?: Marcos Ribolli
Na véspera do primeiro jogo da final da Sul-Americana, Reinaldo Rueda concedeu entrevista antes do treinamento de seu grupo em Buenos Aires. Campeão da Libertadores no ano passado com o Atlético Nacional da Colômbia, o treinador destacou a importância de o Rubro-Negro voltar a disputar uma final continental após 16 anos. Para ele, esse projeto com ”veia internacional” precisa ser mantido. Com ou sem sua presença.
– Flamengo está muito bem orientado. Todo o trabalho que a diretoria faz, esperamos que se fortaleça com resultados. Para que o Flamengo possa continuar disputando mais continuamente internacionalmente (…) O time não jogava duas Libertadores seguidas há 10 anos, não jogava final internacional há 16 anos. Não podemos ser conformistas. É um prêmio – disse Rueda.
Flamengo e Independiente fazem o primeiro jogo da decisão, nesta quarta-feira, em Buenos Aires. O confronto será às 21h45 (de Brasília). Na próxima semana, a partida de volta será no Maracanã. Rueda valorizou também a cobrança dos próprios jogadores neste momento chave do ano.
– Por tudo que significa a cobrança da torcida do Flamengo, é uma oportunidade de poder aspirar uma Copa que se torna mais importante na América do Sul, ainda mais contra o Independiente, que é um time histórico da Argentina. Pode ser um motivo para fortalecer um projeto que está em caminho, um projeto que Fla deve seguir. Independentemente de seguirmos ou não no comando do Flamengo – completou o treinador.
Volta de Everton não é confirmada
O técnico do Flamengo ainda não confirmou a volta de Everton, que desfalcou o time nas últimas partidas. Ele irá avaliar o treinamento desta noite na Argentina e tomar a decisão somente no dia do jogo, como de costume.
– Vamos fazer o treino hoje, e eu penso que será muito positivo para o Flamengo a volta de Everton Cardoso. E é gratificante o sucesso de Paquetá, por seu comportamento. É uma decisão para trabalhar hoje e amanhã tomar a melhor decisão – disse.
Sobre a zaga, o treinador também deixou em aberto qual será a dupla utilizada no jogo de Buenos Aires. No fim de semana, pela última rodada do Brasileirão, ele não contou com Juan, Réver e Rhodolfo. O capitão sentiu dores e também não havia jogado a semifinal de semana passada.
– Hoje recuperamos Juan, Réver e Rhodolfo, que atuou muito bem em Barranquilla. Precisamos de experiência forte. Qualquer dupla é garantia para nós nesse jogo – explicou Rueda.
Rueda também foi questionando sobre seu conhecimento sobre o Independiente. Experiente em torneios internacionais, Rueda prevê jogo agressivo e intenso imposto pelos oponentes da decisão.
– O Independiente é muito bom, tem grande dinâmica, super agressivo ofensivamente e com muitas variantes. Desenvolve em altíssima intensidade. Tem todos os méritos para chegar na final – analisou Rueda.
Nova final de Sul-Americana após tragédia da Chape:
Lembramos com muita pena o insucesso, foi uma manhã muito triste para todos do futebol e do mundo. Este insucesso nos fez refletir sobre a vida e o valor do adversário, o respeito do adversário. Foi uma situação muito difícil com o presidente do Nacional (entregar o título pra Chape). Diria que não tinha sentido (ficar com o título).
Decisão de dar o título para a Chapecoense no ano passado:
Assim como acabou a vida para Chapecó, Caio Junior e jogadores, acabou para Nacional também. Não tinha por que tentar esse título, por isso a decisão de dar esse título em memória póstuma a Chapecó.
Brasileiros sentem a pressão de jogos decisivos fora do país?
Os brasileiros sabem muito da pressão da torcida do Flamengo, e os líderes têm consciência disso. Os estrangeiros, como Cuéllar, Mancu, Trauco e Paolo sabem disso. É o caráter que devem ter para jogar no Flamengo.
Importância dos pratas da casa:
É uma premissa importante no futebol mundial, essa identidade, o DNA do clube. É importante que podemos dar oportunidades a Lucas, Vizeu, Vinicius, Léo Duarte. São jogadores que se identificam com a história e a paixão que edifica e a raça que deve ter o jogo do Flamengo. Cada dia eles têm que melhorar, mas creio que é muito positivo viver isso com eles.
Decidir em casa é melhor?
O Independiente é muito competitivo, penso que tem um elenco muito competente. Não gosto de falar de individualidades, mas o coletivo deles tem todo o mérito de chegar à final. Eles têm um futebol muito vistoso. Jogo importante para nós não é o jogo de volta, mas sim o de amanhã.
Como diminuir o desgaste do time e, sobretudo, de Diego?
É uma situação muito difícil para nós, o que significou o esforço de (viajar de) Barranquilla para a Bahia. Graças a Deus pudemos cumprir os objetivos, com vaga na Libertadores e na final. O Flamengo merece, desde sua torcida, diretoria e jogadores. Temos que ser muito cautelosos. O treinamento de ontem foi vital.
O departamento médico é muito importante, e o trabalho de várias disciplinas é muito importante. Diego é um profissional a 500%. Trabalhou muito bem hoje, trabalhou na academia ontem. Certeza que vai estar em bom nível para amanhã.
Estilos de Flamengo e Independiente:
São dois times que têm DNA muito similar. Sempre foram protagonistas e buscam os jogos, então passa pela boa posse da bola. É preciso ser inteligente. Se quer ganhar, é tratar de se impor. Com boa concentração, podemos buscar o jogo.
Análise do momento:
O clima é outro com certeza, mas no Flamengo sempre tem pressão. Depois do jogo se falou de evitar o conformismo, os jogadores estão se autopressionando. Para Flamengo, não é fácil chegar à final. Flamengo não jogava duas Libertadores seguidas há 10 anos, não jogava final internacional há 16 anos. Não podemos ser conformistas. É um prêmio.
Um ano de trabalho poderia ser desfeito com duas derrotas para Junior e Vitória. Todo o projeto seria acabado. Com todas dificuldades, 12 horas de voo para Barranquilla, depois para ida à Bahia, toda cobrança da torcida do Vitória e vencer é um prêmio.
Fonte: Globo Esporte
Ver comentários
Melhor parte - "Não podemos ser conformistas"
Rueda tem que ficar o máximo de tempo possível, sempre fez bons trabalhos
Pode-se criticar ele taticamente e merece ser criticado, mas em relação aos quesitos "não ser banana" e "espírito batalhador" ele tá indo muito bem com esse time faz uns 6 jogos.
vc viu o futebol do atletico nacional campeão da liberta? sobretudo contra o são nos 2 jogos?
o são? não, tenho mais oq fazer da minha vida que ver jogo de atletico nacional.
aquele time jogava mt bola.... troca de passes, contra-ataques mortais, borja inspirado rsrs mas muito em função das características/qualidades dos jogadores.... coisa q o rueda precisa "formar" aqui
Simples. Não adianta achar que vamos ganhar uma competição internacional se disputamos ela de vez em quando. Pra ganhar temos que estar lá todos anos, a libertadores não tem que ser uma meta, tem que ser algo corriqueiro.
Exato belo comentario
Cara vc nem percebeu, mas o Zico diria o mesmo. Parabéns
Pois é. O Grêmio, por exemplo, jogava a competição várias vezes consecutivas.
Treinador que pensa grande e que fala em não ser conformista e isso é muito positivo .E é muito feliz quando diz que o flamengo só vai voltar ao protagonismo internacional jogando essas competições com frequência .
é esse o pensamento
"Você é a doença e eu sou a cura". Grande tenente, Marion Cobretti.
https://uploads.disquscdn.com/images/c6bf9d0fbcbbb75a28817bf4b6860dd1bcfeaba6b8ba7e68c5daa94bc8f6fbc0.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/33911b76a05394aca770352762b61a12aaa9ccea16474cd8e41657656801e4b0.jpg
kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pode mandar tudo pelos ares, eu não faço compras aqui.
Pra mim, é um dos melhores treinadores que passaram na história do Flamengo. Ele pensa de maneira mais global, muito diferente dos técnicos daqui.
se for para o Flamengo e a torcida se compararem ao nível de time europeu, tem que manter esse cara.
Mire na lua.
Rueda será gratificado com o título da Sul-Americana desse ano, pelo gesto gentil que realizou com a Chapecoense no ano passado.
Esse título que ir para você Rueda.
Bora atletas, joguem pelo Rueda e pela torcida.
Taí, não tinha pensado nisso.