada. Trauco, jogador fraquíssimo na marcação, na verdade no seu país já nem exercia a função de lateral. César caiu de para-quedas no gol, pois misteriosamente era quarto goleiro, sendo reserva de um dos piores goleiros que eu vi passar pelo clube. Isso é só pra citar nos principais defensores, junta-se isso as amareladas de Diego e ao doping do pivô Guerrero, que fez a gente ter como único homem gol, o limitado Vizeu, fica complicado.

  • Foi abaixo, mais perdeu foi o time, teve uns muito piores, não o crucifico!

  • Se com esse time não ganhamos a Sula então certamente não iremos ganhar a Libertadores! Sugestão: Manda uns oito (4 medalhão e 4 pereba) embora como exemplo pelos vexames!