Clima quente nos bastidores: grupo político rebate afirmações e detona VP de finanças do Fla

Como é de costume em ano eleitoral, os bastidores do Flamengo seguem pegando fogo. Após as polêmicas ocorridas durante a apresentação das contas do Rubro-Negro em 2017, em reunião do CODE (Conselho Deliberativo), o vice-presidente de finanças do clube, Claudio Pracownik emitiu carta aberta criticando membros da oposição e classificando-os como ‘covardes’ [VEJA DECLARAÇÃO].

Para rebater o ato do dirigente, o grupo “União Rubro-Negra”, URN, também publicou carta aberta, chamando Pracownick, inclusive, de soberbo. CONFIRA A CARTA:

“RESPOSTA À CARTA DO BANQUEIRO CLAUDIO PRACOWNIK, VP DE FINANÇAS DO FLAMENGO.

Nós, do grupo União Rubro-Negra (URN), tivemos a paciência de ler a enfadonha carta – repleta de clichês e autoelogios – que foi redigida pelo VP de finanças Claudio Pracownik contra todos aqueles que foram a última reunião do Conselho Deliberativo (CODE) e que majoritariamente, se recusaram a aprovar as contas de 2017 do Clube de Regatas do Flamengo.

Devido ao conteúdo da mesma, entendemos que nos cabe fazer algumas considerações:

1) Apesar de se enxergar como alguém muito importante, o VP de finanças da administração Bandeira, o banqueiro Claudio Pracownik, não tem autoridade nem legitimidade para definir o que o CODE pode ou não pode julgar para aprovar as contas do Flamengo – essa decisão cabe aos Conselheiros do clube conforme está escrito em nosso estatuto;

2) O VP do senhor Bandeira afirma, do alto de sua soberba, que o nosso papel resume-se a: 1) julgar se as entradas ou saídas financeiras foram adequada e legalmente registradas no balanço; e 2) entender se o orçamento aprovado pelo Conselho de Administração do Clube foi devidamente cumprido.

3) De acordo com sua lógica, se o Conselho Diretor ou os executivos do Flamengo fazem alguma transação prejudicial ao Clube – que só é percebida na apresentação de suas demonstrações financeiras – mas a registram adequadamente no balanço e conseguem encaixá-la dentro do plano orçamentário, nós deveríamos aprovar as contas sem nos indignar. Essa é uma visão absolutamente equivocada e distorcida a respeito do papel do CODE.

4) Obviamente que os Conselheiros do Clube, tendo acesso apenas às demonstrações financeiras do clube, não tem condições para julgar se as entradas ou saídas financeiras foram adequada e legalmente registradas no balanço – como banqueiro, ele deveria saber disso. Na verdade, só uma auditoria independente tem condições de fazer tal julgamento. Se nos coubesse apenas fazer esse tipo de avaliação ao julgar as contas do clube, não deveríamos nem ter o poder de aprova-las.

5) Não há registro de nenhum Conselheiro ter alegado que o balanço estaria maquiado. Se ele estivesse presente na reunião, saberia disso. Essa é mais uma das muitas mentiras sobre as quais os mandatos da administração Verde-Bandeira foram construídos.

6) Em relação à execução orçamentária, a carta é bastante frugal exatamente porque o orçamento não foi cumprido conforme sua aprovação – vide o fato das despesas com jogos ter dobrado de valor em relação à 2016.

7) Mas, a maior pérola da carta do VP de finanças é a seguinte: “A questão da premiação do futebol em nada se relaciona ao resultado desportivo do time…” Nós gostaríamos de saber ao que ela se relaciona então??? Essa afirmação é tão grave que faz cair por terra a única coisa que avaliávamos positivamente nesses 5 anos e 4 meses da administração Verde-Bandeira: a implantação de um modelo de gestão empresarial no clube, com o estabelecimento de metas de desempenho para os executivos.

8) Depois de ler as palavras do banqueiro Claudio Pracownik, ficou claro para todos nós que as metas dos executivos são estabelecidas por eles mesmos, sendo apenas ratificadas pelo Conselho Diretor sem nenhum tipo de questionamento – o que faz com que sejam sempre facilmente atingíveis. Na última reunião, descobrimos que na gestão Verde-Bandeira, as bonificações por desempenho, na verdade, bonificam a mediocridade – esses 2,5 milhões de reais repassados à comissão técnica do futebol e os 7,7 milhões repassados aos jogadores pelo (desastroso) desempenho em 2017 evidenciam esse fato.

9) Reafirmamos que somos absolutamente a favor do estabelecimento de um modelo de gestão empresarial no clube que premie os profissionais que dão resultado e afaste os que não dão, sobretudo no futebol. Mas, o que pudemos observar na apresentação das demonstrações financeiras do Flamengo na última reunião do CODE é que esse tipo de modelo tem sido muito mal utilizado no clube, transformando-se, na verdade, num estímulo à mediocridade e à acomodação – que foi o que mais vimos no campo no ano passado.

10) A carta do VP de finanças termina evidenciando o que temos questionado desde o início da gestão Verde-Bandeira: o fato da gestão do futebol, a atividade finalística do CRF, ser uma tragédia de proporções bilionárias nesses 5 anos e 4 meses. Quem vive o Flamengo, sabe que não há viabilidade administrativa ou financeira para o clube no longo prazo sem resultados no futebol – de pouco adianta ter uma contabilidade mais redonda e um departamento jurídico funcionando melhor se não se souber gerir o futebol com competência.

11) De fato, o tipo de cultura administrativa implantada pela gestão Verde-Bandeira no clube desde 2013 pode até ter nos trazido avanços em algumas atividades meio (apesar do evidenciado mau uso da política de gestão por desempenho), mas ela tem se mostrado uma tragédia na gestão do futebol do Flamengo. Infelizmente, como a carta do banqueiro Claudio Pracownik demonstra, eles não foram capazes de entender isso até agora. Para nós, entretanto, está claro que os grupos Verde e Bandeira, por sua própria natureza, jamais entenderão que as boas práticas de gestão do futebol no Flamengo são diferentes daquelas que eles adotaram nas atividades meio do clube.

Essa carta do VP de finanças da administração Bandeira assim como a recente entrevista dada pelo também banqueiro, Wallim Vasconcellos nos mostra que os grupos Verde e Bandeira jamais entenderão o que o futebol do Flamengo precisa para voltar a conquistar títulos importantes:

  • A valorização dos profissionais e da prata da casa;
  • A presença de torcedores de todas as classes sociais nos estádios;
  • O uso de contratações milionárias apenas em casos de extrema necessidade;
  • A profunda convicção de que o estádio do Flamengo é o Maracanã;
  • A cobrança permanente sobre o elenco para termos jogadores aguerridos e disciplinados;
  • A reconstrução da cultura futebolística rubro-negra dos anos 80 baseada no profissionalismo, no espírito de grupo e na alegria de jogar futebol;
  • O estabelecimento de metas de desempenho – para premiar a comissão técnica e os jogadores – compatíveis
    com a história do Flamengo e as expectativas da Nação;
  • A presença de dirigentes que vivam o Flamengo no dia-a-dia e que coloquem o futebol verdadeiramente no
    topo das prioridades do clube.

A administração Verde-Bandeira, ao longo dos seus 5 anos e 4 meses, foi construída sobre a mentira e a propaganda. Seu “grande feito” teria sido sanear as finanças do clube a partir da redução de uma suposta dívida de 750 milhões de reais – valor que jamais foi confirmado por qualquer empresa séria de auditoria. Uma dívida que, sem nenhuma grande amortização, teria milagrosamente caído de 750 para 350 milhões no prazo de um ou dois anos.

A dívida do Flamengo nunca foi de R$ 750 milhões e não houve redução alguma – basta verificar o custo do serviço da dívida do clube: ele só tem aumentado ao longo dos anos apesar da redução do juro real no país.

Há dois anos atrás, dissemos que a crença fundamental da gestão Verde-Bandeira era a máxima do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels: “Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade”. Na mesma ocasião, afirmamos que no final 3 dessa administração, a máxima do presidente norte-americano Abraham Lincoln é que prevaleceria: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo” – e é o tempo que vem mostrando a todos que estávamos certos em nossa avaliação.

Na URN não há covardia, traição ou deslealdade. Não temos medo do enfrentamento e nem nos escondemos atrás de desculpas para não servir ao Flamengo. Em maior ou menor número nas reuniões do CODE, jamais deixaremos de lutar pelo que acreditamos ser o melhor para o Flamengo.

Já descobrimos que esses absurdos parâmetros para bonificação dos executivos e profissionais do futebol, foram definidos em 2013, quando o banqueiro Wallim Vasconcellos era VP de futebol, ou seja, os Verdes são corresponsáveis por esse modelo de gratificações bizarro que foi implantado no futebol do clube – talvez seja por isso (ou quem sabe por conta de um pré-acordo eleitoral) que o último candidato dos Verdes à Presidência do Flamengo declarou nesse fim de semana que todas as suas dúvidas em relação às contas de 2017 foram sanadas.

Wallim, ao afirmar que “premiações e bonificações são assuntos de gestão, que pode-se discordar ou não, mas a diretoria é que (sic) administra o clube e tem poder pra isso”, só nos mostra que Verdes e Azuis são apenas dois lados de uma mesma moeda!

Tal afirmação quer dizer que se a Diretoria resolvesse dar qualquer quantia a título de bonificação para uma comissão técnica que teve um péssimo desempenho ao longo do ano, nós Conselheiros deveríamos aceitar passivamente porque é um “assunto de gestão” e a “Diretoria tem poder pra isso”???

Se o Conselho Diretor (a “Diretoria”) tivesse decidido comprar ações da refinaria de Pasadena por acreditar ser um bom investimento para o clube e nós, membros do CODE, apenas descobríssemos isso na apresentação do balanço, também deveríamos aprovar as contas passivamente já que “a diretoria tem poder pra isso”???

É preciso identificar e responsabilizar todos os membros do Conselho Diretor que aprovaram tal modelo e também aqueles que autorizaram que essa bonificação absolutamente inaceitável referente a 2017, fosse paga aos profissionais do futebol.

Na nossa opinião, seria temerário e uma total irresponsabilidade por parte de qualquer Conselheiro, aprovar as contas de uma administração que pagou mais de R$ 10 milhões em premiações para executivos e profissionais do futebol pelo desempenho do Flamengo no esporte em 2017 – um ano em que mais uma vez, passamos vergonha no campo – sem exigir algum tipo de contrapartida financeira para o clube.

Por isso, acreditamos que o melhor para o Flamengo é que as contas de 2017 só sejam aprovadas depois que o Conselho Diretor (que aprovou esses critérios das bonificações e o pagamento das mesmas) devolver para os cofres do clube, pelo menos, a absurda bonificação por desempenho de R$ 2,5 milhões que foi paga à comissão técnica do futebol – repetimos: não porque é errado ter bonificação por desempenho, mas por que o desempenho em 2017 foi, novamente, uma tragédia.

É isso que seguiremos defendendo com responsabilidade e amor ao Flamengo.

Saudações Rubro-Negras,

UNIÃO RUBRO-NEGRA”

Veja também

  • E outra esses caras que escreveram essa carta apoiam a chapa branca fala mal da chapa azul e verde dizendo que sao o mesmo lado da moeda estao querendo dizer que nao pagaram divida para se caso sejam eleitos dizer que a divida de 750m continua e robarem o clube tramquilamenre.

  • Esses cara sao uma piada né , falar que a divida nao era de 750 milhões e que nao estão pagando a divida falar que e impossível reduzir a divida pra 350 milhões em 2 anos sendo que ja ta indo pra 4 …..

  • Sinceramente parem de fazer tempestade em copo d’água !! Por que nunca tinha visto o Flamengo tão bem como hj !! Clube bem estruturado tanto fisicamente quanto financeiramente !!

    • É por causa dessa tua mentalidade de “rouba mas faz” que o Brasil está onde está.

  • Algumas coisas da carta foram acertadas como o termo “Verde-Bandeira” (que divide o êxito do grupo original com o traíra) e o questionamento de bônus pago por êxito nenhum.
    Mas fora isso a carta foi muito demagoga e preconceituosa. Nada haver no caso se referir aos outros como “banqueiro”.

    • Nada a ver* você quis dizer. Eu discordo de você, sabe porque? Banqueiros são acostumados a ganhar muita grana sem fazer bosta nenhuma, e é exatamente isso que eles definiram pra si mesmos, metas fictícias para sempre ganhar o bônus por meta atingida, isso deve ser sempre combatido! Flamengo não é instituição de caridade pra vagabundo que já é rico!

      • É sim. Vide o Éderson.

  • Por mais que tenha criticas ao EBM, e por acha-lo um ditadorzinho mequetrefe, nunca darei ouvido a esses ai, porque sabemos que eles foram responsaveis pela dilapidação do patrimonio do clube ao longo dos anos. Basta notar como negam que o clube tinha uma divida milionaria. Essas aves de rapina não tem mais chance na Gavea….

  • Abutres, larguem o osso, sumam de vez… EBM e seu grupo estao longe de serem perfeitos, mas perto desses abutres, são verdadeiros Deuses do Olimpo !!

  • Tá bom….se a dívida não era de 750 milhões era de quanto? O que foi pago e o que não foi? Fácil escrever asneiras difícil é provar né?
    Quanto as bonificações ao elenco é comissão técnica se o time chegou a 3 finais lógico que existe algum tipo de bonificação, se foi um valor absurdo sem títulos isso deve ser posto em pauta
    Não concordo com bonificações para os cartolas

  • Essa carta só confirma o que a maioria da torcida acredita! As melhores opções sem sombra de dúvidas são verdes ou azuis. Claramente isso foi um ataque político das velhas raposas falcatruosas.

    Apesar de descordar das metas pra premiações que deveriam ser apenas no caso do Fla ser campeão! Sabemos que a dívida era altíssima sim e foi diminuída sim! Graças aos verdes e azuis!

    Torço pros verdes ganharem, seria minha 1° opção! Mas se os azuis ganhar tbm vou saber que o Fla estar em mãos confiáveis, adminstrivamente falando.

    Já se for outra chapa sem ser essas duas não confio de jeito nenhum!

  • kkkkkk,Esses abutres so podem esta de brincadeira.nunca nem ouvi falar nesse tal desse frupo e nem sabia que ele existia. so estao querendo atrapalhar,e devm ser capitaneados,pelo: Cacau cotta,C.leo,e P.Amorimi,so podem.tao querendo colocar ate a chapa verde no meio desse rolo,que nao tem nada haver com essa historia. nao sou nenhum fa do Banana de mele,mas entre eles e esses antigos abutres,eu sou muito mais ele.

  • Parei de ler quando vi escrito que a dívida de 750 milhões do Fla era uma mentira…
    O desespero para voltar a mamar nas tetas do clube é grande!

  • A turma do quanto pior melhor. Anti-flamenguistas.

  • Abutres doidos para acabar com o Flamengo mais uma vez… E usando a década de 80 como molde… Pqp… Retardados… Pracownick é um excelente VP…

  • Quando eles falaram em seguir o modelo futebolístico que era implantado em 1980 eu parei de ler. Políticos sendo políticos mais uma vez.

  • Vou esperar sair o filme……zzzzzzzzzzz

  • Acho que querem ligar o EBM à chapa verde e essa tal URN seria outra via, diferente das chapas Verde/Azul. Enfim, esses caras devem estar p… da vida com o time liderando o campeonato brasileiro e jogando cada vez melhor. Ano de eleição é fogo, as vaidades imperam e o clube sempre sai perdendo! SRN

    • hauahaaua. Com certeza!!!
      Tipo colocou na mesma frase todos os adversários tentando conectar os pontos.

  • A máscara já caiu há muito tempo.

  • O belíssimo trabalho nas finanças, não pode ser salvo conduto para desperdiçar dinheiro em contratações estapafurdias como a do Conca e do Cirino. Nem tampouco para agraciar funcionários e parceiros com tanta comissão e bônus. E muito menos se ofender com questionamentos.

    Nunca ouvi falar deste URN ai, mas o VP deu motivos em sua carta em que se faz de vítima de levar uma resposta destas. O Flamengo não pode ser uma ditadura totalitarista e sem transparência. Já ta na hora de abrir essa caixa preta. Tem que dar satisfações aos sócios e conselheiros sim!

    • Opa verdade, então bora rachar a conta, Cirino foi contratação bancada pelo Wallin.

      • Isso aí e tem também a contratação absurda e sem cabimento do Carlos Eduardo…

        • Desse jeito…

          • Bota tudo numa conta só e passa a régua. Não estou aqui para defender ninguém, não sou cabo eleitoral. Só estou defendendo a transparência e a responsabilidade com o dinheiro do clube. Para te ser sincero, não confio em Walim, Bap e seu grupo.

            Eu quero ver quem tem a capacidade de reunificar o Flamengo. Abs

          • Já passou a régua, ta tudo na conta da atual gestão, o Wallin tá de boa agora….

          • A contratação do Cirino se mostrou uma bola fora, mas isso bem depois. Eu mesmo elogiei a contratação, e lembro que na época do negócio, foi unânimidade. Não classifico como um erro dessa gestão. A maioria dos times grandes da Série A, queria ele.

          • Da mesma forma, ta cheio de notícia plantada que todo mundo quer guerrero, para depois ele pedir mais aumento e luvas para renovar. E os presidentes dos clubes estão desmentindo. Voce acredita em tudo que sai na imprensa? Se eu fosse empresário do Cirino eu também diria que havia um leilão por ele. Nós da torcida já caimos em muita pegadinha, mas um executivo remunerado do clube precisa ser um pouquinho mais esperto né?

          • Ta caindo em contradição hein amigo. Em um post diz que a imprensa divulgou que o custo com ER foi de 22 MI e que o balanço apresentou um valor maior, dando crédito ao informado pela imprensa e duvidando do balanço. Agora criticou o colega perguntando se ele acredita em tudo que sai na imprensa. Dois pesos, duas medidas.

          • Eu não duvido do balanço. Só precisa ser esclarecido. Devem ter custos adicionais de luvas e/ou comissões.

            É obvio que o balanço está correto, é auditado por empresa independente. Isso é suficiente para atender o profut. Mas os conselheiros tem direito de saber mais detalhes. Não podemos sair aprovando tudo sem entender porque os custos são inflados.

            Voces querem que o Flamengo seja democrático? Ou uma ditadura? Se quer ser democrático, precisam respeitar os questionamentos de todos, e ir pedir aprovação preparados para esclarecer como o dinheiro está sendo gasto. Caso contrário, é melhor mudar o estatuto para limar toda a oposição e não precisar mais de aprovação de conselho nenhum. É isso que voces preferem?

          • Foi bem depois não amigo, foi o Wallin que negociou com grupo Doyen… E outra, bancou a contratação do Gabriel tbm…

          • Amigo, o Flamengo é o clube mais transparente do país… Que transparência é essa que tu quer ?

          • É só ler as 2 cartas. É transparente nos requisitos de um balanço. Corcordo que estamos muito melhores que há 5 anos atras, e para atender o Profut estamos anos luz a frente de outros clubes.

            Mas até hoje ninguém sabe se já pagaram a conta do Cirino. Porque tanto sigilo? Quanto custou com os tais descontos? Quanto está custando os prejuizos da Ilha? Quem autorizou Conca jogar 15 min para disparar o pagamento do Flamengo, se ele até hoje não está recuperado? Na hora de contratar contam uma estória, que não havia riscos pro Flamengo, mas depois a coisa muda? Porque o custo de ER7 está reportado no balanço como 32Mi, se a informação divulgada pela imprensa na época era que custaria 22Mi. Essa diferença de 10Mi ai é o que? Quem determina as metas e premiações? Porque as comissões da venda do VJ são cerca de 30%? Está bem acima do valor praticado no mercado, voce acha normal? Nenhuma dessas perguntas está respondida em balanço financeiro, nem notas técnicas. Até porque o balanço não precisa deste nível de informação, mas o sócio tem direito de saber.

            E a pergunta mais importante, porque se ofender com questionamentos? Quem não deve não teme…

            Transparência total para mim é na Europa, até salário de jogador é informação pública.

          • Isso está tudo no balanço disponibilizado no site… O Cirino ainda não foi pago. Estão querendo adiantar o dinheiro do Vizeu pra isso… Enfim… Como você mesmo disse, o clube está evoluindo. E hoje as contas foram aprovadas pelo conselho.

          • Boa notícia. Mas estamos falando de coisas difefentes. O balanço de 2018 só é reportado em 2019. Os balanços trimestrais não tem todos os detalhes. Daqui a 1 ano ninguém nem lembra mais. É preciso haver uma forma mais rápida e mais clara de acompanhar a gestão. Não estou dizendo que tem que ser informação publica, mas aos conselheiros tem que haver mais transparência.

            Balanço é uma ferramenta do financeiro. Ele não atende sozinho a fiscalização de toda uma gestão. O futebol continua uma caixa preta. É preciso haver alguma outro fórum para prevenir novos casos como Cirino e Conca. E isso não é função nem do financeiro e nem da auditoria independente.

            Acho que nosso financeiro está fazendo um belíssimo trabalho. O problema está no futebol. Abs

          • Mas com certeza tudo foi explicado, afinal, as contas foram aprovadas. Agora, erro em uma contração ou outra sempre ocorrerá. Isso não é passível de controle pelo Conselho que só pode controlar a regularidade da operação.

          • Olha amigo, eu assisti ontem o jogo do Bahia, que belos laterais eles tem, amassaram o Vasco o jogo todo. Laterais que acabaram de chegar por emprestimo barato. Ai voce olha pros nossos, limitadissimos. E fica pensando, porque o Flamengo passa anos sem acertar…

            Está cada vez mais dificil explicar esses erros de contratação do Flamengo, e principalmente a persistência no erro.

            Me perdoe, grande parte da torcida não aceita mais propaganda enganosa. Se o futebol fosse tão competente quanto o Financeiro…

            Mas tudo bem, agora é focar no bom momento do time, apesar das carências em certas posições. O coletivo melhorou bastante. Vou apoiar por isso. Abs

          • Time do Bahia é fraquíssimo… Ontem foi um jogo de um time só…

          • se nao me engano eu geralmente discordo de vc mas nessa eu estou contigo! hauahauaahu

          • Obrigado, toda ajuda é bem vinda. Da proxima vez voce enfrenta as feras, e eu fico só dando risada e te ajudando. rsrsrsrs

        • São muitas contratações e muitos erros diga se de passagem

    • Cirino foi disputadíssimo e considerado por todos como uma excelente contratação. Como futebol não é ciência exata, infelizmente, seu rendimento foi muito inferior ao esperado. Mas ninguém à época foi contra a sua contratação. Conca veio de graça e com pagamento de salários após a recuperação. Era uma aposta e como tal podia dar certo ou errado. Acabaram sendo maus negócios, mas qualquer dirigente faria o mesmo. Contratações são assim mesmo, às vezes acertamos onde menos se espera e às vezes erramos onde se esperava mais. Criticar depois é fácil. SRN.

      • Eu sou leigo tanto quanto voce, não trabalho com futebol. Torcida considera quase toda contratação boa. Mas se voce paga uma fortuna pra um executivo como RC, espera-se que ele seja um especialista. Que não erre com tanta frequência. Que não caia em conversa de empresário. Se for pra errar e depois culpar a torcida, é melhor voltarmos ao tempo do gestor amador e não remunerado. Acho que até um torcedor erraria menos.

        • Sim, somos somente torcedores, mas todo o mundo futebolístico aplaudiu as contratações de Cirino e Conca. Faz parte do jogo acertar e errar em contratações. O mesmo se diga do Rômulo (não consigo nem pronunciar o nome desse morto), a maioria aplaudiu a contratação. Criticar depois do insucesso dos caras soa como oportunismo. SRN.

          • Tudo bem então, acho que não é o mundo do futebol que é responsável por tomar decisões no futebol do Flamengo. E como prevenir que não continue acontecendo tanto erro? Vamos contar com o acaso? Voce não vê isso ocorrendo nos gigantes de verdade… Não podemos estar sempre aplaudindo Carlos!

            Minha posição é bem clara. O Financeiro do Flamengo tem feito um belíssimo trabalho. É transparente, na medida que os balanços precisam. Eu bato palmas também.

            Mas o futebol ainda é uma caixa preta! Cercada de empresários como Carlos Leite. Cheia de jogador caro e sem resultado. Paga altas comissões e premiações. E é condescendente com as metas e cobranças, não é possível que voces vão passar 6 anos com essa desculpa esfarrapada de culpar torcida. Os conselheiros não são bobos!

            Se o Flamengo quiser evoluir ainda mais, e virar um papa-títulos, o futebol precisa se tornar tão responsável quanto o Financeiro. Eu acho possível, estamos no caminho certo. Mas alguém precisa ser homem de assumir essa responsabilidade e parar de culpar o acaso e a torcida! Abs

          • Há luz no fim do túnel: “…estamos no caminho certo…”

          • Algumas reclamações citadas são usuais no futebol, como a ingerência de empresários, impossível se livrar deles atualmente. Comissões são pagas à medida que o time avança nas competições, normal. Jogador caro que não rende já foi abordado acima, faz parte dos riscos no negócio futebol. Resumindo, estamos realmente no caminho certo. Há erros? Claro, vários, mas os acertos são infinitamente superiores. Preocupa-me que o jogo baixo e rasteiro eleitoral jogue por terra o excepcional trabalho administrativo/financeiro que, certamente, trará resultados dentro das quatro linhas. Já vemos isso atualmente, entramos nos campeonatos como um dos favoritos, não lutando para não cair. Venceremos? Talvez não, mas a semente do gigantismo foi plantada. SRN.

          • Agora concordo contigo. Nunca disse que há corrupção ou dolo. O que digo é que precisamos continuar evoluindo para prevenir os erros, e finalmente ter nosso ano mágico.

            Estamos nos trilhos do planejamento estratégico traçado, apesar que ano passado derrapamos. É preciso reconhecer para corrigir o curso. Culpar torcida não contribui para qualquer evolução.

            Foram 3 anos de saneamento financeiro, e a torcida entendeu e apoiou. 3 anos de investimentos, CT, Recursos Humanos, reforços. Agora precisamos dar o próximo passo. E para esse balão continuar subindo, é preciso se livrar do peso morto! Ai o céu será o limite…

            Ainda precisamos de processos mais transparentes e meritocracia no Futebol. E precisamos de um estadio, seja novo ou Maracanã.

            Fora isso, acho que a gestão cumpriu sua missão e vai entregar o Flamengo bem melhor do que recebeu. Também concordo contigo que não queremos o retrocesso de certos dinossauros do passado. Abs

  • “A administração Verde-Bandeira, ao longo dos seus 5 anos e 4 meses, foi construída sobre a mentira e a propaganda. Seu “grande feito” teria sido sanear as finanças do clube a partir da redução de uma suposta dívida de 750 milhões de reais – valor que jamais foi confirmado por qualquer empresa séria de auditoria. Uma dívida que, sem nenhuma grande amortização, teria milagrosamente caído de 750 para 350 milhões no prazo de um ou dois anos.”

    Uma das primeiras ações dessa diretoria foi fazer auditoria total da dívida, mds.

  • parem de jogar essa discussão para a torcida.. Carta pública de lá, carta pública de cá… Tudo querendo fazer média.

    • A oposição com sua midia está vendo que o futebol está em uma boa fase, então querem arranjar outras disciplinas para criar nova crise…

  • Esses FDP nunca foram Flamengo de verdade. E o Capitão Léo tá junto e apoiou Rubens Lopes na reeleição.

  • A verdade é que o Pracownik publicou uma carta aberta ridícula que só tinha mimimi, dando a entender que ele não admitia questionamentos. Então querendo ou não ele deu espaço para esse tipo de coisa. Tivesse feito o que deveria que era responder aos questionamentos levantados, que por sinal não tinham nada demais, não tinha dado espaço pra ninguém falar nada. Mas quis fazer jogo político desnecessário e o resultado é a bagunça política.

  • Claramente um ataque politico, fez questão de colocar o nome Bandeira em tds as frases. Fora varias acusações e falsos pre textos. O ano de 2017 foi triste pro torcedor q sente falta de titulo, mas ta longe de ser desastroso como dito ali. E é facilmente identificável o pq de as bonificações terem sido tão altas, classificação direta na Libertadores pelo Brasileiro, vice da CdB e da Sula, campeão carioca. O lucro por chegar a essas posições como premiação é mt maior do q esse bônus.

  • Quem tiver preguiça de ler essa lastima, eu resumo em uma palavra: LIXO! SRN

    • Só escrever turma década de 90, quem é flamenguista vai entender.

    • nem li kk

    • kkkkk,finalmente eu concordo com voce.

      • Esse dia iria acontecer! Kkk

  • Ta bom. Entao , o ideal e.a.oposicai voltar e voltar a atrasar salarios, quase rebaixar o time.

    • Por isto foi bom dividir as chapas, esta oposição “quanto pior melhor” cada dia tem menos espaço.

    • oposiçao nao,eses ai sao os ex abutres que nao tem mais nenhuma ligaçao com clube,e so estao querendo atrapalhar.

  • Como é oportunista essa chapa verde dos picuinhas… Até hoje eles não engolem o fato do Bandeira de Mello, junto da sua equipe, terem reerguido a credibilidade do Flamengo sem a participação deles… Os caras só sabem falar mal de uma turma que foi simplesmente a melhor administração que o clube já teve até hoje… E mesmo reclamando de tudo, ainda querem associar a chapa verde aos feitos da azul, chamando a administração de ‘verde-bandeira’…. Verde Bandeira é uma pinóia!! Aqueles que estiveram juntos na origem do processo foram os primeiros a pularem do barco… E quiseram culpar o mesmo Bandeira por suas atitudes… Enfim… Tá feio demais pra essa turma da oposição…

    • A chapa verde não tem nada com isto, e sim a turma das antigas.

    • União rubro negra não tem nada haver com a chapa verde.
      Essa chapa acima é do genio Cacau cota.

    • A matéria é longa e cansativa, sem dúvida, mas se você não se dispôs a ler não devia comentar.

    • Kkkkkkkkkkkk esse daí é um típico torcedor do Clube de Finanças do Banana. Sequer se deu ao trabalho de ler um parágrafo, antes de comentar. Que vergonha.

    • kkkkkkkkk,Voce é um grande brincalhao e palahaçao cara. voce so falou merada e nao conhece quem foram os verdadeiros idealizadores e mentores dese projeto de reestruturaçao financeira do clube,pra ta falando uma merad desa.a chapa verade nao tem nada a ver com essa carata,e ver se leia direito as coisas,antes de sair falando merda por ai,pois voce esta passando uma grande vergonha;e o seu amado presidente Banana de melo nao fez nada sozinho

  • A divisão das chapa azul foi ótima neste sentido, pois acabou com a oposição do quanto pior melhor.
    Estes corvos cada vez vá o ter menos espaço.

  • União rubro-negra e seus comparsas cacau cotta,capitao leo e adjuntos vâo tomar dentro do olho do cu e deixa os caras trabalharem.

    • Esta turma apontou algo errado? Pode ir fundo na ideia porque ela é boa (vide sindicatos).

      • Sinceramente sou azul e verde. Flamengo não devia 750 milhões e sim mais de 850 milhões…Marcio Braga quase infartou quando viu a jabiroba que assumiu e ai vem paty e faz acordos surreais com direitos a varios camarotes e uniformes esportivos vide R10 e vagner love,chegou a um ponto que nenhum jogador mediano queria pintar na gavea. Infelizmente não sou socio proprietario ou um conselheiro pois brigaria até o fim pra essas carniças não voltarem nunca mais,prefiro o banana no poder.

        • Reescreve meu comentário pois pode deixar dupla interpretação.

          • Kkk

          • Ver Kléber leite querer transparência é piada.

          • Esse pilantra se enriqueceu rapidamente…hoje em dia o que ele ostenta foi roubando o Flamengo,montou um empresa que gera milhoes ao ano a tal de klefer e se nao me engano é envolvido com a traffic. E teve a cara de pau de dizer que nunca comprou uma bala com o dinheiro do clube.

    • Verdade e concordo cara. nao duvido nada que esses arbutres estejam por tras disso ai,e ate a chapa verde eles querem meter no meio.mas estam peredendo o seu tempo e nao vao conseguir nada,pois todo mundo sabe que nas proprias eleiçoes,ou vao ganhar um candidato da chapa verde ou da azul(do Bandeira),ou quem sabe ate um candidato das duas(nunca se sabe)sem duvida nenhuma,querendo eles ou nao.

  • Ridículo tudo isso. Vão enganar a quem? A administração EBM paga salários em dia, é exemplo para todos os clubes, erra mas acerta também, porém, tem muita credibilidade com a torcida. EBM = BEM! O desespero bateu nesses caras porque os resultados no futebol estão aparecendo. Imagina o Flamengo faturando os títulos; essa oposição vai infartar! Vão lavar uma louça!!!

  • Ter gente entre a turma bandeira e cia x Landin/wallin/bap ate vai porque maioria sabe que estaremos em boas mãos, agora discutir com militamtes de Kléber leite e cia? Vão tudo tnc.

  • Depois que curaram o paciente, todo mundo quer ser o médico. Queria saber onde que essa URN estava quando a Patrícia Amadorim, Kléber Leite e Márcio Braga devastavam as contas do clube.

  • Pelo que entendi é a turma “antiga e não tão nova” que fez esta carta ou estou errado? (Logo não tem nada haver com a chapa azul antiga).

  • mete o pé assombração rubro-negra….

  • E os vagabundos de outrora querendo voltar….

  • Não se pode apontar erros de gestão que você ou é falso rubro negro ou é covarde, qiero saber se essas metas alcancadas srm titulo digno de 11 milhões são de que? e pra que? Ganharam o que pra merecer? Com a palavra os bandeiretes

    • Olha os caras que estão apontando estes erros? Da turma de 2012 pra traz.

    • Leia a carta do vp de finanças do Flamengo, ninguém melhor que ele para responder a sua indagação, nós os bandeiretes, não somos as pessoas mais indicadas e mais bem informadas para lhes prestar este esclarecimento, braguete, leitete, amorynete, santossilvanete kkkkk

    • concordo cara,mas essa carta ai,sao dos ex abutres(C.Leo,P.Amorim,e Caccau cota,muito provavelmente),que so estao querendo atrapalhar e nao tem mais nenhuma ligaçao com o clube

  • Esses idiotas estão com saudades de quando rezávamos para não cair. Em 2017, fomos campeões cariocas invictos, vices da Copa do Brasil, nos pênaltis, vices da Sul Americana; classificados diretos para a Libertadores; portanto, a bonificação foi justa. O Mengão está no caminho certo e não precisa daqueles que perderam o Romário ou o Ronaldinho Gaúcho por incompetência.

    • Boa!

    • sobre Esses idiotas eu concordo cara,e so estao querendo atrapalhar,mas campeao carioca invicto,vice da C.Brasil,e Mercosul(hoje sulamericana)tambem ja fomos nas gestoes passadas,so pra te lembrar

  • URN é a minha pi ro ca

  • Bandeira não passa de um safado usando o clube.
    Sujeito incompetente e com postura de ditador, graças a deus é o ultimo ano que precisaremos olhar para a cara de bunda desse merda.

    #FORAEBM

    • É bom mesmo é Kleber leite , Patricia amorim etc.

      • Então você não pode falar nada contra ebm que a pessoa quer de volta Patrícia e outros, é o bem contra o mal.

        • Vc viu qual o grupo que fez esta carta? Ou melhor quem não a fez ? Se vc leu sabe que a chapa azul original não tem nada haver com ela.

    • FORA@Mastroiano

    • kkkkkk,penso da mesma forma cara.

  • Podem falar da incompetência no futebol, mas falar que a divida nunca foi 750 mil. foi a pior do que o Lula ser o homem mais honesto do mundo.

    • Pior é dizer que nunca antes na historia do flamengo houve um presidente melhor

  • Li nada disso, só vim pra dizer que ano que vem a chapa Fla Campeão Do Mundo tá de volta e esses abutres continuarão de bico seco por resto da vida.

    • Importante e a chapas azuis original ou genérica ganhar.

    • Isso mesmo,chapa verde em 2019 se Deus quiser.

  • Meu deus! 20 Milhões pro Ronaldinho, 50 milhões pro Romario, 50 milhões consorcio plazza etc…

  • Tá certo que o futebol de 2017 não foi o que esperávamos, mas chamá-lo de “desastroso”???
    Qual o adjetivo então que eu devo usar para quando eles no poder viviam ano após anos fugindo do rebaixamento???

  • Esse pessoal precisa ir se catar.
    Claudio é um monstro das finanças. Adoraria que ele pudesse ser candidato a presidencia do Flamengo mas é ocupado demais ganhando muito dinheiro nos fundos que administra.

    Deus abençoe esse tine do Flamengo. Que os resultados venham este ano soterrando as pretenções politicas dos oportunistas loucos pra pegar o time saneado e voltar a roubar.

    Acredito que Rodolfo Landim tera o apoio do Claudio e será um bom presidente para o Fla.

  • Completamente fora da casinha esse pessoal. Os balanços do Flamengo são auditados pela Ernst & Young uma multinacional, uma das maiores empresas de auditoria do mundo, com mais de 80 mil funcionários, com total credibilidade .
    Vejam a manchete do jornal O Globo de 11 de abril de 2013:
    A auditoria da Ernst & Young, contratada pelo Flamengo para apurar a situação financeira do clube, indicou um rombo de R$ 750,7 milhões.
    Só não ver, quem não quer ou não tem interesse.

  • Esse caras aí são os mesmos que quase faliram o Flamengo, eu imagino Claudio Pracownik rindo dessas baboseiras, pq foi o máximo que eu consegui fazer. Esse putos não entendem porcaria nenhuma de finanças mesmo. Graças a Deus eles vazaram.

    • Mas tem meu dúzia de torcedores acéfalos contra o cara, incrivei…

  • Os caras da oposicao tem moral para falar o que, meu deus? KL e cia? eles sao tao covardes que assinam como URN e agora sobrou ate para Walim. …

  • Ano de eleição é isso, agora em relação às bonificações dos anos passados não falaram nada deixaram passar? E justo no ano em q chegaram em 3 finais falam que não mereciam?

    • pois e…essa oposicao e ridicula…

    • Mereciam 11 milhões por vices campeonatos? Se forem campeões vão quere 20 milhões? Vamos ter que vender um Jorge todo ano pra satisfazer jogadores que já ganham milhões por ano?

      • Pois é sou contra tbm, mas os clubes de ponta fazem isso, cada fase de campeonato que se passa o clube ganha dinheiro então ele geralmente é repassado aos atletas, como chegaram a finais o clube recebeu mais dinheiro e repassou capiche?

  • Olha a oposição se superou agora, então a dívida não era de 750 milhões, os mas de 600 processos trabalhistas não existiram, a dívida de mas de 30 milhões com R10 não era real, 60 milhões pagos por dívida feita pelo Kleber leite foi inventada, olha realmente começo a achar que o EBM e o pior presidente da história do Flamengo e os que vieram antes dele nem existiram, o CT sempre esteve lá nos que não víamos, os jogadores que passavam 3 ou 4 meses sem salários no clube inventavam tudo isso, EA auditoria que foi feita quando o grupo do EBM assumiu o clube em 2013 era falsa a imprensa fraldinha tudo. A oposição vai se fude, quado quado estiveram no comando do clube fizeram com tudo.

    • esses caras sao ridiculos…meu deus…

    • Pois é, cada uma que aparece. E se acham profissionais do futebol, chamando o VP o tempo todo de banqueiro. O que importa se é banqueiro ou não , tem que fazer o trabalho direito.

  • Cartinha mequetrefe, tentando jogar pra torcida que está insatisfeita com os resultados do futebol. Os resultados do futebol nso vieram, é verdade. Mas os alicerces para um futuro grandioso foram construídos. Mas, esse futuro grandioso jamais chegará se o fla cair nas garras desses abutres (não são urubus) que escreveram essa carta.

  • Claudio Pracownik é o maior responsável pelo realinhamento financeiro na pratica… Certamente, ficou revoltado com tanta covardia por politicagem….

    • Tu tem noção da merda que falou? Tostes mandou abraços junto com Dutra

      • Exatamente, amigo. Perdemos muuuuuito com a saída do Tostes, infelizmente.

      • Amigo na verdade a maior merda que vi foi na carta o cara falar que o Mengão não devia, que não pagaram nada. É loucura o cara falar isso de um clube quentão pagava ninguém pq não tinha direito, era ridicularizado por todo mundo. Não acho que estamos no melhor que poderíamos pq no futebol ficaram devendo e muito, espero que a próxima gestão melhore na parte do campo, na administração é dar continuidade, mesmo mudando as pessoas. Saudações rubro-negras!

        • Aonde eu concordei com a carta? Não consegue interpretar uma simples frase?

          • Onde tá escrito que eu falei que vc concordou? Vamos interpretar direito as coisas kkkk

          • Desenha, é torcedor de gestão, tem pouca capacidade intelectual..

          • Interpretei mal mesmo. Você falando da carta me deu a entender outra coisa. Porém não fez sentido nenhum seu comentário em cima do meu.

      • Tem noção do quanto está sendo chucro e baba ovo de gestores que abandonaram O Flamengo? Tostes mandou abraços desde 2015 né kkkk , nesse período de 2015 a 2018, o Flamengo cresceu monstruosamente !!

        • Se você tem orgulho do Flamengo bem financeiramente hoje, agradeça a eles. É só ser justo e ter o mínimo de cérebro para pensar dessa forma.

          • Se você é torcedor de gestão e não do Flamengo é problema seu, meu compromisso como torcedor é 100% com o FLAMENGO, e principalmente com quem não correu por picuinhas políticas… Mas se vc tem titica, ou sofre de algum tipo de distúrbio mental, não conseguirá enxergar isso !! TENHO ORGULHO DO FLAMENGO DESDE O DIA QUE NASCI, não me importo se está pobre financeiramente, rico, ou até mesmo bilionário, minha parada com o Flamengo transcende a picuinha política… TOSTES, WALIM, BAP e demais, são bons gestores, mas correram… Como torcedor, não admito e ver o time fugindo da dividida, tirando o pezinho e tal, não gosto de pipoqueiros, e obviamente não fecho com com gestores que agem da mesma forma !!

          • É verdade, é eu que estou chupando as bolas de dirigentes aqui. Você é tão informado das coisas que não sabe que Dutra saiu do clube a pouco tempo. Mas é o Claudio que merece os créditos. Tostes ficou até o último minuto que pode até a reeleição do Bandeira. Wallim e Bap saiu pelo motivos deles, motivos esses que estão aí para todo mundo ver.

          • Nossa, que íntimo, “Cláudio” kkkkk…. Minha parada é só o Flamengo, se o Cláudio Pracownik sair fora, boa sorte pra ele, só vou querer saber do Flamengo… Dane-se os outros, quero saber de quem está na ativa, se EBM sai hj por exemplo, vou torcer para que sucessor faça um trabalho jus ao tamanho da torcida, é o EBM que cuide da vida dele que por sinal não me interessa.. SRN apenas para aqueles que não babam ovo e nem tão pouco são viúvas de gestores… Pra vc viúva, meus sinceros LASQUE-SE !!!

          • Mas aí que tá mano, se o Claudio sair amanhã, não podemos esquecer do que ele fez. É esse meu ponto. Se daqui em diante o Flamengo se tornar vencedor, cada um que passou pela gestão merece reconhecimento.

    • Falou e disse.

    • Bap,Wallin e tostes tambem sao cara,nao podemos esquecer disso.

Comentários não são permitidos.