Desde 2014, um dos setores mais criticados do Flamengo são as laterais. O último jogador que demonstrou estabilidade na posição foi Jorge, cria da Gávea. Apesar deste fato, o clube não tem dado espaço para as revelações de suas categorias de base que atuam nesta faixa de campo. Prova disso é o atleta Thiago Ennes, campeão da Copinha de 2016, que está emprestado ao Náutico.
Não se pode ignorar o fato de que a equipe pernambucana disputa competições de nível técnico inferior às que o Fla participa. Contudo, Ennes é o jogador que mais entrou em campo pelo clube nesta temporada. Ao todo, são 17 participações, sendo ele um dos pilares da equipe. Este número representa bem a efetividade de Thiago nas escalações, afinal, o Timbu disputou 25 jogos até então.
As boas atuações fizeram o atleta chegar na Seleção do Campeonato Pernambucano. Veja a escalação:
GOLEIRO: Bruno (Náutico)
ZAGUEIROS: Camacho (Náutico) e Vitão (Central)
LATERAIS: Charles Maceió (Central) e Thiago Ennes (Náutico)
MEIAS: Douglas Carioca (Central), Anselmo (Sport) e Junior Lemos (Central)
ATACANTES: Cáxito (América-PE), Leandro Costa (Central) e Ortigoza (Náutico)
TÉCNICO: Roberto Fernandes (Náutico)
Satisfeito em seu clube, o defensor concedeu entrevista à reportagem do Globo Esporte, demonstrando que não está conformado com o atual rendimento, querendo resultados ainda melhores. Além disso, ele ressaltou a boa recepção que teve no Náutico e citou planos para o restante da temporada.
— Considero bom (o desempenho), mas sei que posso render mais. Graças à sequência que estou tendo, meu rendimento está cada vez melhor e, com o passar dos jogos, não só eu, como a equipe toda, seguirá em evolução […] Todos me receberam muito bem, e isso sempre ajuda na adaptação a um novo grupo. É minha primeira experiência como profissional no meu país e tenho a exata dimensão do quão importante é para a minha carreira que eu vá bem. Minha meta é ter uma grande temporada, neste ano, e esse bom início tem sido fundamental.
Aos 22 anos de idade, Thiago nunca fez parte do elenco profissional do Flamengo. Como é dito pelo próprio jogador, a experiência no Náutico é a primeira dele como profissional no futebol brasileiro. Em 2017, ele foi emprestado ao União da Madeira, de Portugal, onde fez apenas dois jogos.
De novo?
Thiago Ennes ganhou a Copinha, junto com Paquetá, Viseu, Jean Lucas em SP e prometia como grande lateral. Por mim, ele deveria ser requisitado a voltar ao RN. Alem dele, o Flamengo tem pela direita o Klebinho, um cara muito intenso e o Wesley que pra mim será o grande lateral direito do Fla nesta década, pois ganhou a ultima copinha, foi destaque na seleção sub 17 e joga um bolão.
E O DEPARTAMENTO DE FALCATRUA E IMBECILIDADE DO FLAMENGO. OU INTELIGENCIA DE AMEBA
Alguém sabe do Thiago santos?
Ele voltou mas não o vejo nem nos treinamentos
Tá treinando, sim.
Voltou mas não vai jogar porque a panela não vai deixar igual o Ronaldo e outros que voltaram e não foram a proveitados.
O Ennes ta lá comendo a bola, e a gente tendo que aturar Pará e Renê… pqp!
esse cara é bom me lembro de ter visto na copinha zé ruela que não deu chance no profissional
Melhor que o Pará ele é!
E quem não é melhor que Pará e rodinei?
É bom jogador e só não joga no Flamengo porque os caras não querem utilizar jogadores de base, essa é a filosofia, só querem vender o atleta mas não o colocam em campo, estamos a anos ouvindo o mesmo discurso, “ainda precisam amadurecer”, “não podemos queimar etapas”, “não vamos queimar o garoto”, é assim, ai os caras vão embora e nós somos obrigados a engolir, porque não vem ao publico explicar esse assunto, deixo aqui a turma da Coluna para que consigam alguma entrevista e pautem esse assunto com esses caras, insistam, façam se explicar porque não vejo cabimento algum, o Barbieri treinará a equipe provavelmente no Domingo e as mudanças são as mesmas, 6 por meia dúzia, Pará por Rodinei, Renê volta, Arão volta, daqui a pouco aparece o Rômulo, não muda essa porra!
Meus amigos que torcem pro nautico falam que ele marca bem e apoia pouco.
Exatamente o que precisamos.
Opção tática, ele realmente é um atleta defensivo, mas na partida q o Náutico precisou e o Roberto mandou ele pro ataque foi o melhor em campo, fez a jogada e deu o passe para o gol
Thiago Ennes foi muito bem na copinha… lateral defensivo como o Rueda gostava… muito forte na marcacao… acho ele melhor que o Rodinei e Para defensivamente mas inferior ofensivamente…
Mais uma bosta ao quadrado
tem que dar oportunidade para a base, klebinho, ronaldo nao tem chance pq se ele e melhor q os outros volantes do flamengo, gostaria de saber pq que o ronaldo nao tem oportunidades, tiago enes que esta no nautico, o flamengo forma e nao utiliza os garotes , tem medo do que
E o Flamengo precisando de laterais e não dá chance para o Garoto. Esse garoto já foi campeão da Copinha. Joga nas duas laterais e o imbecil do Caetano emprestou ele para o Náutico, Tragam o garoto de volta.
O Flamengo forma jogador só pra vender, depois que ele arrebentar em outro clube aí ele quer comprar de volta e pagando muito mais que vendeu.
Qualquer tentativa é válida, Pará, Rodinei e Renê são isso mesmo e nunca farão nada diferente.
Ninguém viu dois jogos do cara no Náutico aí sai uma matéria falando que ele entrou na poderosíssima seleção do campeonato pernambucano e já virou o novo Cafu.
Sou pernambucano, e torcedor do Nautico, e vi todos os jogos do mesmo, e torço tbm pro mais querido do rio tbm, pelo amor de ZICO esse tiago ennes é muito melhor do que pará e rodinei, juntando os 2 n da meio tiago
Opa, agora alguém que tem base pra falar algo. O problema é essa galera que vai pela opinião de jornal de não sei onde e nunca nem viram o cara jogar de verdade. Igual com o Everton Ribeiro quando chegou, metade nem sabia que o cara jogava na direita daí quando o Zé colocou ele por lá xingaram o treinador por achar que sabiam mais que ele.
Concordo plenamente, tenho acompanhado os jogos do Náutico e sem dúvida o Ennes, em cadeira de rodas, é muito melhor do que Pará e Rodinei juntos. #thiagoennesnomengao