O calendário da CBF impôs aos jogadores e clubes uma das pré-temporadas mais curtas da década por conta da Copa do Mundo. Serão apenas 14 dias até o início dos Estaduais, período que começou nesta quarta-feira com a representação dos times. Apenas no ano do Mundial no Brasil e em 2011 houve menos tempo de treinos para as equipes.
A pre-temporada é um período essencial para preparação física e tática do times. Na Europa, estende-se por períodos superiores a um mês, do final de junho até o início de agosto, com a realização de amistosos. No Brasil, historicamente, competições começavam pouco após a volta das férias.
Durante os últimos três anos, no entanto, a CBF tinha implantando um período um pouco mais longo de preparação, que atingiu 25 dias. Era uma evolução em relação às duas semanas padrão do início de 2012 e 2013. Anteriormente, em 2011, houve só 10 dias.
Há ainda um ponto fora da curva com a realização da Copa-2014 no Brasil quando foram apenas oito dias de pré-temporada. A confederação sequer chegou a delimitar o período. Aqui, foi considerado o dia final de 30 de férias coletivas até o início dos Estaduais. Então, as competições se iniciaram em 12 de janeiro.
A partir de 2015, a CBF tinha jogado o início dos campeonatos para o final de janeiro ou primeiros dias de fevereiro, o que proporcionava a pré-temporada maior. Isso foi possível graças à retirada de cinco datas de Estaduais durante esses anos. Só que a entidade não obrigou as federações a diminuir mais as competições em 2018, o que levou seu início para 16 de janeiro.
O período de descanso da confederação na Copa será mínimo, comparado a outros países. Há uma rodada da Série A prevista para o dia 13 de junho, véspera da estreia da Copa. No calendário da CBF, o início do Mundial aparece marcado no dia 15, mas, na realidade, ocorre um dia antes.
Com o calendário encavalado, já que não mexeu nos Estaduais, a CBF também compromete a pre-temporada de 2019. Isso porque o Brasileiro irá até o dia 9 de dezembro, o que significa que as férias só poderão começar no dia 10 de janeiro. Assim, será impossível ter os 25 dias padrão de pré-temporada que tinham sido criados.
Caso algum time brasileiro chegue à final do Mundial, terá disputar ainda uma rodada do Brasileiro com a competição já em andamento.
Fonte: Rodrigo Mattos/Uol
E o Carioquinha é o que senão uma grande pre-tenporada? O ano começa na libertadores.
Parabéns.
7×1 e nada acontece!
NO BRASIL PERDE-SE SALARIO, EMPREGO, PREVIDENCIA, NAO TEM SAUDE, BOAS ESCOLAS, SEGURANCA. SOMOS GOVERNADOS POR QUADRILHAS DE LADROES E CORRUPTOS QUE METEM A MAO NO DINHEIRO DO TRABALHADOR , QUEREM ARRUINAR A ECONOMIA ACABANDO COM LRF E COLOCAM UMA ESCRAVAGISTA CORRUPTA NO MINISTERIO DO TRABALHO. A SELECAO PERDE DE 7X1 E NUNCA ACONTECERA NADA. POVO GADO EM SUA MAIORIA
Cada povo merece o governo que tem! Afinal quem os elege?
EU NAO FUI.TEMOS UMA PSEUDO’DEMOCRACIA. PIOR QUE UMA DITADURA. MAS VC ESTA CERTO. ROUSSAU JA DIZIA ISSO
Por isso que depois perdemos jogadores por contusões em momentos importantes.
Cbf lixo..
Acabem com esse estadual de lixo
Realmente o Brasil já inventou a “roda”, mas não deacobriu. Oa estaduais se transformaram, e não é de hoje, em uma grande pré-temporada. O Flamengo conseguiu, fomentando um factóide (1 liga), pressionar a federação e a Globo a admitirem a utilização de jogadores da base, sem limitaçáo. O que acontece é que nenhum dirigente pode falar isso abertamente, evitando um esvaziamento ainda maior dos combalidos estaduais. SRN
Ao meu ver a temporada não começa no Carioca. E sim com a Copa do Brasil. Ferjão é pra TIME-B.
BOTEM A MOLECADA TODA PRA JOGAR O CARIOQUINHA E DEIXEM OS NOSSOS CRAQUES DESCANSANDO,APOSTO QUE MESMO ASSIM ESTAREMOS BRIGANDO PELO TÍTULO. TEMOS QUE FOCAR NO BRASILEIRÃO