PVC: “Flamengo e Palmeiras viram o jogo”

Compartilhe com os amigos

Há apenas nove dias, a torcida agredia Diego no Galeão. Não foi por causa da violência a reação. Os depoimentos de dentro do Ninho do Urubu dão conta de que a rotina de treinos melhorou e aparece nos jogos. Um time que sobe a marcação, dificulta a saída de bola do adversário e a partir daí constrói sua participação ofensiva com muita posse de bola e finalizações.

No ano passado, o Flamengo era o time que mais chutava errado no Brasileirão. Eram 8,9 por partida. Hoje tem o melhor ataque do campeonato.

Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá jogaram bem, mas impressionante foi a participação de Cuellar, seis desarmes, 68 passes certos e apenas um errado. O recordista de recuperações de bola e de construções de jogadas.

Há nove dias, o Palmeiras vinha de vitória contra o Boca Juniors, o que parecia acabar com o trauma do Paulista, mas no domingo passado empatou por 0 x 0 com a Chapecoense. Como num jogo de tabuleiro, o dado mandou voltar para o início. Voltou com categoria, triunfo contra o Alianza no Peru e contra o Atlético Paranaense, em Curitiba.

A primeira derrota do rubro-negro de Fernando Diniz.

Lucas Lima perdeu a posição e voltou à equipe aos 8 minutos pela saída de Moisés. Respondeu. Errou só quatro de 47 passes. Sete dos 22 desarmes aconteceram no campo de ataque. A agressividade para recuperar a bola na frente é fundamental nesta equipe de Roger, que tem 83% dos pontos conquistados como visitante e 61% como mandante.

A semana foi de Flamengo e Palmeiras, líder e vice-líder do Brasileirão. Mas o futebol dá mais voltas do que uma prova de Fórmula Indy. A semana que vem pode ser outro capítulo.

Reprodução: Blog do PVC | Uol Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • boa pvc!
    esqueceu do gaymi0 portoalegrensse tb, pois estão jogando o fino da bola…mas brasileiro devem jogar varios jogos com reservas né
    saudações bananeiras

  • O QUE MAIS ME IMPRESSIONAVA era, e de vez em quando ainda é, a escalação de M.A., gabriel, e arão ainda ( só pode ta dando a bunda pra os treinadores), no lugar de paqueta, cuellar. A diretoria tem sua parcela enorme de culpa, mas os treinadores tb não ajudavam. No entanto o time tem muita a melhorar, faltam: LE, zagueiro rapido ( juan velho e rever em quem não confio muito)

    • nossos zagueiros rapidos são caseiros, leo duarte e matheus thuler..pode estes moleques pra treinar corrida com berrio bolt, marlos bolt
      rsrsrr

  • O Bayern é conhecido há anos pelas linhas de marcação altas, muita posse de bola, e jogo no campo adversário. Porque são fregueses da retranca do Real?

    Não há comprovação na prática que esse estilo de jogo é mais eficiente. Há muitos times que sabem atrair o adversário ao seu campo, para depois contra-atacar e pegar a defesa desarrumada e cheia de espaços.

    • King,

      Se me permitir, apenas no que tange ao confronto direto com o Real Madrid, nos últimos anos, coincidência ou não, esse clássico tem sido marcado por muitos erros de arbitragem que, também coincidência ou não, têm beneficiado o Madrid.

      O Bayern sofreu muito com o Borussia na época do Klopp, apesar do Bayern sempre acabar por contratar os grandes jogadores do Borussia.

      De qualquer forma, se tratam de dois excelentes times e elencos.

      SRN

      • Obrigado André, sempre enriquecendo as discussões. Abs

    • Assim, a maior qualidade do Real é ser eficaz. Perde pouquíssimos gols. O Bayern cria em profusão, mas faz pouco. o confronto entre os dois foi assim. O Real foi amassado, mas levou em duas falhas individuais do Bayern. O Rafinha no primeiro jogo e o goleiro no segundo. Se não fosse assim, o Real tinha rodado perdendo em casa.

      • O Bayern não perde muitos gols, cara. Vide o que o time faz na Bundesliga. Mas, realmente, no confronto com o Madrid isso aconteceu.

      • Tem razão. Acho que cada jogo tem sua estratégia. Há momentos de marcar pressão, e há momentos de esperar o adversário. O Real já aprendeu a jogar contra o Bayern há anos. Até em casa eles jogam no contra-ataque, isso é intencional.

        O Flamengo tem enorme dificuldade de furar retrancas. Tem que aprender a atrair o adversário a uma armadilha nessas situações. Ontem o Inter fez isso, e não estava sofrendo até o gol, que saiu de uma bola parada. Além disso, temos zagueiros lentos, eles não conseguem acompanhar os atacantes. Tomamos muita correria do Potker. Para jogar com linhas altas é preciso zagueiros e laterais muito rápidos para dar conta da recuperação.

        Mas vamos pra frente, o importante é que o time está evoluindo. Mas não atribuo isso somente à tática. Para mim a maior mudança é na atitude, no emocional. Abs

        • Cuellar está dando muita proteção pra nossa zaga lenta. Como esta jogando bem. Eh inacreditavel q tenha esquentado banco do Márcio A. Nossos laterais são velozes pra compensar a lentidão dos zagueiros.
          Paquetá eh o melhor segundo volante do futebol brasileiro atualmente, junto com o Arthur. Esta em franca evolução. Já ja estará vestindo a amarelinha principal.

          • Isso ai eu concordo. Mas ainda assim, continuamos correndo riscos com Rever. Ainda bem que os outros correm por ele. Abs

            • Rever realmente está cada vez mais lento. Mas sabe dar o bote, dificilmente entra seco na jogada. Com uma cobertura bem feita funciona bem. Por cima eh um monstro, assim como o Juan. SRN

    • Concordo que linhas altas não é garantia de sucesso. O corinthians dos últimos anos e o at-Madrid são muito eficientes atraindo o adversário e aproveitando espaços quando recuperam a bola. Mas isso funciona melhor com times mais limitados tecnicamente, pois tem menos condições de propor o jogo e encontrar espaços jogando contra equipes fechadas.
      No caso do atual time do flamengo, tem q jogar em cima msm, pressionando o adversario. Temos muitos jogadores técnicos capazes de furar retrancas. Cabe ao treinador encontrar uma maneira de utilizar os melhores. Barbieri está conseguindo extrair mais de alguns jogadores. Se melhorar na consistencia podemos almejar voos maiores esse ano.

      • Na teoria concordo. Mas embora tivemos uma boa melhora nos ultimos 3 jogos, o histórico dos ultimos anos não mostrou eficiência nesse jogo. Olha as estatisticas apresentadas pelo PVC. Eram muitas bolas cruzadas e muito passe sem objetividade. Posse assim é chamada arrame liso – cerca, cerca e não fura. Mas concordo contigo que o dna do Flamengo nunca foi jogar na retranca, a torcida não aceitaria. Mas seria mais fácil se tivessemos mais jogadores que sabem driblar como VJ. Ficar tocando lateralmente não adianta. Abs

  • Time de fato melhorou bastante.

    A zaga ainda assusta, Rever atrasado deixou Damião cabecear sozinho pra defesa monstra do Diego Alves.

    Rene se esforça mas nitidamente não tem nivel pra ser titular nesse time. Apoia muito mal no ataque e não defende tão bem assim.

    Mas a equipe ta de parabens. Tem ficado mais ligada. Tem demonstrado mais vontade. ER subiu de produção.

    Ontem nos poucos minutos com Guerrero deu pra ver que com todos os defeitos, a preocupação que ele dá pro adversario é outra. Outro nivel de movimentação, de visão, de posicionamento. Abre espaço pro ER, paquetá, Vjr.

    Agora o destaque da semana não foi mengo apesar de lider e jogando bem, nem palmeiras, vice lider e ganhando fora de casa. O destaque foi o Gremio que hoje joga o melhor futebol do país e deu uma sapecada no peixe que vai doer por muito tempo.

    • “nao defende tão bem assim” o cara so é lider em desarme junto com o cuellar HAHAHAHAHAHAH para de falar merda !!

      • O renê tem um excelente timing para desarmar, mas ainda peca no posicionamento.

      • Cara, vc assiste aos jogos ? Ou só vê as estatisticas ?

        Pra vc um bom lateral precisa só desarmar ? Tá satisfeito com ele ?

        Eu disse que ele não defende tão bem assim. Explico: Apesar dos desarmes ele tem deficiencias de posicionamento, não é muito veloz. Proporciona bastante contra ataque com os chuveirinhos errados que ele faz de forma precipitada quase sempre que sobe.

        Ofensivamente é fraquissimo. Defensivamente é razoavel. Pro Flamengo é pouco.

      • Calma amigo, é uma opinião, rs. Não podemos nem sempre nos apegar friamente aos números, embora não possamos descartá-los, é claro. Acho que o Renê tem sido competente na defesa, mas é muito, muito limitado pra ser titular do Flamengo.

        • Só toca bola pra trás, não tenho paciência com esse Renê não. Na boa, estou curioso pra ver como o Trauco vai se comportar com essa formação ai, acho que se não fosse o Cuellar cobrir o Renê estávamos ferrados, ele deixa muito brecha no sistema defensivo.

      • kkkkkkkkkkk, além do mais, fala que lateral esquerdo está jogando mais que o renê atualmente??
        nem o cortês do grêmio, melhor atualmente, está jogando lá estas coisas…
        posição em extinção, lateral, além de centroavante

    • Ogrande problema de Renê está sendo passe curto. Tem esperado o confronto direto com o adversário e perde quase todas.
      Na defesa e no apoio, parece ter evoluído e ajudado, nos últimos jogos.

    • Quero ver o Grêmio ganhar do Flamengo, Corinthians, Palmeiras!

      • eles tb devem jogar varios jogos com reservas se forem seguindo de fase na copa do brasil e libertadores….

        fla não pode se dar muito ao luxo disto..
        no maximo vai poupar peças pontuais, por lesão ou desgaste…
        diretoria , elenco e comissão técnica no olho do furacão
        é tudo ou nada
        bipolaridade rubro-negra
        saudações bananeiras

    • Rapaz, discordo só do que você fala sobre Renê. Ela nao ataca, mas defende muito bem. Lembra a avenida que o Tráfico deixava, pois é, foi resolvido. Mas se o Tráfico aprender a marcar, sera o melhor lateral do Brasil.

      • Trauco*

      • Discordo que o Renê defenda bem , ele é melhor que o trauco , mas falha também , os dois gols que o time sofreu sairam do lado dele. Ele até tem alto índice de desarmes , mas como pouco ataca fica mais tempo na região defensiva.

      • Trauco é um ótimo apoiador, sempre vai bem ofencivamente, mas defensivamente é um avenida mesmo!!

  • A reportagem postada poderia ir até onde fala do Flamengo, nada me interessa do Palmeiras.

    • Aí seria uma matéria editada. O mais importante da coluna sempre foi a integridade dos clipping

    • kkkk, foi copiada de outro portal, tem que ficar fidedigna à fonte né!!
      SRN

Comentários não são permitidos.