Após cinco partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo atinge marca única no ano: é o time com a melhor defesa da competição, ao lado do Cruzeiro. A equipe comandada por Mauricio Barbieri não sofreu gols em cinco oportunidades, contando, também, com o jogo pela Libertadores – América-MG 0 x 2 Flamengo, Santa Fe 0 x 0 Flamengo, Ceará 0 x 3 Flamengo, Ponte Preta 0 x 1 Flamengo e, por fim, Flamengo 2 x 0 Internacional -, sendo a melhor sequência desde 2012. Ainda que estas equipes não sejam postulantes ao título do torneio, a série chama atenção.
– É sempre importante ter confiança na defesa. São cinco jogos que não levamos gols. O Barbieri está fazendo um trabalho bom e o grupo abraçou a ideia. Não somos só nós ali atrás, é o coletivo. Todos ajudam na marcação. Independentemente do time que enfrentamos, estamos criando o nosso estilo e a maneira de jogar – comentou Diego Alves em entrevista coletiva.
Alguns fatores devem ser levados em consideração, diante da evolução do sistema defensivo do Mais Querido:
Em primeiro lugar, deve-se mencionar a composição defensiva do time. O time comandado por Mauricio Barbieri apresenta sistema defensivo organizado e sólido, no qual vários jogadores do meio de campo voltam para ajudar quando estão sem a posse de bola. Prova disso é que o garoto Lucas Paquetá, deslocado para atuar mais como um segundo volante, é um dos principais responsáveis pela recuperação de bola do time. Ao todo, o camisa 11 roubou 15 bolas em quatro rodadas e desponta como um dos principais ladrões do Brasileirão. Además, em várias oportunidades, Henrique Dourado aparece vontando para colaborar com a defesa.
– É o trabalho do Barbieri, mas começa desde o Henrique Dourado até o Diego Alves – disse o zagueiro Léo Duarte.
Outro fator importante são as boas atuações do menino Léo Duarte. Devido a ausência de Juan, por problemas físicos, o jovem zagueiro vem agarrando as oportunidades e teve um bom desempenho nas últimas duas partidas, contra a Ponte Preta e Internacional.
Por último, cabe analisar o atual momento de Diego Alves. O goleiro foi um dos destaques do Rubro-Negro no embate contra o Internacional, operando defesas difíceis ainda quando a partida estava 0 a 0. Sempre quando acionado se mostrou muito seguro. Se o Fla tem hoje a melhor defesa da campetição, junto ao Cruzeiro, o camisa 1 teve papel decisivo nesta nova marca da equipe, que não toma gols desde o dia 18 de abril.
Parabéns rapaziada, marcação melhorou muito com os homens de frente ajudando a pressionar, Rodrigo Dourado é quem mais desarma entre os centroavantes, Vinícius Jr está conseguindo recompor bem e de quebra consegue impedir que os laterais adversários avancem por medo de deixar ele no mano a mano com os zagueiros.
Um jogador que participa bem da defesa mas que precisa melhorar ofensivamente pra se tornar mais equilibrado é o Renê, não adianta nada ser bom defensivamente e pouco produzir com as bolas nos pés.
O pior é que ele não produz nada, o cara não saber apoiar até vai, agora ter dificuldades para cruzamento que é um fundamento do lateral é surreal. Mas concordo com você.
Sim, como ele joga na linha mais recuada do time, acho que não compromete tanto.
Mas é melhor ter um lateral equilibrado, que não seja um gênio do desarme mas que ao menos saiba apoiar
exatamente isso que eu penso, pois como temos visto ha momentos que ele chega no fundo ou aquela bola que voltar do VJ quando puxar a marcação, neste momento ele pelo menos tem que cruzar na direção do gol.
Pelo menos né
Com tantos jogadores ofensivos, os laterais estão ficando mais “presos”, para proteger mais a equipe, já que só temos o Cuellar para isso. Enfim, o time tá evoluindo e a marcação envolve todo mundo.
Com Vjr, Guerrero, Diego, Paquetá e Everton Ribeiro, tem que ter gente lá atrás “segurando as pontas”…..rs
Não concordo, acho que todos os jogadores ofensivos que temos conseguem ajudar na marcação e não sacrificam o time, o Renê precisa melhorar com a bola nos pés
Eita coluna pra repetir texto.
Parece q todo mundo aqui só dá. Ctrl c. E Ctrl v
O Léo Duarte tem que adquirir mais experiência. Na próxima rodada do Brasileirão deve estar entre os jogadores relacionados para pegar a Chape.
Boa notícia, mas é cedo pra julgar. Fato é que estamos muito bem servidos de goleiro e volante.