A mídia e o Flamengo: dois pesos e duas medidas?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Em que pese o nosso tamanho, envergadura e importância no cenário do esporte nacional, sempre achei que o ambiente da mídia esportiva era mais propício a abordagens negativas sobre o Rubro Negro. Alguns acham que é apenas coincidência e que isso é coisa de torcedor. Contudo, a forma como a imprensa abordou os jogos do Flamengo contra River e Botafogo ultrapassou todos os limites da desfaçatez e tirou qualquer duvida que eu tivesse.

Observem a cobertura dada pela mídia esportiva nesses 2 últimos jogos. As análises no decorrer e no pós jogo. A tendência de títulos e opiniões seguiu a seguinte linha: Contra o Botafogo, “Com gol irregular Flamengo vence Botafogo“. Ignorando ou subestimando erros que também ocorreram em prejuízo ao Flamengo. Colocando tudo na conta do gol irregular, para deleite dos adversários. Já na quarta, pela Libertadores, o mote foi diferente: “Jogando mal Flamengo tropeça na Libertadores“. Nada de “Prejudicado pela arbitragem Fla tropeça”. Notaram a diferença de abordagem?

Alguns dirão nesse ponto que o ideal é sempre analisar o futebol apresentado. Que erros de arbitragem ocorrem para todas as equipes e reclamações sobre isso devem ser evitadas . E eu concordo plenamente com isso. O que me incomoda é que no dia em que quando o Fla é beneficiado pela arbitragem de alguma forma aparecem abutres na mídia até do quinto dos infernos para apontar e reclamar e focam grande parte da análise nisso. E quando somos prejudicados todos se calam ou fazem pouco caso dos prejuízos.

Não é meu objetivo de forma alguma defender ou tirar o foco do futebol que vem sendo praticado pelo Flamengo. Deveríamos estar jogando bem mais. ( E, como disse em boa parte de 2017, o problema é muito mais tático e técnico do que “de postura, vontade, comprometimento” e outras explicações mais subjetivas que sempre aparecem em momentos de pouco futebol). O que eu cobro aqui é coerência.

A minha crítica aqui é a falta de critério da mídia esportiva para com o Flamengo. No Sábado vencemos “com um gol irregular” e pronto. Sem espaço para discussão, sem espaço para notar que o Flamengo também foi muitíssimo prejudicado pelo assoprador de apito ( lances como a agressão sofrida pelo VJ, o pênalti claríssimo – que sequer foi reprisado durante o jogo – sobre o Paquetá e o cartão amarelo para o Jonas em um lance que sequer houve a falta são convenientemente esquecidos ). Já no jogo da quarta, onde houve um pênalti cristalino não marcado para o Fla e o River fez um gol com 3 jogadores bem impedidos, tudo isso fica em segundo plano. Apenas observam que o time do Flamengo fez uma má partida, que não tem pegada, que é ruim, etc. E são diversos os casos nos quais esse tipo de diferença de abordagem acontece em comparações a situações semelhantes envolvendo outros clubes.

Não chego ao ponto de falar que existe uma “antiFlapress”. E dou risada na cara de quem tenta vender a ideia de que existe uma “Flapress”. Não é isso. Não creio que seja algo orquestrado e não me refiro àqueles na mídia que são claramente bairristas. Porém é notório que uma crise na Gávea vende bem mais do que “tempos de paz na Gávea”. Um noticiário com problemas no Flamengo faz ferver a pauta de muitos jornais. E eu tenho convicção que, mesmo de forma involuntária, isso cria um ambiente no qual é mais propicio ser negativo para com o Flamengo em momentos. Um ambiente no qual eles tem dois pesos e duas medidas para falar de Flamengo. Temos que abrir os nossos olhos para isso.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Sub 20 repreendido por “chororô”. Então assim acaba a graça do futebol? Saudade dos tempos de Renato, Romário, Túlio… isso sem falar de tempos ainda anteriores como na época do Zico e mais atrás ainda… Isso sem falar que nossos jogadores não podem fazer piadas com o adversário mas o adversário pode fazer piadas com o Flamengo, até mesmo dirigentes falando em “cheirinho” para a delegação sub 17 do Fla? Podem fechar o caixão do futebol se for assim.

Pixotada: Estádio próprio. Eu sei que existem diversos problemas e barreiras. Barreiras financeiras, estruturais, burocráticas e interesses poderosos que jogam contra nós. Contudo, a questão de termos um estádio próprio que atenda as necessidades do Flamengo urge. Dia após dia somos prejudicados por conta dessa falta, nos mais diversos aspectos. A questão do estádio para o Flamengo é de primeiríssima necessidade.

Golaço: Julio Cesar no gol do Fla. A despedida de um ídolo. Sem mais.

Sobre a coluna anterior: É isso. Que prejuízo é um jogo como Flamengo x River pela Libertadores com portões fechados. Prejuízo técnico e financeiro. Prejuízo social e moral. Uma derrota imensa do esporte. As autoridades seguem omissas e os responsáveis sem nenhum tipo de punição. Outros eventos lamentáveis já ocorreram em jogos posteriores, envolvendo outras torcidas, inclusive no fim de semana passado, é bom frisar ( e com cobertura da mídia bem mais amenas que no caso da final da Sul Americana, vale observar…). Alguém duvida que veremos cenas de barbárie envolvendo torcidas de times de futebol muitas e muitas vezes ainda esse ano???

Luiz Henrique Amorim

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Excelente texto, mas esse é o país dos hipócritas então não espero bom senso dessa mídia corrupta.

    • Tb tenho restrições quanto a bom senso da mídia…

  • Muito bom texto. O cruzeiro levou um sarrafo nesta mesma rodada. Mas o Flamengo foi de fato a pauta. Isso é terrível pro time pois pode não parecer mas afeta muito o desempenho. Também não quero por panos quentes sobre esse time que não joga mas é a pura verdade

    • Exatamente. Não é para tirar o foco do futebol abaixo do esperado que o time vem apresentando. Uma coisa não tem relação com a outra.

  • Parabens pela coluna… venho qui diariamente defender esta tese… nossa torcida esta sendo incentivada a criticar o time, nao que nao deva acontecer isso, so que ela vem sendo massa de manobra de alguns comentaristas,,, estao sendo levados como boiada…

    • Verdade

    • Muito obrigado!

      Cabe a torcida ficar de olho e saber separar o joio do trigo.

  • O pior de tudo é q nos torcedores tbm entramos na conversa dessa midia paulistana. Estamos em crise com a melhor campanha de uma equipe de serie A ate o momento. Sobre o jogo da libertadores, fomos horriveis, mas os trez pts so nao veio por causa de erros bisonhos da arbitragem. Futebol se ganha tambem com um pouco de sorte. Ano passado os gambas ganharam o brasileiro ganhando os jogos q jogaram bem, e quando jogaram mal contaram com a sorte e ganharam tbm. Sorte a gente tbm tem, jogamos mal contra o river, e eramos pra termos ganhado…

    • Bem isso.

  • Excelente! Parabéns!

    • Obrigado!

  • Em 2014 contra o Corinthians ganhamos de 1 a 0 no Maracanã com um gol em que o Wallace se não me engano está impedido e toca na bola. Manchete do ge após o jogo: com gol irregular Flamengo bate o Corinthians no Maracanã. Naquele mesmo ano empatamos com o São Paulo no Morumbi em um jogo com dois pênaltis inexistentes marcados a favor do São Paulo e um impedimento inexistente marcado em um lance que o Canteros teria condições de fazer um gol. Manchete do ge após o jogo: Com arbitragem polêmica São Paulo e Flamengo ficam no empate. Depois vem uns retardados pra dizer que a globo “protege” o Flamengo.

    • Concordo em gênero, número e grau.

  • Ótima análise!
    Gostaria que escrevesse mais textos assim como esse, que descreve exatamente como a mídia se aproveita do mais querido distorcendo os fatos…

    • Obrigado!
      Escrevi uma em julho de 2016 “Impressa: quando o bairrismo ultrapassa todos os limites”.

      Da uma olhada lá. Acho que você vai gostar.

  • Normal, o Flamengo é o time mais Amado Odiado do Brasil ao mesmo tempo,sempre foi assim e sempre sera. entao pra mim nenhuma surpresa a Midia tentar desmerecer tanto o flamengo nas suas vitorias e em outros aspectos relacionados ao clube,e enaltecer os outros clubes sempre(principalmente os de SP). nao vejo nenhuma novidade e surpresa nisso tudo.

    • Novidade nenhuma. Só acho que nessa semana que passou os limites do aceitável foram quebrados…

  • Vejo isso como algo normal… o time mais amado acaba sendo o mais odiado também
    E isso acaba se tornando mais pesado quando os comentaristas de mais nome hoje que torcem pro Flamengo, são muito críticos (muitas vezes com razão); enquanto nomes de peso se declaram ao Corinthians (segundo com mais torcida) e os defendem quase sempre

    E hoje em dia uma unica pessoa que tenha o poder de comunicação em sua mão é capaz de transformar qualquer coisa insignificante em algo muito grande

    Sobre o assunto estadio que você abordou, eu vi um comentarista falando: “claro que é muito dificil construir estadio, mais se o Grêmio já conseguiu construir dois tendo muito menos capacidade de gerar dinheiro, o Flamengo tem que construir o seu também”

    Pra fechar, nota 10 pro seu texto em todos os tópicos que você abordou… mesmo quando você coloca pontos de vista diferentes do que eu tenho, acaba sendo muito bom ler seus textos, parabéns

    • Cara…eu vi o mesmo comentário sobre o estádio no 4 em campo, na CBN. Fiquei revoltado. Não se analisa a situação do RJ, do próprio Flamengo em 2013, a beira da falência, todos os interesses que jogam contra o estádio próprio do Fla, a burocracia…

      No mais muito obrigado pela participação e por nos acompanhar. Siga nos prestigiando.

      Abraços!

    • Passamos anos liderando essa estatística. Ninguém dava bola.

      • E o valor dos ingressos da Libertadores?
        Atlético-Mg, Corinthians, Palmeiras cobrando R$ 700,00 e um silêncio. Já o Flamengo quando jogou a Copa do Brasil “não respeitava a origem de seus torcedores” e cobrava ingressos caros!
        Esse é o famoso olhar para o próprio umbigo. Mas se não falar do Fla não dá ibope.

        • Deu até MP do RJ nessa história…

      • E estamos sem a Ilha e o Maracanã, 2 jogos sem público na Liberta e disputando o sensacional Campeonato Carioca

        • pois é. De toda forma isso é um problema, não podemos negar.

  • Ótimo texto. Parabéns!!

    • Muito obrigado!!!

  • E quando se referem ao Corinthians?
    “Santos arranca empate do TIMÃO”
    Flamengo sempre lutando contra tudo e contra todos.

    • E olha q eu nem entrei nesse aspecto hein…se for falar disso ai piora mesmo!

  • Parabéns…vamos espalhar seu texto para todos os flamenguistas … é a mais pura verdade

    • Conto com vcs!!!! Compartilhem em todos os cantos!!!

  • Muito boa análise.

    • Muito obrigado!

Comentários não são permitidos.