Início de temporada, pouco dinheiro no bolso, qualidade do espetáculo e desinteresse pela competição. As justificativas podem ser inúmeras, mas fato é que o Campeonato Carioca não caiu no gosto do torcedor.
A competição que já foi conhecida como “a mais charmosa do Brasil” é, na realidade, das mais vazias. Após quatro rodadas, os quatro grandes clubes levaram apenas 89.904 torcedores aos estádios. Ainda que se leve em conta os dois jogos de portões fechados do Vasco, o quarteto da capital ainda não mobiliza multidões.
O fenômeno carioca não se reproduz nas outras praças mais importantes, em especial em São Paulo e Minas Gerais. Para se ter uma ideia do abismo, o clássico entre Corinthians e São Paulo levou 34.167 pessoas ao Pacaembu. Somados todos os seus jogos, Fluminense e Botafogo colocaram apenas 23.497 alvinegros e tricolores nas arquibancadas.
Detentor da pior média entre os grandes do Rio [3.088], o Flu jogou contra o Madureira, no último fim de semana, sob os olhares de 448 “testemunhas”. Se considerados todos os compromissos dos 12 maiores clubes do Brasil em seus respectivos estaduais, essa é a pior marca até o momento.
“Campeão de bilheteria” ao fim da 4ª rodada da Taça Guanabara, o Vasco levou 22.933 cruz-maltinos aos seus jogos, com média de 11.466. O Flamengo atraiu mais torcedores em seus jogos, todos eles com portões abertos, mas perde para o rival na média. Em números absolutos, no entanto, os vascaínos só foram superiores a santistas (média de 7.504), gremistas (1.923) e colorados (6.336) se considerados os gigantes de fora do Rio de Janeiro.
Impulsionados por conquistas recentes, Palmeiras e Corinthians disputam cabeça a cabeça o título de popularidade no Paulista. Os alvinegros têm média de 21.089 torcedores, mas os palmeirenses, alavancados pelo sucesso de seu estádio e a montagem de um time badalado, levam pequena vantagem: 21. 525.
Os mineiros também começaram a temporada mais acelerados. Animada pelo título da Copa do Brasil e a chegada de Fred, a torcida do Cruzeiro é a mais presente no ano, com índice de 21.727 cruzeirenses por jogo. Os atleticanos atingiram a marca de 11.829, o que coloca o Galo atrás do principal rival, mas bem à frente dos quatro adversários cariocas.
Apesar do início morno, os números no Rio não fogem muito da média histórica recente de público no torneio. No ano passado, o Carioca registrou média de 4.031 torcedores em suas partidas. O pior cenário dos últimos anos foi em 2013, quando a falta do Maracanã fez o índice despencar para 2.428 pessoas.
Média dos grandes em 2018:
Cruzeiro: 21.727
Palmeiras: 21.525
Corinthians: 21.089
São Paulo: 17.037
Atlético: 11.829
Vasco: 11.466*
Flamengo: 8.734
Santos: 7.504
Inter: 6.336
Botafogo: 4.920
Fluminense: 3.088
Grêmio: 1.923**
*O clube mandou seus dois primeiros jogos como mandante com os portões fechados
** A Federação Gaúcha de Futebol não disponibilizou o borderô do jogo São José x Grêmio
Reprodução: Uol Esportes
então me falem quantas pessoas estão na Praia de SP , na hora dos jogos em SP ? Foi mal né , SP nao tem Praia kkkk, fala serio né ……a midia esportiva cria uma mistica em cima de publico pagante pois com as pessoas na Praia nao ganham dinheiro com MKT e propaganda nos estadios, os cariocas apenas descobriram que ir a praia vale muito mais a pena do que ver jogos de futebol que alem de ter que pagar ainda corre o risco de sofrer com a violencia, o campeonato carioca é no auge do Verão e ainda por cima com horario de verão, a praia bomba ate as 8 da noite. Em SP não tem mais nada pra fazer, tem que ir no Estadio mesmo, fazer o que né…….O carioca vai a praia e assiste o jogo pelo smatphone, simples assim , cervejinha gelada vendo as gatas de biquine na beira do mar e vendo o jogo. …pra quem pode foi mal heeimmmm
Essa justificativa não cola mais, jogos na quarta a noite são um fiasco também. Ou o Flamengo constrói estadio e cria alternativa pra atrair público ou será engolido no longo prazo. Quando Palmeiras e gambá pagarem suas arenas seus faturamentos serão absurdo.
A arena do Palmeiras se paga com shows e eventos e o clube fica com toda a renda dos jogos, por isso seu faturamento já é absurdo, no caso do Corinthians, sua arena é impagável
O Corinthias se indivíduo absurdamente. E não está conseguindo honra o seu compromisso com o governo por causa da construção do Estádio.
Douglas, o Palmeiras já tem um faturamento absurdo com bilheteria. O maior do Brasil no quesito, e terá um faturamento maior ainda quando se livrar do contrato com a empreiteira.
O estádio do Palmeiras fica numa área muito valorizada (rica) e perto do centro de São Paulo.
Se o Flamengo construir o estádio no meio dessas favelas aí estará ferrado por resto da vida.
O estádio precisa ser no centro de qualquer forma. Para que facilite no máximo a chegada dos torcedores. Se for um lugar onde há demora para chegar ao estádio e violência, muitas pessoas não terão vontade de chegar até o estádio.
Pode ser até que gastemos uma fortuna em um terreno, mas será pago com o tempo. Agora não adianta nada pagar barato em um terreno e não ter torcida no estádio. SRN
Que desculpa lixo da porra
Rio é diferente de São Paulo, pela sua federação unir clubes, aqui separam, presidente de clube é xingando, se reúnem pra um clube não poder administrar um estádio, exista birra por causa de jogadores contratados, e os dirigentes são bem ladrões nesses últimos anos, enfraquecendo economicamente todos na mesma vala, fora o Flamengo que se fortalece por sua responsabilidade e tamanho, carioca já morreu, só falta enterrar!
Está vergonhoso.
Parece que o Rio de Janeiro é uma cidade fantasma.
Times medíocres , preços nada atrativo , a violência imperando no RJ e o desemprego. Assim fica difícil frequentar os jogos constantemente.
se jogassem metade dos jogos aqui em sp daria mais renda!!!
Campeonato de lixo, organizado por uma federação ainda pior que o campeonato… alguém ainda liga para essa porcaria, na minha opinião poderíamos disputar essa porcaria com time sub 20 dar rodagem as promessas e preparar o time principal para os títulos que realmente importa. Rodar o país fazendo caixa e uma pré temporada de respeito. #Abaixoaosestaduais
carioca está mesmo derrubadaço…
poderiam fazer uma classificatória com 8 clubes pequenos, os 4 melhores disputariam fase final com os 4 grandes, 1 mês só de campeonato com os grandes.
Penso que o problema não é apenas a fórmula de disputa. Violência, no Rio, não é de hoje e em SP tbm tem. Precisamos refletir sobre o que está provocando a ausência da torcida do Fla em seus jogos no seu estádio. Coisa que vem desde ano passado no Brasileirão e se acentua agora no Carioca, criando uma diferença abismal para o Palmeiras, p. ex. Nem vou cogitar Corinthians e São Paulo devido ao clássico que jogaram. Que houvesse alguma pequena diferença poderia ser aceito, mas essa diferença colossal é estranha.
Claro,pois o C.Paulista e o unico rentavel,e que ainda da graça de assistir,pois ainda tem um bom nivel entre os times. ja o lixo do Carioca,que a FERJ ajudou a acabar,nao tem mais graça,nem times com um bom nivel entre si,todos sabem quem vai para semifinais e consequentemente final,alem de uma formula maluca,e deploravel que eles inventaram,ele nao serve mais pra nada,assim como o restante dos outros estaduais,que precisam acabar.