Saiba quais sanções o Flamengo pode sofrer no processo da Conmebol

Compartilhe com os amigos

A noite de terror protagonizada pelos torcedores do Flamengo antes e depois da final da Sul-Americana no Maracanã, pode render até a exclusão do clube da próxima Libertadores. A Conmebol decidiu abrir um processo disciplinar e vai notificar o clube na próxima semana.


Veja mais:


Dentre as sanções mais severas previstas no Artigo 22 e 24 do Regulamento Disciplinar, há a proibição de jogar no estádio onde houve problemas ou jogar com portões fechados. As penas são enquadradas no caso de comportamentos inapropriados de clubes e torcedores.

Veja a lista de comportamentos inapropriados que podem render punição ao Flamengo:

a) Invasão ou tentativa de invasão ao campo de jogo;
b) Lançamento de objetos;
c) Acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer artefato;
d) Gestos, palavras, objetos ou outro meio de transmitir qualquer mensagem não apropriada a um evento esportivo, particularmente de natureza política, ofensiva ou provocativa.
e) Causar danos;
f) Qualquer outra falta de ordem ou discinplina que se pode cometer no estádio ou em seus arredores, antes, durante ou depois do fim do jogo;
g) Quando, em caso de agressão coletiva ou tumulto, não seja possível identificar o autor ou autores da infração cometida, o órgão disciplinar sancionará a associação ou clube ao qual pertencem os agressores;

Veja as punições previstas:

a) advertência;
b) repressão, crítica;
c) multa econômica, nunca inferior a 100 dólares nem superior a 400.000 dólares;
d) anulação do resultado da partida;
e) repetição da partida;
f) retirada de pontos;
g) determinação do resultado da partida;
h) obrigação de jogar com portões fechados;
i) fechamento total ou parcial do estádio;
j) proibição de jogar em um estádio determinado;
k) obrigação de jogar uma partida em um terceiro país;
l) desqualificação de competições em curso ou exclusão de futuras competições;
m) retirada de um título ou prêmio;
n) rebaixamento a categoria inferior;
o) retirada de licença;
p) proibição de venta de ingressos;
q) proibição de efetuar transferências;

A diretoria do Fla deixou o seu advogado especialista em defesas em tribunais, Michel Assef Filho de sobreaviso e deve preparar uma defesa tão logo seja notificado, a informação é do Jornal Extra.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não concordo com atitudes desses ditos torcedores. E mais, até concordo com uma punição ao Flamengo, porém se a punição por essas brigas for o banimento da Libertadores, qual deveria ter sido a punição ao clube o qual sua torcida matou um torcedor adversário?
    Seria o banimento do futebol?

  • Fiz um comentário um dia antes do jogo que iríamos jogar contra o Independente, Juiz e CONMENBOL, infelizmente o CRF não aprendeu a jogar campeonatos Sulamericanos ( e toda desclassificação sempre vemos os mesmos discursos, ” temos q aprender com as derrotas, serve de aprendizado e blá, blá, blá e todo novo campeonato parece que não aprendeu nd) e todo mundo ta cansado de saber que a dona CONMEMBOL faz de tudo p ferrar os clubes Brasileiros

  • Fato é que bandidos se vestiram de rubro negro cometeram essa barbárie e a PM não prendeu sequer uma pessoa para o clube a responsabilizar. Agora é assumir sua responsabilidade e torcer para que a pena seja apenas não jogar no maraca, pois seria uma boa nessa discussão sobre estádio no RIO. Jogaremos na ilha para 20mil torcedores educados espero e uma ou outra partida em outro estado. Se o estádio fosse nosso teríamos como evitar o que ocorreu mas viver de aluguel da nisso.

  • Blz, estao falando em punir o Flamengo e tals, mas cade a punicao praqueles argentinos racistas de merda?
    Nao fizeram fogetorio qdo o Fla tava la?
    Nao apedrejaram o onibus do Fla qdo estavam la?
    Nao chamaram e fizeram gestos de racismo imitando macacos pro time e pra torcida?
    Entao, se teve briga, se teve confusao eles tbem tem culpa nisso, quem vai aceitar ser chamado de macaco?? Vey, eu nao sou negro mas se eu vejo um argentino desses ou qualquer um falando uma merda dessas eu caio pro soco pq um lixo desses merece apanhar.
    Teve confusao com o Jr Barranquilla? Nao ne, nos trataram bem e apenas retribuimos, foi exatamente o que aconteceu na argentina.
    Nao aprovo esses atos acontecidos aqui no Brasil, mas argentino na rua chama nego de macaco, leva uma lapada na nuca a culpa eh de quem bateu??
    Porisso que eu falo, se tiver punicao pro Fla tem que ter pro lixo do independiente tbem.
    SRN

  • Tá certo que essas bestas travestidos de torcedores fizeram bobagem, mas lá na Argentina, pro Paquetá bater um corner a PM teve que ficar com guarda-chuva por causa de coisas que a torcida costuma jogar e os comentaristas da TV brasileira encaram como normal isso; o Brasil tem que parar de se sujeitar a tudo o que essa raça quer, eles não gostam de nós, maltratam nossos Clubes, nós xingam, não têm um pingo de consideração pelo nosso País e fica ainda esses babacas daqui dando apoio a eles por conta de raivinha do Flamengo; qualquer Clube que for decidir com eles vai sofrer racismo, agressão e outras coisas, então o Flamengo não tem que se curvar pra essa Comenbol, pelo contrário, a nossa torcida tem que cercar esses Árbitros no aeroporto e dizer pra eles que; se eles roubarem o Flamengo no Maracanã como o de quarta feira fez, vai apanhar e muito, que nós não queremos favorecimento, mas não vamos mais permitir essa afronta dentro de nossa casa e a diretoria tem que tirar a escolta desses juízes, se isso acontecer nunca mais eles vão fazer o que fazem conosco!!!

  • Então que se comece anulando a partida de ida, onde nossos jogadores bateram escanteio embaixo de escudos e nossos torcedores foram chamados de macacos.

    Neste contexto e se estiver em tempo, essa é a primeira vez que te cobro EBM.

    No mais, resultado de futebol.

  • Pega-se cada marginal desse para colocar uma coleira que emite choques elétricos de 220v. Deixa essa porra na garganta dos vagabundos para resto de suas miseráveis vidas. As coleiras seriam ativadas quando os dejetos humanos se aproximassem de um perímetro de 3 quilômetros de qualquer estádio.

    Dê aos animais o tratamento destinado aos animais. Se o povinho do “direitos humanos” aparecer, botem coleiras neles também!

  • d) anulação do resultado da partida;

    e) repetição da partida

    pode punir, conmembosta!

    • Se nós tivéssemos vencido, pode ter certeza que a punição seria essa.

  • Palmeiras recebeu punicao esse ano pela briga que teve?

  • Esses torcedores bandidos além de violentos são burros. Ao invés de pegar o ladrão do juiz foram vandalizar.
    e) repetição da partida ( tem gente que acredita que isso possa acontecer) kkk

    • Boa, isso aí!!!

  • Tem que ter igual punição pro independiente… Fizeram a mesma bandalha, lá e aqui; e óbvio, em menor escala pois a torcida é muito menor; ainda tem o agravante de provocações e racismo… Não estou defendendo essa selvageria!!!!

  • OBRIGADO RAÇA E JOVEM (FACÇOES CRIMINOSAS LOTADA DE “LOSERS”, MARMANJOS SEM CAMISA DOIDOS PARA SE ESFREGAR UM NO OUTRO….

    BANDO DE BANDIDO !!! acabe com a venda de ingresso para esses FRACASSADOS

    • Proíbe a nutellagem e playboy administrador também. Bandidos do selfie. Estão roubando o Flamengo do povo

      • Não confunda povo com marginal.

        Que Deus ilumine essa cabeça oca, amém.

        • Oca igual o buraco arrombado que você tem no meio das nádegas

          • Outro ridículo…

  • Fala sério, a torcida do small club matou uma criança e não foram excluídos daquela libertadores

    Tomara que a gente pegue não poder jogar no maracaña, já que acabaram com o estádio e sua mística pra gente vai ser um reforço

  • O mico não tem fim.

    Eu e a maior parte não concordamos e nos envergonhamos com essa estupidez, mas seremos obrigados a acrescentar mais essa para esse ano de tragédias.

  • Um bando de malucos, sem noção, aprontam uma barbaridade dessas e o Clube é que paga o pato.

  • Tomara que seja excluído da libertadores para que esses vândalos que chamam os outros de banana e não respeita ninguém, achando que esse xingamento vai fazer que o time corra mais, lute mais e sendo assim ganhe os jogos.
    Esses vândalos que se dizem torcedores caíram na falácia de loucos jornalistas que esse elenco era a oitava maravilha do mundo, e quando o resultado de suas previsões que essa oitava maravilha do mundo não ganhou , começaram a chamar esses time que antes era a oitava maravilha do mundo de um bando de banana, até mesmo a diretoria que reergueu o clube foi chamado de banana…Teve até um louco aqui que disse que esses vândalos que ele chamou de torcedor, agiu assim por causa do presidente EBM, pois na opinião dele o presidente é arrogante… Agora eu não entendo,como alguém que é banana pode ser arrogante…Acho que esses luocos torcedores ouviram demais um certo jornalista, que nunca fez nada pelo Flamengo a não ser ficar usando a ESPN para fazer política…
    Toma seus lotes de torcedores burros…
    Agora as consequências das insanidades de vocês.

  • Anulação do resultado da partida seria a punição adequada ao meu ver!!!!

    • Também achei curioso essa mas não seria anormal visto os atos de racismo lá na Argentina e a barbárie no Maracanã que juntas r enderiam a anulação das duas partidas mas creio que não farão isso já que o time argentino ganhou.

      • Anulação para o Flamengo tentar um mico ainda maior?
        Anulação porque????????

  • Certo, mas tudo começou na Argentina com um torcedor do Independiente imitando macaco para os Brasileiros e até agora essa conmebol não disse nada.

    Precisamos mostrar para o mundo quem é a Conmebol, vamos fazer campanhas e divulgar que ela é conivente com o RACISMO, se tivesse punido os argentinos no primeiro jogo nada disso teria acontecido. #CONMEBOLRACISTA

    • Né mermo , eles são um bando de racistas , já viu algum negro no sorteio da comnebol?

    • Não se justifica um erro com outro.

      • Não justifica, porém explica.

    • Esses episódios de invasão no Maracanã já ocorreram antes. Não é por causa do caso de racismo da torcida do Independiente. Se fosse por causa disso os marginais tinham que ter ido bater nos argentinos e não causar essa barbárie contra os rubro-negros de bem que foram apenas assistir ao jogo e apoiar o time. O negócio é que no nosso país ninguém assume a responsabilidade de nada. Clube empurra pra polícia, que fala que não tem efetivo e empurra de volta pro clube. No final das contas está todo mundo errado, mas o futebol apenas reflete a sociedade e, infelizmente, vivemos em um país violento e corrupto onde as pessoas fazem uso do caos e da violência para tirar proveito de alguma situação.

      Agora, é fato que argentinos e uruguaios são racistas e a Conmebol nunca toma nenhuma atitude séria, pois é outra instituição nefasta. Quando o torcedor boliviano morreu atingido por um sinalizador a confederação nada fez. No ano seguinte teve o escândalo no jogo entre Corinthians e Boca, onde o time paulista foi claramente prejudicado e posteriormente surgiram gravações envolvendo o presidente da AFA que levantaram suspeitas quanto a legitimidade do resultado da partida. Ano passado, após a confusão entre Palmeiras e Peñarol, a Conmebol aplicou punições que não prática não tiveram nenhum efeito e assim segue a vida.

      Se seguir o histórico da entidade não vai acontecer nada de novo e tudo continuará do jeito que está.

    • Tudo começou na Argentina e no Maracanã com mais de 60 mil pessoas e o argentino sem camisa imitando macaco e não foi preso
      O Brasil é um país de merda e infelizmente o clube vai pagar o pato

  • MANDA ESSA TAL COMEBOLA TOMAR NO CÚ!
    E LÁ NA ARGENTINA O QUE ACONTECEU, NINGUEM FALA NADA?

    • Eles TB responderão

    • Sim manda tomar no cu, mas não esqueça que eles tem o poder de suspender o clube das competições ok
      Essa noite de absoluto terror ainda vai sair caro pra nós

  • Nas imagens mostra a kara de cada vagabundo, bandido que ali estava porque a justiça não prende né!!!!

    • Pq nem todos tem passagem pela polícia, o reconhecimento de um cidadão comum é muito mais demorado, e na atual conjuntura do estado falido .. se torna inviável.

Comentários não são permitidos.