Jonas chegou ao Flamengo em 2015 após uma boa campanha pelo Sampaio Corrêa e apesar de ter sido titular em boa parte da temporada, algumas atuações ruins fizeram com que ele fosse muito criticado pela torcida.
Por isso, foi emprestado três vezes seguidas, sendo a última vez para o Coritiba. Durante essa temporada, o volante foi muito utilizado pelo Coxa, atuou em 37 partidas, marcou duas vezes e agora está retornando em alta para o Fla.
Contudo, resta uma avaliação da diretoria para saber se ele ficará no elenco ou se será emprestado novamente. O jogador chega em janeiro e a princípio, só se reapresentará. Os empresários estão avaliando seu futuro, mas, o atleta já demonstrou vontade de ficar no Mais Querido.
Por coincidência ou não, Jonas atua numa posição que foi muito polêmica para o Mengão durante essa temporada e pode se dizer que o maior motivo para isso tem um nome: Márcio Araújo. O jogador de 33 anos, sete a mais que Jonas, foi fortemente criticado pelos rubro-negros em 2017.
Durante boa parte do ano, Márcio foi titular com o ex-técnico Zé Ricardo. Citado como protegido, pelo próprio presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, o volante tem o futuro incerto dentro da Gávea. Apesar de boa parte da diretoria acreditar em seu potencial e querer tê-lo no elenco para o ano que vem, o atleta têm demonstrado vontade de sair do Flamengo.
O que o Rubro-Negro deve fazer com Jonas e Márcio Araújo? Contar com os dois para o ano que vem? Dispensá-los? Ou ficar apenas com um deles? Qual? Deixe sua opinião nos comentários, mas antes, vão aí algumas estatísticas no Brasileirão 2017 para ajudá-lo na resposta.
Jonas x Márcio Araújo – Brasileirão 2017 (dados site SofaScore)
Total de jogos: 31 x 27
Minutos por partida: 76 x 80
Gols: 2 x 0
Chutes por partida: 0.6 x 0.3
Assistências: 0 x 1
Roubadas de bola: 94 x 54
Média de roubadas por partida: 3,03 x 2,00
Interceptações por jogo: 2.1 x 2.6
Entradas por jogo: 3.7 x 1.4
Duelos ganhos: 60% x 58%
Faltas por partida: 2.03 x 1.3
Faltas sofridas: 0.8 x 1.3
Cartões amarelos: 9 x 5
Cartões vermelhos: 0 x 0
Pelas estatísticas, Jonas é melhor que o Márcio Araújo. Detalhe para as roubadas de bola, quase o dobro e para a quantidade de cartões vermelhos igual a zero.
Parece que o Jonas evoluiu neste quesito mesmo sendo quase duas vezes mais combativo pelas roubadas de bola.
Era um jogador que eu veria mais de perto em 2018.
Pelas estatísticas eu diria que é empate, pois a quantidade de amarelo donjomas TB é quase o dobro, faltou o de passes errados para desempatar isso ae.
Olhei no site da reportagem, Jonas tem uma média de 21,4 passes por jogo, 75% de acerto, infelizmente não abriu as estatísticas do Marcio no Brasileirão.
Conclusão: os dois são perebas
Conclusão: os dois são perebas
Para ter uma opinião mais clara falta um dado importante que é o calcanhar de Aquiles do Márcio Araújo. Passes errados. Se o Jonas não errar passes como o Márcio Araújo já seria uma boa opção.
Pode cravar aí … Jayme de Almeida eh o novo técnico do Flamengo
Ai é para fud… tudo de vez!