Um campeonato que tinha o título de mais charmoso do Brasil, que garantiu momentos memoráveis aos torcedores cariocas, que foi por muitos anos um dos pontos altos do ano para o futebol carioca.
Parece saudosismo… e é! Pois esse campeonato não existe mais.
Agora entregue esse campeonato na mão de pessoas que se preocupam mais com as alianças e conchavos do que com a grandeza do espetáculo, que não transmitem confiança de sua gestão e que de forma escancarada privilegiam alguns em detrimento de outros.
Junte-se a isso a inegável má vontade dos clubes em se organizarem e de forma conjunta fazerem desse um campeonato no mínimo agradável e empolgante.
Também inclua a disparidade técnica que existe entre os times, disparidade essa que começa a aparecer também entre os “grandes”, a falta de apoio aos “pequenos” e a falta de atrativos para o torcedor.
Além de ingressos incompatíveis com o que é apresentado em campo, tabelas confusas, fórmulas que mudam a cada ano, horários desconexos com a realidade do torcedor, e outras bizarrices que teimam em aparecer naquele que outrora lotava os estádios.
Pronto! Eis aí o atual campeonato carioca!
Não era tão convicto da opinião que fora desferida por Fred após manipulação de decisões para privilegiar os amigos do presidente da federação, mas… Sim! O campeonato carioca tem que acabar. Há muito não é mais nem metade do que era, e os últimos anos só reforçaram essa tese.
Brigas políticas, estádios vazios, violência, falta de estádios, falta de organização, falta de bom futebol, falta de charme e até falta de torcida (?)!
O carioca não serve nem para revelar jogadores, já deixou de ser parâmetro para qualquer tipo de observação, pois seu nível técnico está anos luz do campeonato brasileiro.
Ser campeão carioca deixou de ser motivo de comemoração há algum tempo. Hoje, nem como pré-temporada está servindo. Para o Flamengo então, se ganha não fez mais que obrigação dado a distância com os outros times, se perde é vexame, pois se não ganha o carioca vai ganhar o que?
Chegou a hora de colocarem um ponto final nesse torneio que não define nada e leva a lugar nenhum.
Pelo bem da memória do campeonato que nos deu tantas alegrias, ou reformulem, ou acabem de vez.
SRN!
Jerônimo Simeão Júnior
Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!
Ver comentários
https://uploads.disquscdn.com/images/6f4893ff39712165bfcf2229299bc74b0e4371876d361a2ac6bde90592370277.png
ótima, menos um medalhão na gávea!
muita grana pra pouco futebol, além de ser fã de carteirinha do DM
Medalhão ao meu entender são ex-jogadores, de 30 à 37, que só jogam pelo que dizeram no passado : Robinho, Kaká, Adriano etc.
Pablo é jovem, rápido, sabe ler o jogo aéreo e poderia nos ajudar muito sim!
até entendo, mas o bordeaux quer faturar algo, querem vender, fla não tem grana, emprestar eles não querem mais....
É o tipo de campeonato no qual o Flamengo não tem nada a ganhar, e muito a perder. Se coloca todos os jogadores pra jogar o campeonato com toda seriedade e ganhar, eles acabam se desgastando e chegam nas competições importantes exaustos, se perdem o campeonato ou alguns clássicos, as cornetas começam a tocar e a pressão em cima da equipe (que já tem psicológico fraquíssimo) cresce, a confiança vai lá no chão, etc. o que resulta em desastres ainda maiores dentro e fora de campo.
Acaba nada, que isto.... no mínimo serve de função social, dá oportunidade para os times pequenos, para diversos profissionais e empresários ligados ao futebol, para que só elitizar??
Além tb serve para os clubes maiores fazerem testes, tipo uma pré temporada, lançar moleques e recuperar jogadores desacreditados.
Deixem os estaduais em paz!!
Só concordaria em finalizá-los caso a CBF organiza-se umas 20 divisões do nacional, aí, tudo bem, continuaríamos com o intuito social e inclusivo do futebol.
"Além tb serve para os clubes maiores fazerem testes, tipo uma pré temporada, lançar moleques e recuperar jogadores desacreditados."
Essa é a única parte do seu comentário que de fato interessa aos grandes, mas se for pra ser assim, por que não acabar com os estaduais e deixar os grandes organizarem jogos amistosos entre si durante o período em que eles normalmente disputariam os estaduais? Muito mais interessante que jogar contra times semi-amadores dentro de "estádios" sob condições precárias.
So se for para os clubes pequenos mesmo,pois para o flamengo ele nao serve ha muito tempo,e tambem nao tem mais importancia nenhuma. so serve mesmo para utilizar os garotos da base e mais nada,isso se a Globo permitir é claro,nao passa de um lixo.
Cara ta chato ja essas criticas ao carioca, se nao gosta vai torce pelo campeonato paulista, quando nosso mengao ganha vai comemorar ai agora que ta começando vem essas criticas, ta chato ja de boa, campeonato é campeonato foda-se qual for
"campeonato é campeonato foda-se qual for"
Diante dessa afirmação, eu estaria correto em inferir que você acha que nós deveríamos dar a mesma importância para a Primeira Liga e para a Libertadores?
Primeira liga foi uma invenção para desafiar a CBF e so mais nada, mas todo ano criticar o carioca que nao tem o mesmo charme que nao vale mais apena e tal, nao tem o mesmo charme pq os times nao tem mais grande jogadores, e sim a importância é a mesma como tbm o brasileirao e a copa sulamericana e qualquer outro campeonato
Primeira Liga continua sendo um campeonato, e você mesmo disse que "campeonato é campeonato foda-se qual for", por essa linha de raciocínio, não teria porque dar menos importância a ela, independente dos motivos por trás de sua criação.
"e sim a importância é a mesma como tbm o brasileirao e a copa sulamericana e qualquer outro campeonato"
Você acha que vencer pequenos times semi-amadores e os grandes do Rio à beira da falência tem o mesmo peso de vencer os melhores da América do Sul? Sinceramente, não consigo acompanhar sua linha de raciocínio, até porque mesmo fora de campo há um abismo de diferença nas premiações e cotas televisivas entre o Carioca e as demais competições, assim como na exposição nacional e internacional da marca. Dito isso, o que te faz achar que esses campeonatos todos possuem a mesma importância?
QUE IMPORATANCIA QUE ESSE LIXO DE CAMPEONATO TEM CARA?nenhuma,esse campeonato so serve pra iludir o torcedor e mais nada, ele nao tem a menor comparaçao tecnica com os outros campeonatos que voce citou,sao niveis bem diferentes,voce so pode esta de brincadeira,ha epoca desse lixo ja passou,e ele precisa acabar.
"campeonato é campeonato foda-se qual for"
Esse é o tipo de torcedor perfeito pra se alinhar com o discurso derrotista e conformista do dpto de futebol do Flamengo.
Infelizmente tem muitos assim....
vc quer oq que o flamengo abandone o carioca e fique fazendo pre temporada ate chegar a libertadores???
Sim
Bem isso mesmo, sim.
Use o carioca para testar a base e apenas nos clássicos e finais usar time titular pra pegar ritmo faria o carioca voltar a ter interesse
Sim. ? isso mesmo é o que a maioria quer. Foco na libertadores e carioca deixa pra o sub23.
COM certeza,pois ai se focaria no que é mais importante,e nao se iludia com essa porcaria de campeonato,que nao serve pra nada.
Tá chato mesmo, concordo com você.
Desde 2015, em que tivemos aquele episódio do Luxa contra FERJ, após uma punição ridícula, eu comungo com essa mesma opinião! Mas infelizmente é uma realidade tão distante quanto folclórica, em um cenário que compete à federações regularem calendários e participações dos clubes nas competições mais importantes. Qualquer movimento oficial e grande o suficiente em prol de acabar com o Carioqueta seria asfixiado de tanta represália que sofreria.
O campeonato não vale pois os times cariocas são uma piada, não ganham nada, se fossem fortes no Brasil e na América, o campeonato seria atrativo e competitivo. Botafogo morreu junto com o Garrincha, Fluminense sem Unimed é mais inofensivo que o Bangu, Vasco segue com Eurico e o Flamengo vive no cheirinho
Otimo texto Jerônimo. Concordo em gênero, número e grau. Nenhum outro grande mercado do futebol tem campeonato estadual. Mas para não acabar com a tradição, o Fla devia disputar a maior parte com a base mesmo, usar como laboratório. Colocar o time principal só na fase decisiva, já para dar entrosamento. Em ano de Liberta o foco tem que ser 100% nela.
Clássicos e fase decisivas para dar ritmo
Caro Jeronimo... eu até concordo que o campeonato Carioca não vive seus momentos de glórias passadas... mas tem que acabar com essa história de falar que o carioca não vale nada... que não leva a lugar nenhum... ta certo que no começo eh meio chato pois temos (quase) certeza que os 4 grandes vão para as semifinais, mas do meio pro fim tá todo mundo la na frente da tv torcendo euforicamente pelo titulo... e para com essa história que o carioca é obrigação para o Flamengo, pois na hora do clássico (como já vimos muitas vezes) a camisa pesa meu amigo... então para com esse mi mi mi... e vai pagar teu sócio torcedor!!!
Pois se os 4 grandes começarem a usar a base no carioca como o Flamengo parece que vai fazer este ano volta a ficar atrativo pois a torcida esta interessada neste torneio por isto.
hehe, só to assistindo o carioca por causa da nossa mulecada.
EU TAMBEM. JA PENSOU A MOLECADA DANDO OLE NOS GRANDES DO RIO
Na minha opinião o carioca q sempre foi desorganizado e q vem piorando para agradar a grade da TV globo/sportv, mas o grande motivo do desinteresse por ele é q o Flamengo vêm o dominando ganhando metade dos títulos dos últimos 15 anos , já ultrapassamos o Fluminense como o maior em número de títulos, ou seja para nós Flamenguistas perdeu a graça e somos nós q bancavamos esse campeonato!