O recado já havia sido dado na noite da eliminação para o Botafogo, na última quarta-feira (28), pelo vice de futebol Ricardo Lomba. Poucas horas depois, no dia seguinte, o resultado era impactante: seis demissões no departamento de futebol. Sobrou para treinador, dirigente, preparador físico e auxiliar. Um, porém, acabou sobrevindo à limpa no setor: Mauricio Barbieri, de apenas 36 anos, que tem comandado a equipe interinamente enquanto a diretoria não escolhe o novo técnico.
Mas afinal, quem é o profissional e quais os atributos que lhe garantiram o cargo no Ninho do Urubu?
Barbieri é considerado como membro da nova safra de treinadores, como ideologias modernas de tática e treinamento. Iniciou sua trajetória no Audax-SP treinando a equipe sub-15. Foi sendo efetivado e passou pelo sub-17, sub-20, até ser promovido a auxiliar-técnico do time principal.
Os bons resultados em campo lhe garantiram a promoção que tanto almejava: ser treinador de uma equipe profissional. E a oportunidade chegou na filial do clube, o Audax-RJ. À frente do time carioca, ele foi um dos responsáveis pelo acesso à Série A do Estadual.
Na sequência, passou por outros times do mesmo perfil: o Red Bull Brasil e o Desportivo Brasil, antes de aterrissar no tradicional Guarani, de Campinas (SP).
A oportunidade de trabalhar num clube do porte do Flamengo, porém, o fez interromper a carreira de treinador para voltar a ser auxiliar. Aceitou o desafio e chegou ao Ninho do Urubu no início deste ano para realizar uma parceria com Paulo César Carpegiani.
A aposta da diretoria em sua continuidade vai além dos conceitos modernos como também na facilidade em trabalhar com jovens oriundos da base.
Barbieri permaneceu e viu ser preterido o outro auxiliar, Jayme de Almeida, com uma larga história no Flamengo desde os tempos de jogador – como auxiliar, estava desde 2012, tendo sido efetivado em 2013, onde foi campeão da Copa do Brasil daquele ano e do Estadual, na temporada seguinte.
Reprodução: Uol
Boa sorte
Boa sorte, pois com BABÁ de jogador como presidente, sem cobrar com firmeza desempenho de jogadores, não vai precisar só de competência, mas ser mágico também.
Em breve estaremos com um técnico conhecedor da base e muito mais que um conhecedor será um utilizador da base. Enquanto não voltarmos as raízes de colocar em campo os jogadores formados no Ninho do urubu, não teremos êxito em qqr competição. SRN.
Os caras falam de cobrança do presidente como se fosse resolver o problema dos caras que amarelam com a camisa do Flamengo, se cobrança de Presidente desse certo, o Vasco de Eurico todo ano era campeão e não teria caído três vezes pra segundona, duas inclusive sobre o comando do ditador de merda…
Ficamos 2 anos sem ganhar deles mesmo com um time superior, nos eliminaram de várias competições pois por mais que o Eurico seja um rato ele não aceitava derrota para nós. Vasco não tinha time pra ganhar campeonato mas o Eurico na maior parte de sua presidência consegiu oque ele mais obcecava, pois como ele disse “contra o Flamengo é um jogo aparte, é como se valesse título.”
Que tem isso ficar 2 anos sem ganhar? Vasco continua freguês e eles nunca vão fazer a torcida chorar como o gol de pet e nunca vão ganhar um título contra o Flamengo do quilate da copa do Brasil, o carioca é uma mentira e já nos enganou várias vezes achando que tinha um time bom e quando chegava no brasileirão era só decepção…
volta Zé Ricardo
Não Zé Ricardo, não
AGORA ENTENDI POR QUE ZE RICARDO FAZIATANTA MERDA E O RUEDA FOI EMBORA. ERA A ABOMINVEL PANELINHA QUE TINHA NO FLAMENGO. ELES NAO TINHAM AUTONOMIA PARA VESCALAR O TIME.INCLUSIVE O CARPEGIANI
Pronto já temos um técnico!
Se o Flamengo já revelou Zé Ricardo ao mundo então agora será a vez do Mauricio Barbieri.
SRN
Bem que podia dar certo, engrenar no Brasileirão e Libertadores! Os nomes disponíveis não empolgam ninguém! Se o elenco quiser e abraçar o cara, pode dar certo. SRN